Minuto Sertão

buscar

Helio Fialho

RSS

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar vai distribuir 10 toneladas de peixe durante a Semana Santa

Distribuição vai atender famílias de baixa renda nas comunidades urbana e rural do município

Procurando manter a tradição da Semana Santa, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar vai distribuir na próxima semana dez toneladas de pescado para as famílias de baixa renda, segundo informou à reportagem do MS a secretária municipal de Assistência Social, Soraya Omena Dantas.

Os dez mil quilos de peixe fresco da espécie “tambaqui” foram adquiridos pelo governo municipal por determinação do prefeito Jorge Dantas,  para doação às famílias carentes e, segundo, ainda, a secretária Soraya Dantas, serão entregues durante a semana que revive a Paixão de Cristo.

Para isto, serão mobilizados alguns veículos da prefeitura, os quais farão o transporte das dez toneladas de peixe que serão distribuídas para as famílias urbanas e rurais do município de Pão de Açúcar, sendo para cada família 1, 5 quilo de pescado, isto é, um quilo e meio de peixe.

No início da próxima semana uma equipe dformada por funcionários da SEMTAS estará visitando as residências e entregando os tickets que dão direito ao pescado.

 Comer peixe durante a Semana Santa é uma tradição católica inspirada em passagens neotestamentárias, segundo afirmam fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana. E de acordo com o calendário religioso, este ano a Semana Santa será comemorada no período de 1 a 5 de abril. 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar vai construir 7.500 metros quadrados de calçamento no Alto Paraíso

Obras serão iniciadas no começo de abril deste ano

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar irá construir 7.500 metros quadrados de calçamento no Alto Paraíso, área periférica da cidade, nas proximidades do Alto Fonseca. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pelo prefeito Jorge Dantas e as obras serão iniciadas no começo do mês de abril deste ano.

O início da obra só estava dependendo da liberação de uma licença pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), cuja expedição aconteceu depois de meses de espera. E finalmente o prefeito vai poder cumprir a promessa que fez aos moradores quando ainda estava em campanha rumo ao Executivo municipal.

Os recursos da CODEVASF com contrapartida do Município foram alocados pelo então deputado federal Alexandre Toledo por meio de uma emenda feita ao Orçamento Geral da União.

Os moradores locais receberam a notícia com muito entusiasmo, já que em  consequência das ruas descalças eles sofrem muito durante o verão, principalmente com a grande quantidade de poeira nas ruas e, também, invadindo as residências. Já durante o inverno, tido como a estação chuvosa, é grande o acúmulo de lama nas vias públicas, o que significa uma ameaça à saúde dos moradores do Alto Paraíso.

Segundo informações do prefeito Jorge Dantas, outras obras importantes terão início ainda nos próximos meses nas zonas urbana e rural de Pão de Açúcar, sendo algumas dessas construídas com recursos próprios do município.

“Apesar da grande dificuldade ora enfrentada pela prefeitura, estamos sempre construindo obras físicas e sociais para a melhoria da qualidade de vida da população pão-de-açucarense, a exemplo da construção de casas populares, unidades escolares, postos de saúde, pavimentação de ruas, revitalização de praças, recuperação e construção de estradas vicinais, contratação de médicos e outros profissionais de saúde, aquisição de veículos novos para os diversos setores da administração municipal, criação de projetos e programas para atender ao homem do campo,  instalação de espaços para prestação de serviços essenciais à população e outros”, disse Jorge Dantas.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar vai construir três mil metros quadrados de calçamento no Povoado Jacarezinho

Obra terá início nesta terça-feira e atende a uma antiga reivindicação dos moradores

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da SEVOSP estará construindo a partir da próxima terça-feira (31), 3.000m² de calçamento no Povoado Jacarezinho.

A obra de pavimentação a paralelepípedo atende a uma antiga reivindicação dos moradores desta localidade ribeirinha e que somente agora se tornará realidade, graças ao empenho do prefeito Jorge Dantas.

Segundo o informações colhidas junto ao setor de obras, o calçamento  iniciará na continuação da chamada Rua da Frente e se estenderá até o trecho que liga esta via pública  à Rua do Meio, no Povoado Jacarezinho. Os moradores receberam a boa notícia com muita alegria, já que durante o verão existe muita poeira nestas duas ruas descalças.

