Minuto Sertão

buscar

Helio Fialho

RSS

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Expresso Forronejo e Forró do Muído farão shows, nesta segunda-feira, na orla fluvial de Pão de Açúcar

Atrações musicais, competições esportivas, hasteamento, desfile e inaugurações fazem parte da programação dos 161 anos emancipação política

Após uma minuciosa consulta à assessoria jurídica do Município sobre a recomendação feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) através do Ofício Circular nº 100/2015, de 30 de janeiro de 2015, aos prefeitos de 36 municípios alagoanos, cujos municípios se encontram em situação de emergência, para não fazerem gastos excessivos com a contratação de bandas, palcos e outras estruturas para as festividades carnavalescas, o prefeito Jorge Dantas decidiu que a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar irá promover dois shows musicais na orla fluvial com as atrações Zelito e o Expresso Forronejo e Banda Forró do Moído.

Segundo a assessoria jurídica, a recomendação feita pelo TCE/AL só diz respeito aos festejos carnavalescos, pois estes são realizados durante quatro dias e gerariam gastos que poderiam comprometer o erário público, principalmente neste momento de seca.

Já no tocante à comemoração de aniversário do município de Pão de Açúcar, sendo esta festa uma das mais importantes para a população, além de ser comemorada em  uma data histórica, as contratações podem ser possíveis desde que  estejam em harmonia com a prudência e a razoabilidade, isto é, que não sejam feitas despesas que sacrifiquem os cofres da prefeitura.

Com este aval, o governo municipal trará para a cidade de Pão de Açúcar, na próxima segunda-feira (2), as atrações Zelito e o Expresso Forronejo e a Banda Forró do Muído, com o início dos shows marcado para as 23 horas, na orla fluvial.

Com a realização destes dois shows musicais, o prefeito Jorge Dantas cumpre a promessa feita no mês de dezembro à população, muito antes da publicação da resolução do TCE/AL.

Também foram inseridas na programação festiva, dois torneios (vôlei de praia e futevôlei) e uma corrida de canoas. As inscrições para as disputas podem ser feitas a partir desta quarta-feira (25), na Secretaria Municipal de Turismo e Esporte. Confira abaixo a programação completa da festa de aniversário de 161 anos de emancipação política de Pão de Açúcar.

Dia 02/03 (Segunda-Feira):

23:00 à 01:00 h – Zelito e Banda Expresso Forronejo, na orla fluvial;

01:30 às 03:30 h – Banda Forró do Moído, na orla fluvial;

 

Dia 03/03 (Terça-Feira):

08:00h – Hasteamento das bandeiras, na Praça da Matriz;

08:00h – Desfile escolar, na Avenida Bráulio Cavalcante;

08:00h – Torneios de Futevôlei e Vôlei de Praia, na Praia do Velho Chico;

08:00 às 17:00h - Exposição fotográfica "Pão de Açúcar sob o Olhar de Moradores", ao lado da Praça da Matriz;

11:00h – Corrida de Canoas – no Rio São Francisco;

11:00h – Inauguração da reforma e ampliação da Unidade Municipal de Ensino Pedro Soares dos Prazeres, no Sítio União;

14:00h – Inauguração da reforma e ampliação da Unidade Municipal de Ensino Júlio Damascena Ribeiro, no Sítio Xexéu;

17:00h – Inauguração da Casa do Empreendedor, na Avenida Ferreira de Novais(próxima à Banca do Peixe).

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Aniversário de 161 anos de emancipação política de Pão de Açúcar será comemorado com desfile escolar e inaugurações

Prefeito Jorge Dantas vai inaugurar reforma e ampliação de duas escolas municipais

No próximo dia 3 de março, o município de Pão de Açúcar estará completando 161 anos de emancipação política. E para comemorar esta data, o governo municipal realizará um grande desfile escolar com a participação de todas as unidades municipais de ensino, na Avenida Bráulio Cavalcante, e inauguração de duas obras de ampliação e reforma das unidades municipais de ensino Pedro Soares dos Prazeres (Sítio União) e Júlio Damascena Ribeiro (Sítio Xexéu).

Também será realizada a tradicional solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município, na Praça da Matriz, com a presença de diversas autoridades e lideranças municipais, entre essas, o prefeito Jorge Dantas.

Para quem esperava uma comemoração com shows de bandas em um palco instalado em praça pública, como havia sido previsto pela Comissão Municipal Organizadora de Eventos, ainda no mês de dezembro de 2014, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar não poderá promover este tipo de evento, em obediência ao Ofício Circular nº 100/2015, de 30 de janeiro de 2015, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL), que recomenda aos prefeitos dos municípios que se encontram  em situação de emergência ou estado de calamidade provocado pela seca, bem como aqueles que atravessam  crise financeira e fiscal decorrente da redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a não aplicarem recursos públicos em atividades festivas, como a contratação de bandas, trios elétricos, montagem de palcos e demais estruturas.

É que os recursos públicos das prefeituras, segundo o TCE/AL, devem ser priorizados ao combate à seca, como, por exemplo, a contratação de carros-pipa, entre outras ações emergentes, de modo que venha a ser mitigado o sofrimento das populações rurais assoladas pela prolongada estiagem que atinge 36 municípios alagoanos, os quais foram amparados pelo Decreto Estadual nº 37.294, de 15 de dezembro de 2014, que terá validade de 180 dias, isto é, termina o prazo em 15 de junho deste ano.

Como Pão de Açúcar sempre foi palco de grandes desfiles escolares, a Prefeitura de Pão de Açúcar, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, está organizando um grande desfile com a participação de diversas escolas municipais localizadas nas zonas urbana e rural do município.  Confira abaixo a programação oficial do dia 03 de Março.

08:00 h – Hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado e Município, na Praça da Matriz;

08:10 h – Desfile cívico com a participação das escolas municipais, na Avenida Bráulio Cavalcante;

11:00 h – Inauguração das obras de reforma e ampliação da U.M.E. Pedro Soares dos Prazeres, no Sítio União;

14:00 h – Inauguração das obras de reforma e ampliação da U.M.E. Júlio Damascena Ribeiro, no Sítio Xexéu.

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar tem animadíssima abertura de Carnaval

Dezenas de blocos e centenas de foliões comparecem ao desfile das majestades momescas

Foi animadíssima a abertura oficial do Carnaval 2015 em Pão de Açúcar. Centenas de foliões acompanharam o desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval pela Avenida Bráulio Cavalcante.

Dezenas de blocos carnavalescos prestigiaram o tradicional evento momesco este ano puxado pela Orquestra Petrúcio Ramos. O prefeito Jorge Dantas desfilou em carro aberto ao lado do rei Loló Cruz e da rainha Edilaine Almeida (Nanny), as majestades carnavalescas de 2015.

