Minuto Sertão

buscar

Helio Fialho

RSS

Postado em por Helio Fialho/AMA em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas participa de reuniões em Brasília

Aumento do FPM foi a discussão principal dos prefeitos de todo o Brasil

O prefeito Jorge Dantas, de Pão de Açúcar, na qualidade de presidente da AMA, esteve participando de uma reunião na Câmara Federal, em Brasília, objetivando apressar a votação do aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que já foi aprovado no Senado.

A expectativa dos prefeitos é que, ainda esta semana, aconteça a votação para a prorrogação do prazo da Lei de Resíduos Sólidos venha a ser realizada.  Na reunião também foi abordada a realização da Marcha dos Municípios, que será realizada em 2015.

Prefeitos de todo o Brasil viajaram na segunda-feira (28) à Capital do País com o objetivo de  pressionar os parlamentares para apressar a votação do aumento do FPM.

Na tarde desta quarta-feira (29), o prefeito Jorge Dantas esteve com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) e com o senador Benedito de Lira(PP), em Brasília, em busca de apoio para aprovar a Medida Provisória 651, que prorroga os efeitos da Lei de Resíduos Sólidos. Esta proposição já foi aprovada na Comissão Mista e agora aguarda votação no Plenário do Senado. Ambos os senadores prometeram apoio.

A mobilização promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) prosseguiu até esta quarta-feira. O prefeito Jorge Dantas e outros prefeitos de Alagoas retornaram esperançosos a Alagoas, nesta quinta-feira (30).

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Rio São Francisco será defendido pelo deputado federal Pedro Vilela na Câmara Federal a partir de 2015

Candidato assumiu o compromisso de defender o Velho Chico ao visitar Pão de Açúcar

O futuro deputado federal por Alagoas, Pedro Vilela (PSDB),  será um dos grandes defensores do rio São Francisco na Câmara Federal a partir do dia 2 de fevereiro de 2015, data em que assumirá uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, cargo para o qual foi eleito com 119.582 votos, ficando em terceiro lugar no resulto geral das eleições em Alagoas.

O compromisso de defender o Velho Chico foi assumido perante diversas autoridades e lideranças e testemunhado pelo amigo e correligionário Álvaro Machado, por ocasião de sua visita à fazenda da família Melo Machado, em Pão de Açúcar, no dia 30 de agosto deste ano, em plena campanha política.

O desafio foi feito por um de seus eleitores e o então candidato Pedro Vilela aceitou de imediato, principalmente ao ver de perto  a preocupante situação vivida pelo rio São Francisco. Na ocasião, o eleitor, na condição de defensor intransigente do Velho Chico, disse que apenas exigia como única condição para dar o seu apoio ao peessedebista alagoano, o compromisso de o candidato a deputado federal, em caso de sair vitorioso nas eleições, ser a voz do rio São Francisco na Câmara Federal.

O compromisso assumido de apoiar o Velho Chico agradou de imediato ao amigo e secretário de estado do Gabinete Civil, Álvaro Antonio Melo Machado, que além de ser um filho ilustre de Pão de Açúcar, é, ainda, contra o nefasto Projeto de Transposição do rio São Francisco.

Foi o ribeirinho Álvaro Machado o primeiro amigo a declarar oficialmente apoio à candidatura de Pedro Vilela em Pão de Açúcar, mobilizando a própria família e um grupo de amigos para apoiá-lo também.

Logo em seguida foi a vez do candidato tucano  receber o apoio decisivo do amigo e prefeito Jorge Dantas (PSDB), que mobilizou vereadores e outras lideranças locais para apoiá-lo, o que resultou numa votação histórica, isto é, 3.695 votos, sendo,  assim, o candidato a  deputado federal mais votado no município de Pão de Açúcar nas eleições 2014.

Sendo Jorge Dantas e Álvaro Machado defensores fervorosos do Projeto de Revitalização do rio São Francisco, o jovem deputado federal não se livrará tão facilmente das cobranças que  serão feitas em Brasília ao neto do saudoso e combativo “Menestrel da Alagoas”, que poderá destacar-se no cenário político nacional semelhante ao avô Teotônio Vilela, que  chegou a ser considerado um dos mais atuantes senadores da República Federativa do Brasil.

As populações ribeirinhas do São Francisco, principalmente  os pão-de-çucarenses, esperam que o jovem deputado federal Pedro Vilela tenha,  em defesa do rio São Francisco, a mesma coragem e determinação que teve o saudoso senador Teotônio Vilela na luta pelas “Diretas Já”.

Já na Assembleia Legislativa de Alagoas, o rio São Francisco conta com a voz solitária do deputado estadual Inácio Loiola (PSB), um filho da ribeirinha Piranhas que, na qualidade de candidato a deputado estadual, obteve a maior votação (2.776 votos) na 11ª zona eleitoral à qual pertencem os municípios de Pão de Açúcar e Palestina. Inácio Loiola, apelidado de “O Arauto do Velho Chico”, foi o quinto mais votado (43.468 votos) no estado de Alagoas, para ocupar uma cadeira na Casa de Tavares Bastos.

A partir de 2015, no tocante ao agonizante rio São Francisco, os ribeirinhos e amantes do Velho Chico esperam uma mudança de atitude dos representantes do povo alagoano no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Alagoas, principalmente porque o Velho Chico está morrendo e precisa urgentemente de vozes parlamentares que o defendam de projetos letais arquitetados de forma irresponsável e inconsequente em gabinetes luxuosos de Brasília.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Mais de 700 alunos da rede municipal participaram de triagem com oftalmologistas do Programa Olhar Brasil

Alunos vão receber tratamento e óculos de graça

Mais de 700 alunos das escolas municipais de Pão de Açúcar participaram de uma triagem feita pelos oftalmologistas do Programa Olhar Brasil, sábado (25), na sede do Jaciobá Atlético. O local desta ação do Programa Saúde na Escola ficou lotado.

Os trabalhos tiveram início às 08 horas da manhã e durante todo o dia os profissionais de oftalmologia trabalharam na detecção  de problemas na visão e corrigir através de procedimentos específicos, incluindo o uso de óculos de grau.

