Minuto Sertão

buscar

Helio Fialho

RSS

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Caminhada pela Paz atrai multidão em Pão de Açúcar

Onda de violência vem assustando a população pão-de-açucarense

A cidade de Pão de Açúcar foi palco, na tarde desta sexta-feira (29), da Caminhada pela Paz, manifestação organizada pela sociedade civil, entidades religiosas e Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

A manifestação teve início às 16 horas e 30 minutos com os participantes saindo do Alto Zeferino em direção à Praça do Relógio, local de encerramento do ato. Além de contar com a participação de populares, a manifestação contou, ainda, com a presença de  diversas escolas municipais, uma escola da rede particular (Colégio São Vicente), grupos de atividades ligadas aos diversos programas da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), representações de instituições filantrópicas e religiosas.

Funcionários da SEMTAS, ASCOM, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, SEVOSP e de outros órgãos públicos municipais se fizeram presentes, além da CLISADEQ que participou com a sua diretoria e alguns dependentes químicos em recuperação. A primeira dama e secretária Soraya Omena Dantas (SEMTAS) também participou ao lado de assessores municipais.

Durante o percurso uma viatura policial e dois policiais militares fizeram a segurança dos manifestantes que saíram às ruas para pedir paz, já que o município nos últimos meses  tem sido alvo dos mais diversos atos de violência, com destaque para assaltos, homicídios, agressões, acidentes de moto e um desenfreado consumos de drogas.

O ato manifestativo contou com as apresentações das bandas das escolas municipais Senador Rui Palmeira, Bráulio Cavalcante, Joaquim Fonseca e Sociedade Musical Guarani.  E uma viatura policial acompanhou a manifestação pelas ruas da cidade.  

A Caminhada pela Paz passou pelo Alto Fonseca, Campo Grande, Praça do Bonfim, Alto Humaitá, Rua de Cima, Rua São Francisco, Avenida Bráulio Cavalcante e início da Avenida Manoelito Bezerra Lima, na Praça do Relógio.

Diversos cartazes e faixas pedindo paz e protestando contra a violência e a impunidade foram conduzidos pelos manifestantes. Mensagens referentes ao tema da caminhada também foram lidas por meio de um carro de som e durante o percurso o locutor do evento enfatizava a importância da paz para a população de Pão de Açúcar.

Por onde passava, a Caminhada pela Paz chamava a atenção dos moradores que expressavam gestos de apoio e de solidariedade. Ao chegar em frente à Câmara de Vereadores houve uma pequena parada para que o idealizador do evento, João Vital Martins, pudesse entregar  um manifesto e uma solicitação oficial aos vereadores Dyego Correia, Tereza Brito e Belzinha.

O pedido oficial para a realização de uma audiência pública objetivando discutir a onda de violência que ora vem assombrando as famílias pão-de-açucarenses foi bem recebida pela Câmara de Vereadores. Na oportunidade, representando a presidente Branca Andrade, o vereador Dyego Correia discursou e manifestou o apoio do Legislativo Municipal ao pleito.

No encerramento do evento, o comunicador Rogério Lima, um dos organizadores da manifestação, agradeceu aos participantes e facultou a palavra  à secretária Soraya Omena Dantas e ao representante da igreja católica, Javan Souza.

E depois da realização do bem sucedido protesto apartidário realizado com o objetivo de promover a paz em Pão de Açúcar, a população pão-de-açucarense agora aguarda providências urgentes das autoridades competentes.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Caminhada pela Paz será nesta sexta-feira em Pão de Açúcar

Manifestantes vão solicitar à Câmara de Vereadores uma audiência pública para discutir violência crescente no município

A cidade de Pão de Açúcar será palco, nesta sexta-feira (29), às 15 horas, da Caminhada pela Paz, manifestação organizada pela sociedade civil, entidades religiosas e Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

A manifestação tem como um dos principais objetivos chamar a atenção das autoridades competentes, órgãos públicos responsáveis e a população sobre a onda crescente de violência que atinge o município, principalmente assaltos, tráfico e consumos de drogas, homicídios e agressões físicas a mulheres, pessoas idosas e jovens, além do número crescente de acidentes de motos ocorridos no município.

Os organizadores pretendem também chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil organizada para a realização de uma audiência pública para que seja discutida a violência em Pão de Açúcar e que seja encontrada uma solução para este problema que vem deixando a população assustada.

Apesar da onda de violência ser crescente e assustadora em todo o País, a população pão-de açucarense decidiu não ficar de braços cruzados e fazer a sua parte neste ato que poderá trazer bons resultados no tocante ao combate à violência dentro do município.

Faixas e cartazes serão conduzidos pelos participantes na manifestação desta sexta-feira, que tem como ponto de concentração a Praça Nossa Senhora Aparecida, no Alto Zeferino.

A Caminhada pela Paz sairá do Alto Zeferino e fará o seu trajeto passando pelo Campo Grande, Praça do Bonfim, Alto Humaitá (matadouro público), Avenida Bráulio Cavalcante, Praça do Relógio, Câmara de Vereadores e Praça da Matriz, sendo esta última o lugar de encerramento da manifestação.

Na Câmara de Vereadores será entregue à presidenta do Legislativo Municipal, vereadora Branca Andrade, um manifesto e uma solicitação de audiência pública, para que a violência no município seja discutida pela população com as autoridades competentes.

Na opinião de alguns manifestantes, um dos principais fatores que contribuem para que seja crescente a onda de violência em Pão de Açúcar é a falta de segurança motivada pelo número insuficiente de policiais nas ruas da cidade e nas comunidades rurais.