Ao chegar ao coreto da Praça da Matriz, o prefeito Jorge Dantas fez a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e decretou oficialmente a abertura dos festejos carnavalescos na cidade de Pão de Açúcar.

Em seguida, ainda no coreto, os mais de 60 blocos, que este ano vão desfilar pelas ruas da cidade, receberam a ajuda financeira entregue pelo secretário municipal de Cultura Jurandir Amadeu.

Por volta de 22 horas, foi a vez do Bloco Salve Jorge, que tem como presidente o carnavalesco Edimilson Cruz, desfilar pelas ruas da cidade arrastando uma grande multidão de foliões.

E às 23 horas, teve início, no Iate Clube Pão de Açúcar, o tradicional Baile a Fantasia, animado pela Orquestra Petrúcio Ramos e promovido pela Quadrilha Buscapé.

Apesar de a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar não estar realizando o Carnaval de palco no quartel general da folia, por conta da proibição imposta pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) aos municípios alagoanos considerados em estado de emergência, por motivo da seca, a festa carnavalesca promete este anos ser bastante animado nos clubes sociais e nas ruas da cidade.

As orquestras Sociedade Musical Guarani e Petrúcio Ramos e mais de 60 blocos  carnavalescos são responsáveis pela animação do Carnaval de Pão de Açúcar, um evento que tem duração de cinco dias na Terra de Jaciobá (de 13 a 17) e que atrai milhares de foliões todos aos anos, inclusive para as praias de Pão de Açúcar.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL em BlogsHelio Fialho

Escola Senador Rui Palmeira bota o bloco na rua na manhã desta sexta-feira

Abertura oficial é hoje à noite com o desfile das majestades momescas

Escola Senador Rui Palmeira bota o bloco na rua na manhã desta sexta-feira

O clima carnavalesco teve inicio logo cedo, nesta sexta-feira (13), na cidade de Pão de Açúcar. Um bloco infantil, formado por alunos da Unidade Municipal de Ensino Senador Rui Palmeira, puxados por músicos da banda fanfarra da referida escola, saiu às ruas para levar a alegria do Carnaval pão-de-açucarense à população.

Já é uma tradição o desfile de blocos na cidade de Pão de Açúcar durante os festejos carnavalescos.  Na noite de ontem foi a vez do Bloco do Pó sair às ruas arrastando os foliões.  Durante todo o dia de hoje diversos blocos ligados a escolas e outros grupos sairão às ruas para anunciar que Pão de Açúcar já está em clima momesco. E logo mais à noite, às 19 horas, é a vez do tradicional desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2015, acompanhado de dezenas de blocos carnavalescos. A concentração está marcada para a Praça do Relógio, de onde sairão com destino à Praça da Matriz.                                                              

Bloco Salve Jorge desfila nesta sexta-feira treze com trio elétrico e 200 caixas de cerveja

Bloco Salve Jorge, do carnavalesco Edimilson Cruz, desfilará pelas ruas de Pão de Açúcar logo mais à noite. A concentração será em frente à Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus,  a partir de 20 horas, em frente à Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

Para participar, o folião precisa adquirir a camisa do bloco ao preço de R$ 25,00, o que dá direito à bebida de graça. Segundo Edimilson Cruz, são 200 caixas de cerveja à disposição dos foliões. A animação fica por conta da Banda O Patrão. O bloco será puxado por um trio elétrico. Ponto de venda de camisas: na praça em frente à prefeitura.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Tribunal de Contas recomenda a Prefeitura de Pão de Açúcar a não realizar Carnaval

Prefeitos que não acatarem recomendação do TCE/AL poderão perder o mandado

Por recomendação do TCE/AL, através do Ofício Circular nº 100/2015, de 30 de janeiro de 2015, que orienta as prefeituras a não fazerem gastos com festividades de Carnaval, em razão de o município ter decretado estado de emergência ou de calamidade por conta da seca, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar não realizará este ano o chamado carnaval de rua no quartel general (QG) da folia.

“Recomendar aos senhores prefeitos municipais: a não aplicação de recursos públicos em atividades a carnavalescas, como a contratação de bandas e/ou trios elétricos, montagem de palcos e demais estruturas, apoio financeiro às escolas de samba ou blocos de rua, destinados ao Carnaval 2015, notadamente aos municípios que se encontrem em situação de emergência ou estado de calamidade provocado pela seca, bem como aqueles que atravessam crise financeira e fiscal decorrente da redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios”, diz o documento enviado pelo Tribunal de Contas do Estado de alagoas.

Segundo, ainda, o documento enviado pelo TCE/AL aos prefeitos, o descumprimento desta orientação poderá implicar em ato de improbidade administrativa, podendo acarretar a “suspensão” dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens ou ressarcimento ao Erário na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível”, conforme previsão do art. 37, §4º, da Constituição Federal.

Com base nesta recomendação, a Prefeitura de Pão de Açúcar por ter decretado estado de emergência no município, em razão da grande seca que ora vem enfrentando, somente promoverá a abertura oficial da folia, nesta sexta-feira (13), ficando a animação carnavalesca por conta dos clubes sociais e dos mais de 60 blocos que irão desfilar durante os quatro dias de festividades momescas.

SEMTAS vai botar o bloco na rua, nesta sexta-feira, durante a abertura oficial do Carnaval de Pão de Açúcar

Servidores da SEMTAS (Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social) estarão realizando panfletagem sobre a Lei Maria da Penha (de combate à violência contra a mulher), nesta sexta-feira (13), durante a abertura oficial do Carnaval de Pão de Açúcar, cujo início está previsto para as 19 horas, com concentração na Praça do Relógio.

Trajando blusa ou camiseta branca e levando a mensagem de paz, os servidores da SEMTAS, em parceria com o CREAS regional e municipal, darão início ao trabalho socioeducativo referente às campanhas alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no próximo dia 08 de maio, e o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, a ser comemorado em 18 de maio, em obediência aos calendários nacional e internacional.

Também serão distribuídas camisinhas (preservativos) para os foliões e, ainda, exemplares de uma cartilha sobre a Lei Maria da Penha, por ocasião do desfile do Rei Momo, da Rainha do Carnaval e de dezenas de blocos carnavalescos. A Banda Sociedade Musical Guarani estará abrilhantando a festa e arrastando os foliões com animadíssimos frevos.

O prefeito Jorge Dantas e a primeira dama do município, Soraya Omena Dantas, já confirmaram presença.

Bloco Salve Jorge

O Bloco Salve Jorge, que tem como presidente o carismático Edmilson Cruz, está preparado para arrastar centenas de foliões com um trio elétrico pelas ruas da cidade de Pão de Açúcar, nesta sexta-feira (13). O Salve Jorge, no carnaval do ano passado, fez um grande sucesso de público. E este ano promete fazer melhor. Camisas continuam à venda com o próprio presidente.

