Minuto Sertão

buscar

Helio Fialho

RSS

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar abre inscrições para a realização de seis cursos gratuitos para a população

Informática e mais cinco cursos serão realizados nos próximos dias

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar abriu inscrições para a realização de cursos gratuitos para a população. Os cursos são de Informática, Sandálias Artesanais, Bolos e Tortas, Fabricação de pães caseiros, Pintura em tecido e Biscuit. O objetivo destes cursos é qualificar e gerar trabalho e renda.

Para o Curso Básico de Informática, as inscrições vão de 13 a 17 de abril e podem ser feitas on line acessando o link http://form.jotformz.com/form/50988316248667 no site oficial da prefeitura (www.paodeacucar.al.gov.br) no Telecentro, localizado na Avenida Ferreira de Novais (ao lado do Iate Clube Pão de Açúcar).

O curso terá carga de 24 horas e duração de dois meses, isto é, será realizado de 20 de abril a 19 de junho de 2015, onde o aluno aprenderá as principais noções e conhecimentos de informática básica, como organizar a área de trabalho, navegar e pesquisar na internet, fazer downloads, enviar e-mails, utilizar editores de textos, criar planilhas, slides, instalar e utilizar programas e equipamentos.

Já os cursos de Sandálias Artesanais, Bolos e Tortas, Fabricação de Pães Caseiros, Pintura em Tecido e Biscuit ficarão sob a responsabilidade das duas unidades do CRAS de Pão de Açúcar, isto é, CRAS Velho Chico, localizado na Rua Padre Soares Pinto (próximo à Secretaria Municipal de Assistência Social) e CRAS Espelho da Lua, localizado no Alto Paraíso.

Qualquer pessoa interessada em fazer a inscrição para participar de qualquer um destes  cursos deve procurar a sede do CRAS e apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e NIS (Número de Identificação Social).  

Os cursos serão ministrados pelo SENAR/AL e SEBRAE/AL e só terão início quando todas as vagas estiverem preenchidas. Os inscritos serão comunicados por meio de carro de som, emissoras de rádio e nas sedes do CRAS Velho Chico e Espelho da Lua.

Pagamento do IPTU tem prazo prorrogado

Foi prorrogado o prazo, para até o dia 30 deste mês, da cota única do IPTU 2015, com desconto de 30%. Os contribuintes que não efetuaram ainda o pagamento da cota única devem comparecer ao Departamento de Arrecadação, na Travessa Dr. Luiz Machado (beco da prefeitura), para que seja emitida a segunda via do boleto bancário, pois o boleto que venceu no dia 31 de março deste ano já perdeu a validade.

SAAE vai lançar site institucional

 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) lançou, na última sexta-feira (10) o site oficial da instituição. Segundo o novo diretor Sérgio Barbosa, dentro de 15 dias o site oficial do SAAE será disponibilizado para o público que vai poder acessá-lo.

O site trará contracheque on line  dos servidores da empresa, 2ª via do talão de água, consulta de débito, notícias e um portal da transparência para mostrar a lisura da autarquia.

Modernização de Leitura

Segundo, ainda, informações do diretor Sérgio Barbosa, o SAAE já adquiriu dois tablets para dinamizar e modernizar as leituras de hidrômetros, pois este trabalho ainda é feito com anotações em papel, o que gasta muito tempo para concluir. A coleta de informações diretamente no tablet reduz o tempo e torna o serviço mais eficiente.

Aquisição de 1.000 hidrômetros

Sérgio Barbosa também anunciou que está sendo realizada uma licitação para compra de 1.000 hidrômetros, para serem instalados nas residências que ainda não possuem este aparelho. Com esta aquisição 100% das residências de Pão de Açúcar serão cobertas, o que significa mais economia de água neste momento de crise hídrica nacional.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Segunda edição do “Prefeitura Mais Perto de Você” será neste sábado

Moradores das comunidades Chifre do Bode, Poço do Sal e Poço Grande serão priorizados

 

Será realizada, neste sábado (18), a partir das 8 horas da manhã, a segunda edição do projeto “Prefeitura Mais Perto de Você”, para atender aos moradores das comunidades Chifre do Bode, Poço do Sal e Poço Grande, no município de Pão de Açúcar.

