Minuto Sertão

buscar

Helio Fialho

RSS

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Jubileu de Ouro da Escola Estadual José Soares Pinto será comemorado nesta sexta-feira

Missa, desfile escolar e apresentações culturais fazem parte da programação festiva

A Escola Estadual José Soares Pinto estará comemorando, em Pão de Açúcar, nesta sexta-feira (21), o seu jubileu de ouro. Na programação festiva dos 50 anos de existência consta: missa na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, às 09 horas, celebrada pelo monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira; desfile escolar, às 16:00 horas,  na Avenida Bráulio Cavalcante; apresentações culturais, às 18:00 horas, na própria escola.

As comemorações, segundo a direção da escola, contarão com a  participação de alunos, ex-alunos, funcionários e ex-funcionários da escola, além de autoridades e a sociedade em geral. O convite ao público em geral está sendo  feito através de carros de som e emissoras de rádio locais.

O primeiro nome da escola foi Grupo Escolar Padre José Soares Pinto. Depois passou a chamar-se Escola Estadual José Soares Pinto. Os diretores atuais são Cintia dos Anjos  Ferreira (diretora) e Maria Alice da silva Andrade (diretora adjunta).

A escola foi construída e inaugurada pelo então governador do Estado de Alagoas, Major Luiz Cavalcante, em 1964, na gestão do secretário estadual de educação, Deraldo Campos. A obra foi construída com recursos liberados pelo então ministro da educação, Júlio Sambaquy, no governo do Presidente João Goulart.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas confirma a realização da Festa de Bom Jesus dos Navegantes

Ainda esta semana prefeito reunirá a comissão organizadora para discutir sobre o assunto

A histórica cidade de Penedo não vai realizar as comemorações profanas da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, edição 2015. A crise financeira pela qual passa a prefeitura desta cidade ribeirinha faz com que os shows não venham acontecer, pois não existe dinheiro para pagar as contratações de bandas.

Neste caso, só vão acontecer as comemorações religiosas, isto é, missas e procissões. Esta mesma realidade está vivendo a cidade de Propriá, que não terá shows gratuitos promovidos pela Prefeitura, em janeiro de 2015, por ocasião de sua Festa de Bom Jesus dos Navegantes.

Mas em Pão de Açúcar, sexta-feira (14), pela manhã, numa entrevista concedida à reportagem do programa O Município em Foco, o prefeito Jorge Dantas garantiu que os shows vão acontecer durante a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, que acontecerá no período de 07 a 11 de janeiro de 2015.

Os shows promovidos na orla fluvial pela Prefeitura de Pão de Açúcar vão acontecer de sexta-feira a domingo (09 a 11).  Mas o prefeito Jorge Dantas já avisou que “desta vez os shows vão ter que se adequar ao orçamento disponibilizado e não o orçamento aos shows”.

Segundo o prefeito, ainda esta semana ele reunirá a comissão para discutir sobre a festa.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Motoristas bloqueiam a AL-130 em protesto contra a proibição da ARSAL

Manifestações já duram três dias e não há prazo para terminar

Cerca de 33 motoristas pertencentes a Associação dos Motoristas Autônomos Cristo Redentor, que fazem a linha Pão de Açúcar/Olho D¹Água das Flores e vice-versa, foram impedidos de fazerem suas viagens transportando passageiros, na sexta-feira (14), pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL) .

Apenas seis vans estão credenciadas e autorizadas a rodar para Olho D`Água das Flores e Pão de Açúcar. Desde sexta-feira os motoristas prejudicados estão realizando protestos na rodovia AL 130, que dá acesso a estas duas cidades.

Manifestações estão sendo realizadas desde a sexta-feira pelos motoristas prejudicados. Pneus estão sendo queimados e barricadas estão sendo feitas para impedir a passagem de veículos, com exceção de ambulâncias.

 O protesto desta segunda-feira (17) provocou grandes prejuízos às feiras-livres que são realizadas neste dia nas duas cidades. Os feirantes não puderam chegar ao destino e o movimento nas duas feiras foi considerado muito fraco.

O bloqueio da rodovia também foi realizado nesta terça-feira (18) e a situação tende a agravar-se caso não haja uma negociação urgente.

A determinação da ARSAL tem como finalidade oferecer um transporte regularizado e com mais segurança para os passageiros. As seis vans atualmente credenciadas são veículos novos e seminovos e oferecem segurança, conforto e comodidade aos passageiros.

Os veículos que são usados pela quase totalidade dos membros da associação são carros velhos, sucateados, desconfortáveis e quase a mateade deles tem mais de 20 anos de existência. O desconforto que oferecem é muito grande, principalmente quando transportam os passageiros em carrocerias com bancos de madeira, assemelhando-se ao pau de arara.

Muita gente que está sendo prejudicada com o protesto, não basta somente ARSAL proibir a circulação dos antigos veículos não credenciados, é preciso o governo oferecer uma linha de crédito especial, de forma que os motoristas possam ter condições de adquirir um carro novo ou seminovo, pois esses motoristas são chefes de família com baixo poder aquisitivo.

O dinheiro que eles ganham com suas viagens dá muito mal para sustentar suas famílias e, ainda, pagar a oficina pelo conserto do carro.

A proibição da ARSAL está doendo no bolso e na barriga porque os motoristas da Associação dos Motoristas Autônomo Cristo Redentor estão sem trabalhar e já começam a passar privação.

O problema é complexo e não é fácil de ser resolvido a curto prazo. De um lado estão os seis motoristas credenciados pela ARSAL, os quais  precisam realizar suas viagens para pagar as prestações dos carros novos que compraram. De outro lado estão mais de 30 motoristas do transporte complementar que estão sem viajar e passando privação.