 

Calçamento do Alto Paraiso

Outra obra muito esperada pela comunidade é o calçamento do Alto Paraíso, localizado nas proximidades do Alto Fonseca. Segundo o prefeito Jorge Dantas, os trabalhos ainda não tiveram início por causa da não liberação, até o presente momento, de uma licença do órgão ambiental do estado de Alagoas (IMA). Segundo, ainda, o prefeito, os recursos já estão garantidos, porém a grande burocracia vem atrasando o início da pavimentação a paralelepípedo do Alto Paraíso, uma comunidade que vem sofrendo, principalmente no período chuvoso, por causa de suas ruas descalças.

O prefeito Jorge Dantas tem cobrado constantemente ao IMA a liberação da licença, para que esta importante a obra de calçamento seja iniciada para a alegria dos moradores.

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar assume o transporte escolar dos alunos da rede estadual

Prefeito Jorge Dantas assina Termo de Adesão para beneficiar os alunos das escolas estaduais

O Diário Oficial do Estado do último dia 20 publicou o Termo de Adesão Gestão  Integrada do Transporte Escola (GEITE), assinado pelo prefeito Jorge Dantas, no dia 11 deste mês,  em que o Município de Pão de Açúcar assume a responsabilidade pelo transporte de alunos matriculados na rede pública estadual de ensino, conforme dados constantes no Censo Escolar e Plano de Trabalho, cuja vigência  dar-se-á no ano letivo 2015.

Segundo consta no documento, serão transportados 663 alunos da rede estadual de ensino e os recursos  a serem repassados pelo Estado de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Educação será da ordem de R$ 265.200,00 a ser pago em até nove parcelas.

O Termo de Adesão Gestão Integrada do Transporte Escolar firma o compromisso de cumprir e fazer cumprir as disposições da Portaria SEE/GEITE nº 904/2015, assinada pelo secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa da Silva e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 04 de fevereiro de 2015, que dispõe sobre os critérios de adesão, formas de transferência e de execução, acompanhamento e prestação de contas dos recursos financeiros do GEITE.

Com adesão firmada pelo prefeito Jorge Dantas, o transporte escolar dos alunos da rede estadual está sendo normalizado, pois desde a segunda quinzena do mês de fevereiro  os alunos residentes na zona rural de Pão de Açúcar vinham  perdendo aulas e sendo prejudicados pela falta de transporte  para as escolas estaduais que que funcionam na sede do município.

Segundo informações obtidas junto a uma secretária escolar, nesta segunda-feira (23), muitos alunos da rede estadual já voltaram a frequentar as aulas porque foram conduzidos por veículos que fazem parte do transporte escolar agora sob a responsabilidade da Prefeitura de Pão de Açúcar.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Primeira etapa do grande Rally Brasileiro terá início no dia 29 em Pão de Açúcar

Carros, motos, UTVs e quadriciclos estarão participando da disputa

O município de Pão de Açúcar está iinserido na primeira etapa do grande Rally Brasileiro, que terá início no próximo dia 29, às 11 horas, com largada da Fazenda Redenção.

Da etapa Pão de Açúcar-Traipu estarão participando 70 competidores  nas categorias carro, moto,  UTV e quadriciclo, sendo esta última categoria conhecida no meio dos participantes como quadris. Na categoria UTV alguns competidores participam em dupla.

Segundo o secretário municipal de Turismo e Esporte de Pão de Açúcar, Cacau Machado, nesta quinta-feira (19), o prefeito Jorge Dantas recebeu  em seu gabinete o presidente Breno, da Federação de Rally, ele que é  dos organizadores do evento, onde foi confirmado o apoio da Prefeitura  local à etapa Pão de Açúcar-Traipu.

Segundo, ainda, cacau Machado, os competidores passarão por algumas estradas vicinais de Pão de Açúcar e passarão pelo município de Belo Monte com destino a cidade de Traipu, onde será concluída a primeira etapa do Rally.

Serão recepcionados no dia 28

Os competidores do Rally Brasileiro e suas respectivas equipes serão recepcionados, às 14 horas do dia 28, no Iate Clube Pão de Açúcar, pelo prefeito Jorge Dantas,  secretário Cacau Machado e outras autoridades e lideranças municipais.

Na oportunidade, a talentosa Banda NuKomandos estará se apresentando em um show gratuito para o público presente. As portas do Iate Clube vão estar abertas para a população de Pão de Açúcar que vai poder conhecer os competidores e curtir o som do autêntico axé da NuKomandos.

Profissionais que fazem parte da mídia do esporte nacional estarão fazendo a cobertura desta famosa competição. 