Limoeiro, Jacarezinho, Santiago e Espinhos vão dar adeus aos lixões neste sábado

Por determinação do prefeito Jorge Dantas, a partir deste sábado (14), será iniciado o serviço de coleta de lixo nas comunidades ribeirinhas de Limoeiro, Jacarezinho, Santiago e Espinhos.

A ação será realizada pela Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos (SEVOSP) com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A coleta de lixo nestas comunidades será realizada às quartas-feiras e sábados pela manhã e o lixo será destinado à sede do município.

O objetivo da ação é acabar com os lixões públicos nestas comunidades, o que significa uma ameaça à saúde dos moradores. O morador da Vila Limoeiro, Aldo Júnior, comemorou a boa notícia, pois se trata de uma reivindicação do mesmo.

Prefeito Jorge Dantas participa de evento sobre Gestão Pública

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.  Contou com a presença do prefeito Jorge Dantas, secretária municipal de Saúde, Normanda Santiago, vereador Dyego Correia (presidente da Câmara Municipal de Vereadores), vereadora Tereza Brito, Ana Cleide Santos (representante da juventude), entre outras autoridades e lideranças municipais convidadas.

O evento iniciou às 14 horas e encerrou às 17 horas e 30 minutos e teve como público alvo os coordenadores da SMS, conselheiros e outros convidados. O palestrante foi o Dr. Pedro Guido, auditor fiscal da Receita Federal, que na oportunidade estava representando o Instituto Silvio Viana.

O objetivo do evento foi capacitar os conselheiros de saúde, acatando a uma sugestão do Ministério Público ao Conselho Municipal de Saúde.

A debatedora da palestra foi a promotora de Justiça Micheline Tenório, que atua como coordenadora do Núcleo de Saúde do 1º Centro de Atendimento Operacional do Ministério Público Estadual. Já a promotora de Justiça Martha Bueno, da Comarca de Pão de Açúcar, teve participação no evento, na qualidade de convidada especial.

Em seu discurso, o prefeito Jorge Dantas falou da redução de recursos e de outros problemas que atingem a gestão pública municipal.

Durante a palestra foram abordados assuntos referentes à importância da gestão pública, sobre orçamento público, processos, licitações, empenhos, a atuação dos conselhos, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA), sobre a importância de manter uma relação estreita entre a secretaria municipal de saúde e o ministério público.

"Essas atividades são muito importantes para que a sociedade fique muito mais ligada sobre a administração pública porque é algo que interfere na vida da gente a toda hora. Por isso que a gente tem que saber o que está se passando,  para tentar melhorar aquilo que nos é oferecido como serviço público. Aqui, a grande intenção é a participação popular e a melhoria das políticas públicas municipais. Essa é a grande intenção nossa, criar uma consciência crítica na população e informá-la que não adianta o cidadão querer participar sem ter conhecimento. A primeira coisa é ter conhecimento, e depois cobrar os seus direitos e cobrar também as obrigações do poder público municipal", disse o preletor Pedro Guido.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Conselho Municipal de Saúde de Pão de Açúcar promove, nesta quarta-feira, palestra sobre Gestão Pública

Autoridades de instituições renomadas de Alagoas serão os palestrantes

O Conselho Municipal de Saúde de Pão de Açúcar está promovendo,  nesta quarta-feira (11), às 14 horas, no auditório da FASVIPA, palestra sobre Gestão Pública. Os palestrantes convidados são: Dr. Pedro Guido (Auditor Fiscal da Receita Federal), Dr. Lourenço Leirias (Psicólogo e Presidente do Instituto Silvio Viana), Drª Micheline Tenório (Coordenadora do Núcleo de Saúde do 1º Centro de Atendimento Operacional do Ministério Público Estadual e Promotora de Justiça titular da 26ª Promotoria de Justiça da Capital – Defesa da Saúde), Drª Martha Bueno (Promotora de Justiça da Comarca de Pão de Açúcar).

O objetivo da palestra é deixar informados os participantes sobre as novas leis que regem a Gestão Pública no Brasil.

 Segundo a secretária municipal de Saúde, Normanda Santiago, o evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Pão de Açúcar e contará com a presença de todos os coordenadores da SMS e outros convidados.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Secretaria de Assistência Social de Pão de Açúcar já está funcionando em sua nova sede

Novo espaço oferece melhor condição de atendimento à população

A Secretaria  Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), órgão que tem a frente a  primeira dama do município e secretaria Soraya Omena Dantas, mudou-se, no último fim de semana,  para a sua nova sede, localizada na Rua Padre Soares Pinto, nº 220, que fica  bem em frente à Casa Paroquial de Pão de Açúcar, e já  abriu as portas , nesta segunda-feira(9), para atendimento ao público.

A nova sede, além de oferecer melhor comodidade aos funcionários, possui mais espaço e conforto às pessoas que procuram a secretaria em busca dos serviços de assistência social. Outro fator considerado relevante é  a descentralização de alguns setores que antes funcionavam na prefeitura, a exemplo do setor de contabilidade. Agora o órgão possui contabilidade própria e uma dependência onde funciona exclusivamente o serviço social.

A SEMTAS, como é popularmente conhecida, é considerada uma das pastas mais importantes da gestão do prefeito Jorge Dantas, devido à diversidade de serviços oferecidos aos munícipes.

Escolher um espaço mais adequado para atender com mais dignidade às mais de 1.000 pessoas/mês  que procuram o órgão assistencial do município, principalmente as que buscam o serviço social, serviços eventuais e o Bolsa Família, foi uma brilhante iniciativa da secretária Soraya Omena Dantas, uma gestora que goza de grande popularidade no meio das famílias mais humildes de Pão de Açúcar, pois realiza um trabalho voltado para os menos favorecidos.

Se no antigo prédio, localizado na Travessa Marcus Vinicius, a SEMTAS oferecia um serviço de qualidade à população, agora, funcionando em sua nova sede, ficou mais fácil e mais humano realizar as ações planejadas pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social, para o biênio 2015/2016.

O horário de atendimento ao público continua o mesmo, isto é, de 07h30m às 13h30m, de segunda-feira à sexta-feira.  “Atender bem às pessoas que nos procuram é prioridade na nossa secretaria”, disse Soraya Dantas.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar terá animadíssimo Carnaval de Clube

Desfile de blocos, folia em clubes sociais e na Praia do Velho Chico atrairá centenas de foliões

Assim como antigamente, a cidade de Pão de Açúcar, a partir de sexta-feira (13), concentrará a folia carnavalesca nos clubes sociais e com os desfiles de blocos nas ruas. O Iate Clube Pão de Açúcar e a sede do Centro Sportivo Internacional serão os principais espaços para a realização dos bailes momescos, além do tradicional banho de rio a fantasia promovido pelos foliões oriundos de outras cidades.

