Minuto Sertão

buscar

Helio Fialho

RSS

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar vai realizar somente carnaval com desfile de blocos nas ruas

Abertura oficial será no dia 13 com o desfile do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2015

Depois de se reunir por mais de duas horas, nesta quarta-feira (28), com a Comissão Municipal Organizadora de Eventos, em seu gabinete, o prefeito Jorge Dantas anunciou que este ano a Prefeitura de Pão de Açúcar somente irá realizar o carnaval de blocos, o que significa que não haverá a apresentação de bandas para os foliões no quartel general da folia, em razão das dificuldades financeiras que ora a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar vem atravessando, assim como as demais prefeituras de Alagoas.

Segundo o prefeito Jorge Dantas, a Prefeitura vai liberar ajuda aos blocos carnavalescos, para que os mesmos possam desfilar pelas ruas da cidade durante os quatro dias de folia e, ainda, durante a abertura oficial marcada para o dia 13 de fevereiro (sexta-feira-feira), às 19 horas, com concentração na Praça do Correio.

Na abertura oficial, como é de costume, será realizado o desfile do rei e rainha do carnaval 2015, na Avenida Bráulio Cavalcante, acompanhado de dezenas de blocos carnavalescos, cujo ponto de parada mais uma vez será o coreto da Praça da Matriz.

Segundo ficou decidido pela comissão organizadora, a ajuda aos blocos será entregue durante a concentração dos blocos, por ocasião da abertura oficial do carnaval, na Praça do Correio. E só receberá a ajuda financeira da prefeitura o bloco que comparecer.

Tal decisão tem como objetivo evitar que a Prefeitura libere ajuda financeira aos blocos que não participam dos festejos carnavalescos, um golpe que vem sendo detectado em anos anteriores por alguns representantes de blocos.

É que, segundo a Comissão Municipal Organizadora de Eventos, algumas pessoas dão entrada na solicitação de ajuda financeira para seus blocos e, no momento em que recebem o dinheiro da Prefeitura, desaparecem com seus blocos e não abrilhantam os festejos carnavalescos em Pão de Açúcar.

Frevo na Praia do Velho Chico

Visando animar a folia em Pão de Açúcar e prestigiar os foliões que sempre comparecem à praia no domingo e terça-feira de carnaval, isto é, nos dias 15 e 17 de fevereiro, o governo municipal contratou a Banda Sociedade Musical Guarani,  a qual fará  “o arrastão do frevo”, saindo da Praia da Cristo em direção à Praia Central, no horário de 12 às 15 horas.

Festa de Emancipação Política

Em razão de não realizar o chamado carnaval de rua em Pão de Açúcar, a Prefeitura vai comemorar o aniversário de 161 anos de emancipação política do município, no próximo dia 3 de março.

Além da realização do hasteamento das bandeiras, desfile escolar e competições esportivas, o governo municipal promoverá um show musical em praça pública. Logo após o carnaval, o prefeito Jorge Dantas irá reunir-se com a Comissão Organizadora Municipal de Eventos para tratar sobre a programação e as atrações da festa.

Festa da Vila Limoeiro

A tradicional festa da histórica Vila Limoeiro, no município de Pão de Açúcar, será realizada no período de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, isto é, neste final de semana. A programação religiosa abrange missa e procissão. Na Igreja de Jesus Maria e José. A programação cultural está recheada de shows com DJ David, Leandro Lima Forrozão no Styllo, Banda Fascínio, Banda Barões do Forró e Zé Baia Show.  

A Prefeitura de Pão de Açúcar investiu quase 20 mil reais na pintura da igreja, reforma do clube, organização da prainha, ajuda de combustível para as embarcações acompanharem a procissão fluvial e patrocínio da festa. O prefeito Jorge Dantas e a primeira dama do município, Soraya Omena Dantas, já confirmaram suas presenças na festa.  

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Forte tempestade castiga a cidade de Pão de Açúcar e provoca prejuízos à população

Árvores, postes, muros e telhados são derrubados pelo temporal

Por volta de 17 horas deste sábado (24), a cidade de Pão de Açúcar foi castigada por um temporal que caiu sobre a cidade e aproximadamente 60 minutos. Inicialmente as nuvens escureceram e logo em seguida uma tempestade de poeira invadiu a cidade.