A ação faz parte dos Programas Saúde na Escola que conta com as parcerias do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde), Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a coordenadora do programa no município de Pão de Açúcar, Telma Leite, os alunos que vão precisar usar óculos escolheram suas armações gratuitas e dentro de 40 dias estarão recebendo-as.

O prefeito Jorge Dantas esteve no local da ação e ficou impressionado com o grande número de crianças atendidas. Alguns casos de glaucoma foram descobertos em alguns alunos que participaram da triagem. Agora eles vão receber todo o tratamento oftalmológico de graça.

Missa dos Romeiros

Foi celebrada nesta segunda-feira (27), às 19 horas, pelo monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, a Missa dos Romeiros da qual participaram centenas de devotos do Padre Cícero Romão Batista. Logo após a missa eles viajaram em romaria para o Juazeiro do Norte ou “Juazeiro do meu Padim CIço”, como é conhecido no Sertão.

A viagem dos romeiros é feita por meio de caminhões pau de arara, ônibus e motos. A previsão é de que até terça-feira (28) todos os romeiros já tenham partido. A chegada está prevista para a noite desta terça-feira e o retorno dar-se-á no dia 1º de novembro. A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar está colaborando para a realização desta tradicional romaria que tem como objetivo pagar promessas e visitar o túmulo do santo nordestino.

Museu Casa do Velho Chico – ficará em exposição no Centro de Convenções em Maceió

Nos período de 23 a 28 de novembro, o Museu Itinerante Casa do Velho Chico vai poder ser visitado, no Centro de Convenções, no Jaraguá, na Capital do Estado, num encontro de todos os rios brasileiros. Segundo o presidente Jackson Borges de Lima, será uma oportunidade de mostrar aos visitantes os problemas vividos pelo rio São Francisco e o potencial de cada município.

Prefeito faz entrega de mais sete casas populares na Cohab 3

Mais sete unidades habitacionais pelo Programa Operações Coletivas  foram entregues pelo prefeito Jorge Dantas, quinta-feira (23), às 17 horas e 30 minutos,  na sede da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar. Com esta entrega

O Prefeito Jorge Silva Dantas e a secretária  Soraya Omena Dantas demonstraram muita alegria ao contemplarem mais sete famílias de baixa renda com a casa própria. Nos próximos meses o prefeito irá entregar as oito casas restantes de um total de 45 residências construídas na Cohab 3.

Durante a reunião de entrega dos imóveis, a assistente social da SEMTAS, Maria Betânia Rogues Leite (Betinha), a responsável pela assistência social do programa, falou sobre o novo local de moradia das sete famílias e orientou as contempladas a assinarem um termo de compromisso para não negociarem  os imóveis que receberam.

As sete contempladas deram vários depoimentos sobre como estavam se sentindo com a realização de um sonho, isto é, sair do aluguel, pois sobrevivem com menos de um salário mínimo e ainda pagam aluguel de casa.

O prefeito Jorge Dantas disse que até o final de novembro fará a entrega das oito casas restantes. Ele também anunciou em entrevista à reportagem do Município em Foco que outras ações serão realizadas nos próximos meses e, entre essas, o calçamento de algumas ruas localizadas no Alto Paraiso, a revitalização da Praça São Pedro e a organização da feira da  Praça Padre Cícero.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas prestigia posse do vereador Diomedes Rodrigues

Edil do PSDB assume vaga deixada pela vereadora Branca Andrade

Numa solenidade bastante concorrida em que o público lotou a Câmara de Vereadores, o prefeito Jorge Dantas prestigiou, nesta quinta-feira (23), às 9 horas e 30 minutos, a sessão solene que deu posse ao vereador Diomedes Rodrigues da Silva Junior (PSDB), que assumiu na vaga deixada pela vereadora Branca Andrade (PSDB).

A sessão foi presidida pelo presidente Aloísio Barbosa Ribeiro e secretariada pela vereadora Tereza Brito, que antes de iniciar os trabalhos pediu para que todos rezassem um Pai Nosso para a falecida vereadora Branca Andrade, que era a presidenta da Casa.

Durante a solenidade, a palavra foi concedida ao prefeito Jorge Dantas e aos vereadores Cabo Véio, Dyego Correia, Belzinha, Nilson Albuquerque, Edson  Lira, Tereza Brito, Eliezer Farias, Vevé e, por último, ao vereador Diomedes. Todos os oradores lamentaram a morte da vereadora Branca e destacaram o seu importante trabalho em prol do município de Pão de Açúcar.

O prefeito e os nove vereadores que discursaram também desejaram boas vindas ao vereador Diomedes. Já o vereador empossado ao discursar prestou uma homenagem à vereadora Branca Andrade, fez um relato do trabalho que vem realizando em Pão de Açúcar e, para encerrar o pronunciamento, agradeceu o apoio da família, dos amigos, dos eleitores e do prefeito Jorge Dantas.

Ele também leu uma mensagem enviada pelo amigo “Doutor Eraldinho”, um filho da vereadora Branca Andrade, que o parabenizou por estar assumindo a cadeira que foi de sua mãe.

Após a sessão solene, o vereador Diomedes recebeu os cumprimentos do prefeito, dos colegas vereadores e do público presente, além de posar para diversas fotografias com os edis, amigos e familiares.

“Não queria assumir como vereador em uma circunstância como esta, mas se este foi o desígnio de Deus, estou preparado para assumir e dar continuidade ao trabalho deixado pela vereadora Branca e, também, apresentar projetos inovadores para o desenvolvimento de Pão de Açúcar”, disse Diomedes.

É importante lembrar, que Diomedes antes mesmo de assumir como vereador, criou a Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico, cuja entidade pertence ao Instituto Sertanejo de Apoio ao Ser. Segundo ele, outros projetos serão implantados nos próximos meses em Pão de Açúcar pelo Instituto do qual é presidente.  