Esta proibição da ARSAL gerou um grande problema social, que poderá trazer resultados muito negativos para todos os envolvidos, inclusive poderá terminar em morte, em razão da luta pela sobrevivência de um grupo que não possui uma boa qualificação para ingressar no mercado de trabalho.

Por este motivo, urge uma solução para este impasse que está causando sérios prejuízos aos motoristas, passageiros e à sociedade em geral.  

Os deputados que foram muito bem votados nos municípios de Olho D´Água das Flores e Pão de Açúcar deveriam abraças a causa, na qualidade moderadores, e propor aos diretores da ARSAL a prorrogação do prazo dado aos motoristas da Associação Cristo Redentor, para que estes se adequem às exigências da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas.

Caso contrário, os protestos vão continuar e poderá haver a qualquer momento derramamento de sangue e morte porque a revolta e o estresse estão dominando o movimento.

Postado em por Helio Fialho - artigo em BlogsHelio Fialho

Lançamento do livro de Vinicius Ligianus provoca êxtase cultural na platéia

Declamação de poesias por ex-ator global emociona saudosistas ginasianos

Pão de Açúcar foi presenteado,  na noite desta quinta-feira (13),  com o lançamento do livro “Vinicius Ligianus – A face poética de Antônio de Freitas Machado”.  Todos que ao evento compareceram, sentiram que não foi apenas uma simples noite de autógrafos.

 Foi muito mais que um evento literário que podemos defini-lo  como um momento impar de êxtase cultural –  onde o saudosismo misturou-se à poesia do imortalizado Vinicius Ligianus e fez produzir uma nova versão  do “néctar dos deuses do Olimpo” – onde os filhos de Jaciobá alimentaram abundantemente a alma e o espírito.

Rebuscar o passado futurista do professor Antônio de Freitas Machado significa materializar, para esta e futuras gerações, o espírito da eternizada plaga de Pão de Açúcar correndo no tempo em busca de progresso e desenvolvimento.

Significa, ainda, projetar na tela gigante do Espelho da Lua, a visão extraordinária de um educador que soube, no momento certo,  ser ousado, destemido, sábio e mestre – ao trazer para o berço natal cursos profissionalizantes que geraram empregos e estabilidade financeira para centenas de moças e rapazes que, naquela época, buscaram beber nas fontes férteis das escolas Normal e Comercial de Pão de Açúcar.

Pode-se afirmar que na noite de quinta-feira, no Auditório João Lisboa – e  não havia lugar mais apropriado para acontecer – o aroma inconfundível da cultura pão-de-açucarense,  que um dia fora produzido com exclusividade pelo Ginásio Dom Antônio Brandão,  voltou a impregnar aquele ambiente tão familiar para muitos ex-alunos e ex-professores que vivenciaram o apogeu, a glória cultural dos tempos dos saudosos diretores Antônio de Freitas Machado e Dr. Átila Pinto Machado.

Tempo em que o pequeno gigante auditório do Ginásio Dom Antonio Brandão era palco de  grêmios estudantis e outros contecimentos culturais com o objetivo de desenvolver a capacidade intelectual dos alunos que ali estudavam. E como surgiram excelentes oradores! Porque o Ginásio Dom Antonio Brandão era indiscutivelmente uma indústria de excelentes intelectuais.

Fica o dia 13 de novembro de 2014, registrado na história da extinta taba dos nativos guerreiros Urumaris,  como a data em que os “ginasianos” viajaram no tempo e mataram  a grande saudade de uma época que não volta jamais.

E foram estes os competentes timoneiros da embarcação que conduziram o público pelas águas suaves das boas lembranças: professora Lúcia Maria Vieira da Rocha (organizadora da obra lançada), Dr. Álvaro Antonio Melo Machado (neto do poeta, médico e secretário de estado do Gabinete Civil),  Dr. Netônio Bezerra Machado (filho do poeta, desembargador do Tribunal de Justiça do estado de Sergipe), prefeito Jorge Silva Dantas (amigo da família do homenageado).

Todos foram muito felizes em suas falas, colocando gotas poéticas em suas palavras para levar a êxtase um público seleto, composto em sua maioria, por saudositas “ginasianos” e  amantes da poesia. 

Os poemas de Vinicius Ligianus, declamados com muita alma pelo ex-ator da Rede Globo, o alagoano José Márcio, foram de uma sublimação extraordinária! As interpretações talentosas das poesias “Mãe Sertaneja” - “Cristo Redentor” - “Poesia da Voz”  soaram como um bálsamo milagroso para aliviar as profundas dores dos tímpanos lesionados pela poluição sonora cotidiana oriunda das composições pornofônicas de uma geração desnudada de bom gosto  literário e musical.    

O evento representou, de fato, o “manjar dos deuses do Olímpo”, enviado para alimentar a alma faminta da boa e desaparecida cultura dos filhos da “Terra do Sol, Espelho da Lua”.

Pão de Açúcar agradece à família do saudoso professor Antônio de Freitas Machado, em especial, ao Dr. Álvaro Antônio Melo Machado, por presentear os ribeirinhos jaciobenses com esta sublime ambrosia poética que estava faltando no cardápio literário dos alagoanos e pão-de-açucarenses.  

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

87 estudantes de Pão de Açúcar vão receber medalhas da Olímpiada Brasileira de Astronomia

Solenidade será realizada na tarde desta sexta-feira no Auditório João Lisboa

87 alunos de 11 escolas municipais de Pão de Açúcar vão receber, nesta sexta-feira (14), medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A solenidade de entrega das medalhas será realizada no Auditório João Lisboa, às 09 horas.

São 33 medalhas de bronze, 29 medalhas de prata e 25 medalhas de ouro. A condecoração é referente aos anos de 2013 e 2014.