Outro fator que vem provocando o aumento da violência no município é o consumo desenfreado de drogas ilícitas e álcool, principalmente nas periferias e comunidades rurais.

Espera-se que a partir desta manifestação popular as autoridades competentes acordem para este grave problema e tomem as medidas cabíveis para que a violência seja banida e a paz volte a reinar dentro de Pão de Açúcar, plaga que antigamente era apelidada de “cidade branca”, em razão da ausência de violência no seio da sociedade.

Nos últimos meses foram registrados diversos casos de homicídios, assaltos a mão armada a lojas comerciais e a pessoas, agressões e espancamentos em vias públicas e acidentes de motos cujas vítimas são jovens sob o efeito de drogas ilícitas ou álcool.

Uma orientação importante que está sendo passada pelos organizadores às pessoas que pretendem participar desta manifestação, é o consumo de água durante a caminhada objetivando evitar problema de desidratação em consequência do sol causticante de pão de Açúcar.

“Recomendamos que os participantes conduzam uma garrafa com água para beber durante o percurso”, disse a assistente social da SEMTAS, Maria Betânia Rodrigues Leite (Betinha).

 

6ª Cavalgada Amigos de Jorge Dantas será neste domingo

Neste domingo (31) será realizada a 6ª edição da Cavalgada Amigos de Jorge Dantas. A concentração e saída serão no Povoado Impoeira de Baixo e a chegada será na AABB de Pão de Açúcar. Por medida de segurança, desta vez a cavalgada passará pela estrada de barro e não mais pela pista asfáltica.

Este evento foi criado há seis anos para comemorar o aniversário de Jorge Dantas, já que ele é apaixonado por corrida de mourão, pega de boi no mato e cavalgada, uma influência recebida diretamente de seu pai Francisco Araújo Dantas, conhecido como Doutor Chico, ele que durante muitos anos participou das grandes vaquejadas realizadas na região.

Diversas lideranças municipais, regionais e estaduais estarão presentes, além de um grande número de vaqueiros, cavaleiros e amazonas de Pão de Açúcar e de outros municípios.

Os convidados da festa vão poder beber, comer e assistir ao show do famoso cantor de vaquejada Ramon Baianinho. O horário da saída da 6ª Cavalgada Amigos de Jorge Dantas está marcado para as 10 horas da amanhã.

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Foi um sucesso o I Festival da Juventude Rural de Pão de Açúcar

Prefeito Jorge Dantas participa do evento e transmite mensagem de apoio à juventude

Foi realizado com muito sucesso o I Festival da Juventude Rural de Pão de Açúcar, realizado nos dias 23 e 24 deste mês, no Auditório João Lisboa, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pão de Açúcar em parceria com a Coordenadoria Municipal da Juventude e o Conselho Municipal da Juventude.

O evento que teve a participação de aproximadamente 200 jovens contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, FETAG, CONTAG, NUDEC e outras entidades que desenvolvem políticas de apoio ao homem do campo. Discursos, palestras, apresentações culturais e outras atividades fizeram parte da programação do evento.

O prefeito Jorge Dantas e a primeira dama do município e secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Soraya Omena Dantas, participaram do evento e reiteraram o apoio do governo municipal aos jovens pão-de-açucarenses.

Atualmente o governo municipal tem criado políticas de apoio à juventude do município, a exemplo da Coordenadoria da Juventude, Conselho Municipal da Juventude, além da realização de cursos profissionalizantes com o objetivo de qualificar os jovens pão-de-açucarenses para o mercado de trabalho.

O I Festival da Juventude Rural de Pão de Açúcar teve como tema “Sucessão Rural: Garantia, Efetividade e Acessibilidade aos Direitos Humanos com Geração de Trabalho e Renda”.

"Eu acho que o jovem tem que tomar iniciativa, pois ele não pode ficar esperando que o poder público fique esperando por ele. O jovem tem que ser provocador, cobrador e estimulador. E a partir do momento em que os jovens apresentarem propostas ao governo municipal, estaremos sempre abertos para apoiá-las", disse Jorge Dantas.

Também participaram do I Festival da Juventude diversas lideranças municipais, entre essas, Ana Cleide dos Santos (coordenadora municipal da juventude), Marielle dos Santos Silva (secretária de jovens da FETAG) e os sindicalistas Pedro Lúcio Rocha, Anísia Maria Oliveira da Silva e Oscar Alan.  

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Rio São Francisco - um paciente em estado gravíssimo na UTI

Este artigo alerta sobre a situação caótica do Velho Chico, o rio da unidade nacional ameaçado de morte

Não me surpreendeu a reportagem exibida pelo Jornal Nacional, sexta-feira (22), sobre a caótica situação do rio São Francisco, pois há mais de 20 anos venho mostrando, denunciando e alertando que o Velho Chico está morrendo. E o que mais me preocupa é a inércia dos habitantes ribeirinhos.

O problema agravou-se com a falta de chuva em muitos municípios mineiros, principalmente na região onde ficam a nascente e os afluentes do rio. Por este motivo, a famosa Barragem Três Marias vem secando e atualmente está com apenas 10% do seu volume de água.

O mesmo problema está acontecendo com as barragens de Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó, sendo que em algumas destas, a vazão atual é de 1.100m³/segundo.

É importante frisar, que a vazão mínima permita por lei para as barragens localizadas no Submédio e Baixo São Francisco é de 1.300m³/segundo, porém a Agência Nacional de Água (ANA) através da Resolução nº 1.046/2014, prorrogou até o dia 31 de agosto do ano em curso, a autorização da redução da vazão defluente mínima dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, de 1.300m³/segundo para 1.100m³/segundo, a pedido da CHESF, porque estes lagoas estão com os volumes de água muito reduzidos.