Este ano, em razão das dificuldades financeiras, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar não irá promover o carnaval no QG da folia, porém, por determinação do prefeito Jorge Dantas, o governo municipal está liberando ajuda financeira aos blocos carnavalescos e aos clubes sociais, além de ter contratado a Banda Sociedade Musical Guarani, que fará dois arrastões de frevo em plena praia, saindo da Praia do Cristo em direção à Praia Central, no domingo (15) e terça-feira (17), de meio-dia às três horas da tarde.

A abertura oficial dos festejos carnavalescos de Pão de Açúcar será  realizada pela prefeitura, na próxima sexta-feira, às 19 horas,  com o tradicional desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2015 pelas Avenida Bráulio Cavalcante.

O desfile das majestades carnavalescas será abrilhantado pela tradicional Banda Sociedade Musical Guarani e por dezenas de blocos. O prefeito Jorge Dantas, como de praxe, estará participando do desfile, ao lado do rei e da rainha do carnaval 2015.

De acordo com uma decisão da Comissão Organizadora de Eventos, dezenas de blocos só vão poder receber a ajuda financeira da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, no momento da concentração dos blocos, na Praça do Correio, nesta sexta-feira. Esta medida é para evitar que alguns representantes de blocos recebam o dinheiro e não botem seus blocos na rua, fato que vem acontecendo todos os anos na cidade de Pão de Açúcar.

Na sexta-feira, logo após o desfile de abertura oficial, será realizado, com início às 22 horas,  o 16º Baile a Fantasia, no Iate Clube Pão de Açúcar, com Geraldo Marrom, Marcia Bahia e Orquestra  Maestro Petrúcio Ramos. A organização é da Quadrilha Buscapé.

No sábado, com início às 19 horas, na sede do Centro Sportivo Internacional, haverá o 1º Baile de Carnaval a Fantasia, denominado de “Carnaval Girassol” ou “Carnaval da Terceira Idade”, realizado pela Associação Assistencial dos Hipertensos, Diabéticos e Idosos de Pão de Açúcar. Segundo o presidente Edson Rodrigues Pereira, a mesa para quatro pessoas custa apenas R$ 40,00.

Já no Iate Clube Pão de Açúcar, segundo o presidente Milton Lopes de Oliveira, de domingo (15) a terça-feira (17), serão realizados quatro bailes, cumprindo a seguinte programação: domingo – 16:00 e 23:00 horas: Orquestra Petrúcio Ramos, sendo a primeira apresentação uma matinê; segunda-feira – 23:00 horas: Banda NuKomando; terça-feira – 23:00 horas: Orquestra Petrúcio Ramos.

Pelo visto, apesar das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura de Pão de Açúcar, a “Terra do Sol, Espelho da Lua” não deixará de viver cinco dias de festejos carnavalescos, pois a animação do carnaval quem faz é o folião porque esta é uma festa popular.

Homenagem ao folião  Zé Cleto

O Bloco Fonsecão este ano estará homenageando o grande folião José Francisco de Souza, conhecido como “Zé Cleto”. Ele faleceu, aos 52 anos, em 2008, na cidade de Pão de Açúcar, e foi componente de vários blocos carnavalescos, incluindo o Los Panchos. Pertencia à tradicional família Fonseca. É uma justa homenagem.

Bloco 45 Graus homenageará Branca Andrade

O animadíssimo Bloco 45 Graus, que este ano completa quatro anos de existência, estará mais uma vez abrilhantando o carnaval pão-de-açucarense pelas ruas da cidade e prestará uma homenagem a sua madrinha e foliã Branca da Andrade. A saudosa vereadora foi uma grande incentivadora e colaboradora deste bloco, segundo o presidente Eduardo Santos Bezerra.

Carnaval no Per Zero Um

Carnaval Open Bar com banda, cerveja e refrigerante, neste domingo (15), durante o dia,  no Pier Zero Um, localizado na Rua da Alegria, com vista para o rio São Francisco.  Segundo o organizador Clayton Rocha, as vagas são limitadas e a pulseira custa R$ 70 reais.

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Crise de Água: Falta de chuva em Minas Gerais pode secar o leito do rio São Francisco

Barragens Três Marias, Sobradinho e Xingó baixaram drasticamente suas vazões defluentes

É de extrema preocupação a situação atual do rio São Francisco. Como não bastasse a agressão ambiental com a construção de barragens e a destruição de suas matas ciliares, o que provocou o grande assoreamento da calha do Velho Chico, agora, em consequência da falta de chuva no estado de Minas Gerais, um gravíssimo problema surge para deixar a população ribeirinha em pânico.

As barragens Sobradinho e Xingó estão soltando o dobro da quantidade de água que estão recebendo da barragem Três Marias. E se as chuvas continuarem sem cair em Minas Gerais, principalmente na região onde ficam localizados os principais afluentes (rio Grande, rio Corrente, rio Paracatú, rio Paraopeba, rio Abaeté, rio das Velhas e rio Jequitaí) em pouco tempo será decretado o racionamento de água encanada.

Segundo um documento divulgado no dia 26 de janeiro deste ano pela Agência Nacional de Águas (ANA), que tem como fontes de dados a CHESF, o Serviço Geológico do Brasil e o Operado Nacional de Sistemas (ONS),  a UHE Três Marias, localizada em Minas Gerais, encontrava-se, em 25 de janeiro, com 10,23% de volume útil, uma afluência de 130 metros cúbicos por segundo e uma vasão defluente de 120 metros cúbicos por segundo (m³/s).

A Usina Hidrelétrica de Sobradinho, localizada na Bahia, no dia 25 deste mês, estava operando com o volume útil de 19,55%, uma afluência de 650 m³/s e uma defluência de 1.046 m³/s. A UHE de Itaparica, também no estado da Bahia, está operando com 19,59% de volume últil, 1.040 m³/s de afluência e 980 m³/s de defluência.

Já a Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, a qual se tornou bastante polêmica, principalmente no Baixo São Francisco, em razão de ser a última responsável pela fragilização do leito do Velho Chico, de Piranhas a Piaçabuçu, em Alagoas, e de Canindé do São Francisco a Brejo Grande, em Sergipe.

É justamente a vasão da Barragem Xingó que controla o volume de água do rio São Francisco, no trecho que engloba os municípios ribeirinhos de Alagoas e Sergipe. No dia 25 de janeiro deste ano, Xingó estava operando com uma afluência de 907 m³/s, enquanto a sua vazão defluente atingiu 1.051 m³ por segundo.

Como pode se perceber, no geral, a afluência apresenta um número inferior a defluência, ou seja,  a quantidade de água que as usinas estão recebendo é inferior a quantidade de água que estão liberando para o rio São Francisco.

E o ponto crítico da questão está justamente neste fato, pois não existe água suficiente para sustentar estas vazões defluentes por muito tempo, pois há meses não chove nestes lugares.

Como prova concreta da crise hídrica, a vazão defluente mínima de Xingó, considerada normal pela Agência Nacional de Águas é de 1.300 cúbicos por segundo, em época de escassez de chuvas.