Na oportunidade serão disponibilizados todos os serviços institucionais, das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura, Esporte, Viação e Obras e outras que fazem parte da estrutura administrativa municipal.

O prefeito Jorge Dantas, secretários e outros assessores municipais estarão presentes e ouvindo as reivindicações dos moradores. Médicos e outros profissionais da área de saúde, educadores e técnicos de diversos setores estarão também atuando in loco para atender as necessidades destas três comunidades.

Para os atendimentos na área de saúde, os moradores deverão apresentar o cartão SUS, além de outros documentos para atendimento em outras áreas.

Para a coordenadora do “Prefeitura Mais Perto de Você”, primeira dama e secretária Soraya Omena Dantas, a expectativa é que nesta segunda edição seja repetida o mesmo sucesso da primeira edição realizada na comunidade Novo Gosto, em 06 de março deste ano, onde foram oferecidos serviços essenciais para os moradores desta e de outras comunidades vizinhas.

Segundo o prefeito Jorge Dantas, nesta segunda edição do “Prefeitura Mais Perto de Você”, a estrutura administrativa será instalada no Sítio Chifre do Bode.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitos Jorge Dantas e Jarbas Ricardo se reúnem com assentados do Selma Bandeira

Quadra esportiva e posto de saúde serão construídos no assentamento

Nesta sexta-feira (10), à tarde, os prefeitos Jorge Dantas (Pão de Açúcar) e Jarbas Ricardo (São José da Tapera) participaram de uma reunião, no Assentamento Selma Bandeira, localizado numa área limítrofe destes dois municípios, onde ouviram várias reivindicações dos assentados.

Após ouvirem os pleitos dos moradores, ficou definido que a Prefeitura de Pão de Açúcar construirá uma quadra esportiva com alambrados, para o lazer dos moradores, principalmente para a prática esportiva de crianças e jovens assentados, inclusive a prefeitura já realizou  o serviço de terraplenagem no terreno disponibilizado pela comunidade.

Já a Prefeitura Municipal de São José da Tapera será responsável pela construção de um posto de saúde. As duas obras beneficiarão os moradores locais, já que na localidade existe uma carência muito grande de obras que atendam as necessidades dos diversos moradores.

Ambos os prefeitos estiveram acompanhados de algumas autoridades e lideranças municipais, dentre essas,  o vice-prefeito Suellington Fontes (S.J. da Tapera), o engenheiro Antonio Dantas (Pão de Açúcar) e os vereadores Dyego Correia (presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar),  Nilson Albuquerque (líder do prefeito na Câmara Municipal de Pão de Açúcar) e mais três vereadores taperenses.

A reunião contou com a presença de dezenas de assentados e foi considerada muito proveitosa e participativa. A ASCOM fez a cobertura da reunião através do assessor Fagno Pinto.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas faz visita às ruas que serão calçadas no Alto Paraíso

Obras de calçamento serão iniciadas nesta segunda-feira

O prefeito Jorge Dantas percorreu, acompanhado do construtor Everaldo Alves (Empresa SOCONSTROI) e de assessores municipais,  as ruas da comunidade Alto Paraíso, por volta das 13 horas desta quinta-feira (9),  onde serão construídas as obras de pavimentação a paralelepípedo.

Segundo o prefeito Jorge Dantas, serão construídos 7.500 metros quadrados de calçamento e as obras terão início na próxima segunda-feira (13). Os recursos são da CODEFASF e foram obtidos por meio de uma emenda parlamentar de autoria do então deputado federal Alexandre Toledo (PSB), com contrapartida da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

Durante a visita do prefeito Jorge Dantas  foi percebida a expressão de contentamento dos moradores locais, os quais vão ganhar mais qualidade de vida. “Esta será mais uma obra importante e mais uma promessa cumprida no meu governo”, disse Jorge Dantas.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas recebe engenheiro do SESI para a construção da Indústria do Conhecimento em Pão de Açúcar

Obras terão início nos próximos dias em terreno doado pela Prefeitura de Pão de Açúcar

O prefeito Jorge Dantas recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (9), o engenheiro  e responsável pelo Setor de Manutenção e Obras do SESI/SENAI e da Federação das Indústrias, Henrique Andrade.