Entre as autoridades que confirmaram presença na solenidade estão: a secretária municipal de educação, Ida Vanderlei Tenório, e o secretário adjunto de educação, marcos de Assis Mendonça e o prefeito Jorge Dantas.

É importante destacar, que a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. E atualmente a Furnas também delega a comissão organizadora.

É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio.

A Olimpíada ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.

Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

A prova da OBA é realizada anualmente, no mês de maio, em todos os estabelecimentos brasileiros de ensino cadastrados. Ela consiste em um número variável de questões, dependendo do nível dos participantes.

Nos últimos anos, uma das questões de astronomia tem envolvido uma atividade prática/observacional a ser desenvolvida previamente pelas escolas e a prova sendo constituída de 10 questões: 5 de Astronomia, 3 de Astronáutica e 2 de energia.

As provas se distribuem em quatro níveis, a saber: Nível 1 - 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; Nível 2 - 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; Nível 3 - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Nível 4 - 1ª ao 3ª série do Ensino Médio.

A premiação dos 87 alunos de 11 escolas municipais de Pão de Açúcar demonstra que a educação municipal de Pão de Açúcar está em alta, principalmente pelos investimentos que estão sendo feitos e pelas parcerias que vêm sendo firmadas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. “Estamos muito felizes pelo esforço e desempenho dos nossos estudantes”, disse a secretária Ida Tenório.

 

 27 Alunos de Pão de Açúcar vão participar da etapa municipal do II Caldeirão das Letras

Nesta sexta-feira (14), a partir das 16 horas, no Auditório João Lisboa, será realizada a etapa municipal do Caldeirão das Letras, onde será escolhido o representante do município de Pão de Açúcar. Diversos alunos estarão participando desta eliminatória municipal.

 A competição estudantil é uma gincana de soletração de palavras denominada de “Caldeirão das Letras”.   É promovida pela  Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) com apoio das secretarias municipais de educação. E esta é a segunda edição da  competição.

 Durante o mês de outubro, 27 escolas da rede municipal de Pão de Açúcar promoveram a gincana para classificar seus representantes que vão para etapa regional. Nesta seletiva  27 alunos passaram para próxima etapa que acontecerá nesta sexta-feira, às 14 horas, no Auditório João Lisboa. Outra etapa acontecerá, ainda, no município, no próximo dia 06 de dezembro.

A eliminatória do Médio Sertão com a participação dos municípios de  Santana do Ipanema, Olho D’água das Flores, Senador Rui Palmeira, Carneiros, São José da Tapera, Belo Monte, Palestina, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Major Isidoro, Dois Riachos, Cacimbinhas, Jaramataia, Batalha e Pão de Açúcar.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) será responsável apenas pelas eliminatórias por região e pela grande final, sendo que a grande final acontecerá na Capital Alagoana no dia 22 de Janeiro de 2015.

 

Escolas municipais urbanas recebem fogões industriais

As quatro escolas municipais localizadas na sede do município, isto é, Bráulio Cavalcante, Senador Rui Palmeira, Ronalço dos Anjos e Joaquim Fonseca, receberam, nesta terça-feira (11), fogões industriais, para serem usados no preparo da merenda escolar. A aquisição foi feita pela Prefeitura em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Mais um grupo de alunos visitará a Exposição Human Bodies

Neste sábado (15), mais um grupo de alunos estará visitando a Exposição Internacional Human Bodies – As Maravilhas do Corpo Humano, em Maceió. Desta vez a oportunidade será  dada aos alunos das escolas municipais João Leite (Sítio João Leite) e Professor Antonio de Freitas Machado (Sítio Boqueirão).

 

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Audiência Pública da Saúde mostra o hospital de Pão de Açúcar com déficit mensal de quase R$ 175 mil

Situação é preocupante e precisa do envolvimento da população e classe política na busca de solução

Aconteceu, nesta quarta-feira (12), no auditório da Faculdade São Vicente (FASVIPA), com início às 09 horas e 30 minutos, a IV Audiência Pública da Saúde, que este ano trouxe como tema “Situação Econômica e Estrutural da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos”.

Diferentemente dos anos anteriores, este ano um pequeno público compareceu para discutir os problemas que ora atingem o hospital de Pão de Açúcar. A audiência promovida pelo Conselho Municipal de Saúde contou com o apoio da Prefeitura  de Pão de Açúcar, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (FUSAL).

Durante a abertura, a palavra foi usada pela presidenta Anísia Maria Oliveira da Silva (Conselho Municipal de Saúde) e secretária municipal Normanda Santiago (Saúde), tendo a gestora de saúde do município  reconhecido a importante parceria do Governo do Estado de Alagoas e o precioso apoio do prefeito Jorge Dantas para o funcionamento do hospital.

A secretária também justificou a ausência do prefeito Jorge Dantas na audiência, em razão deste estar participando, na qualidade de presidente da AMA, de um compromisso inadiável de trabalho na capital baiana.

A diretora da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos, Drª Carla Machado de Lourenço, apresentou um relatório minucioso sobre a situação econômica e estrutural do hospital, mostrando as dificuldades hoje enfrentadas em razão de a receita ser inferior às despesas efetuadas mensalmente para manter a Unidade aberta atendendo à população.

A diretora em sua explanação também criticou a falta de dedicação e de comprometimento por parte de alguns servidores que vêm resistindo às novas mudanças e adequações promovidas no hospital pela diretoria administrativa com o objetivo de adequar a Unidade Mista às dificuldades vivida atualmente.  

Segundo, ainda, o relatório apresentado pela diretora, a Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos tem uma despesa mensal de mais de R$ 461.000,00, enquanto a receita é de apenas R$ 286.000,00, gerando, assim, um déficit mensal de quase R$ 175.000,00.