O rio São Francisco, por ser represado por estas barragens em crise, está com o leito muito assoreado. E lugares que antes eram de grande profundidade agora estão muito rasos, isto é, áreas que antes possuíam uma profundidade de 20 a 40 metros, hoje estão com 2 a 3 metros, dificultando, principalmente, a navegação.

Para os moradores ribeirinhos que estavam acostumados a ver o caudaloso rio São Francisco serpenteando com vigor em direção ao mar, é dantescamente desolador verem agora somente gigantescos bancos de areia anunciando a morte iminente do agonizante Velho Chico.

E se a falta de chuva prolongar-se por mais alguns meses na região onde ficam localizadas as cabeceiras do “rio da integração nacional”, não demorará muito para atravessar o São Francisco a pés enxutos.

Não há como negar que o desmatamento das matas ciliares, a construção de barragens e o contínuo despejo de esgotos domésticos e de efluentes líquidos industriais são as principais ações letais promovidas pelo homem contra o desrespeitado Velho Chico.

E apesar de toda essa destruição, ainda criam projetos insanos e eleitoreiros que só aumentam a sangria do rio São Francisco, que neste momento pode ser comparado a um paciente que estando agonizando na UTI de um hospital ainda é obrigado a doar sangue.

E todo este martírio está acontecendo na cara dos moradores ribeirinhos que sequer lutam para evitar tamanha catástrofe contra este patrimônio natural de valor inestimável.

Urgem ações mais eficazes em defesa do nosso Velho Chico. E diante desta triste realidade não mais existe lugar para os discursos demagógicos e promessas categóricas de autoridades que insistem em brincar de faz e conta.

O São Francisco está precisando de devotos fiéis e amantes verdadeiros que tenham o mesmo espírito de luta organizada, a coragem e o comprometimento do beato e líder do Arraial de Canudos, Antônio Conselheiro que, no período de novembro de 1896 a outubro de 1897, encabeçou, no interior do sertão da Bahia, um movimento contra o poder dominante político que só impunha injustiças sociais.

Sabemos que a Guerra de Canudos significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.

É desta mesma forma, a meu ver, que precisa marchar o povo ribeirinho do São Francisco rumo à Capital do Brasil, pois lá estão instaladas as esferas superiores dos Três Poderes.

A partir dessa corajosa mobilização, quando o povo ribeirinho tornar-se uma unidade destemida de luta, certamente a surdez do Executivo, Legislativo e Judiciário deixará de existir para com o pedido de socorro do Velho Chico.

Não faço aqui apologia à anarquia, à violência e à depredação do patrimônio público, porém faço apologia à organização e luta do povo ribeirinho contra projetos que promovam a morte precoce do rio São Francisco.

Sou a favor de uma grande mobilização das populações dos municípios que margeiam o rio São Francisco nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, com o objetivo de pressionar o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal a criarem mecanismos legais que venham salvar a vida do Velho Chico.

E como propostas reais e urgentes estão o cancelamento do nefasto Projeto de Transposição e a retomada do tão almejado Projeto de Revitalização, sendo que este segundo precisa ser executado após passar por uma reestruturação séria e dinâmica em todas as suas áreas.

Outro passo importantíssimo do povo ribeirinho é não votar nestas eleições em candidatos que defendam a Transposição do rio São Francisco – é bom ficar de olhos e ouvidos bem abertos durante o horário político no rádio e na televisão – porque alguns candidatos, verdadeiros inimigos do Velho Chico, estão defendendo a insana Transposição como se fosse um trunfo político.

Portanto, o nosso Velho Chico não pode mais esperar que aconteçam reuniões, negociações, manifestações e discursos demorados para chamarem a atenção dos holofotes. O rio São Francisco precisa urgentemente de ações práticas e não teóricas. Chega de demagogia!

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Dia do Folclore será comemorado nesta sexta-feira em Pão de Açúcar

Apresentações culturais serão realizadas na Praça da Matriz

A Prefeitura de Pão de Açúcar por meio das secretarias municipais de Cultura e do Trabalho e Assistência Social vai comemorar o Dia Nacional do Folclore, nesta sexta-feira ( 22), às 19 horas, na Praça da Matriz, com apresentações culturais gratuitas.

Por ser um município muito rico em atividades folclóricas, os organizadores do evento convidaram para participar alguns grupos e pessoas que fazem parte das tradições e manifestações populares da plaga de Jaciobá.

A organização da festa popular está sob a responsabilidade dos secretários municipais Jurandir Amadeu (Cultura) e Soraya Omenda Dantas (trabalho e Assistência Social), e do antropólogo e técnico de projetos socioculturais da SEMTAS, Igor Luiz Rodrigues.

O folclore de Pão de Açúcar

Um grande número de pessoas e grupos fazem parte do famoso folclore pão-de-açucarense, a exemplo do coco de roda, pastoril, chegança, reisado, lavadeiras do rio São Francisco, bandas de pífano, sanfoneiros, candomblé, cavalgada, vaquejada, pega de boi no mato, batalhão de lagoa, blocos carnavalescos, artesãos, vaqueiros, aboiadores, rezadeiras, cordelistas, repentistas,  emboladores, músicos, contadores de histórias, pescadores, meisinhas,  lendas, Os Cangaceiros, O Boi Fubá, A Boneca Gabi , O Jaraguá e tantos outros .