Da sessão solene também participaram: a primeira dama do município e secretária Soraya Omena Dantas (Trabalho e Assistência social), os secretários Cacau Machado (Turismo e Esporte), Jurandir Amadeu (Cultura), o gerente William (Banco do Brasil), Niraldo Nascimento (diretor do Instituto Theodora Albuquerque - ITA), Pr. Gutemberg, entre outras autoridades e lideranças.

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Primeiro suplente Diomedes Rodrigues assumirá vaga deixada pela vereadora Branca Andrade

Posse será nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar

Está marcada para esta quinta-feira (23), a sessão de posse do primeiro suplente de vereador Diomedes Rodrigues da Silva Junior (PSDB), que vai ocupar a cadeira deixada pela vereadora Branca Andrade, que faleceu quinta-feira passada (16).

O psicólogo e professor Diomedes Rodrigues disputou, em 2012, uma cadeira para a Câmara Municipal de Pão de Açúcar e obteve 317 votos, ficando, assim, na primeira suplência do PSDB. Com a morte da vereadora Branca Andrade, a mais votada de todos os vereadores eleitos, a Câmara de Vereadores terá que dar posse ao primeiro suplente de vereador do partido ao qual Branca Andrade pertencia.

A sessão está marcada para as 09 horas da manhã desta quinta-feira e os trabalhos serão presididos pelo atual presidente do Legislativo Municipal, vereador Aloísio Barbosa Ribeiro, conhecido como “Aloísio de Enéas”.

Este, na qualidade de vice-presidente, assume automaticamente o cargo de presidente, em razão da vacância do cargo de presidente, ocasionada pelo falecimento precoce da presidenta Maria Etelvina Andrade Cruz Almeida, popularizada como Branca Andrade, aos 57 anos.

Na sessão de quinta-feira será eleito o novo vice-presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, para preencher o cargo que antes pertencia a Aloísio de Enéas, que agora passa a ser o novo presidente do Poder Legislativo Municipal de Pão de Açúcar.

O presidente Aloísio e o vice-presidente que será eleito na próxima quinta-feira ficarão no cargo até o fim de dezembro deste ano, já que a partir de 1º de janeiro de 2015, a nova mesa diretora, eleita em agosto deste ano, tomará posse, com destaque para o  presidente Dyego Correia e a vice-presidente Tereza Brito.

Segundo Diomedes Rodrigues, a sua posse não será em clima de festa em respeito à imagem da vereadora falecida e aos familiares e eleitores da mesma. Entretanto, a família e amigos do futuro empossado estarão presentes à sessão desta quinta-feira, prestigiando a sua posse.

Segundo, ainda, Diomedes, substituir a vereadora Branca Andrade, de quem era amigo e correligionário, não será uma tarefa fácil, principalmente pela bandeira de luta que esta representava. Entretanto, ele não medirá esforços para contribuir com o engrandecimento do município de Pão de Açúcar, inclusive apresentando alguns projetos inovadores que venham colaborar com o desenvolvimento de Pão de Açúcar e o bem-estar da população, a exemplo da Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico(Clisadeq), criada por ele em abril de 2013, para tratamento de pessoas com dependência química.

“Lamento profundamente a morte da saudosa amiga e vereadora Branca Andrade, uma pessoa pela qual continuo tendo grande respeito.  Porém, na qualidade de primeiro suplente de vereador, conforme a legislação eleitoral me dá este direito, assumirei o cargo consciente de que o mandato exigirá muito de mim, principalmente para trabalhar em prol da sociedade pão-de-açucarense”, disse Diomedes. 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Mais de 3 mil pessoas dão adeus à vereadora Branca Andrade

Governadores Teotonio Vilela e Renan Filho comparecem à cerimônia fúnebre realizada na Igreja Matriz

Cerca de 3.500 pessoas compareceram ao sepultamento da vereadora Branca Andrade (PSDB), na manhã desta sexta-feira (17), na cidade de Pão de Açúcar, em clima de muita emoção.  Mas antes de o caixão seguir para o Cemitério São Francisco de Assis, foi celebrada uma missa para recomendação do corpo, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, pelo monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira, pároco local.

A igreja ficou lotada durante a cerimônia religiosa e diversas autoridades estavam presentes, entre essas, o prefeito Jorge Dantas, governador Teotônio Vilela Filho, futuro governador Renan Filho, deputados federais Alexandre Toledo e Pedro Vilela,  deputados estaduais Inácio Loiola e Bruno Toledo.

Prefeito Cristiano Mateus (Marechal Deodoro), ex-prefeito Jasson Gonçalves (Pão de Açúcar), ex-prefeito prefeito Paulo Dantas (Batalha), vice-prefeito Marco Tavares (Pão de Açúcar), juiz Galdino José Amorim de Vasconcelos (Pão de Açúcar), Durval Mendonça Júnior (Santana do Ipanema), vereadores locais, secretários municipais, além de outras autoridades e lideranças políticas locais, regionais e estaduais.

Durante a celebração da missa, a palavra foi facultada ao esposo da vereadora, Cícero Palega, ao filho Eraldo João e ao prefeito Jorge Dantas. Os discursos emocionaram ao público por terem sido recheados de expressões de gratidão e de detalhes importantes sobre a vida familiar e pública da vereadora falecida.

Logo após a celebração da missa, o caixão ainda permaneceu na igreja por aproximadamente 30 minutos para que as pessoas pudessem ver pela última vez o rosto da vereadora.

O funeral contou, também, com as marchas fúnebres executadas pela Banda Musical Maestro Petrúcio Ramos e Banda Sociedade Musical Guarani, ambas de Pão de Açúcar.

Por volta de 10 horas e 30 minutos, o caixão com o corpo da vereadora Branca Andrade foi conduzido para o Cemitério São Francisco de Assis, onde foi sepultado no túmulo da família Gonçalves de Andrade.

Uma multidão acompanhou o maior cortejo fúnebre já visto em Pão de Açúcar, para dar o seu último adeus à parlamentar municipal que ficará na história como uma bandeira de luta em prol das grandes causas da sociedade pão-de-açucarense.