Se dependesse apenas do valor mensal de R$ 107.000,00 liberado pelo Governo Federal, certamente o hospital de Pão de Açúcar já teria fechado as portas para a população. Mas comprometido em manter o hospital funcionando, o prefeito Jorge Dantas conseguiu junto ao  então secretário de estado da Saúde, Alexandre Toledo, uma oxigenação financeira mensal no valor de R$ 150.000,00. Outros pequenos programas, incluindo o Promater,  geram recursos mensais no valor de aproximadamente R$ 29.000,00.

Durante a audiência alguns conselheiros e usuários também expressaram grande preocupação para com a crise vivida pelo hospital, entre esses: Edson Pereira (agente comunitário de saúde),  Johann Souza(advogado),  Udirlei Borele (pastor), Sandro Costa (morador rural) e o vereador Dyego Correia, sendo que este primeiro conselheiro criticou a ausência de diversas autoridades constituídas, a exemplo de deputados, vereadores e  magistrados que, segundo o conselheiro Edson Pereira(Edinho) foram convidados e não compareceram.

“Precisamos cobrar dos nossos deputados o apoio dos mesmos para o nosso hospital. Vamos também  pedir o apoio do futuro governador Renan Calheiros Filho para a Unidade Mista de Pão de Açúcar”, disse Edson Pereira, que criticou, ainda,  a ausência de servidores do hospital na audiência.

Já a superintendente estadual de Atenção à Saúde, Aparecida Cavalcante Auto, que na oportunidade representou o secretário de estado da Saúde, Jorge Vilas Bôas, falou que os problemas provocados por alguns servidores devem ser resolvidos pelos gestores responsáveis pela administração do hospital.

Os participantes ainda discutiram os problemas da Unidade Mista e sistematizaram um a um com o objetivo de buscar possíveis soluções. “Apesar da crise, nós asseguramos que o hospital de Pão de Açúcar não irá fechar”, garantiu a secretária Normanda Santiago.

Entre as autoridades, lideranças comunitárias, representantes de entidades, servidores municipais e populares que participaram da IV Audiência Pública da Saúde, estão: Maria da Penha César de Oliveira (diretora de assistência hospitalar e urgência da SESAU) e Virgilio Vieira Neto (assessor técnico da diretoria de assistência hospitalar e urgência da SESAU). 

 

17 Cirurgias de Catarata estão sendo realizadas hoje no hospital de Pão de Açúcar

Segundo informações da secretária municipal de saúde, Normanda Santiago, 17 pacientes serão submetidos, nesta quinta-feira (13), a cirurgia de catarata na Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos, conhecida como "hospital de Pão de Açúcar".

As 17 cirurgias serão realizadas por um oftalmologista credenciado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e SESAU.

Dias antes deste procedimento cirúrgico, os pacientes participaram de uma triagem para detecção da doença.

 

Salario em dia

Apesar da grande crise financeira vivida pelas prefeituras brasileiras, provocada pela queda contínua no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o prefeito Jorge Dantas vem mantendo rigorosamente em dia o calendário de pagamento dos servidores da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

A maioria dos servidores das prefeituras de Alagoas e Sergipe não tem tido a mesma sorte que os servidores municipais de Pão de Açúcar, pois  há três meses esses não recebem seus salários.

Na cidade sergipana de Ribeirópolis, o promotor de Justiça determinou, no último final de semana, a não realização da tradicional festa da cidade, onde todos os anos acontecem shows em praça pública com atrações musicais famosas, em razão de os servidores públicos municipais estarem com três meses de salário em atraso.

A decisão do representante do MP desagradou a maioria dos jovens que, inclusive, se reuniu em bares, restaurantes e em um posto de combustível para comemorar  o evento religioso. Entretanto, a decisão do promotor de Justiça agradou por demais aos servidores que estão com seus salários atrasados.

“É pura injustiça e falta de consciência do gestor municipal contratar bandas famosas a preços exorbitantes, para realizar uma festa popular, enquanto outras necessidades mais urgentes, a exemplo da saúde, educação, assistência social e funcionalismo, estão no fundo do poço”, declarou um morador de Ribeirópolis.     

 

É hoje o lançamento do livro de Vinicius Ligianus

Está marcado para esta quinta-feira (13), no Auditório João Lisboa, às 19 horas, o lançamento  do livro "Vinicius Ligianus - A face po[etica de Antonio de Freitas Machado".

A obra foi organizada pela professora Lúcia Maria Vieira da Rocha e contou com a colaboração do secretário de estado do Gabinete Civil, Dr. Álvaro Antonio Melo Machado, um neto ilustre do homenageado.

A população de Pão de Açúcar está sendo convidada pela família Melo Machado, por meio dos veículos de comunicação da cidade, para prestigiar este evento de grande importância literária. A entrada é grátis. 

 

Postado em por Cine Treloso - Revisado por:Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Hoje à noite em Pão de Açúcar tem cinema de graça para a população

Cine Treloso está sendo instalado em plena orla fluvial

Nessa quarta-feira (12), o Cine Treloso estará em Pão de Açúcar. Percorrendo 26 municípios alagoanos, o projeto tem seu inicio nas terras alagoana no dia 21 de outubro, na cidade de Marechal Deodoro, e termina suas atividades em Piaçabuçu em 19 desse mês. Esta é sua quarta edição. Em 2013, no nascedouro, passou por 18 cidades no interior de Pernambuco, passou pela Paraíba e agora aporta nas terras dos marechais.

Pertencente à carta de produtos da Vitarella, o biscoito "Treloso" é o carro-chefe no seguimento dos biscoitos recheados da marca e, assim sendo, o escolhido para batizar o projeto, que leva a sétima arte aqueles que não possuem acesso ao cinema.

Em Pão de Açúcar, o Cine Treloso conta com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como titular o secretário Jurandir Amadeu, conhecido no meio artístico como “Jurandir Bozo”.