 Com a ausência de chuvas e a consequente redução do volume de água nas barragens e o estreitamento drástico do leito do rio São Francisco, não tem como evitar a grande crise de água que se aproxima.

Sem água nas barragens, as usinas não vão poder operar, e com a calha do rio muito seca e  estreita, as bombas não vão poder realizar a captação de água para abastecer a população através das tubulações domiciliares.

Assim sendo, as populações abastecidas pelo rio São Francisco, ao longo de seus 2.830 quilometros de extensão, ficarão em situação mais grave que a das populações de São Paulo e Rio de Janeiro com a crise hídrica no rio Paraíba do Sul, no Alto Tietê e no Sistema Cantareira.

Se a preocupante situação continuar nos próximos meses, ou seja, se não chover o suficiente  nestas regiões, em breve municípios ribeirinhos como Pão de Açúcar, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Delmiro Gouveia, Belo Monte, Traipu, São Braz, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu e outras dezenas de cidades alagoanas que são abastecidas pelo Velho Chico ficarão sem o líquido precioso em suas torneiras, o que significa muita sede para as populações e enormes  prejuízos para os diverso setores da economia regional, os quais dependem da água vinda do velho Chico.

Sobre os possíveis prejuízos que a drástica redução da vazão defluente das hidrelétricas do rio São Francisco podem provocar às populações, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (CBHSF) cobrou, durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, realizada em 02 de abril de 2014, o ressarcimento pelos danos causados aos usuários do rio como decorrência da decisão do governo federal de reduzir as vazões do São Francisco abaixo do mínimo permitido, a jusante (o lado para onde se dirige a corrente de água) das usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE). A vazão defluente é o somatório da vazão que passa pela turbina e da que passa apenas pelos vertedouros da usina sem gerar energia.

A redução da vazão foi solicitada pela empresa concessionária das usinas, a Companhia Hidro Elétrica do Rio São Francisco (Chesf), com base em análise técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). As usinas estão trabalhando com uma vazão de 1.100 m³ por segundo, abaixo da vazão mínima de 1.300 m³/s, o que segundo o vice-presidente do comitê, Wagner Soares Costa, tem afetado o abastecimento de milhares de habitantes da região, assim como atividades econômicas como a pesca, a aquicultura e a agricultura.

A preocupante redução da vazão do rio São Francisco já tinha sido bastante criticada pelo presidente do CBHRS, Anivaldo Miranda, que no dia 05 de junho de 2013, por ocasião das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, não poupou críticas ao governo federal.

Para o presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco,  o rio está morrendo aos poucos, em virtude da falta de planejamento do governo federal e da exploração desordenada do Velho Chico.

Segundo, ainda, Miranda, a redução da vazão do rio atinge duramente as regiões do Submédio e do Baixo São Francisco,  prejudicando a navegação, empresas de abastecimento de água que captam água no rio, a agricultura irrigada, a pesca artesanal e a aquicultura, as atividades do turismo e, sobretudo, a biodiversidade. “Sem falar nos impactos físicos do assoreamento, no aumento da força da cunha salina na região da foz e no aspecto da paisagem. Alguns desses impactos são irreversíveis como é o caso da perda de biodiversidade”, alerta o presidente do CBHSF.

Os impactos já são sentidos em Alagoas e Sergipe e causaram prejuízos concretos para a Casal, em Alagoas, e a Deso, em Sergipe, além de já terem afetado serviços municipais de abastecimento de água, sistemas de irrigação da Codevasf, pesca artesanal e navegação, bem como os prejuízos dos pequenos usuários localizados às margens do rio.

 E para confirmar a crise sem precedente nos 2.830 quilômetros de extensão do Velho Chico , numa nova resolução, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2), a Agência Nacional de Águas (ANA) decidiu prorrogar a vazão mínima do rio São Francisco até o dia 28 de fevereiro.

A decisão mantém oficialmente a vazão defluente do Velho Chico em 1.100 m³ por segundo, nos reservatórios de Sobradinho e Xingó. Desde o mês de abril de 2013, esta decisão, que deveria ser em caráter de emergência, tem se tornado contumaz.

"É irreversível a situação do rio São Francisco"

A paisagem do Velho Chico não é a mesma há algum tempo. Como pode ser visto em muitos pontos, ao longo do curso do rio entre os estado como Bahia e Sergipe, os bancos de areia tomaram o cenário e deram espaço a prainhas isoladas no meio do rio, além da proliferação de algas no fundo do rio.

Além do grande impacto ambiental, a redução da vazão do rio nas usinas hidrelétricas tem gerado grande prejuízo para os ribeirinhos, que retiram de suas águas o sustento da família. Porém, diante do cenário crítico, o biólogo Gabriel Le Campion garante que o grande problema enfrentado pelo rio é o desmatamento em suas nascentes e nos olhos d’água, o que se tornou uma situação irreversível.

De acordo com o especialista, mesmo que a vazão seja normalizada nas hidrelétricas, a tendência é que o rio volte a secar novamente, já que as águas irão desaguar no mar. Segundo ambientalistas, o Rio São Francisco enfrenta a pior seca dos últimos 12 anos e a pouca chuva em seus afluentes fez com que o volume de água nos lagos de Três Marias, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó, reduzisse a sua capacidade para uma quantidade jamais esperada.

“Há 50 anos o professor Vasconcelos Sobrinho falou que o rio iria secar e ninguém deu importância. Agora estamos vendo o resultado. A situação do Rio São Francisco é irreversível”, afirmou o biólogo.

Campion explicou, ainda, que a tendência é que o rio São Francisco se torne um rio temporário, isto é, fique cheio durante o período de chuvas e seco durante a época de estiagem. Ele afirma que o rio ainda não chegou à situação de total seca devido ao seu porte. “Se fosse um rio de um porte bem menor já estaria seco, com certeza”, acrescentou o biólogo.

Para os moradores ribeirinhos, a situação do rio São Francisco é desesperadora, pois será um caos generalizado caso o Velho Chico venha a secar. A situação é de alerta e de muita tensão, a exemplo do prefeito Jorge Dantas, da cidade ribeirinha de Pão de Açúcar (AL), que ao ter acesso às informações sobre a drástica redução na vazão do rio, demonstrou  grande preocupação. “Esse é um cenário extremamente preocupante. Sobradinho está apenas com 19% e recebendo apenas 650 m³ por segundo”, disse o prefeito.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Prédio da Escola Estadual José Soares Pinto é arrombado em Pão de Açúcar

Móveis foram quebrados e documentos importantes foram espalhados pelo chão

A Escola Estadual José Soares Pinto, localizada na Avenida Manoelito Bezerra Lima, em frente ao hospital de Pão de Açúcar, amanheceu, nesta terça-feira (3), com as portas de acesso arrombadas e em alguns setores os vândalos fizeram muitos estragos, causando prejuízos à escola, que é considerada uma das unidades de ensino estadual mais organizadas da região.