Paixão de Cristo na Vila Limoeiro

No próximo dia 02 de abril, às 19 horas, ao lado da Igreja de Jesus , Maria e José, na Vila Limoeiro, a primeira encenação da Paixão de Cristo. Espetáculo teatral ao ar livre, de graça, para a população. Faz parte do elenco o conhecido ator amador pão-de-açucarense Joelson Mártires.

O apoio é da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e SEMTAS. A organização é do limoeirense Aldo Júnior.

 

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

I Seminário Municipal Contra a Discriminação Racial foi realizado com sucesso em Pão de Açúcar

Evento contou com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade

Aconteceu, nesta quinta-feira (19), no auditório da Faculdade São Vicente, na cidade de Pão de Açúcar o I Seminário Municipal Contra a Discriminação Racial, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura através da Coordenação de Políticas e Projetos Culturais.

O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e SEMTAS e contou com a participação das palestrantes Natalia Teles (gerente de Articulação Cultural e bacharela em Ciências Sociais), Larisse Pontes (mestranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina), Fapso Calixto (mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas e professora da rede pública estadual) e Ilana Rodrigues (psicóloga da UFAL).

O seminário foi aberto pelo secretário municipal de Cultura, Jurandir Amadeu, que falou sobre uma discriminação velada por parte da sociedade e lembrou como surgiram os primeiros quilombolas e como a sociedade amadureceu nos últimos 10 anos.

Além dos palestrantes, alguns convidados fizeram uso da palavra, entre esses, a professora e diretora da Unidade Municipal de Ensino Senador Rui Palmeira, Maria do Socorro Plácido, e o agente municipal de saúde e babalorixá Edson Rodrigues Pereira, conhecido como “Pai Edinho”.  Ele explanou sobre o significado de um terreiro de macumba, a discriminação sofrida pelas religiões afrodescendentes, principalmente a partir da criação da Lei Áurea.

Pai Edinho falou, ainda, que o ano de 1912 foi marcado por dezenas de atentados contra os terreiros e que a Constituição Federal de 1988 instituiu a liberdade religiosa no Brasil. O babalorixá foi bastante aplaudido e encerrou suas palavras falando sobre a formação do sincretismo religioso, comparando os orixás aos santos católicos.

Já os palestrantes convidados falaram sobre a realidade atual e as medidas que estão sendo  tomadas nos diversos setores do poder público nacional para coibir a discriminação dos diversos tipos no Brasil.

A mesa das autoridades foi composta por Soraya Omena Dantas (representante do prefeito Jorge Dantas), secretário Jurandir Amadeu (Cultura), Igor Luiz Rodrigues (coordenador do evento), Maria Betânia Rodrigues Leite (assistente social da SEMTAS), Marcos de Assis Mendonça (secretário municipal de educação em exercício), Ana Lúcia (diretora da Escola Quilombola), Izabel Miranda (coordenadora do Colégio São Vicente) e Ademar Ricardo ( representante do comunidade quilombola).

Diversos assessores municipais e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada participaram do evento, entre esses: Joezia Oliveira (SEMTAS), Fagno Pinto (ASCOM) e Isa Lopes (SEMTAS).

O I Seminário Municipal Contra a Discriminação Racial foi considerado um sucesso pelos organizadores e participantes.

 

 

 

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

I Seminário Contra a Discriminação Racial será realizado em Pão de Açúcar, nesta quinta-feira

Evento será aberto à população em geral e tem apoio da Prefeitura de Pão de Açúcar

Está marcado para esta quinta-feira (19), no auditório da FASVIPA, com início previsto para as 13 horas e 30 minutos, a realização do I Seminário Municipal Contra a Discriminação Racial. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura através da coordenação de políticas e projetos culturais.

Segundo informações do antropólogo Igor Rodrigues, serão três mesas  com a participação de uma socióloga, um sociólogo, um mestre em educação, dois antropólogos e uma psicóloga que vão abordar assuntos que permeiam a discriminação racial nas sociedades contemporâneas.

Segundo, ainda, Igor Rodrigues, o coordenador do evento, os participantes vão receber certificado com carga horária de 4 horas. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento.

O I Seminário Municipal Contra a Discriminação Racial é aberto à população em geral e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, SEMTAS e FASVIPA.

“É importante que tenha a participação de servidores de algumas secretarias, pois é um assunto extremamente importante a ser debatido, principalmente no tocante as relações de trabalho e humanas.  Deixo aqui o convite e esperamos contar com a participação de todos”, disse Igor Rodrigues.  

O Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se  em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville,  porém a realização deste seminário antecipa as comemorações no município de Pão de Açúcar.