O objetivo de sua visita foi conhecer o terreno doado pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, onde o SESI, em parceria com o governo municipal, irá construir o prédio para funcionamento da Indústria do Conhecimento.

O terreno doado pela Prefeitura mede 100m² e fica localizado na Rua Gilberto Soares Pinto, ao lado do prédio em construção da creche municipal. Segundo informações do representante do SESI, as obras terão início nos próximos dias.

Logo após ser recepcionada pelo prefeito Jorge Dantas e por uma equipe da Secretaria de Viação, Obras e Serviços Púbicos(SEVOSP), liderada pelo secretário Tadeu Pascoal Amorim, os representantes do SESI foram conhecer in loco o local onde será construída a importante obra.

Para quem não sabe, a Indústria do Conhecimento é um centro multimeio, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibitece e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento.

O centro multimídia é estruturado de forma a atender lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. São mais de 2000 títulos à disposição dos usuários.

Nesta parceria firmada com o SESI, a Prefeitura de Pão de Açúcar fica responsável pela manutenção e funcionamento do prédio, inclusive pelo pagamento de água, luz, telefone, internet e pessoal.

Já o SESI/AL , sob o comando do presidente da Federação das Indústrias dos Estado de Alagoas, Dr. José Carlos Lyra de Andrade, será responsável pela construção do prédio e disponibilizará toda a infraestrutura de funcionamento, inclusive doação de 10 computadores de última geração, livros e outros parelhos multimídias.

 Para o prefeito Jorge Dantas, a parceria firmada entre Prefeitura de Pão de Açúcar e SESI/AL é de grande importância para a população pão-de-açucarense, principalmente porque ajudará na preparação dos jovens para o mercado de trabalho. “A nossa gestão está comprometida com o futuro da nossa juventude”, finalizou Jorge Dantas.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Apagão dura quase 10 horas em Pão de Açúcar e deixa a população sem água nas torneiras

Moradores têm noite mal dormida com sensação térmica de mais de 44 graus

Em um dia considerado dos mais quentes da estação de calor, onde a temperatura insuportável incomodou os moradores de Pão de Açúcar, ocorreu inesperadamente um apagão que durou mais de nove horas.

A falta de energia elétrica aconteceu por volta de 17 horas e 40 minutos desta segunda-feira (6) e só retornou às 02 horas e 53 minutos desta terça-feira (7), causando prejuízos à população.

O apagão prolongado fez com que os moradores não pudessem livrar-se do calor infernal que castigou crianças, jovens e idosos, principalmente porque ficaram impedidos de ligar ventiladores e condicionadores de ar com o intuito de dormir com mais tranquilidade.

A grande escuridão também fez com que muitos moradores pudessem assistir ao espetáculo de rara beleza com o surgimento da lua cheia sobre o céu de Pão de Açúcar durante toda a noite até às primeiras horas desta terça-feira.

Nas redes sociais alguns moradores de Pão de Açúcar postaram as os mais diversos comentários a respeito do apagão e da noite mal dormida em consequência do forte calor. “Foi uma das noites mais quentes e cheguei a ter dor de cabeça”. “Foi uma noite horrível e nem o Rivotril fez efeito”. “Inferno em Pão de Açúcar”. “Foi uma noite de muito calor, muito mosquito e muita insônia”.

A falta de energia elétrica na Estação de Captação e na Estação de Tratamento do SAAE (ETA) provocou a falta de água encanada na cidade e adjacências, já que o fornecimento é feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

Todos os sistemas de telefonia também ficaram fora do ar com a inesperada falta de energia. E a oscilação na rede elétrica continua prejudicando os proprietários de casas comerciais, principalmente os donos de bares e restaurantes, além do funcionamento de outras empresas.