E fazem parte do rol das figuras folclóricas pão-de-açucarenses que sempre serão lembradas no Espelho da Lua: Augusto Viriato, Tonho Capoeira, Agenor Transferência, Adail Simas, Zé do Bracinho, Pedro da Paz, Augustinho da Caiçara, João Firmino, Levino Bola, Jorge Kanecão,  Maria Fulô, Sete Pencas, Chico Cordolina, Espedito de Libânia, Rosa de Lia, Padeiro, Zé Canivete, Antonio Fonseca, Olívio Baia, Luiz Cachapá, João de Oclécio, Julinho Barbeiro, Leonídio Barbeiro, Lourdes Alegria, Joãozinho de Bengo, Odilon de Terto, Gerson Serafim,

 Lula do Queixão, Zé Cardinheira, Augustinho Guta, Igreja, Dona  Julita, Zelia Capinha, Zé Capinha, Seu Fernando da Ilha do Ferro, Mané Retratista,  Luiz de Bão, Banha de Ema, Vicente Sanfoneiro, Zé Aleixo,  Seu Alfredo de Meirus,  Alexandre Grosso, Zé Negão, Cãozinho do Meio-Dia, Otávio Preto, Mané Porém, Tonho Baixinho, Bebé Gaita, Tonha Rosa de Santiago,  Zé Paqueta,  Zé Veneno, Flor da Margem, Maria Bezerra do Limoeiro, Mestra Dadá de Meirus, Beto de Meirus, D. Terezinha de Bamba, Mestre Laércio de Bamba e tantas outras personalidades.

 

 

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Vereadores elegem a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Pão de Açúcar

Dyego Correia é eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2015/2016

Foi eleita, em sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (20), a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, para o biênio 2015/2016, numa eleição onde a chapa única encabeçada pelo vereador Dyego Correia saiu vitoriosa pelo placar de 7x4.

Nesta sessão extraordinária  realizada com o objetivo de eleger  a nova mesa diretora do Poder Legislativo Municipal, os novos eleitos contaram com o apoio da maioria absoluta dos vereadores.

A partir de 1º de janeiro de 2015, aa nova mesa diretora ficará assim composta: presidente: vereador Dyego Correia, vice-presidente: vereadora Tereza Brito, 1ª secretária: vereadora Ana Dayse e 2ª secretária: vereadora Branca Andrade.

O vereador Dyego Correia assumirá o lugar da atual presidente Branca Andrade, que deixará a presidência em janeiro de 2015, por terminar a sua gestão.

A reportagem do Minuto Sertão/Cada Minuto entrou em contato por telefone com o vereador Dyego Correia e o mesmo demonstrou o seu contentamento com a vitória obtida. “Conseguimos o apoio da maioria absoluta dos vereadores e a partir de janeiro tomaremos posse à frente do Legislativo pão-de-açucarense”, disse Dyego Correia.

O prefeito Jorge Dantas, ao saber do resultado da eleição, parabenizou os eleitos e disse estar confiante em continuar mantendo a harmonia entre os dois poderes municipais. “Com a posse da nova mesa diretora, em 2015, continuaremos mantendo a grande harmonia existente entre os poderes Executivo e  Legislativo de Pão de Açúcar”, disse o prefeito.

 

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Ministro Arthur Chioro destaca atendimento do Programa Mais Médico em Pão de Açúcar

Assistência médica aos usuários do programa está entre as três melhores de Alagoas

Durante uma reunião realizada com prefeitos, secretários municipais de saúde e coordenadores da Atenção Básica de 58 municípios alagoanos, na manhã desta segunda-feira, no Hotel Jatiúca, em Maceió,  o ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou o município de Pão de Açúcar como uma referência  de sucesso do Programa Mais Médicos a níveis estadual e nacional.

O destaque de Pão de Açúcar deve-se ao fato de o município ter cumprido todas as etapas preconizadas pelo programa, cuja supervisão aos municípios está sob a responsabilidade da Universidade Federal de Alagoas.

Segundo o prefeito Jorge Dantas, o município de Pão de Açúcar, através das Secretaria Municipal de Saúde, fez adesão ao programa e recebeu no ano passado oito médicos cubanos que atuam no Programa Saúde da Família, levando atendimento às populações urbana e rural.

O município possui atualmente nove postos do PSF, isto é, três na zona urbana e cinco na zona rural, sendo que os médicos cubanos atuam em oito pelo Programa Mais Médicos, fruto de uma parceria entre os governos federal e municipal.

Antes do Mais Médicos, a saúde  do município vivia uma crise sem precedente, principalmente pelas  dificuldades encontradas com relação à contratação de médicos  nacionais para atendimento à população.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Normanda Santiago, no período da crise era muito difícil conseguir a contratação de um médico para trabalhar em cidades distantes da Capital, pois os profissionais da medicina, na maioria das vezes, rejeitavam a proposta para trabalhar distantes de Maceió, o que acarretava a falta de atendimento nos postos de saúde e nos hospitais públicos municipais.

Com a chegada dos médicos de Cuba ao município de Pão de Açúcar, a partir de novembro de 2013, amparados pela Lei Federal nº 12.871, de 22 de outubro de 2013,  o atendimento à população foi normalizado nos postos de saúde e os usuários têm demonstrado grande satisfação para com o atendimento destes profissionais do Mais Médicos.

E não raras vezes se ouve rasgados elogios dos próprios usuários com relação ao atendimento dos médicos cubanos. “A situação era de muita dificuldade quando a gente adoecia, mas agora com a chegada dos médicos estrangeiros a situação melhorou cem por cento”, disse o morador rural Manoel Alves dos Santos.

Para o prefeito Jorge Dantas, que vem priorizando a saúde municipal desde o momento em que assumiu a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, em 1º de janeiro de 2013, a chegada dos cubanos do Programa Mais Médicos veio solucionar uma grande crise que se instalara em consequência da falta de médicos nos postos de saúde, para atender a população.