 

Cine Sesi x Cine Treloso.

Semelhante ao projeto do Cine Sesi, o primo "Treloso" dispõe de estrutura mais modesta e, mesmo assim, encanta a criançada por onde passa. Toda a estrutura esta montada em um caminhão, equipado com uma tela de LED de 16 m² onde serão exibidos filmes infantis, de animação, escolhido pelo próprio público. No momento da exibição dos longas metragens, a produção distribui brindes e como não poderia deixar de ser, os biscoitos.

Toy Store, Carros, Rei Leão e Enrolados estão no cardápio. Instalado em praça pública, as fitas serão projetadas de graça, sendo ainda disponibilizado certo número de cadeiras para a população. Nesse ponto, a organização solicita que para o seu próprio conforto, os pais levem seus acentos. Além do filme, atores fantasiados com bonecos gigantes garantem a animação do evento.

A publicidade vem ocorrendo de forma modesta até o momento, mas na manhã desta quarta-feira (12) os envolvidos no projeto estarão percorrendo as escolas do município.  A sessão se inicia às 19 horas em frente ao Iate Clube Pão de Açúcar, em plena orla fluvial. Bom Filme!

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Livro sobre Antonio de Freitas Machado será lançado nesta quinta-feira em Pão de Açúcar

Noite de autógrafos terá como local o auditório do antigo Ginásio Dom Antonio Brandão

Está marcado para esta quinta-feira (13), às 19 horas, no Auditório João Lisboa, na cidade de Pão de Açúcar, o lançamento do livro  “Vinicius Ligianus – a face poética de Antonio de Freitas Machado”, pela Viva Livraria e Editora, organizado pela professora Lúcia Maria Vieira da Rocha e incentivado pelo Dr. Álvaro Machado, um dos netos do poeta.

Além da família do homenageado, diversas personalidades estarão presentes no lançamento desta obra que veio para enriquecer a literatura alagoana e, em especial, a literatura pão-de-açucarense.

Além da família do homenageado, amigos e admiradores da obra de Antonio de Freitas Machado  estarão prestigiando este importante acontecimento literário  no “Espelho da Lua”, berço onde nasceu e viveu o imortalizado poeta Vinicius Ligianus.

Quem foi  Vinicius Ligianus?

Antonio de Freitas Machado nasceu na cidade de Pão de Açúcar em 03 de maio de 1895 e faleceu em 1º de agosto de 1970, aos 75 anos.  Foi educador, jornalista, político e poeta. Em julho de 1923 fez um estudo teosófico com o título “Do Gênese ao Apocalipse”, em resposta ao artigo de Irineu Maciel, “Os Mundos”.

Segundo relata o historiador Aldemar de Mendonça, no livro Histórias e Efemérides, Antonio de Freitas Machado foi presidente da Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar e assumiu interinamente, no período de 17 de junho de 1953 a 07 de setembro de 1954, por impedimento do titular Elísio da Silva Maia,  o cargo de prefeito do município.  

Na qualidade de educador, contribuiu significativamente para o engrandecimento da educação pão-de-açucarense, sendo considerado o grande fundador do Ginásio Dom Antonio Brandão, cuja obra teve a sua pedra fundamental lançada em 21 de janeiro de 1954.

No Ginásio Dom Antonio Brandão, educandário pertencente à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC),  localizado na Rua Cônego Jasson Souto, no centro de Pão de Açúcar, o professor Antonio de Freitas Machado lecionou com muito talento e grande domínio de conhecimento as disciplinas português e latim.

Usando o pseudônimo de Vinicius Ligianus, Antonio de Freitas Machado escreveu diversas poesias, sendo alguns de seus poemas escritos com o objetivo de enaltecer a terra natal, o rio São Francisco e também retratar o sofrimento imposto pela seca aos sertanejos.

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Audiência Pública da Saúde será realizada nesta quarta-feira em Pão de Açúcar

Situação econômica e estrutural da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos será o assunto principal

Será realizada, nesta quarta-feira (12), no auditório da FASVIPA, com início às 08 horas da manhã, a IV Audiência Pública da Saúde, que este ano tem como tema “Situação Econômica e Estrutural da Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos”.

A iniciativa é do Conselho Municipal de Saúde, que tem como presidente, a sindicalista Anísia Maria Oliveira da Silva. O objetivo da audiência é discutir e buscar soluções para os problemas que ora vêm atingindo a referida unidade.

Além da promotora de Justiça Martha Bueno e do juiz Galdino José Amorim de Vasconcelos, ambos da Comarca de Pão de Açúcar, também confirmaram presença o prefeito Jorge Dantas e a secretária municipal de Saúde, Normanda Santiago.

O convite para a participação da população está sendo veiculado em uas emissoras de rádio da cidade, um carro de som e nas redes sociais, incluindo o site oficial da Prefeitura de Pão de Açúcar.

 

VI Campeonato de Veteranos terá in´cio neste sábado

Segundo o secretário municipal de Turismo e Esporte, Cacau Machado, no próximo dia 15 (quinta-feira), às 15 horas e 30 minutos, será realizada a abertura oficial do VI Campeonato de veteranos de Pão de Açúcar, no Estádio do Internacional.

Cinco equipes estarão disputando a competição que terá encerramento no dia 20 de dezembro deste ano. A realização é da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e a organização é da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte.  A premiação será em dinheiro, troféus e medalhas e a entrada dos torcedores é grátis.

 

Alunos de escolas municipais visitam a exposição internacional Human Bodies

No último sábado (08), os alunos do 6º ao 9º ano das escolas Rui Palmeira e Bráulio Cavalcante,  que possuem as melhores notas e um bom comportamento, visitaram a exposição internacional Human Bodies – As Maravilhas do Corpo Humano, em Maceió. A mostra proporciona um entendimento único dos sistemas e funções do nosso corpo.