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Personalidades femininas dos diversos segmentos da sociedade são homenageadas na Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar

Primeira dama e secretária Soraya Omena Dantas representa o prefeito Jorge Dantas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Pão de Açúcar realizou, nesta sexta-feira (13), sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Os trabalhos tiveram  início às 10 horas e foram conduzidos pela vereadora Tereza Brito, em razão de o atual presidente Dyego Correia ter passado o comando da sessão para ela, por se tratar de uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Diversas personalidades femininas foram homenageadas e foram indicadas por nove dos onze vereadores que compõem o Poder Legislativo Municipal de Pão de Açúcar.

Entre as personalidades que foram homenageadas estão professora, ex-diretora escolar, ex-coordenadora de ensino,  gari, servidora pública, trabalhadora rural, donas de casa, autônoma e outras profissões.

A primeira dama do município e secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Soraya Omena Dantas, representou o prefeito Jorge Dantas na sessão dedicada ao Dia Internacional da Mulher, evento sempre festejado no Brasil e em outros países, em 08 de março.

Na sessão compareceram os vereadores Dyego Correia, Diomedes Rodrigues, Eliezer Farias, Nilson Albuquerque, Cabo Véio, Vevé, Belzinha, Tereza Brito e Ana Dayse .  Os veadores Edson Lira e Aloísio Ribeiro faltaram por motivo de compromissos previamente agendados fora do município de Pão de Açúcar.

Durante a sessão solene fizeram uso da palavra os vereadores: Isabel Gomes (Belzinha), Eliezer Farias, Diomedes Rodrigues, Ana Dayse, Cabo Véio, Vevé, Dyego Correia e Tereza Brito. Todos enalteceram o trabalho e a participação da mulher na sociedade moderna.

A acadêmica de Direito, Daniele Dayane da Silva, que na oportunidade representou a Promotora de Justiça da Comarca de Pão de Açúcar, Dra. Martha Bueno, usou a tribuna e leu uma mensagem escrita pela representante do MP. A Dra. Martha Bueno, por motivo de doença, não compareceu ao evento, mas justificou a ausência.

Já a representante do prefeito discursou em homenagem à mulher e mostrou a importância da emancipação da mulher e as conquistas que o sexo feminino vem tendo atualmente. 

Durante a sessão foi prestada uma homenagem póstuma à falecida vereadora Branca Andrade,  ela que foi a grande idealizadora do tributo à mulher na Câmara Municipal de Pão de Açúcar.

Na ocasião, a médica Karine Almeida, filha da vereadora falecida, discursou em agradecimento. A emoção tomou conta da filha Karine e do esposo Cícero Palega durante a homenagem. A Banda Sociedade Musical Guarani abrilhantou o evento. Confira abaixo os nomes das mulheres homenageadas e os nomes dos vereadores que as indicaram.

 

Promotora Martha Bueno e agricultora Maria Lúcia Marques Gomes (indicadas pela vereadora Ana Dayse Maia Santana), Ex-coordenador de ensino Cerícia Lima Brandão Souza dos Santos e professora e ex-diretora escolar Maria Carmelita Melo Machado (indicada pelo vereador Diomedes Rodrigues), donas de casa Maria Gorete Pinto Fereira e Rose Marli da Cruz Melo(indicadas pelo vereador Venerino Oliveira), professoras Nadilza Pereira Oliveira e Maria Duarte Araújo (indicadas pelo vereador Eliezer Farias), servidoras da Câmara Municipal, Cleonice Caetano da Silva e Dora Lúcia Pereira (indicadas pelo vereador Geovex Pereira Moura), professora Márcia Ferreira de Medeiros Sampaio e sindicalista Anísia Maria Oliveira da Siva (indicadas pelo vereador Nilson Albuquerque), ex-vereadora Maria Helena Barros e secretária municipal de Saúde Normanda Santiago (indicadas pela vereadora Tereza Brito), servidoras Maria Isabel Vieira Gomes e Ana Paula dos Santos (indicadas pela vereadora Isabel Gomes), ex-gari Maria José Lisboa Santos (Maria Gorda),  ex-gari Maria José Rodrigues Pereira (Dadá), professora Maria Valderes (Velderez de Humberto Machado) e ex-servidora da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, Vanda Gusmão, sendo estas quatro últimas indicadas pelo vereador e presidente da Câmara,  Dyego Correia.