O arrombamento só foi percebido quando uma das encarregadas de serviços gerais chegou para realizar o trabalho de limpeza, por volta de 06 horas da manhã. Ao perceber que havia arrombamento em algumas portas e documentos espalhados pelo chão, a  funcionária ligou para a diretora Cintia dos Anjos e comunicou o ocorrido.

Segundo, ainda, informações da direção da escola, primeiramente o autor do ato arrombou uma dependência onde ficam localizadas a diretoria e secretaria da escola, depois arrombou os móveis e quebrou gavetas, tendo acesso a documentos importantes que ficaram espalhados pelo chão. Pastas e fotografias de alunos e outros documentos e objetos também foram jogados ao chão, além de alguns móveis terem sido danificados.

Na sala onde funciona a secretaria escolar, os criminosos escreveram em uma das paredes  uma frase irônica e que representa um recado, interpretado pelos diretores e servidores da escola, como um ato de vingança contra a Escola Estadual José Soares Pinto.  “É assim mesmo”, escreveu o autor.

Segundo, ainda, a diretoria da escola e funcionários da secretaria escolar, nenhum objeto foi roubado pelos arrombadores, o que caracteriza que a ação foi uma represália contra a escola em razão de alguma insatisfação.

E, por esta razão, não está descartada a possibilidade de o ato ter sido praticado por alunos da própria escola, principalmente porque recentemente houve algumas reprovações que deixaram com raiva alguns alunos, os quais demonstraram insatisfação para com o resultado negativo.

As diretoria da escola, representada  pelos diretores Cintia dos Anjos (titular) e Alice Andrade (adjunta) comunicou o fato à polícia que, inclusive, marcou para logo mais as 10 horas uma visita à escola, para fazer os primeiros levantamentos, ouvir alguns funcionários e iniciar as investigações com o objetivo de chegar ao autor deste crime contra o patrimônio público.

A reportagem do Cada Minuto/Minuto Sertão ouviu, ainda, o funcionário Erivaldo Feitosa, conhecido como “Perivaldo”, que é o único vigia noturno da escola, em razão de o segundo vigia noturno, Genival Feitosa, conhecido como “Babau”, ter falecido no dia 21 de março de 2014 e, desde esta data, a Secretaria de Estado da Educação não contratou ninguém para substituir, em razão da não realização de concurso público pelo Estado.

A reportagem do Cada Minuto/Minuto Sertão também entrou em contato com a coordenadora da 8ª CRE, Cerícia Lima Brandão Souza dos Santos, e a mesma confirmou que realmente existe a carência de um vigia noturno na referida escola, em razão da morte de Genival Feitosa, e que até agora o Estado não contratou ninguém para substituí-lo porque não realizou concurso público para esta categoria de servidor.

Espera-se que a polícia apure o mais rápido possível o ocorrido e chegue aos verdadeiros culpados por este ato criminoso que desafia o Estado de Alagoas, afronta as autoridades estaduais e desrespeita a direção e os demais servidores da referida escola, a qual é uma referência para a educação pão-de-açucarense, principalmente porque comemorou  meio século de sua fundação, em novembro de 2014. 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar vai realizar somente carnaval com desfile de blocos nas ruas

Abertura oficial será no dia 13 com o desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2015

Depois de se reunir por mais de duas horas, nesta quarta-feira (28), com a Comissão Municipal Organizadora de Eventos, em seu gabinete, o prefeito Jorge Dantas anunciou que este ano a Prefeitura de Pão de Açúcar somente irá realizar o carnaval de blocos, o que significa que não haverá a apresentação de bandas para os foliões no quartel general da folia, em razão das dificuldades financeiras que ora a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar vem atravessando, assim como as demais prefeituras de Alagoas.

Segundo o prefeito Jorge Dantas, a Prefeitura vai liberar ajuda aos blocos carnavalescos, para que os mesmos possam desfilar pelas ruas da cidade durante os quatro dias de folia e, ainda, durante a abertura oficial marcada para o dia 13 de fevereiro (sexta-feira-feira), às 19 horas, com concentração na Praça do Correio.

Na abertura oficial, como é de costume, será realizado o desfile do rei e rainha do carnaval 2015, na Avenida Bráulio Cavalcante, acompanhado de dezenas de blocos carnavalescos, cujo ponto de parada mais uma vez será o coreto da Praça da Matriz.

Segundo ficou decidido pela comissão organizadora, a ajuda aos blocos será entregue durante a concentração dos blocos, por ocasião da abertura oficial do carnaval, na Praça do Correio. E só receberá a ajuda financeira da prefeitura o bloco que comparecer.

Tal decisão tem como objetivo evitar que a Prefeitura libere ajuda financeira aos blocos que não participam dos festejos carnavalescos, um golpe que vem sendo detectado em anos anteriores por alguns representantes de blocos.

É que, segundo a Comissão Municipal Organizadora de Eventos, algumas pessoas dão entrada na solicitação de ajuda financeira para seus blocos e, no momento em que recebem o dinheiro da Prefeitura, desaparecem com seus blocos e não abrilhantam os festejos carnavalescos em Pão de Açúcar.

Frevo na Praia do Velho Chico

Visando animar a folia em Pão de Açúcar e prestigiar os foliões que sempre comparecem à praia no domingo e terça-feira de carnaval, isto é, nos dias 15 e 17 de fevereiro, o governo municipal contratou a Banda Sociedade Musical Guarani,  a qual fará  “o arrastão do frevo”, saindo da Praia da Cristo em direção à Praia Central, no horário de 12 às 15 horas.

Festa de Emancipação Política

Em razão de não realizar o chamado carnaval de rua em Pão de Açúcar, a Prefeitura vai comemorar o aniversário de 161 anos de emancipação política do município, no próximo dia 3 de março.

Além da realização do hasteamento das bandeiras, desfile escolar e competições esportivas, o governo municipal promoverá um show musical em praça pública. Logo após o carnaval, o prefeito Jorge Dantas irá reunir-se com a Comissão Organizadora Municipal de Eventos para tratar sobre a programação e as atrações da festa.

Festa da Vila Limoeiro

A tradicional festa da histórica Vila Limoeiro, no município de Pão de Açúcar, será realizada no período de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, isto é, neste final de semana. A programação religiosa abrange missa e procissão. Na Igreja de Jesus Maria e José. A programação cultural está recheada de shows com DJ David, Leandro Lima Forrozão no Styllo, Banda Fascínio, Banda Barões do Forró e Zé Baia Show.  

A Prefeitura de Pão de Açúcar investiu quase 20 mil reais na pintura da igreja, reforma do clube, organização da prainha, ajuda de combustível para as embarcações acompanharem a procissão fluvial e patrocínio da festa. O prefeito Jorge Dantas e a primeira dama do município, Soraya Omena Dantas, já confirmaram suas presenças na festa.  