Este foi o maior enterro já registrado em Pão de Açúcar e ficará na história como o cortejo fúnebre que mais reuniu autoridades famosas da políitca alagoana, isto é, dois governadores, dois deputados federais, dois deputados estaduais, além de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, juizes e vereadores.

A triste partida

A vereadora Maria Etelvina Andrade Cruz Almeida, popularizada como Branca Andrade, por volta de 6 horas da manhã de quinta-feira (16), faleceu na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, aos 57 anos, em consequência de um câncer de pulmão, após ter sido submetida a um rigoroso tratamento no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, sendo que a luta contra a doença durou um pouco mais de seis meses.

Na tarde de quinta-feira, por volta de 15 horas e 30 minutos, um grupo de amigos liderados pelo prefeito Jorge Dantas (PSDB) foi esperar o corpo no trevo de acesso a Pão de Açúcar e seguiu em carreata até a residência oficial da família Andrade Almeida, localizada nas proximidades do Povoado Impoeira de Cima.

Após rezarem o terço na capela da residência e velarem o corpo, cuja cerimônia contou com a presença do prefeito Jorge Dantas, primeira dama do município, Soraya Omena Dantas, secretário estadual do Gabinete Civil, Álvaro Machado, entre outras autoridades, o caixão foi conduzido para a sede do Poder Legislativo Municipal, no centro da cidade, onde foi realizada uma sessão solene, por volta de 18 horas e 30 minutos, para prestar uma homenagem póstuma à presidenta da Câmara Municipal de Pão de Açúcar.

Na Casa Legislativa o caixão permaneceu durante toda a noite para a visitação pública, só saindo por volta de 07 horas desta sexta-feira para a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, onde foi celebrada uma missa para recomendação do corpo.

Destacam-se entre as bandeiras de luta da vereadora Branca Andrade, em Pão de Açúcar: preservação do rio São Francisco, combate à violência praticada contra a mulher, valorização da mulher, melhor qualidade da energia elétrica fornecida pela Eletrobras, mais segurança para a população e apoio a projetos referentes à Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico (Clisadeq).

 

 

 

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Luto em Pão de Açúcar: Morre a vereadora Branca Andrade

Sepultamento será nesta sexta-feira no Cemitáerio São Francisco de Assis

A vereadora Maria Etelvina Andrade Cruz Almeida (Branca Andrade) faleceu, aos 57 anos, por volta de 07 horas da manhã desta quinta-feira (16), na Santa Casa de Misericórdia, onde estava interna há dois dias.

O corpo será velado a partir de hoje à tarde na residência da família, na comunidade Impoeiras. também será velado na sede da Câmara Municipal de Pão de Açúcar. O sepultamento será no Cemitério São Francisco de Assis, nesta sexta-feira (17), às 09 horas da manhã, logo após a celebração da missa de corpo presente, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Pão de Açúcar.

A vereadora Branca Andrade (PSDB) há seis meses vinha lutando contra um câncer de pulmão. Por diversas vezes foi internada para submeter-se a quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Ao saber da notícia da morte da amiga e vereadora Branca Andrade, o prefeito Jorge Dantas decretou luto oficial por três dias no município de Pão de Açúcar. Escolas das redes municipal e estadual suspenderam suas aulas quando souberam da morte da vereadora que era, também, bióloga e  professora.

O falecimento de Branca Andrade abalou a população pão-de-açucarense. Logo mais às 13 horas e 30 minutos, no entrocamento de acesso a Pão de Açúcar, amigos e correligionários da falecida vão esperar o corpo da edil e seguirão em carreata até a residência oficial da família, no Povoad Impoeiras.

Branca Andrade foi por duas vezes a presidente do Poder Legislativo Municipal e atualmente estava cumprindo o seu terceiro mandato como presidente da Câmara de Veredores de Pão de Açúcar. 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Rodovia de acesso a Pão de Açúcar pede socorro

Trechos da AL 130 estão ficando intransitáveis

Para os veículos que viajam para cidade de Pão de Açúcar ou saem da cidade para outros municípios, a situação está ficando cada vez mais complicada. É que a rodovia de acesso a Pão de Açúcar, a AL 130, encontra-se esburacada em vários trechos, sendo o trecho mais crítico o que fica próximo ao Riacho do Farias.

São crateras que crescem a cada dia, principalmente porque suportam diariamente o movimento de dezenas de caminhões pipa que vão em busca de água na cidade de Pão de Açúcar, para abastecer os municípios vizinhos que sofrem com a seca verde.

Para quem viaja por esta rodovia estadual não é difícil encontrar um carro parado e com um dos pneus estourado e até mesmo com outras danificações, o que  representa prejuízo para o proprietário do veículo.

Entre os numerosos buracos existem alguns que chegam a medir 45 centímetros de profundidade, uma armadilha contra os veículos que trafegam diariamente por esta estrada. Entre as constantes vítimas dos prejuízos estão os 33 os motoristas  ligados à Associação dos Motoristas Autônomos Cristo Redentor, os quais fazem o transporte de passageiros pela linha Olho D´Água das Flores/Pão de Açúcar.

 Em consequência desses buracos, já ocorreram acidentes graves e com vítimas fatais, pois  os motoristas envolvidos não conseguiram livrar das crateras seus veículos, perderam o controle, vindo a colidir e a capotar.

 Segundo o motorista e proprietário de um veículo Van que faz a linha Olho D´Água das Flores a Pão de Açúcar e vice-versa, Moisés Messias Lima, ele que foi presidente da Associação dos Motoristas Autônomos Cristo Redentor, por semana cerca de cinco veículos que fazem o transporte alternativo de passageiros vão parar em oficinas, para conserto de pneus, amortecedores e outras peças, cujos prejuízos são causados pelos constrangedores buracos espalhados ao longo da rodovia.  

Por este motivo, muitos proprietários de veículos estão vivendo momentos de dificuldade, pois o dinheiro que ganham com o transporte de passageiros e que é destinado à mantença da família e à manutenção de sues carros, agora está sendo gasto para consertar danos provocados pela rodovia esburacada.

O estado precário da AL 130 está prejudicando, também, o turismo, o comércio e outros setores no município ribeirinho de Pão de Açúcar porque dificulta o acesso de veículos e de pessoas.