O projeto é importantíssimo no processo de aprendizado dessas crianças. As visitações ocorrerão todos os sábados de novembro. Na próxima semana, segundo o prefeito Jorge Dantas, será a vez dos alunos do Povoado Lagoa de Pedra.

Muitos alunos aproveitaram a ida à Capital de Alagoas e conheceram, também, algumas praias de Maceió. A Prefeitura  e a Secretaria Municipal de Educação de Pão de Açúcar estão apoiando a participação dos alunos na Human Bodies.

 

SEMAGRI vai realizar reunião com avicultores familiares

Está marcada para o próximo dia 21, às 09 horas da manhã, na sede da CROCREAL, no centro de Pão de Açúcar, uma reunião com os beneficiários do Programa de Avicultura Familiar (PAF), com o objetivo de orientar sobre a organização dos mesmos em associação de produtores.

Além dos beneficiários, a reunião contará, ainda, com a presença de alguns representantes e técnicos de órgãos municipais, entre esses, o secretário João Batista dos Santos (Agricultura), o coordenador Ramon Carvalho (Casa do Empreendedor) e o consultor e técnico Fábio Feitosa ( SEMAGRI).

 

 

 

 

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Governo do Estado e Prefeitura de Pão de Açúcar estão recuperando a rodovia que interliga os municípios de Pão de Açúcar e Belo Monte

Máquinas não param de trabalhar nas obras de terraplenagem e piçarramento

O Governo do Estado de Alagoas em parceria com a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar iniciaram, nesta terça-feira (4), a recuperação da estrada que interliga os municípios de Pão de Açúcar e Belo Monte.

As obras estão sendo executada pelo DER, a pedido do secretário de estado Álvaro Machado (Gabinete Civil), prefeito Jorge Dantas e secretário de estado Marcos Vital (Infraestrutura).

Máquinas não param de trabalhando nos serviços de terraplenagem e piçarramento desta estrada que se encontra em péssimo estado de conservação, pois nunca em toda a sua história foi beneficiada pelo governo estadual, ficando durante todo esse tempo sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

Desta feita, a estrada está recebendo um serviço de melhor qualidade, já que está sendo completamente piçarrada, para que os veículos tenham melhor acesso a estas sedes municipais e, ainda, às comunidades ribeirinhas de Espinhos, Santiago, Jacarezinho e Limoeiro.

Segundo o engenheiro Antonio Dantas, responsável pelas obras da Prefeitura de Açúcar, a obra que está sendo executada é de excelente qualidade, o que facilitará a vida de motoristas e das pessoas que sempre viajam por esta estrada.

A rodovia margeia o rio São Francisco e oferece aos viajantes belas paisagens do Velho Chico que segue serpenteando em direção ao mar. Repleta de vistas panorâmicas fantásticas, a estrada que integra os Caminhos do São Francisco faz parte de um projeto turístico elaborado pelo Governo do Estado de Alagoas que, com recursos oriundos de alguns bancos internacionais, pretende em breve asfaltar a rodovia, interligando, assim, Piaçabuçu a Piranhas.

Diariamente viajam pela estrada Pão de Açúcar/Belo Monte centenas de alunos que estudam em escolas da cidade de Pão de Açúcar, além de outras pessoas que procuram as agências bancárias, casas comerciais e unidades de saúde locais. A previsão é de que a obra seja concluída até o final deste mês.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas recebe equipamentos agrícolas para o município de Pão de Açúcar

Governador Teotônio Vilela participa da solenidade realizada em Campo Alegre

O prefeito Jorge Dantas (PSDB) recebeu, nesta segunda-feira (3), equipamentos agrícolas para auxiliarem no fortalecimento da agricultura familiar, na abertura de estradas vicinais, na recuperação de barreiros e na distribuição de água no município de Pão de Açúcar.

Segundo Jorge Dantas, as máquinas foram adquiridas através da emenda parlamentar de autoria do deputado federal Arthur Lira (PP), com contrapartida do Governo do Estado de Alagoas. Pão de Açúcar foi um dos 25 municípios contemplados com os equipamentos agrícolas provenientes desta emenda parlamentar.

Além de prefeitos de diversos municípios, o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, (PSDB) e outras autoridades participaram da solenidade de entrega das máquinas, na cidade de Campo Alegre, nesta segunda-feira.

“Tenho orgulho de participar da concretização desse processo que foi iniciado na minha gestão na Secretaria de Estado de Agricultura. Agora esses equipamentos serão incorporados ao patrimônio municipal e darão mais condições de trabalho às ações desenvolvidas, o que vai melhorar, sem dúvida, a vida da população”, disse o prefeito Jorge Dantas.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Curso para atendimento e intervenção com usuários de álcool e outras drogas será realizado em Pão de Açúcar

Serão treinados agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem

O curso “Caminhos do Cuidado” é uma formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A abertura será realizada em uma das salas de aula da Faculdade São Vicente (FASVIPA), com início às 08 horas e encerramento às 16 horas, nesta terça-feira (4).

O público alvo deste curso são os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem das Estratégias de Saúde da Família (ESF). O objetivo é capacitar estes profissionais para o desenvolvimento de ações de cuidados em saúde mental às pessoas, famílias e comunidade que fazem parte do seu território de atuação.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Valeria Oliveira Rezende, o curso será oferecido aos profissionais que atuam na zona rural, nos dias 04, 18 e 25 deste mês. E para os profissionais que atuam na zona urbana, será ministrado nos dias 07, 14, 21 e 28 de novembro e, ainda, no dia 05 de dezembro próximo.

Será ministrado por dois técnicos devidamente treinados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e conta com as parcerias do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e Secretaria Municipal de Saúde. Somente nesta terça-feira (4) será ministrado em uma das salas da FASVIPA e nas demais datas será ministrado no auditório da Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos.