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Forte tempestade castiga a cidade de Pão de Açúcar e provoca prejuízos à população

Árvores, postes, muros e telhados são derrubados pelo temporal

Por volta de 17 horas deste sábado (24), a cidade de Pão de Açúcar foi castigada por um temporal que caiu sobre a cidade e aproximadamente 60 minutos. Inicialmente as nuvens escureceram e logo em seguida uma tempestade de poeira invadiu a cidade.

Logo em seguida uma chuva torrencial acompanhada de trovões, relâmpagos, muitos raios e um vento devastador abateu a cidade, provocando enormes prejuízos.

Diversas casas foram atingidas pelos ventos que destruíram muros, telhados, antenas parabólicas, portões.

Em algumas ruas árvores frondosas foram arrancadas pela raízes e diversos postes caíram, prejudicando a rede elétrica e os sistemas de telefonia celular e de internet. O apagão durou aproximadamente três horas e depois veio a ser parcialmente normalizado, pois em algumas ruas a falta de energia ainda não foi restabelecido pela ELETROBRAS, em razão da gravidade do problema.

Na entrada da cidade, em um trecho que margeia a AL 130, três postes desabaram e causaram prejuízos à rede elétrica.

Em uma residência, duas caixas d´água foram levadas pelo vento, em quando em mansão o vento arrastou uma cadeira de sol a uma distância de mais de 20 metros, vindo esta a ser encontrada em uma rua próxima à residência atingida pela tempestade.

Nas avenidas Bráulio Cavalcante, Ferreira de Novais, Manoelito Bezerra Lima e na Praça 13 de Maio a fúria do vento derrubou árvores.

Na periferia da cidade, a exemplo do Alto Zeferino, Alto Fonseca árvores e telhados residenciais também foram arrastados pelo temporal.

No Sítio Santa Cruz o temporal também provocou prejuízos, a exemplo da Clínica Sertaneja  de Apoio ao Dependente Químico (CLISADEQ) que teve a sua placa de identificação retorcida e completamente destruída, além de ter deixado completamente destruída a obra de ampliação que estava em andamento.

Ainda, no Sítio Santa Cruz, o vento destruiu dois outdoors que continha propaganda comercial de uma loja.

Os prejuízos causados pela forte tempestade são considerados grandes, uma vez que sistemas de energia, telefonia, internet, televisão foram danificados, além de dezenas de casas residenciais e comerciais que foram atingidas.

Na cidade ainda não foram restabelecidos os sistemas de telefonia celular e de internet e em algumas ruas, desde o início do temporal até o momento do fechamento desta matéria, continuam sem energia elétrica, aumentando ainda mais os prejuízos às pessoas.

Uma equipe da ELETROBRAS está trabalhando no conserto da rede de energia que foi afetada com as queda de alguns postes e, segundo informações de um funcionário da empresa, a previsão é de que a situação será normalizada por volta de 16 horas, no trecho que foi afetado em Pão de Açúcar.

Neste domingo (25), na cidade, não é raro ver pessoas consertando suas casas. Também não é raro ver cenas de tristeza e desolação por parte de alguns moradores que perderam móveis, eletrodomésticos e até mesmo partes do muro e do  telhado de suas casas.

Até agora os moradores de Pão de Açúcar não sabem explicar o nome do fenômeno da natureza que castigou a cidade com chuva torrencial e vento devastador.

Para os mais experientes o que aconteceu foi uma tempestade provocada por vento norte. Já para alguns pescadores, o que ocorreu em Pão de Açúcar foi um forte vendaval. 

Nicolly Thielly na disputa do Musa dos Municípios

Na noite deste domingo (25), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá, na Capital, no último dia da Feira dos Municípios Alagoanos, a estudante pão-de-açucarense Nicolly Thielly Cardoso Fonseca estará disputando o Concurso Musa dos Municípios, sendo uma das fortes candidatas ao título, já que a representante da plaga de Jaciobá é possuidora de muita beleza, charme, elegância e simpatia, critérios importantes na disputa. A torcida dos moradores do Espelho da Lua está voltada para ela.

Dulinho na disputa do Mister Praia

O pão-de-açucarense Erisson Bezerra Lima, 22 anos, conhecido como “Dulinho”, está participando do  Mister Praia, organizado pela NABBA e Federação Alagoana de Musculação (FAM).

O evento teve início neste sábado (24) com uma seletiva e no domingo (25) acontece um show na praia de Maceió. O evento é uma preparação para o concurso alagoano que será realizado no mês deste maio deste ano. Na disputa as categorias Mens Fitness, Junior, Sub Junior, Class 1, Class2, Class 3 e Class 4.

Dulinho, como é conhecido, já foi campeão alagoano Classe 4, campeão alagoano Junior, vice-campeão brasileiro de Junior, 3º colocado no Class 4 Brasileiro e já venceu quatro campeonatos de supino, sendo um realizado em Arapiraca (Miss Fitness Arapiraca) e três em Pão de Açúcar. 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar terá grande participação na IX edição da Feira dos Municípios Alagoanos

Artesanato, fanfarra, chegança e uma bela candidata ao Concurso Musa dos Municípios estarão representando a plaga de Jaciobá

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar levou para a IX Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, evento que terá início nesta quinta-feira (22) e encerrará no próximo domingo (25), em Maceió, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá, uma grande representação de artes e talentos para serem mostradas durante o evento.

O estande do município estará expondo e comercializando trabalhos de diversos artesãos da Ilha do Ferro, entre esses: Aderaldo, Toinho, Dedé, Vieira, Valmir, as bordadeiras da Art-Ilha (o famoso bordado boa noite) e, ainda, do polivalente artista pão-de-açucarense Beto de Meirus.

Outros produtos também podem ser encontrados no estande do município de Pão de Açúcar, o qual está sendo coordenado pelo secretário municipal de Turismo, Cacau Machado.

Além da exposição de produtos artesanais e outros que fazem parte da economia do município, a Banda Fanfarra da Unidade Municipal de Ensino Senador Rui Palmeira está se apresentando às 15 horas e 30 minutos.

Ainda no dia 23, às 19 horas, é a vez da Chegança Feminina Girassol fazer a sua apresentação. No domingo (25), dia de encerramento do evento, garota Nicolly Thielly Cardoso Fonseca irá participar do Concurso Musa dos Municípios, sendo uma das fortes candidatas ao título, já que a jovem estudante é possuidora de muita beleza, charme, elegância e simpatia, critérios importantes na disputa.

A Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, evento coordenado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com a parceria do Instituto Brasileiro de Consultoria a Municípios (IBCOM), já se tornou marco no calendário turístico do estado.