“Na nossa gestão, cuidar da saúde dos munícipes é prioridade.  Por este motivo, temos dado todo o apoio necessário ao Programa Mais Médicos”, disse Jorge Dantas.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas inaugura Praça da Bíblia no Dia do Evangélico em Pão de Açúcar

Líderes evangélicos participam da solenidade realizada neste sábado

O prefeito Jorge Dantas inaugurou, neste sábado (16), às 17 horas e 30 minutos, durante as comemorações alusivas ao Dia do Evangélico, a Praça da Bíblia, localizada na Avenida Manoelito Bezerra Lima, bem em frente à Primeira Igreja Batista.

Diversos líderes de igrejas evangélicas e assessores municipais prestigiaram a solenidade que durou cerca de 20 minutos em razão da participação do prefeito e de outras lideranças em um evento evangelístico.

Durante a inauguração discursaram perante mais de 300 pessoas, o Pr. Gelson Jatobá (Primeira Igreja Batista), Pr. Manoel Farias (AMLIEPA e Igreja Assembleia de Deus) e o prefeito Jorge Dantas.

O chefe do Executivo municipal falou do seu compromisso com as igrejas evangélicas no município de Pão de Açúcar e da importância da Praça da Bíblia para o povo cristão.

Logo após a inauguração, Jorge Dantas acompanhado da primeira dama do município e secretária do trabalho e assistência social, Soraya Omena Dantas, acompanharam a 3ª Marcha Pão de Açúcar para Jesus.

Dentre as autoridades e lideranças que participaram da solenidade de inauguração estavam: Pr. Gelson Barbosa Jatobá (Primeira Igreja Batista), Pr. Manoel Antonio Farias (Igreja Evangélica Assembleia de Deus), Pr. Gutemberg de Lima (Igreja do Evangelho Quadrangular), Pr. Sérgio Andrade (Ministério Remanescentes), Presbª Valdice Pauferro (Igreja Presbiteriana Independente), Presbª Cícera Cícera Torres (Igreja Presbiteriana Independente), Prebº Paulo(Igreja Presbiteriana Independente) e Diác. Petrônio Vieira.

Secretário Tadeus Pascoal Amorim (SEVOSP), vereador Eliezer Farias, Aldo Júnior (gerente municipal de energia), assistente social Betânia(SEMTAS), antropólogo Igor Rodrigues(SEMTAS),  diretora Ana Telma (U.M.E Bráulio Cavalcante), diretora Maria do Socorro Plácido (U.M.E. Senador Rui Palmeira), coordenadora Conceição Lisboa (CREAS), sargento PM Marcelo Pauferro  e o cantor evangélico Marcelo Feitosa.

 

3ª Marcha Pão de Açúcar para Jesus

Uma multidão de evangélicos compareceu à 3ª Marcha Pão de Açúcar para Jesus, realizada sábado (16) em Pão de Açúcar, cujo evento teve início às 17 horas e 30 minutos, saindo do Ginásio Municipal de Esporte Dr. Átila Pinto Machado, em pleno Dia do Evangélico.

Um trio elétrico puxou a multidão pelas avenidas Manoelito Bezerra Lima e Bráulio Cavalcante sob o ritmo de músicas gospel enquanto muitos curiosos assistiam de suas casas a festa evangelística acontecer.

O evento organizado pela Associação dos Ministros e Líderes Evangélicos de Pão de Açúcar, que tem como presidente o pastor assembleiano Manoel Antonio de Farias, contou com a presença de diversas autoridades e lideranças, entre essas, o deputado estadual Jota Cavalcante, o prefeito Jorge Dantas, a primeira dama Soraya Omena Dantas e o vereador Eliezer Farias, sendo este último o autor do projeto de lei que instituiu o Dia do Evangélico no município de Pão de Açúcar, comemorado neste sábado.

Logo após a realização da marcha, foi realizada uma cruzada evangelística, na Praça Padre Cícero, que contou com a participação da cantora Eveny Braga e Banda, além de alguns pregadores do evangelho. O evento teve encerramento por volta das 22 horas e foi considerado um sucesso pelos organizadores. E uma das grandes parceiras do evento foi a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas abre reunião sobre Compra e Controle Financeiro da Gestão

Capacitação teve o apoio do SEBRAE e contou com a presença de secretários e coordenadores municipais

 

O prefeito Jorge Dantas abriu a capacitação promovida pelo governo municipal através da Casa do Empreendedor de Pão de Açúcar, nesta quarta-feira (13), que contou com o apoio do SEBRAE/AL.

O evento foi realizado no auditório da FASVIPA e teve início às 14 horas e 30 minutos e encerramento às 17 horas. Diversos titulares de pastas e assessores municipais estiveram presentes.

Logo após a explanação do prefeito, representantes de outros setores também fizeram uso da palavra para falar sobre assuntos específicos de suas pastas, a exemplo de Ramon Carvalho (agente de desenvolvimento e coordenador da Casa do Empreendedor), Adonai Dias Lima (coordenador de compras do município), Antonio José Bento de Melo (contabilista da Prefeitura), Maycon Lopes (pregoeiro do município), Diego Matos (consultor de Licitações e Compras) e Luiz Henrique Cavalcanti (analista da unidade de políticas públicas do SEBRAE).

A importância da Lei Geral foi destacada pelo representante da Casa do Empreendedor, Ramon Carvalho, um dos palestrantes do evento.

A partir desta capacitação, o prefeito Jorge Dantas acredita que todos os participantes estejam capacitados sobre o assunto principal da reunião, isto é, Compra e Controle Financeiro da Gestão.