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar: Câmara de Vereadores vai realizar, nesta sexta-feira, sessão solene em homenagem à mulher pão-de-açucarense

Personalidades femininas dos diversos segmentos da sociedade serão homenageadas

A Câmara Municipal de Pão de Açúcar realizará, nesta sexta-feira (13), sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão está marcada para as 09 horas da manhã e será conduzida pelo presidente do Legislativo municipal, vereador Dyego Correia.

Diversas personalidades femininas serão homenageadas e foram indicadas pelos 11 vereadores que compõem o Poder Legislativo Municipal de Pão de Açúcar.

Entre as personalidades que serão homenageadas estão muitas conhecidas, a exemplo de Maria Carmelita Melo Machado (ex-diretora do Ginásio Dom Antonio Brandão), Cerícia Lima Brandão Souza Santos (ex-coordenadora da 8ª CRE), Normanda Santiago (secretária municipal de Saúde), Maria Helena Barros Almeida da Silva (ex-vereadora) e muitas outras personalidades que trabalham como professora, gari, servidora pública, trabalhadora rural, doméstica, autônoma e outras profissões.

A primeira dama do município e secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Soraya Omena Dantas, representará o prefeito Jorge Dantas na sessão dedicada ao Dia Internacional da Mulher, data festejada no Brasil e em outros países, sempre em 08 de março.

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Técnicos do SEBRAE Nacional fazem visita a Pão de Açúcar e ficam impressionados com avanços na área de empreendedorismo

Legislação que beneficia o MEI é mais avançada que a do Distrito Federal, diz técnicos

Técnicos do SEBRAE Nacional visitaram, nesta terça-feira (10), a cidade de Pão de Açúcar e foram recebidos na Casa do Empreendedor, onde participaram de uma reunião com representantes da Prefeitura local e receberam informações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos empreendedores locais e se destacando entre os 102 municípios alagoanos.

Na visita, os técnicos do SEBRAE Nacional ficaram impressionados com os avanços  conquistados por Pão de Açúcar. Segundo eles, o município está na frente do Distrito Federal em matéria de incentivos dado ao Microempreendedor Individual (MEI), aplicando inclusive o desconto de 50%  no valor do IPTU para os microempresários individuais que exercerem suas atividades em domicílio, além da isenção do pagamento do alvará de localização e funcionamento, em conformidade com o Decreto Municipal nº 023/2014, de 06 de novembro de 2014, que regulamenta o processo de registro e legalização de empresas no âmbito da REDESIM.

O Decreto Municipal assinado pelo prefeito Jorge Dantas foi embasado na Lei Complementar  Nº 147, de 07 de agosto de 2014, que diz em seu artigo 4º, § 3º: “Ressalvado o disposto nesta Lei Complementar, ficam reduzidos a 0 (zero) todos os custos, inclusive prévios, relativos à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos ao Microempreendedor Individual, incluindo os valores referentes a taxas, a emolumentos e a demais contribuições relativas aos órgãos de registro, de licenciamento, sindicais, de regulamentação, de anotação de responsabilidade técnica, de vistoria e de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas”.

Em sua visita à Casa do Empreendedor, a equipe do SEBRAE Nacional recebeu do agente de desenvolvimento local e coordenador do órgão, Ramon Carvalho, todas as informações precisas sobre o funcionamento do referido órgão em Pão de Açúcar.

Na oportunidade, técnicos do Departamento de Arrecadação da Prefeitura de Pão de Açúcar, o setor responsável no município pela administração do Facilita/REDESIM, fizeram uma demonstração sobre como funciona o sistema em Pão de Açúcar.

Segundo o diretor municipal de Arrecadação, Fernando Otávio Vieira Dias, o acesso ao sistema Facilita/REDESIM é expandido também para a Casa do Empreendedor. É através deste sistema integrado, no qual o município é responsável, no prazo de 48 horas, pela abertura de Microempresas (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), em rede com a Junta Comercial de Alagoas.

Mas em Pão de Açúcar, em razão da grande eficiência do trabalho, este prazo é encurtado para menos de 24 horas, isto é, o prazo para abertura de uma ME e de uma EPP é reduzido para menos de um dia, de acordo com a análise feita pelos fiscais  de tributos responsáveis por esta tarefa no Departamento Municipal de Arrecadação de Pão de Açúcar.

Por estes e outros avanços conquistados na área do empreendedorismo, a gestão municipal  tende a ganhar destaque nacional, já que  Pão de Açúcar tornou-se uma referência a nível de País, segundo os técnicos do SEBRAE Nacional, que retornaram para a Capital Federal levando impressões muito positivas do prefeito Jorge Dantas.