Já a Estação de Captação da CASAL não foi afetada pelo apagão e está operando com cerca de 70% da vazão máxima, o que tem sido praxe durante o expediente.

Segundo informações da ELETROBRAS, o apagão ocorreu por causa de um defeito na linha de transmissão de Delmiro Gouveia. O problema ainda não foi completamente identificado e não há previsão de resolução, apesar de uma equipe técnica estar trabalhando no local.

A temperatura, nesta segunda-feira, chegou a 38 graus com uma sensação térmica de 44 graus. Para esta terça-feira a previsão do tempo para a cidade de Pão de Açúcar é de tempo parcialmente nublado, vento de 14 Km/h, 20% de possibilidade de chuva e máxima de 35 graus, com sensação térmica de  41 graus.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar está patrocinando dois espetáculos da Paixão de Cristo

Vila Limoeiro e Alto Humaitá são as duas localidades contempladas

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar está patrocinando a encenação da Paixão de Cristo, na Vila Limoeiro e no Alto Humaitá, nas proximidades do antigo Parque da Paciência. O espetáculo religioso ao ar livre está marcado para a noite de quinta-feira (2), na histórica Vila Limoeiro, ao lado da Igreja de Jesus, Maria e José.

No Alto Humaitá, o espetáculo está marcado para a noite de Sexta-Feira Santa, logo após a celebração da missa na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. A direção do espetáculo é do artista pão-de-açucarense Joelson Mártires.  

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Distribuição de 10 toneladas de peixe vai ser nesta quinta-feira em Pão de Açúcar

Prefeito Jorge Dantas vai acompanhar a distribuição de pescado em algumas comunidades rurais

Foi confirmada pela primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Soraya Omena Dantas, a distribuição de 10 mil quilos de peixe pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da SEMTAS.

O objetivo da distribuição de peixe da espécie “tambaqui” é contribuir para manter preservada a tradição católica de comer este tipo de alimento durante a Semana Santa.

Segundo, ainda, Soraya Dantas, uma equipe da SEMTAS está fazendo a entrega dos tickets que dão direito às famílias de baixa renda receber gratuitamente o produto que não pode faltar na mesa das famílias católicas apostólicas romanas.

Nesta quarta-feira a SEMTAS concluirá a entrega dos tickets e, no dia seguinte, isto é, na quinta-feira (2) fará a doação de 1,5 kg de peixe a cada família que recebeu o ticket. Para isto, diversos veículos da prefeitura vão transportar o pescado para as comunidades rurais e urbanas de Pão de Açúcar.

O prefeito Jorge Dantas e a primeira dama Soraya Omena Dantas vão acompanhar a distribuição do pescado em algumas comunidades rurais.

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar sedia a 6ª Capacitação para Elaboração dos Planos Municipais de Educação

14 municípios do polo de Santana de Ipanema participam do evento

O município de Pão de Açúcar está sediando, nos dias 30 e 31 deste mês, a 6ª Capacitação para Adequação/Elaboração dos Planos Municipais de Educação. O evento está acontecendo na sede da Secretaria Municipal de Educação, com início às 08 horas e 30 minutos e encerramento às 17 horas, durante os dois dias de capacitação.

O público-alvo desta capacitação são os membros das comissões técnicas municipais responsáveis pela adequação e/ou elaboração dos planos municipais de Educação de Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Palestina, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Batalha, Major Izidoro, Cacimbinhas, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Olho D´Água das Flores, Dois Riachos, Olivença e Poço das Trincheiras.