“Trilhamos rigorosamente pelos caminhos da legalidade, transparência e controle nas compras realizadas pelo Executivo municipal, porém nos pequenos negócios precisamos incentivar mais os empreendedores locais”, disse o prefeito.

Lei Geral

O Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecida como Lei Geral, foi instituída pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 e vem estabelecer normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dado às MPE's nos termos dos artigos 146, 170 e 179 da Constituição Federal.

A Lei traz diversos benefícios para o exercício das MPE`s, entre eles:  a) regime unificado de apuração e recolhimento dos impostos e contribuições da União, o chamado Imposto Simples ; b) facilitacões tributárias; c) dispensa do cumprimento de certas obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Além de diversos outros benefícios como estímulo à aquisição de inovações tecnológicas, facilitação no parcelamento de dívidas para adesão ao Simples Nacional (Imposto). A Lei é de grande importância para a sobrevivência das MPE`s justamente em função dessas facilitações.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Primeiro escalão do governo Jorge Dantas vai participar de palestra sobre Compras e Controle Financeiro da Gestão

Evento será realizado no auditório da FASVIPA, nesta quarta-feira

Está marcada para esta quarta-feira (13), com início às 14 horas, no auditório da Faculdade São Vicente (FASVIPA), a palestra sobre Compras e Controle Financeiro da Gestão, promovida, a convite do prefeito Jorge Dantas, pelo agente de desenvolvimento e coordenador da Casa do Empreendedor de Pão de Açúcar, Ramon Carvalho.

O objetivo do evento é oportunizar a compra de pequenos negócios locais como uma das formas de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento local, além de buscar estratégias  e estimativas para a gestão municipal em 2015.

Esta capacitação faz parte de uma série de treinamentos que o prefeito Jorge Dantas está oferecendo para os secretários e coordenadores municipais, objetivando dinamizar mais o Executivo municipal para os próximos anos.

 

Corrida de Canoa

Será realizada, no próximo dia 24, uma disputadíssima Corrida de Canoa, que terá como local de chegada a ribeirinha Vila Limoeiro, no município de Pão de Açúcar. A competição está sendo organizada por Jorge Dantas e dela poderão participar pescadores e proprietários de canoas e botes.

Os três primeiros colocados nas categorias canoa e bote receberão prêmios em dinheiro e troféu. As inscrições são gratuitas e os interessados podem obter mais informações com “Doginho de Marilena”.

 

6ª Cavalgada Amigos de Jorge Dantas

Será realizada no próximo dia 31, por ocasião do aniversário do homenageado. A saída será do Povoado Impeira de Baixo, às 10 horas da manhã, e a chegada será na AABB  de Pão de Açúcar.

Desta vez o trajeto não será realizado pela pista asfáltica. Visando oferecer mais segurança aos participantes, Jorge Dantas decidiu realizar o evento passado pelas estradas vicinais, isto é, pelas estradas de barro que dão acesso à cidade de Pão de Açúcar.

Cavaleiros, amazonas e a vaqueirama de Pão de Açúcar e região estão sendo convidados a participar desta animadíssima cavalgada. Água que passarinho não bebe, aboio, toada e forró de vaquejada não vão faltar nesta festa imperdível.

 

Reposição de lâmpadas

Segundo informações do coordenador Aldo Júnior, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da SEVOSP dará início, nesta quarta-feira (13), ao serviço de reposição de lâmpadas no Povado Jacarezinho e na Vila Limoeiro. O objetivo desta ação é melhorar a qualidade da iluminação pública nestas comunidades ribeirinhas.

 

 

 

Postado em por Helio Fialho - MTE 1644 em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar: Secretaria Municipal de Saúde lança Campanha Nacional de Combate a Hanseníase e Verminose

Podem participar alunos de 05 a 14 anos de idade que estejam matriculados em escolas municipais e estaduais

Foi lançada em Pão de Açúcar, nesta sexta-feira (8), a Campanha Nacional de Combate à Hanseníase (lepra),Verminose e Tracoma, numa parceria entre o Ministério da Saúde, Estado e Município.

Podem participar da mesma, crianças e adolescentes na faixa etária de 05 a 14 anos e que estejam matriculadas em escolas públicas municipais e estaduais.

Um dos objetivos da campanha é reduzir a carga parasitária em escolares de ensino público fundamental mediante tratamento coletivo com a medicação em dose única, sendo que com um comprimido ao ano a criança fica livre das verminoses.

Além das ações de educação em saúde que levarão orientações aos estudantes sobre medidas de prevenção, sinais e sintomas dessas doenças, a campanha prevê, ainda, a realização de exames de pele (para diagnóstico de Hanseníase) e a administração do medicamento Albendazol, para o tratamento de Verminose.

Durante toda a campanha, com o consentimento dos pais, técnicos de saúde e professores estão administrando, em dose única, um comprimido de 400 miligramas do medicamento Albendazol, para tratamento de verminoses.

É importante destacar, que a medicação só será ministrada às crianças que tiverem sido formalmente autorizadas pelos pais ou responsáveis a participar da campanha.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os alunos receberão um documento chamado Termo de Consentimento Negativo, a ser preenchido e devolvido para a escola pelas famílias que não autorizarem que seus filhos recebam a medicação.  

 

Postado em por Helio Fialho - MTE 1644 em BlogsHelio Fialho

Homenagem ao Procurador de Justiça Paulo Roberto Marques dos Anjos

Procurador se aposenta ao completar 36 anos de serviços prestados ao MP alagoano

O Parquet alagoano perde, com a aposentadoria do Procurador de Justiça Paulo Roberto Marques dos Anjos, um dos membros mais experientes, probos e bem relacionados do Ministério Público de Alagoas.