A atuação do DER nesta rodovia de aproximadamente 30 quilômetros de extensão já foi mais frequente, pois as operações taba buracos sempre foram realizadas com o objetivo de melhorar o acesso ao município banhado pelo rio São Francisco.

Para muitos motoristas que trafegam pela AL 130, a operação taba buracos é bastante deficiente em razão da utilização de material de péssima qualidade, o que compromete a durabilidade do serviço realizado.

Na opinião desses motoristas, o serviço de recapeamento é mais garantido porque retira todo o asfalto estragado para colocar uma nova camada, o que é muito diferente da operação tapa buracos, pois este tipo de serviço é considerado um paliativo porque em menos de 30 dias os buracos voltam a aparecer.

A expectativa dos proprietários de veículos e dos motoristas é de que a recuperação da rodovia AL 130 seja feita até o início de dezembro, principalmente porque acreditam que o governador Teotônio Vilela deixará mais esta obra para os moradores pão-de-açucarenses e sertanejos, principalmente porque as finanças do estado estão sanadas, segundo o próprio governador.

E o principal motivo que faz muita gente apostar na recuperação da  AL 130, até o fim deste ano, é o fato de o governador de Alagoas ser amigo bem próximo do prefeito Jorge Dantas e do secretário de estado do Gabinete Civil, Álvaro Machado, dois filhos de Pão de Açúcar que sempre estão preocupados em trazer benefícios para a Terra de Jaciobá.

Porém, restando menos de 80 dias para findar o governo de Teotônio Vilela Filho, a recuperação da rodovia,  mesmo havendo um aceno positivo da parte do governador, pode não sair do papel em razão da grande burocracia imposta pela rigorosa Lei de Licitação. Neste caso, a obra terá que esperar que o próximo governador tome posse para depois executá-la. Enquanto isso, mais veículos serão danificados e mais constrangimento serão causados pela esburacada AL 130.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Dia do Professor será comemorado em Pão de Açúcar com animadíssima festa

Secretaria Municipal de Educação antecipou a comemoração para esta terça-feira

A Secretaria Municipal de Educação estará comemorando, nesta terça-feira (14), o Dia do Professor, no Espaço de Eventos Príncipe Conrado com início marcado para as 20 horas. Segundo a secretária Ida Vanderlei Tenório, a programação será bastante animada e dela participarão os professores e outros profissionais da educação.

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado oficialmente no dia 15 de outubro, mas a Secretaria Municipal de Educação resolveu antecipar a comemoração. As escolas públicas e particulares também não funcionarão na próxima quarta-feira, em razão das comemorações.

 

 Como evitar a inadimplência

A Casa do Empreendedor de Pão de Açúcar vai realizar, nos dias 21 e 22 deste mês, o curso  Como Evitar a Inadimplência, com o objetivo de oferecer, aos empresários e gestores, ferramentas de análise para concessão de crédito a clientes, assim como, identificar as causas da inadimplência, aplicando medidas eficazes de recuperação de crédito.

Segundo o coordenador Ramon Carvalho, o curso será realizado na Casa do Empreendedor,  às 17 horas. As inscrições são gratuitas e os interessados já podem inscrever-se na Avenida Ferreira de Novais, nº 1089, em frente à Banca do Peixe.

 

Animado Dia da Criança

Mais uma vez foi um sucesso a festa das crianças, realizadas sábado (11), na cidade de Pão de Açúcar, em comemoração ao Dia da Criança. A festa infantil aconteceu na Cohab e em frente ao Iate Clube Pão de Açúcar, no centro da cidade.

Centenas de crianças participaram das brincadeiras em parques de diversão e assistiram ao show circense animado por um palhaço e um malabarista, contratados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Além das diversões, as crianças tiveram direito a lanches, ou seja, pipoca, picolé, refrigerante e cachorro quente. O palhaço do Circo Alves alegrou a criançada com suas piadas e brincadeiras, em frente ao Iate Clube, enquanto um grupo de coco de roda levou animação para as crianças da Cohab.

A organização da festa ficou a cargo do CRAS e contou com o apoio da equipe da SEMTAS liderada pela secretária Soraya Omena Dantas. Centenas de mães estavam no evento acompanhando seus filhos. O clima de alegria e descontração foi total.

 

Desfile foi um sucesso

A Avenida Bráulio Cavalcante foi transformada, sexta-feira (10) em uma artéria de grande beleza multicolorida com o brilhante desfile das escolas municipais Bráulio Cavalcante, Senador Rui Palmeira, Joaquim Fonseca e Ronalço dos Anjos.

Devido ao tempo chuvoso, o início do desfile, que estava marcado para as 15 horas, atrasou em aproximadamente 1 hora e meia e dele participaram centenas de crianças.

A preservação da natureza, o rio São Francisco, lixo, água e outros temas em defesa do meio ambiente foram mostrados durante a passeata através de faixas, cartazes e alegorias.

 No Brasil, o Dia da Criança é comemorado oficialmente no dia 12 de outubro, mas as escolas geralmente antecipam as comemorações quando esta data cai no domingo. O desfile de sexta-feira mostrou, ainda, personagens de histórias infantis e do mundo mágico da criançada, além de figuras ligadas à realidade brasileira.

Para uma cidade que no passado foi palco de grandes e bonitas passeatas, o desfile escolar atraiu um grande público e provocou emoção nas pessoas que  prestigiaram este evento que contou com o apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação.

As diretoras Ana Telma Leite, Maria do Socorro Plácido, Gianni Silva Fialho e Ruth Gonzaga comemoraram o sucesso do desfile. Parabéns a todos os envolvidos nesta brilhante passeata infantil!