Segundo a técnica do Ministério da Educação (MEC), Josineide Fernandes da Silva, cada município participante deverá apresentar: cópia atualizada da Portaria da comissão coordenadora e equipe técnica, portfólio do trabalho de elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação (PME), cronograma de trabalho para elaboração ou adequação do PME, Plano Municipal de Educação (caderno de orientações/MEC), Plano Nacional de Educação Lei n°13.005/2014, dados coletados pelo município referentes às metas 1 ,2,3,4,5,6,7,8,9,10 e 11, primeira parte do diagnóstico (caracterização do município e educação infantil, ensino fundamental) em versão preliminar para ser socializada entre os municípios do polo.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Largada da etapa Pão de Açúcar-Traipu do Rally do Velho Chico foi realizada com sucesso

Competição provoca grande movimento na cidade de Pão de Açúcar

Foi um sucesso a largada da etapa Pão de Açúcar-Traipu do 4º Rally do Velho Chico, evento que faz parte do Campeonato Brasileiro de Rally. Cerca de 70 participantes nas categorias Moto, Quadris, UTV e carro estão disputando.

Todos os competidores largaram da Fazenda Redenção com destino a Traipu, passando por diversas estradas secundárias dos municípios de Pão de Açúcar, Belo Monte e Traipu.

Aos poucos os competidores foram deixando a cidade de Pão de Açúcar e levando a boa impressão da gestão municipal e da população pão-de-açucarense.

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar deu apoio total ao evento, já que este evento é de renome nacional e contribui significativamente para o desenvolvimento turístico do município.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte, liderada pelo secretário Cacau Machado, foi responsável pela organização da estrutura do evento em Pão de Açúcar.

O prefeito Jorge Dantas recepcionou os participantes e suas respectivas equipes e demonstrou grande contentamento pelo sucesso da etapa Pão de Açúcar-Traipu.

Foi a primeira vez que a cidade de Pão de Açúcar recebeu uma disputa de esporte radical deste nível. Homens da briosa Polícia Militar do Estado de Alagoas garantiram a tranquilidade do evento.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar recebe competidores do Campeonato Brasileiro de Rally

Etapa Pão de Açúcar-Traipu faz parte do 4º Rally do Velho Chico e largada será neste domingo

 

Mais de 70 equipes participantes do Campeonato Brasileiro de Rally chegaram durante a tarde deste sábado à cidade de Pão de Açúcar. Carros, motos, UTVs e quadris e seus respectivos competidores e equipes foram recepcionados pelo prefeito Jorge Dantas, pela primeira dama do município, Soraya Omena Dantas,  pelo secretário municipal de Turismo e Esporte, Cacau Machado, além de um grupo formado por assessores municipais, vereadores e outras lideranças.

Pela primeira vez em toda a sua história a cidade de Pão de Açúcar recebe um grande número de turistas com alto poder aquisitivo, deixando, em razão deste fluxo, pousadas e restaurantes lotados.

Inicialmente os competidores e suas respectivas equipes foram recebidos no Iate Clube Pão de Açúcar e, em seguida, lotaram as praças da orla fluvial, onde instalaram suas estruturas de apoio.

Durante à tarde e noite foi grande o movimento de veículos e pessoas na orla fluvial, fato que chamou a atenção da população pão-de-açucarense, principalmente pela exposição de veículos dos mais diversos modelos.

A Banda NuKomando fez um animadíssimo show, na noite deste sábado (28), no Iate Clube Pão de Açúcar, para recepcionar os visitantes. O show foi patrocinado pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e a população teve livre acesso às dependências do clube social para prestigiar o evento.  

Profissionais da imprensa esportiva nacional também estão na cidade de Pão de Açúcar para a cobertura da prova que terá início às 11 horas deste domingo, com largada da Fazenda Redenção, passando por estradas secundárias de acesso a diversos povoados de Pão de Açúcar, Belo Monte e Traipu.

Segundo o secretário Cacau Machado, todos os moradores das localidades por onde passam os competidores foram devidamente comunicados pelos organizadores da prova sobre a realização da competição e da utilização dessas estradas, além de terem sido orientados a recolher animais e não fazerem uso das estradas durante o horário da disputa, isto é, das 11 às 14 horas.