Ao completar 70 anos de idade, sendo 36 destes de serviços relevantes prestados à sociedade alagoana, Dr. Paulo dos Anjos ou “Paulo de Ronalço”, como é carinhosamente chamado pelos conterrâneos pão-de-açucarenses, deixa o exercício da profissão em razão da aposentadoria, no dia 04 deste mês, pois desde 1981 desempenha a função de Promotor de Justiça.

Certamente ficará uma lacuna impreenchível no Ministério Público alagoano com a saída deste magnífico Promotor de Justiça, um cidadão honrado que orgulha a família, os amigos, os colegas de trabalho e a Terra de Jaciobá.

Durante a sua árdua trajetória profissional – porque ser promotor de justiça não é nada fácil neste Estado campeão em criminalidade – jamais foi alvo de quaisquer escândalos envolvendo o seu nome, pois soube trilhar pelos caminhos da moralidade, honestidade, transparência e  respeito à sociedade.

Dr. Paulo soube desempenhar com muita sabedoria e dignidade o seu papel  de membro atuante do Ministério Público sem vacilar diante das perigosas insídias da elite dominante, um verdadeiro campo minado exposto para atingir os desprovidos de ética e de moral.

Na qualidade de Promotor de Justiça e cidadão social sempre frequentou festas e outros eventos, sentando ao lado de nobres e plebeus, compartilhando da alegria e da tristeza de muitos, porém sempre blindado contra as investidas de inescrupulosos e pseudoamigos.

Detentor de sapiência ímpar, ele passou incólume pelas comarcas de Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Água Branca, Major Izidoro, Mata Grande, Batalha, Cacimbinhas, Dois Riachos, Maravilha, Ouro Branca, Taquarana, Igaci, Porto Real do Colégio, Feira Grande, Maceió e Arapiraca.

E ascendendo à 10ª Procuradoria de Justiça Cível, na Capital de Alagoas, Dr. Paulo dos Anjos, na condição de Procurador de Justiça, por um período de 12 meses cumpriu a sua última missão no Parquet, encerrando, destarte, uma triunfante jornada de quase quatro décadas, apesar das grandes lutas enfrentadas -

Indubitavelmente suas muitas qualidades contribuíram para a sua trajetória de sucesso, pois quando um cidadão é pacato, ordeiro, ético, solidário e decente, raras vezes a vida  presenteia-o com o troféu amargo da derrota.

Com o Dr. Pulo já condecorado e aposentado, o Ministério Público de Alagoas fica desfalcado de um profissional de moral ilibada, probo, justo e atuante, porém a família e os amigos estão ganhando a permanente e agradável companhia deste fiel escudeiro, de espírito jovem e vigor de adolescente, que certamente dedicará maior parte do seu precioso tempo às tarefas pessoais na Terra do Sol, Espelho da Lua.

Pelo seu dedicado e profícuo trabalho em prol de uma Justiça mais eficiente e de uma sociedade mais justa e mais humana, cabe-me, na condição de amigo, conterrâneo, profissional de imprensa e operador do Direito, em razão do seu aniversário de 70 anos e de sua aposentadoria por idade, homenageá-lo nesta minha comuna midiática, uma forma de expressar a gratidão dos filhos deste torrão que um dia foi taba dos extintos guerreiros Urumaris.

Parabéns, Dr. Paulo dos Anjos! Esta plaga do imortalizado jurista Bráulio Cavalcante se orgulha de você!

 

Postado em por Helio Fialho - MTE 1644 em BlogsHelio Fialho

Secretários municipais de Pão de Açúcar recebem treinamento sobre virtualização de projetos

Usuários do sistema Web Project vão poder acompanhar os projetos online

Aconteceu, nesta quarta-feira (06), com início às 17 horas, no gabinete do prefeito, um treinamento sobre virtualização de projetos. Participaram desta capacitação secretários, coordenadores e outros titulares de pastas no governo municipal de Pão de Açúcar.

O treinamento teve como objetivo capacitar os assessores municipais titulares de pastas, para lançamentos e acompanhamentos de projetos do Executivo municipal através do sistema Web Project, recentemente implantado na Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar pelo prefeito Jorge Dantas.

 Com a implantação da virtualização de projetos e outros processos, a Prefeitura de Pão de Açúcar é uma das primeiras a adotarem este sistema no estado de Alagoas, o que significa o fim da burocracia e da era do empilhamento de documentos, pois a partir de agora os usuários do sistema vão poder acompanhar online a tramitação de processos.

O treinamento ficou a cargo do assessor técnico Jonhnys Sabino e os participantes têm prazo até o próximo dia 10 para apresentarem projetos para lançamento no sistema Web Project, segundo informações do assessor técnico.

Participaram da capacitação: Afrânio Jorge Vieira (Administração), Cacau Machado (Turismo e Esporte), Ida Vanderlei Tenório (Educação), Marcos de Assis Mendonça (Educação), Tadeu Pascoal Amorim (Viação, Obras e Serviços Púbicos), Jurandir Amadeu (Cultura), Cassilta Lima (Cultura), Joelma Mártires (Gabinete), Cícero Alves da Silva (Meio Ambiente), Helio Silva Fialho (Comunicação),  Roosewelt Júnior (Estagiário Informática)

 

Postado em por Helio Fialho - MTE 1644 em BlogsHelio Fialho

Falsa rezadeira furta coleção de joias antigas de anciã de 85 anos em Pão de Açúcar

Para aplicar o golpe, ladra pede uma esmola e agradece com uma sessão de rezas

A professora aposentada Maria Duarte Araújo, uma aciã de 85 anos, foi vítima de um golpe de uma falsa rezadeira, no último dia 28 de julho, dentro de sua própria residência, localizada na Rua Duque de Caxias, em pleno centro de Pão de Açúcar.