Dependência química

Cresce assustadoramente em todo o País o número de pessoas com dependência química.  As drogas mais usadas atualmente são: álcool, crack, cocaína, solvente e maconha.  Segundo pesquisa feita pela Fiocruz,  no Brasil  já são mais de 370 mil jovens usuários de crack ou "pedra da morte", como é também conhecida.

Em Pão de Açúcar, um dos 102 municípios alagoanos também atingidos pela onda de consumo destas drogas nocivas ao ser humano, o encaminhamento para tratamento compulsório de dependentes químicos ou pessoas viciadas, como são chamadas  popularmente, é feito  pelo CAPS Maria Fulô, a pedido da família e da Justiça, a depender do caso. 

O tratamento pode ser solicitado pelo próprio dependente químico. Neste caso, será considerado tratamento voluntário e não será necessária a abordagem da pessoa viciada contra a sua própria vontade, isto é, compulsoriamente.

Geralmente o tratamento de pessoas com dependência química é feito em clínicas e comunidades terapêuticas. Na clínica é oferecido tratamento medicamentoso somado a atividades multidisciplinares realizadas por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas de família, conselheiros e outros.

Já nas comunidades terapêuticas, o tratamento oferecido não é medicamentoso, não existe a presença de profissionais de saúde e a recuperação das pessoas em tratamento é feita através de orações e outras atividades religiosas, além de trabalhos desenvolvidos com o objetivo de resgatar e/ou elevar  a autoestima do dependente químico que pediu para se tratar.

Nestes dois tipos de tratamentos, principalmente em clínica, a exemplo da CLISADEQ (Pão de Açúcar), o tratamento pode durar seis meses ou mais e a participação da família é fator indispensável para obter-se o êxito desejado.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

NECRÓPOLE

No Dia dos Mortos visitei a necrópole onde estão sepultados os meus entes queridos. Vi sepulcros ornamentados, caiados, desbotados, caídos, esquecidos. Ouvi preces, prantos, murmúrios e gritos. A dor da saudade materializada em gemidos ecoava daqueles aflitos que jogavam flores naturais e artificiais sobre centenas de jazigos construídos em diversos estilos. E sob o clima pesado do ambiente, pude ler apenas dezenas entre milhares de mensagens sepulcrais estampadas em placas de mármore. Eu estava perplexo diante da diversidade de informações que captava a cada momento que passava na cidade dos ex-viventes. Nomes, sobrenomes, tragédias, doenças, poesias, pensamentos, homenagens. Está espalhada naquele lugar, aparentemente fúnebre, uma parte desconhecida da nossa história – uma fonte extraordinária de pesquisa.

Milhares de velas derretiam e as parafinas ganhavam novas formas. Eram desenhos de lágrimas, rostos, pessoas, anjos, nuvens, estrelas, animais e outras tantas figuras traçadas pela minha fértil imaginação. Eu assistia concentradamente ao espetáculo promovido pelas velas, em homenagem aos mortos, quando fui interrompido por um ancião que buscava informações sobre como localizar o túmulo de sua esposa. Ele vestia uma camisa preta e carregava na mão direita uma sacola com flores naturais. Cumprimentei-o e fiz algumas perguntas objetivando ajudá-lo. Confesso que fiquei mais perplexo ainda com a história que ouvia daquele velhinho que falava com dificuldades por conta da idade avançada.

– Fiquei viúvo aos 20 anos de idade e ontem completei 91. Desde o ano de 1941, trago, ininterruptamente, flores naturais para a minha amada esposa. No início eu vinha em companhia de dois filhos gêmeos que ela me presenteou minutos antes da sua partida para a morada eterna. Naquela época os avanços da medicina caminhavam a passos de tartaruga. Hoje tudo ficou mais fácil. Criei-os com todo o amor do mundo. Com a mesma intensidade do amor que ainda hoje sinto por ela. Mas o tempo foi passando e Deus os chamou, um a um, para a eternidade. Eles foram para junto da mãe. Agora sozinho, sem parentes e amigos, porque todos já se foram, continuo a trazer flores para a minha inesquecível e eterna namorada. Sentado sobre o seu túmulo, em Dia de Finados, passo horas a fio rezando, conversando e renovando o meu voto de amor perpétuo feito no altar, no dia do nosso casamento, no ano de 1940. E hoje, quase sem a minha visão, prejudicada por glaucoma, preciso da sua ajuda para que eu possa chegar ao berço onde dorme a minha eterna esposa e onde em breve dormirei, também. O glaucoma está roubando a minha visão, porém não consegue roubar a nítida imagem que guardo da primeira e única mulher da minha vida. O Pai a levou, mas deixou guardado comigo um sentimento puro e verdadeiro que posso chamar de eterno amor. Mas, nos dias de hoje, a coisa não é mais assim. Para muitos casais o amor morre primeiro que a pessoa amada. Que pena! Quanta desesperança!

Traído pela emoção, segurei carinhosamente a mão esquerda daquele velhinho e o conduzi até o local pretendido. Deixei-o ali com a imagem imortal que conserva da amada esposa e caminhei em direção ao jazigo da minha família. Fui logo percebendo que nele havia ausência de flores e velas. Quem sabe, talvez, motivada por concepções religiosas ou de vida. Porque neste mundo de diferenças tantas, uns cultuam os mortos, outros os vivos, alguns coisa nenhuma e quase todos amam os perecíveis bens materiais. Porém, aquele anônimo ancião, com quase cem anos de idade, continua visitando a necrópole para cultuar e regar o seu imortal amor.