Para o presidente da AMA e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, esta é uma oportunidade ímpar dos alagoanos aprenderem um pouco mais sobre a cultura do seu próprio estado e dos turistas conhecerem essa diversidade cultural mostrada pelos municípios participantes.

 

Morre a viúva de um dos criadores do bloco Os Cangaceiros

Morreu, nesta quinta-feira(22), por volta de uma hora da madrugada, aos 79 anos de idade, em consequência de infarto fulminate, a senhora Amelinda Barroso da Cruz

Ela era viúva do senhor Adalberto Pedro da Cruz, conhecido como "Bebé Gaita", um dos criadores do bloco carnavalesco Os Cangaceiros.

"Dona Melinda", como era conhecida, havia passado a noite em um bingo, como era de costume, no Alto Fonseca, localidade onde residia. Encontrava-se em casa quando passou mal e logo veio a falecer.

Era bastante animada e participava, na qualidade de componente, do pastoril, coral e quadrilha junina do Grupo da Melhor Idade (organizados pelo CRAS) Velho Chico.

Também praticava atividade física no Grupo Viver Bem (da secretaria Municipal de Saúde) e pertencia ao grupo de atividades da Associação dos Hipertensos e Diabéticos de Pão de Açúcar.

O sepultamento será nesta quinta-feira (22), às 16 horas e 30 minutos, no Cemitério São Francisco de Assis, na cidade de Pão de Açúcar.

A morte de "Dona Melinda" provocou grande pesar no seio da sociedade pão-de-açucarense, já que usufruia de grande popularidade.

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Colisão entre moto e caminhonete deixa um morto e outro gravemente ferido

Acidente aconteceu na AL-130, em Pão de Açúcar. Vítimas pertencem à Igreja Assembleia de Deus, no município.

Neste domingo, por volta de 18 horas e 30 minutos, um grave acidente envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete D20, aconteceu na AL 130, próximo à subestação da Eletrobras.

Segundo informações de pessoas que presenciaram o acidente, tudo aconteceu quando a moto em que conduzia dois auxiliares da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pão de Açúcar, que viajavam ao Povoado Lagoa de Pedra para participar de um culto evangelístico,  ultrapassou um caminhão e colidiu contra uma caminhonete D20, placa CXU-1784, que vinha em direção a Pão de Açúcar.

Há informações que o carro envolvido no acidente realiza diariamente o transporte alternativo de passageiros do Povoado Impoeira para Pão de Açúcar e vice-versa. Segundo, ainda, informações, logo após o acidente o motorista da caminhonete D20 abandonou o veículo e evadiu-se do local.

No choque entre os dois veículos, o pintor Edimilson Rodrigues, 51, conhecido como “Meme”,  morreu no local onde ocorreu o acidente, enquanto o pedreiro Marco Marques Guimarães, 42, foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado para a Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos e, logo em seguida,  transferido para a Unidade de Emergência de Arapiraca, em estado grave. O impacto provocado pelo choque entre os dois veículos lançou as duas vítimas no asfalto.

O pintor Meme sofreu múltiplas fraturas em diversas partes do corpo, inclusive na perna, e, ainda, foi atingido na cabeça. Já o pedreiro Marcos Marques Guimarães, sofreu uma perfuração no pescoço, fraturou o braço e ainda teve o rosto completamente machucado.

Segundo, ainda, informações, logo após o acidente o motorista da caminhonete D20 abandonou o veículo e evadiu-se do local. Logo após o ocorrido, uma equipe do GPM de Pão de Açúcar esteve no local para realizar os primeiros levantamentos sobre o acidente.

O grave acidente que fez vítimas os dois membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, com sede na Rua Vereador Odilon Pires de Carvalho, antiga Rua da Mangueira, deixou muito chocada a população de Pão de Açúcar, principalmente porque nos últimos dias a cidade tem sido sacudida por contínuas  notícias de óbitos naturais e por tragédias envolvendo pessoas muito conhecidas no município.

Meme era considerado um dos melhores pintores da construção civil em Pão de Açúcar e, nos anos de 1980, jogou de lateral direito pelo Internacional de Pão de Açúcar, destacando-se como um excelente jogador.

Ele deixa a viúva Girleide Rodrigues, conhecida como “Girleide de Passinha”, e dois filhos. O sepultamento será realizado às 07 horas da manhã desta terça-feira (20), no Cemitério São Francisco de Assis, na cidade de Pão de Açúcar. O corpo está sendo velado na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na Rua Vereador Odilon Pires de Cravalho.

 

Informações recentes

Em contato mantido com Tibério Marques Guimarães, um dos irmãos de Marcos Marques Guimarães, nesta segunda-feira (19), por volta de 06 horas e 30 minutos, o mesmo informou à reportagem do Minuto Sertão, que “Marquinhos de Seu Éloi ”, como é conhecido, foi submetido  a três  cirurgias, isto é,  no braço, na boca e na cabeça.

Segundo, ainda, Tibério, o estado de seu irmão é considerado gravíssimo e, se escapar, um dos médicos falou que ele ficará com a visão comprometida, já que um olho da vítima foi atingido no acidente.

Apesar de imagens das duas vítimas estarem circulando nas redes sociais, a reportagem do Minuto Sertão preferiu não publicá-las por serem imagens consideradas chocantes. 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar está entre os seis municípios alagoanos que vão receber o Garantia Safra

1.732 agricultores familiares receberão um montante de quase 1, 5 milhão de reais

O Diário Oficial da União publicou, nesta quarta-feira (14), a liberação do Garantia Safra para os municípios brasileiros que tiveram perdas de suas safras. Segundo a publicação, do estado de Alagoas apenas seis municípios foram contemplados e Pão de Açúcar é um deles.

Graças ao apoio dado pelo prefeito Jorge Dantas, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar entrou com uma contrapartida no valor de R$ 66.249,00. Não fosse o apoio financeiro da gestão municipal não seria possível os 1.732 agricultores familiares do município de Pão de Açúcar serem beneficiados.

O valor total do Garantia Safra a ser destinado aos agricultores que aderiram ao programa em Pão de Açúcar será de R$ 1.472.200,00, cujo montante é referente a safra 2014/2015.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, João Batista dos Santos, cada beneficiado receberá a quantia de R$ 850,00 reais, que será paga em cinco parcelas de R$ 170,00 reais, já a partir dos próximos dias, através da agência local da Caixa Econômica Federal, o que representa mais dinheiro circulando no comércio local.

 

O que é o Garantia Safra

Criado pela Lei 10.420 de 10 de abril de 2002, o Fundo Garantia Safra está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e institui o Benefício Garantia Safra com o objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso hídrico, situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE.

Constituem recursos do Fundo Garantia-Safra: I - a contribuição individual do agricultor familiar; II - as contribuições anuais dos Estados e seus Municípios que aderirem ao Programa; III - as contribuições da União direcionados para a finalidade; IV - o resultado das aplicações financeiras de seus recursos.