 

Secretaria de Saúde realiza Curso de Lian Gong

A Secretaria Municipal de Saúde de Pão de Açúcar, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, realizou no Município, nos dias 9 e 10, na sala 3 do anexo da Faculdade São Vicente, o Curso de Práticas Integrativas do Lian Gong, que contou com a participação de 20 técnicos de saúde(alguns agentes de saúde, profissionais do NASF, do setor da fisioterapia e PSF)

Segundo a educadora física Gianinni Fialho, o curso foi ministrado pela Dra. Maria do Rosário Araújo, especialista na prática corporal oriental. O Lian Gong é uma técnica oriental de origem chinesa, criada pelo ortopedista chinês Zhuang Yuan Ming, para prevenir e tratar dores do corpo.

O curso foi introduzido no Brasil, em 1987, por Maria Lúcia Lee, uma professora de artes corporais chinesa. Em Pão de Açúcar, o Lian Gong contou com o apoio da secretária municipal  Normanda Santiago(Saúde).

Todos os dias, às 7 horas da manhã, o Lian Gong é mostrado na TV Cultura. A cada dia esta prática torna-se cada vez mais aderida por pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. É Importante destacar que o Lian Gong está em segundo lugar na lista do Sistema Único de Saúde (SUS) como procedimento da Promoção da Saúde.

 

 

 

   

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

As urnas confirmam: Jorge Dantas continua sendo o maior líder político de Pão de Açúcar

Resultados das eleições mostram o poder de transferência de votos do prefeito e do grupo de sustentação política

Passados oito dias das eleições, o assunto em evidência nas rodas de bate papo, na cidade de Pão de Açúcar, continua sendo a expressiva votação que o prefeito Jorge Dantas e seu  grupo político deram aos candidatos apoiados na disputa eleitoral deste ano, principalmente no tocante às candidaturas  a deputado estadual e deputado federal.

Não somente em Pão de Açúcar, porém em todo o Nordeste do Brasil, as eleições para deputado nas esferas estadual e federal medem a força política de lideranças locais, onde o resultado das urnas significa o prestigiômetro político dos cabos eleitorais.

Nesta região, o poder de transferência de votos é fator determinante para saber se determinado líder político está em alta ou em queda perante os eleitores. E partindo desta realidade, os números mostraram que, no município de Pão de Açúcar, o prefeito Jorge Dantas está em ascensão enquanto o seu principal adversário está em decadência política.

 Um exemplo claro desta linha de pensamento são as votações obtidas pelos candidatos a deputado estadual Bruno Toledo (PSDB): 2.159 votos, Inácio Loiola (PSB): 1.953 votos e Ronaldo Medeiros (PT): 1.005 votos, e o candidato a deputado federal Pedro Vilela (PSDB), que obteve 3.695 votos.

Enquanto estes candidatos apoiados por Jorge Dantas e seu grupo de sustentação política, formado por vereadores, suplentes, assessores, lideranças comunitárias, dirigentes sindicais, médicos e outros correligionários obtiveram votações consideradas expressivas, por serem as maiores deste pleito eleitoral dentro do município, os candidatos apoiados pelo grupo de oposição obtiveram votações que mal ultrapassaram 700 votos, a exemplo de Sérgio Toledo (PDT):704 votos e  Luiz Dantas (PMDB): 715 votos.

 Já o candidato a deputado federal Max Beltrão (PMDB), sobrinho do prefeito Joaquim Beltrão (Coruripe), apoiado pelo principal adversário de Jorge Dantas, obteve 1.436 votos, isto é, uma diferença de 2.263 votos quando comparada à votação do candidato Pedro Vilela.

Por ser um adversário político que foi prefeito por dois mandatos e deputado estadual por uma legislatura, as votações transferidas ficaram abaixo dos números aceitos pelo prestigiômetro.

Para ter uma ideia da fortaleza política da qual está cercado Jorge Dantas, só a vereadora Ana Dayse Maia Santana, pertencente ao grupo de sustentação política do prefeito, angariou para o deputado estadual Ronaldo Medeiros 1.005 votos, sendo este parlamentar petista o terceiro mais votado no município de Pão de Açúcar.

O candidato Bruno Toledo, ex-genro da primeira dama do município Soraya Omena Dantas, foi o mais votado no município de Pão de Açúcar, seguido por Inácio Loiola, um político muito conhecido dos pão-de-açucarenses. A diferença do primeiro para o segundo colocado foi de apenas 206 votos.

O candidato a deputado federal Pedro Vilela foi apoiado quase que pela maioria do grupo político do prefeito Jorge Dantas, embora outros candidatos à Câmara Federal também  tenham sido apoiados por alguns membros do grupo, a exemplo de Paulão (PT): 662 votos, Arthur Lira(PP): 372 votos, Givaldo Carimbão(PROS): 547 votos, Val Amélio(PRTB): 344 votos, JHC(SD): 461 votos e Maurício Quintela (PR): 607 votos, todos com o aval do líder político Jorge Dantas que, durante a campanha,  reuniu o grupo para dizer que os correligionários ficassem a vontade  para apoiar os candidatos que preferissem, isto é, para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual, porém pessoalmente ele havia optado em votar em alguns candidatos por uma questão de gratidão e fidelidade política.

O espírito democrático do prefeito, ao reunir o grupo de sustentação política, agradou aos mais liberais e desagradou aos mais radicais, embora a atitude de Jorge Dantas tenha sido considerada pelos mais experientes como sábia e com visão de águia.

Liderança reconhecida

A grande liderança política do prefeito Jorge Dantas é reconhecida até mesmo por seus adversários políticos, pois durante a visita feita a Pão de Açúcar pelo senador Fernando Collor (PTB), candidato à reeleição, o ex-presidente da República Federativa do Brasil, em seu discurso, chegou a elogiar e a pedir desculpas a Jorge Dantas pelas críticas tecidas a ele durante a campanha política para prefeito, em 2012, quando Collor em apoio ao candidato adversário de Jorge Dantas, o criticou duramente em seu discurso.

O candidato Renan Filho, o governador eleito, quando de sua visita a Pão de Açúcar em busca de votos também chegou a agradecer ao amigo Jorge Dantas pelo apoio dado a ele através de diversos membros do seu grupo, o que certamente provocou ciúmes nos adversários políticos do prefeito, pois os mesmos também estavam apoiando o candidato eleito a governador de Alagoas.