A comitiva do SEBRAE Nacional que esteve visitando a cidade de Pão de Açúcar, na última terça-feira, foi formada por Inês Schwingel (gerente adjunta da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE Nacional – UPP), Elaine Siqueira ( gerente da UPP do SEBRAE do Distrito Federal), Andréia Magalhães (analista da UPP do SEBRAE do Distrito Federal), além de três consultores de Brasília e a analista de Políticas Públicas do SEBRAE/AL, Denise Caetano.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Empreendedorismo: Pão de Açúcar se destaca entre os 102 municípios de Alagoas e vai receber a visita de técnicos do SEBRAE Nacional, nesta terça-feira

Técnicos serão recepcionado na Casa do Empreendedor

Pão de Açúcar vai receber, nesta terça-feira (10), às 10 horas, a visita de técnicos do SEBRAE Nacional, que vêm conhecer o trabalho que está sendo realizado pela Casa do Empreendedor, com o objetivo de desenvolver o comércio local. Os técnicos serão recepcionados na Casa do Empreendedor, localizada na Avenida Ferreira de Novais.

Segundo o agente de desenvolvimento local, Ramon Carvalho, graças ao incentivo dado pelo prefeito Jorge Dantas, Pão de Açúcar vem se destacando atualmente entre os 102 municípios alagoanos por realizar políticas voltadas para o desenvolvimento do empreendedorismo, principalmente a REDESIM Nacional e outras ações que visam o desenvolvimento do comércio local, principalmente no tocante ao apoio dado aos microempresários individuais (MEI), os quais ao se formalizarem usufruem de vários benefícios assegurados por leis municipais e nacionais, a exemplo da gratuidade do alvará de funcionamento, isenção ou descontos especiais no IPTU e outros.

Segundo informou a Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE, a visita de técnicos do SEBRAE Nacional a Pão de Açúcar é devido, principalmente, ao destaque que o município vem tendo  com ações de êxito, isto é, desburocratização, formalização de um número considerável de  empreendedores individuais e compras governamentais. 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas inaugura unidade de apoio à saúde no Sítio Cuidado

Obra visa melhorar atendimento médico na região de cima

Na presença de diversos moradores da comunidade, o prefeito Jorge Dantas inaugurou, às 11 horas deste sábado (7), no Sítio Cuidado, zona rural de Pão de Açúcar, um posto de saúde com o objetivo de melhorar o atendimento médico à população da chamada região de cima.

Ao lado da primeira dama e secretaria municipal de Assistência Social, Soraya Omena Dantas, do médico e coordenador municipal de Articulação Política, Dr. Eraldinho, e do assistente jurídico do município, Dr. Cícero Palega e dos vereadores Dyego Correia, Ana Dayse Maia e Nilson Albuquerque, além de diversas lideranças locais, entre essas, Jasson Correia, João Barros, Sandro Costa e Edmilson Cruz, o prefeito fez o descerramento da placa inaugural.

Já no dia da inauguração, a Unidade de Apoio à saúde Nossa Senhora da Saúde ofereceu consulta médica ambulatorial aos moradores da comunidade através dos médicos Eraldinho, Guacyra e Karine Almeida, sendo esta última uma acadêmica sob a supervisão de profissionais formados.

Os moradores do Sítio Cuidado demonstraram contentamento para com a ação levada pelo governo municipal e agradeceram ao prefeito Jorge Dantas pela realização da obra.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas lança o projeto “Prefeitura Mais Perto de Você”

Ações de cidadania foram levadas ao Assentamento Novo Gosto e comunidades vizinhas

Foi lançado, nesta sexta-feira (6), o lançamento do projeto “Prefeitura Mais Perto de Você”, que levou diversos serviços institucionais e essenciais à vida da população do Assentamento Novo Gosto e outras comunidades vizinhas.

Entre as diversas ações estão: consulta com médicos, consulta médica, consulta psicológica, cadastro do Bolsa Família, atendimento social, emissão de carteira de identidade, emissão de de 2ª via de documentação civil, emissão de carteira de transporte para pessoas idosas, atividades esportivas e educacionais e abastecimento de água através de caminhões-pipa.

O projeto Prefeitura Mais Perto de Você também lançou a construção de cisternas da Segunda Água,  para captação e armazenamento de água da chuva em propriedades de agricultores familiares.