Segundo, ainda, Cacau Machado, para a chegada a Pão de Açúcar, neste sábado, os competidores tiveram que sair de Palestina em direção ao Povoado Meirus, passando pelos acessos ao Povoado Machado e à propriedade que pertenceu a Tonho de Luiza. Do Povoado Meirus, onde foram recepcionados pelo prefeito e sua comitiva, os competidores e suas respectivas equipes seguiram para a cidade de Pão de Açúcar.

Largada 

Durante toda a manhã deste domingo os organizadores do evento vão poder contar com a ajuda de policiais militares no controle do trânsito na AL 130 e, também, no perímetro urbano de Pão de Açúcar, com o objetivo de evitar acidentes durante o deslocamento dos competidores para o local da largada.

 Durante a largada, o prefeito Jorge Dantas e o secretário Cacau Machado vão estar no local para prestigiar os competidores. A previsão é de que um grande público compareça ao local, principalmente os admiradores deste tipo de esporte radical.

 Os visitantes ficaram encantados com as belezas de Pão de Açúcar e os organizadores do evento prometeu que na competição do próximo ano vão incluir toda a extensão da Praia Central para a realização de mais uma prova do 4º Rally do São Francisco.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar vai distribuir 10 toneladas de peixe durante a Semana Santa

Distribuição vai atender famílias de baixa renda nas comunidades urbana e rural do município

Procurando manter a tradição da Semana Santa, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar vai distribuir na próxima semana dez toneladas de pescado para as famílias de baixa renda, segundo informou à reportagem do MS a secretária municipal de Assistência Social, Soraya Omena Dantas.

Os dez mil quilos de peixe fresco da espécie “tambaqui” foram adquiridos pelo governo municipal por determinação do prefeito Jorge Dantas,  para doação às famílias carentes e, segundo, ainda, a secretária Soraya Dantas, serão entregues durante a semana que revive a Paixão de Cristo.

Para isto, serão mobilizados alguns veículos da prefeitura, os quais farão o transporte das dez toneladas de peixe que serão distribuídas para as famílias urbanas e rurais do município de Pão de Açúcar, sendo para cada família 1, 5 quilo de pescado, isto é, um quilo e meio de peixe.

No início da próxima semana uma equipe dformada por funcionários da SEMTAS estará visitando as residências e entregando os tickets que dão direito ao pescado.

 Comer peixe durante a Semana Santa é uma tradição católica inspirada em passagens neotestamentárias, segundo afirmam fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana. E de acordo com o calendário religioso, este ano a Semana Santa será comemorada no período de 1 a 5 de abril. 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar vai construir 7.500 metros quadrados de calçamento no Alto Paraíso

Obras serão iniciadas no começo de abril deste ano

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar irá construir 7.500 metros quadrados de calçamento no Alto Paraíso, área periférica da cidade, nas proximidades do Alto Fonseca. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pelo prefeito Jorge Dantas e as obras serão iniciadas no começo do mês de abril deste ano.

O início da obra só estava dependendo da liberação de uma licença pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), cuja expedição aconteceu depois de meses de espera. E finalmente o prefeito vai poder cumprir a promessa que fez aos moradores quando ainda estava em campanha rumo ao Executivo municipal.

Os recursos da CODEVASF com contrapartida do Município foram alocados pelo então deputado federal Alexandre Toledo por meio de uma emenda feita ao Orçamento Geral da União.

Os moradores locais receberam a notícia com muito entusiasmo, já que em  consequência das ruas descalças eles sofrem muito durante o verão, principalmente com a grande quantidade de poeira nas ruas e, também, invadindo as residências. Já durante o inverno, tido como a estação chuvosa, é grande o acúmulo de lama nas vias públicas, o que significa uma ameaça à saúde dos moradores do Alto Paraíso.

Segundo informações do prefeito Jorge Dantas, outras obras importantes terão início ainda nos próximos meses nas zonas urbana e rural de Pão de Açúcar, sendo algumas dessas construídas com recursos próprios do município.