Toda esta realidade só confirma a grande liderança política de Jorge Dantas, que em mais de 20 anos de vida pública, adquiriu uma experiência invejável ao longo de sua carreira, onde tem assumido cargos importantes até mesmo na esfera estadual.

Na sua brilhante trajetória de homem público, ele foi uma vez vice-prefeito, uma vez chefe de gabinete do prefeito, duas vezes prefeito, duas vezes presidente da AMA, uma vez secretário estadual adjunto da Agricultura, uma vez secretário de estado da Agricultura, uma vez vice-presidente da AMA e, atualmente, está cumprindo o seu terceiro mandato como prefeito de Pão de Açúcar e presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).    

E se depender de sua popularidade e de sua disposição, ele ainda possui fôlego para ir muito longe ainda, embora prefira não projetar publicamente os seus planos para o futuro, pois atualmente ele está muito focado em administrar o município de Pão de Açúcar e a Associação dos Municípios Alagoanos, cargos para os quais foi eleito e tem dedicado atenção especial diuturnamente.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Em Pão de Açúcar crianças terão direito a parque de diversão e espetáculo infantil de graça

Brincadeiras em comemoração ao Dia da Criança serão realizadas na tarde deste sábado

A Prefeitura de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Assistência Social estará comemorando, neste sábado (11), o Dia da Criança com parque de diversão e espetáculo infantil de graça para a criançada.

Serão três horas de muita diversão com brincadeiras e apresentações de palhaços e malabaristas em frente ao Iate Clube. E durante a festa serão servidas guloseimas às crianças. O início das atividades está marcado  para as 17 horas e encerramento às 20 horas.

A expectativa dos organizadores é de que um número superior ao do ano passado possa participar das comemorações ao Dia da Criança na cidade de Pão de Açúcar.

 

Tudo pronto para o desfile

Está tudo pronto para o grande desfile infantil que será realizado nesta sexta-feira (10), às 15 horas, na Avenida Bráulio Cavalcante, com a participação das unidades  de ensino Bráulio Cavalcante, Senador Rui Palmeira, Ronalço dos Anjos e Joaquim Fonseca.

As diretoras Ana Telma Leite, Maria do Socorro Plácido, Gianni Silva Fialho e Ruth Gonzaga estão muito confiantes e acreditam que o grande desfile será um sucesso, pois conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

 

Mutirão da Catarata

Será realizado nesta sexta-feira (10), às 07 horas da manhã, no Auditório João Lisboa, mais um mutirão para cirurgias de catarata. A triagem será realizada em pessoas com idade acima de 60 anos.

As consultas e exames para diagnóstico e cirurgia de catarata serão feitas por profissionais da área de oftalmologia. Esta ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Pão de Açúcar e o Ministério da Saúde. A ação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Como evitar a inadimplência

Este é o nome do curso que a Casa do Empreendedor de Pão de Açúcar e SEBRAE estarão realizando, nos dias 21 e 22 deste mês, no Auditório da FASVIPA, com início às 17 horas. O curso tem como objetivo oferecer aos empresários e gestores pão-de-açucarenses ferramentas de análise para concessão de crédito a seus clientes.

Os participantes também vão aprender a identificar as causas da inadimplência, aplicando medidas eficazes de recuperação de crédito. As inscrições são gratuitas e os interessados devem buscar informações na Casa do Empreendedor, localizada na Avenida Ferreira de Novais, nº 1.089, próximo à Banca do Peixe.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Escolas municipais farão grande desfile para comemorar o Dia da Criança em Pão de Açúcar

O desfile escolar está marcado para as 15 horas desta sexta-feira

Antecipando as comemorações alusivas ao Dia da Criança, as unidades municipais de ensino Bráulio Cavalcante, Senador Rui Palmeira, Ronalço dos Anjos e Joaquim Fonseca, todas localizadas na zona urbana de Pão de Açúcar, desfilarão, nesta sexta-feira (10), pelas ruas da cidade, em comemoração ao Dia da Criança.

O desfile está marcado para as 15 horas e dele participarão centenas de crianças, sendo a Avenida Bráulio Cavalcante o principal ponto do desfile, que promete atrair um grande público, já que em Pão de Açúcar desfile escolar em datas comemorativas se tornou uma tradição.

Enquanto isso, as escolas municipais continuam ensaiando com seus alunos e suas bandas fanfarras para este desfile, que contará com a presença no palanque oficial de diversas autoridades municipais e lideranças políticas, entre essas, o prefeito Jorge Dantas. Mais uma vez o ponto de concentração das autoridades será o coreto da Praça da Matriz.   

No Brasil, o Dia da Criança é comemorado oficialmente no dia 12 de outubro, mas as escolas geralmente antecipam as comemorações quando esta data cai no domingo. O desfile marcado para esta sexta-feira certamente mostrará personagens de histórias infantis e do mundo mágico da criançada, além de figuras ligadas à realidade brasileira.

Para uma cidade que no passado foi palco de grandes e bonitas passeatas, o desfile escolar da próxima sexta-feira certamente provocará emoção no público que comparecer para prestigiar este evento que tem apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar vai realizar mutirão para cirurgia de catarata nesta sexta-feira

Participarão da triagem pessoas com idade acima de 60 anos

Está marcada para esta sexta-feira (10), no Auditório João Lisboa, na Rua Cônego Jasson Souto, conhecida como Rua do Ginásio, mais um mutirão para cirurgias de catarata, que tem como objetivo realizar triagem através de consultas e exames, para diagnóstico e cirurgia em pessoas com idade acima de 60 anos.

O início do mutirão está marcado para as 07 horas da manhã, segundo informações da coordenadora do NUPS, Telma Rodrigues Leite. Esta ação da Prefeitura será realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde e dela participarão profissionais da área de oftalmologia.

Os interessados deverão procurar o local de atendimento ao público, isto é, o Auditório João Lisboa, às 07 horas da manhã. Lá, uma equipe estará atendendo aos interessados com idade acima de 60 anos. No local de atendimento será exigido um documento que identifique o paciente.