Na Segunda Água, a água de boa qualidade será utilizada para a produção agropecuária. Com a mobilização e cadastramento das famílias cadastradas beneficiadas são realizadas capacitações na área de gestão da água para produção e utilização do sistema simplificado de irrigação.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, João Batista dos Santos, o projeto Segunda Água, lançado hoje no Assentamento Novo Gosto, é um projeto de inclusão produtiva que vai investir o montante de R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), para beneficiar 300 produtores rurais, sendo que para cada produtor rural serão destinados R$ 12.000,00 (doze mil reais), para construção de cisterna e aquisição de pequenos animais (ovelha, galinha,porco).

Os recursos são do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com contrapartida da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

Diversos órgãos municipais participaram do projeto Prefeitura Mais Perto de Você, entre esse: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Turismo e Esporte, CRAS, CREAS, Instituto de Identificação,

No Prefeitura Mais Perto de Você, os órgãos municipais deslocam-se até as comunidades mas distantes para levar serviços essenciais que visem a melhoria da qualidade de vida daqueles que mais necessitam, garantindo, assim, cidadania e oportunizando o acesso aos direitos sociais.

Segundo o prefeito Jorge Dantas, as ações do projeto  Prefeitura Mais Perto de Você serão quinzenalmente e variam de acordo com as especialidades locais.

O projeto  que leva ações institucionais e essenciais para as comunidades rurais  de Pão de Açúcar ora batizado de “Prefeitura Mais Perto de Você”  foi idealizado pela ASCOM e abraçado pelo prefeito Jorge Dantas, numa demonstração de compromisso com os moradores rurais.

A coordenação do Prefeitura Mais Perto de Você  está sob a responsabilidade da primeira dama e secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Soraya Omenda Dantas, e conta com o apoio de todos os secretários municipais e outros dirigentes de órgãos municipais de Pão de Açúcar.

Sobre as ações realizadas nesta sexta-feira, o secretário municipal de Turismo e Esporte, Cacau Machado, postou o seguinte comentário na fanpage da SMTE no facebook.

“Na primeira Ação "Prefeitura Mais Perto de Você", realizada no dia de hoje (06/03/2015), um torneio com 128 alunos da rede municipal de ensino. O início aconteceu às 08:00 horas e terminou às 12:30 horas, nos pênaltis. A Ação aconteceu no Assentamento Novo Gosto. Essa é mais uma participação da Prefeitura de Pão de Açúcar em realizações através da SMTE, onde aproveitamos para parabenizar todos os envolvidos”.

Sobre o lançamento do projeto, a assistente social, Maria Betânia Rodrigues Leite (Betinha), escreveu a seguinte postagem no grupo de WhatsApp da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pão de Açúcar (Ascomunicacao).

“Prefeitura Mais Perto de Você – hoje foi dado o pontapé inicial numa ação que marcou consideravelmente a vida das famílias  dos Assentamentos Novo Gosto, Boa Sorte e São José. O prefeito Jorge Dantas e uma caravana de médicos, técnicos, vereadores e secretários municipais levou  à população: água, atendimento médico, odontomóvel, atenção básica, promoção em saúde, NASF, Assistência Social, CRAS, CREAS, Bolsa Família, Instituto de Identificação, iluminação pública, turismo e esporte, Agricultura, Educação, entre outras”.

O prefeito Jorge Dantas está entusiasmado com os resultados das primeiras ações do Prefeitura Mais Perto de Você.

As próximas ações do Projeto Prefeitura Mais Perto de Você será realizada na região do Chifre do Bode, com data a ser ainda marcada e divulgada. 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas lançará, nesta sexta-feira, o projeto “Prefeitura Mais Perto de Você”

Ações de cidadania serão levadas ao Assentamento Novo Gosto e comunidades vizinhas

Será realizado, nesta sexta-feira (6), o lançamento do projeto “Prefeitura Mais Perto de Você”, que levará diversos serviços institucionais e essenciais à vida da população do Assentamento Novo Gosto e outras comunidades vizinhas.

Entre as diversas ações estão: consulta com médicos, consulta médica, consulta psicológica, cadastro do Bolsa Família, atendimento social, emissão de carteira de identidade, emissão de de 2ª via de documentação civil, emissão de carteira de transporte para pessoas idosas, atividades esportivas e educacionais e abastecimento de água através de caminhões-pipa.

O projeto Prefeitura Mais Perto de Você também vai lançar a construção de cisternas da Segunda Água,  para captação e armazenamento de água da chuva em propriedades de agricultores familiares.

Na Segunda Água, a água de boa qualidade será utilizada para a produção agropecuária. Com a mobilização e cadastramento das famílias cadastradas beneficiadas são realizadas capacitações na área de gestão da água para produção e utilização do sistema simplificado de irrigação.