“Apesar da grande dificuldade ora enfrentada pela prefeitura, estamos sempre construindo obras físicas e sociais para a melhoria da qualidade de vida da população pão-de-açucarense, a exemplo da construção de casas populares, unidades escolares, postos de saúde, pavimentação de ruas, revitalização de praças, recuperação e construção de estradas vicinais, contratação de médicos e outros profissionais de saúde, aquisição de veículos novos para os diversos setores da administração municipal, criação de projetos e programas para atender ao homem do campo,  instalação de espaços para prestação de serviços essenciais à população e outros”, disse Jorge Dantas.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar vai construir três mil metros quadrados de calçamento no Povoado Jacarezinho

Obra terá início nesta terça-feira e atende a uma antiga reivindicação dos moradores

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da SEVOSP estará construindo a partir da próxima terça-feira (31), 3.000m² de calçamento no Povoado Jacarezinho.

A obra de pavimentação a paralelepípedo atende a uma antiga reivindicação dos moradores desta localidade ribeirinha e que somente agora se tornará realidade, graças ao empenho do prefeito Jorge Dantas.

Segundo o informações colhidas junto ao setor de obras, o calçamento  iniciará na continuação da chamada Rua da Frente e se estenderá até o trecho que liga esta via pública  à Rua do Meio, no Povoado Jacarezinho. Os moradores receberam a boa notícia com muita alegria, já que durante o verão existe muita poeira nestas duas ruas descalças.

 

Calçamento do Alto Paraiso

Outra obra muito esperada pela comunidade é o calçamento do Alto Paraíso, localizado nas proximidades do Alto Fonseca. Segundo o prefeito Jorge Dantas, os trabalhos ainda não tiveram início por causa da não liberação, até o presente momento, de uma licença do órgão ambiental do estado de Alagoas (IMA). Segundo, ainda, o prefeito, os recursos já estão garantidos, porém a grande burocracia vem atrasando o início da pavimentação a paralelepípedo do Alto Paraíso, uma comunidade que vem sofrendo, principalmente no período chuvoso, por causa de suas ruas descalças.

O prefeito Jorge Dantas tem cobrado constantemente ao IMA a liberação da licença, para que esta importante a obra de calçamento seja iniciada para a alegria dos moradores.

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar assume o transporte escolar dos alunos da rede estadual

Prefeito Jorge Dantas assina Termo de Adesão para beneficiar os alunos das escolas estaduais

O Diário Oficial do Estado do último dia 20 publicou o Termo de Adesão Gestão  Integrada do Transporte Escola (GEITE), assinado pelo prefeito Jorge Dantas, no dia 11 deste mês,  em que o Município de Pão de Açúcar assume a responsabilidade pelo transporte de alunos matriculados na rede pública estadual de ensino, conforme dados constantes no Censo Escolar e Plano de Trabalho, cuja vigência  dar-se-á no ano letivo 2015.

Segundo consta no documento, serão transportados 663 alunos da rede estadual de ensino e os recursos  a serem repassados pelo Estado de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Educação será da ordem de R$ 265.200,00 a ser pago em até nove parcelas.

O Termo de Adesão Gestão Integrada do Transporte Escolar firma o compromisso de cumprir e fazer cumprir as disposições da Portaria SEE/GEITE nº 904/2015, assinada pelo secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa da Silva e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 04 de fevereiro de 2015, que dispõe sobre os critérios de adesão, formas de transferência e de execução, acompanhamento e prestação de contas dos recursos financeiros do GEITE.

Com adesão firmada pelo prefeito Jorge Dantas, o transporte escolar dos alunos da rede estadual está sendo normalizado, pois desde a segunda quinzena do mês de fevereiro  os alunos residentes na zona rural de Pão de Açúcar vinham  perdendo aulas e sendo prejudicados pela falta de transporte  para as escolas estaduais que que funcionam na sede do município.

Segundo informações obtidas junto a uma secretária escolar, nesta segunda-feira (23), muitos alunos da rede estadual já voltaram a frequentar as aulas porque foram conduzidos por veículos que fazem parte do transporte escolar agora sob a responsabilidade da Prefeitura de Pão de Açúcar.