Geralmente passamos pela vida e deixamos (ou levamos) fragmentos importantes das lições que aprendemos. E hoje, em pleno Dia dos Mortos, aprendi que a necrópole não guarda somente corpos em decomposição, esqueletos, tumbas, covas rasas, cheiro de vela, silêncio sepulcral, choro, tristeza e saudade. A necrópole guarda, também, flores e histórias, narra fatos, identifica pessoas e famílias, perpetua sentimentos e conserva as mais diversas e sinceras declarações de amor.

Postado em por Helio Fialho/AMA em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas participa de reuniões em Brasília

Aumento do FPM foi a discussão principal dos prefeitos de todo o Brasil

O prefeito Jorge Dantas, de Pão de Açúcar, na qualidade de presidente da AMA, esteve participando de uma reunião na Câmara Federal, em Brasília, objetivando apressar a votação do aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que já foi aprovado no Senado.

A expectativa dos prefeitos é que, ainda esta semana, aconteça a votação para a prorrogação do prazo da Lei de Resíduos Sólidos venha a ser realizada.  Na reunião também foi abordada a realização da Marcha dos Municípios, que será realizada em 2015.

Prefeitos de todo o Brasil viajaram na segunda-feira (28) à Capital do País com o objetivo de  pressionar os parlamentares para apressar a votação do aumento do FPM.

Na tarde desta quarta-feira (29), o prefeito Jorge Dantas esteve com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) e com o senador Benedito de Lira(PP), em Brasília, em busca de apoio para aprovar a Medida Provisória 651, que prorroga os efeitos da Lei de Resíduos Sólidos. Esta proposição já foi aprovada na Comissão Mista e agora aguarda votação no Plenário do Senado. Ambos os senadores prometeram apoio.

A mobilização promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) prosseguiu até esta quarta-feira. O prefeito Jorge Dantas e outros prefeitos de Alagoas retornaram esperançosos a Alagoas, nesta quinta-feira (30).

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Rio São Francisco será defendido pelo deputado federal Pedro Vilela na Câmara Federal a partir de 2015

Candidato assumiu o compromisso de defender o Velho Chico ao visitar Pão de Açúcar

O futuro deputado federal por Alagoas, Pedro Vilela (PSDB),  será um dos grandes defensores do rio São Francisco na Câmara Federal a partir do dia 2 de fevereiro de 2015, data em que assumirá uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, cargo para o qual foi eleito com 119.582 votos, ficando em terceiro lugar no resulto geral das eleições em Alagoas.

O compromisso de defender o Velho Chico foi assumido perante diversas autoridades e lideranças e testemunhado pelo amigo e correligionário Álvaro Machado, por ocasião de sua visita à fazenda da família Melo Machado, em Pão de Açúcar, no dia 30 de agosto deste ano, em plena campanha política.

O desafio foi feito por um de seus eleitores e o então candidato Pedro Vilela aceitou de imediato, principalmente ao ver de perto  a preocupante situação vivida pelo rio São Francisco. Na ocasião, o eleitor, na condição de defensor intransigente do Velho Chico, disse que apenas exigia como única condição para dar o seu apoio ao peessedebista alagoano, o compromisso de o candidato a deputado federal, em caso de sair vitorioso nas eleições, ser a voz do rio São Francisco na Câmara Federal.

O compromisso assumido de apoiar o Velho Chico agradou de imediato ao amigo e secretário de estado do Gabinete Civil, Álvaro Antonio Melo Machado, que além de ser um filho ilustre de Pão de Açúcar, é, ainda, contra o nefasto Projeto de Transposição do rio São Francisco.

Foi o ribeirinho Álvaro Machado o primeiro amigo a declarar oficialmente apoio à candidatura de Pedro Vilela em Pão de Açúcar, mobilizando a própria família e um grupo de amigos para apoiá-lo também.

Logo em seguida foi a vez do candidato tucano  receber o apoio decisivo do amigo e prefeito Jorge Dantas (PSDB), que mobilizou vereadores e outras lideranças locais para apoiá-lo, o que resultou numa votação histórica, isto é, 3.695 votos, sendo,  assim, o candidato a  deputado federal mais votado no município de Pão de Açúcar nas eleições 2014.

Sendo Jorge Dantas e Álvaro Machado defensores fervorosos do Projeto de Revitalização do rio São Francisco, o jovem deputado federal não se livrará tão facilmente das cobranças que  serão feitas em Brasília ao neto do saudoso e combativo “Menestrel da Alagoas”, que poderá destacar-se no cenário político nacional semelhante ao avô Teotônio Vilela, que  chegou a ser considerado um dos mais atuantes senadores da República Federativa do Brasil.

As populações ribeirinhas do São Francisco, principalmente  os pão-de-çucarenses, esperam que o jovem deputado federal Pedro Vilela tenha,  em defesa do rio São Francisco, a mesma coragem e determinação que teve o saudoso senador Teotônio Vilela na luta pelas “Diretas Já”.

Já na Assembleia Legislativa de Alagoas, o rio São Francisco conta com a voz solitária do deputado estadual Inácio Loiola (PSB), um filho da ribeirinha Piranhas que, na qualidade de candidato a deputado estadual, obteve a maior votação (2.776 votos) na 11ª zona eleitoral à qual pertencem os municípios de Pão de Açúcar e Palestina. Inácio Loiola, apelidado de “O Arauto do Velho Chico”, foi o quinto mais votado (43.468 votos) no estado de Alagoas, para ocupar uma cadeira na Casa de Tavares Bastos.

A partir de 2015, no tocante ao agonizante rio São Francisco, os ribeirinhos e amantes do Velho Chico esperam uma mudança de atitude dos representantes do povo alagoano no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Alagoas, principalmente porque o Velho Chico está morrendo e precisa urgentemente de vozes parlamentares que o defendam de projetos letais arquitetados de forma irresponsável e inconsequente em gabinetes luxuosos de Brasília.