Diversos órgãos municipais estarão participando do projeto Prefeitura Mais Perto de Você, entre esse: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Turismo e Esporte, CRAS, CREAS, Instituto de Identificação,

No Prefeitura Mais Perto de Você, os órgãos municipais deslocam-se até as comunidades mas distantes para levar serviços essenciais que visem a melhoria da qualidade de vida daqueles que mais necessitam, garantindo, assim, cidadania e oportunizando o acesso aos direitos sociais.

Segundo o prefeito Jorge Dantas, as ações do projeto  Prefeitura Mais Perto de Você serão quinzenalmente e variam de acordo com as especialidades locais.

O projeto  que leva ações institucionais e essenciais para as comunidades rurais  de Pão de Açúcar ora batizado de “Prefeitura Mais Perto de Você”  foi idealizado pela ASCOM  abraçado pelo prefeito Jorge Dantas, numa demonstração de compromisso com os moradores rurais.

A coordenação do Prefeitura Mais Perto de Você  é de responsabilidade da primeira dama e secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Soraya Omenda Dantas, e conta com o apoio de todos os secretários municipais e outros dirigentes de órgãos municipais de Pão de Açúcar.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar completa hoje 161 anos de emancipação política

Grande desfile escolar, competições esportivas, exposição e inaugurações fazem parte da programação festiva

O município de Pão de Açúcar completa 161 anos de sua emancipação política, nesta terça-feira (3). Um grande desfile escolar está marcado para as 08 horas da manhã. Também estão marcados, ainda, para esta manhã, torneios de futevôlei e vôlei de praia e uma corrida de canoas.

A partir das 11 horas terão início as inaugurações de obras nas zonas rural e urbana. Às 11  horas será inaugurada a reforma e ampliação da Unidade Municipal de Ensino Pedro Soares dos Prazeres, no Sítio União.

Às 14 horas será inaugurada a reforma e ampliação da Unidade Municipal de Ensino Júlio Damasceno Ribeiro, no Sítio Xexéu. E às 17 horas é a vez da Casa do Empreendedor ser inaugurada, na Avenida Ferreira de Novais.

Também está marcado para as 08 horas desta manhã, o hasteamento dos pavilhões do Município, do estado de Alagoas e do Brasil, na Praça da Matriz. Ao lado desta praça será realizada, também, a exposição fotográfica “Pão de Açúcar sob o olhar dos moradores”. O horário da exposição é das 08 às 17 horas.

E ontem à noite a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar realizou dois shows, na orla fluvial, com Zelito & Expresso Foronejo e a Banda Forró do Muído. Os shows tiveram início às 23 horas e o encerramento aconteceu por volta  das 04 horas da madrugada de hoje.

O prefeito Jorge Dantas estará presente em todas as atividades comemorativas marcadas para esta terça-feira. Na fanpage da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar também foi postada uma mensagem de do prefeito Jorge Dantas, onde ele parabeniza Pão de Açúcar pelos 161 anos de emancipação política. “Parabéns, Terra de Jaciobá, pelos 161 anos de emancipação política! Por esta plaga onde nasci sempre lutarei por dias melhores!”, diz a mensagem.  Confira a programação oficial dos 161 anos de emancipação política de Pão de Açúcar.

Dia 02/03 (segunda-feira):

23:00 à 01:00 h – Zelito e Banda Expresso Forronejo, na orla fluvial;

01:30 às 03:30 h – Banda Forró do Moído, na orla fluvial;

Dia 03/03 (terça-feira):

08:00h – Hasteamento das bandeiras, na Praça da Matriz;

08:00h – Desfile escolar, na Avenida Bráulio Cavalcante;

08:00h – Torneios de Futevôlei e Vôlei de Praia, na Praia do Velho Chico;

08:00 às 17:00h - Exposição fotográfica "Pão de Açúcar sob o Olhar de Moradores", ao lado da Praça da Matriz;

11:00h – Corrida de Canoas – no Rio São Francisco;

11:00h – Inauguração da reforma e ampliação da Unidade Municipal de Ensino Pedro Soares dos Prazeres, no Sítio União;

14:00h – Inauguração da reforma e ampliação da Unidade Municipal de Ensino Júlio Damascena Ribeiro, no Sítio Xexéu;

17:00h – Inauguração da Casa do Empreendedor, na Avenida Ferreira de Novais(próxima à Banca do Peixe).