Segundo a vítima, que nesta terça-feira (05) procurou a reportagem do Minuto Sertão para denunciar o ocorrido, uma mulher  de aparência humilde surgiu à porta de sua casa, por volta de 11:00 horas da manhã, e pediu uma esmola.

Ao receber a espórtula, a mulher perguntou se a anciã aceitaria que ela rezasse para ela como uma foma de agradecimento pela esmola recebida. Na ocasião, ela também disse que se chama Teresa e que reside em São José da Tapera.

Ao adentrar na residência da anciã, a golpista dialogou com a vítima e perguntou se ela tinha filhos. A professora aposentada informou que tinha dois filhos e que naquele momento estavam trabalhando.

Segundo, ainda, a vítima, durante a sessão de rezas ela permaneceu sentada, pedido da falsa rezadeira, e que perdeu os sentidos enquanto a mulher rezava. E quando acordou depois de aproximadamente 10 a 15 minutos, a mulher já havia sumido.

A anciã logo percebeu que o guarda-roupa estava aberto e desarrumado, além de ter sumido uma caixa onde ela guardava joias antigas herdadas de familiares que há muito tempo faleceram.

A policia foi acionada e policiais militares fizeram buscas na cidade, mas não conseguiram prender a golpista. No dia seguinte  a anciã esteve na Delegacia Municipal de Polícia Civil, onde registrou um boletim de ocorrência (BO), mas até o fechamento desta matéria nenhuma pista da falsa rezadeira foi encontrada pela polícia.

Segundo Maria Duarte, a golpista que disse que seu nome é Tereza e mora em São José da Tapera. Ela demonstra ser uma pessoa humilde,  aparenta ter entre 45 a 50 anos de idade, é morena clara e no momento do golpe estava trajando saia jeans e blusa estampada.

“Estou muito triste e abalada porque as joias roubadas são de estimação porque foi uma herança  da minha falecida avó, as quais eu guardava com muito carinho durante todo esse tempo. São anéis, pulseiras, colares e correntes de ouro antigo.

A vítima disse, também, que a golpista não ofereceu nenhuma substância para ela ingerir e que acredita ter sido hipnotizada por ela durante a sessão de rezas. “Se alguém tiver alguma informação sobre o paradeiro desta ladra, por favor, entre em contato com a polícia ou com o autor desta reportagem”, disse Maria Duarte.

Postado em por Helio Fialho - MTE 1644 em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar de luto: Morre o ex-vereador Marconiedson Napoleão da Veiga Bonfim, o “Deca”

Sepultamento será na tarde desta segunda-feira em sua terra natal

Faleceu, no final da tarde deste domingo (03), no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, aos 82 anos, Marconiedson Napoleão da Veiga Bonfim, conhecido como (Deca).

Ele sentiu-se mal e foi encaminhado à referida unidade de saúde, vindo a falecer por morte natural. Durante toda a manhã desta segunda-feira o corpo foi velado na sede da igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Vereador Odilon Pires de Carvalho (antiga Rua da Mangueira).

E a partir do meio-dia o corpo passou a ser velado na Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar, de onde sairá para sepultamento hoje às 17 horas, no Cemitério São Francisco de Assis.

Foi vereador de sua terra natal por mais de cinco legislaturas consecutivas e chegou a assumir a presidência do Legislativo municipal por um período de 14 meses, nos idos de 1980. Nos idos de 1970, ele foi um dos proprietários do tradicional “curri”, uma das principais diversões da criançada pão-de-açucarense, durante as festas de fim de ano.

Também foi contabilista, proprietário de hotel, presidente do Sindicato Rural Patronal de Pão de Açúcar e membro suplente da diretoria do SENAR/Alagoas, onde, em todos as funções e cargos que ocupou, prestou relevantes serviços à sociedade pão-de-açucarense.

Durante muitos anos, devido ao parentesco existente, esteve muito próximo ao então líder político sertanejo Elisio da Silva Maia, sendo, em razão da amizade com o então deputado e prefeito, alvo de muitas histórias interessantes que fazem parte do imaginário dos contadores de histórias de sua terra natal.

Possuidor de grande serenidade, “Deca” é um exemplo de pessoa que militou durante longos anos na vida pública, porém jamais construiu inimizades.

A partir de 2008, quando da eleição do então candidato a prefeito Jasson Silva Gonçalves (PSDB), Marconiedson Napoleão passou a apoiar o grupo político liderado por  Jorge Dantas.

Nascido em berço evangélico, uma herança de sua saudosa genitora, a então comerciante Otília Bonfim, “Deca” era membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Ele era viúvo da saudosa senhora “Zezé Maia” e deixa os filhos João, Edinha, Luizinho, Nenén, Otília, Josefa e Silvia. A notícia de sua morte está repercutindo na cidade de Pão de Açúcar e o cortejo fúnebre está marcado para logo mais às 17 horas, onde a expectativa é de que um grande número de pessoas compareça para dar o último adeus ao ex-vereador e ex-presidente do Sindicato Rural Patronal de Pão de Açúcar.

O prefeito Jorge Dantas(Pão de Açúcar) ao saber da notícia da morte do conterrâneo e amigo Marconiedson Napoleão da Veiga Bonfim, enviou uma nota de pesar às emissoras de rádio,  onde presta, ainda, uma homenagem póstuma ao falecido