Esta ação é conhecida popularmente como “mutirão da catarata” e é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

Conhecendo a doença

Segundo a OMS, a catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil são 2 milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.

A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença).

Os sintomas mais frequentes da catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração.

Tratamento da catarata

O tratamento curativo da catarata é o cirúrgico e consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular (LIO).

Toda vez que a qualidade de vida do portador de catarata esteja comprometida, ou seja, que existam limitações nas atividades que realiza habitualmente, a cirurgia está indicada. A evolução da catarata geralmente é bilateral com certa assimetria, daí a importância da realização da cirurgia do segundo olho, para recuperação integral do sistema visual.

A cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local (absolutamente indolor) sem a necessidade de internação hospitalar. Para a recuperação visual do portador de catarata, se faz necessária a retirada do cristalino opaco e o implante de uma lente intraocular. A qualidade de visão com a lente intraocular é muito superior àquela com óculos ou lentes de contato. Por isto, o implante da lente intraocular é feito de rotina atualmente.

Fonte: OMS/MS

 

 

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Juíza ordena que site retire do ar conteúdos que ferem a imagem de promotora de justiça

Site Rota do Sertão tem prazo de 24h para cumprir decisão judicial sob pena de multa diária de R$ 200,00

Numa Ação Cautelar Inominada com pedido de tutela antecipada,  movida pela Promotora de Justiça Martha Bueno Marques Pinto contra o administrador do Sítio Virtual Portal Rota do Sertão, Hector Emílio Coria, a juíza plantonista Clarissa Oliveira Mascarenhas, determinou, neste domingo (5), a retirada imediata de vídeos, áudios e textos publicados a partir do dia 04 de outubro deste ano, cuja mídia tem o objetivo exclusivo de ferir a imagem da representante do Ministério Público nos municípios de Palestina e Pão de Açúcar.

Nos autos nº 0000183-36.2014.8.02.0070, a parte demandante, em breve síntese, aduz que o réu publicou sem o devido consentimento, texto com o objetivo de denegrir a reputação da mesma, como pessoa e como profissional, fatos que já foram objeto de processo administrativo, tendo este sido arquivado.

Alegando, ainda, que o material publicado causa enorme dano a sua imagem, na qualidade de Promotora de Justiça, inclusive prejudicando a comunidade e o Ministério Público, a vítima pleiteou a retirada imediata do artigo e do vídeo postados de forma irresponsável e inconsequente.

Sobre a ação, a juíza plantonista determina a retirada imediata de mídias veiculadas na data de  04/10/2014, ficando para o juiz titular decidir sobre as mídias publicadas no dia 30/09/2014, tendo em vista o lapso temporal entre a publicação e a propositura da demanda, já que esta é datada do dia 05/10/2014.

O autor deste blog solicitou ao TJ/AL uma cópia da Decisão da juíza Clarissa Oliveira Mascarenhas a desfavor do administrador do site Rota do Sertão, Hector Emílio Coria, na qual a magistrada escreve: “Ante o exposto defiro, parcialmente, o pedido de tutela antecipada para que o réu retire no prazo de 24 horas, qualquer texto, vídeo ou áudio, incluídos no site a partir de 04/10/2014, sob pena de multa diária de R$ 200,00 e deixo de apreciar a liminar requerida referente a notícia veiculada no dia 30/09/2014 por não se tratar de matéria de plantão”, diz um trecho da Decisão da juíza plantonista.

 Sobre as postagens de textos, áudios e vídeos no site Rota do Sertão, baseadas em acusações do vereador por Palestina, Luciano Lucena de Farias, contra a Promotora Martha Bueno, cujo processo administrativo já foi arquivado pelas Corregedoria-Geral de Justiça e Procuradoria-Geral de Justiça, outras providências estão sendo tomadas pelos órgãos competentes e pela própria promotora de Justiça.

Como pode ser visto através do Google, o administrador do site Rota do Sertão, já coleciona diversos processos a seu desfavor, por motivo de publicações difamatórias contra autoridades e cidadãos de bem.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Promotora se reúne com PF e PM para discutir o Plano de Segurança das eleições em Pão de Açúcar e Palestina

A ordem é não tolerar a compra e venda de votos e a comercialização de bebidas alcóolicas

A representante do Ministério Público Eleitoral na 11ª Zona, promotora de Justiça Martha Bueno, se reuniu, neste sábado (4), no Cartório Eleitoral, localizado na Avenida Ferreira de Novais, para discutir o Plano de Segurança para as eleições deste domingo (5), nos municípios de Pão de Açúcar e Palestina.

Compete ao Ministério Público fiscalizar o pleito e coibir crimes eleitorais, dentre estes, a compra e venda de votos, uma prática muito comum neste período.  Nestes dois municípios a ordem é não tolerar a prática de abusos por parte de candidatos e cabos eleitorais, cujo objetivo é garantir a segurança e o clima de normalidade do pleito, principalmente durante o período de votação.

Conforme consta no Plano de Segurança Eleitoral apresentado pelas polícias federal e militar,  não será permitido a comercialização de bebidas alcóolicas, o qual foi reforçado pela representante do Ministério Público Eleitoral, na reunião ocorrida na manhã de hoje.

Nos dois municípios pertencentes à 11ª Zona Eleitoral estarão funcionando 62 seções eleitorais, sendo 11 em Palestina e 51 em Pão de Açúcar, onde a estrutura do transporte para conduzir os eleitores encontra-se dentro do que foi exigido pela representante do Ministério Público Eleitoral.

Segundo informações do Cartório Eleitoral, a votação terá início às 08 horas da Manhã e o encerramento às 17 horas. Os eleitores que ainda estiverem na fila no horário de encerramento da votação não serão prejudicados porque a Justiça Eleitoral determina  que estes eleitores tenham acesso à urna eletrônica se estiverem dentro da seção eleitoral.

Na 11ª Zona Eleitoral estão inscritos 20.284 eleitores, sendo 3.847 eleitores no município de  Palestina e 16.437 eleitores em Pão de Açúcar. “Queremos que ocorra uma eleição dentro da ordem e da paz”, declarou a doutora Martha Bueno.