Logo em seguida uma chuva torrencial acompanhada de trovões, relâmpagos, muitos raios e um vento devastador abateu a cidade, provocando enormes prejuízos.

Diversas casas foram atingidas pelos ventos que destruíram muros, telhados, antenas parabólicas, portões.

Em algumas ruas árvores frondosas foram arrancadas pela raízes e diversos postes caíram, prejudicando a rede elétrica e os sistemas de telefonia celular e de internet. O apagão durou aproximadamente três horas e depois veio a ser parcialmente normalizado, pois em algumas ruas a falta de energia ainda não foi restabelecido pela ELETROBRAS, em razão da gravidade do problema.

Na entrada da cidade, em um trecho que margeia a AL 130, três postes desabaram e causaram prejuízos à rede elétrica.

Em uma residência, duas caixas d´água foram levadas pelo vento, em quando em mansão o vento arrastou uma cadeira de sol a uma distância de mais de 20 metros, vindo esta a ser encontrada em uma rua próxima à residência atingida pela tempestade.

Nas avenidas Bráulio Cavalcante, Ferreira de Novais, Manoelito Bezerra Lima e na Praça 13 de Maio a fúria do vento derrubou árvores.

Na periferia da cidade, a exemplo do Alto Zeferino, Alto Fonseca árvores e telhados residenciais também foram arrastados pelo temporal.

No Sítio Santa Cruz o temporal também provocou prejuízos, a exemplo da Clínica Sertaneja  de Apoio ao Dependente Químico (CLISADEQ) que teve a sua placa de identificação retorcida e completamente destruída, além de ter deixado completamente destruída a obra de ampliação que estava em andamento.

Ainda, no Sítio Santa Cruz, o vento destruiu dois outdoors que continha propaganda comercial de uma loja.

Os prejuízos causados pela forte tempestade são considerados grandes, uma vez que sistemas de energia, telefonia, internet, televisão foram danificados, além de dezenas de casas residenciais e comerciais que foram atingidas.

Na cidade ainda não foram restabelecidos os sistemas de telefonia celular e de internet e em algumas ruas, desde o início do temporal até o momento do fechamento desta matéria, continuam sem energia elétrica, aumentando ainda mais os prejuízos às pessoas.

Uma equipe da ELETROBRAS está trabalhando no conserto da rede de energia que foi afetada com as queda de alguns postes e, segundo informações de um funcionário da empresa, a previsão é de que a situação será normalizada por volta de 16 horas, no trecho que foi afetado em Pão de Açúcar.

Neste domingo (25), na cidade, não é raro ver pessoas consertando suas casas. Também não é raro ver cenas de tristeza e desolação por parte de alguns moradores que perderam móveis, eletrodomésticos e até mesmo partes do muro e do  telhado de suas casas.

Até agora os moradores de Pão de Açúcar não sabem explicar o nome do fenômeno da natureza que castigou a cidade com chuva torrencial e vento devastador.

Para os mais experientes o que aconteceu foi uma tempestade provocada por vento norte. Já para alguns pescadores, o que ocorreu em Pão de Açúcar foi um forte vendaval. 

Nicolly Thielly na disputa do Musa dos Municípios

Na noite deste domingo (25), no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá, na Capital, no último dia da Feira dos Municípios Alagoanos, a estudante pão-de-açucarense Nicolly Thielly Cardoso Fonseca estará disputando o Concurso Musa dos Municípios, sendo uma das fortes candidatas ao título, já que a representante da plaga de Jaciobá é possuidora de muita beleza, charme, elegância e simpatia, critérios importantes na disputa. A torcida dos moradores do Espelho da Lua está voltada para ela.

Dulinho na disputa do Mister Praia

O pão-de-açucarense Erisson Bezerra Lima, 22 anos, conhecido como “Dulinho”, está participando do  Mister Praia, organizado pela NABBA e Federação Alagoana de Musculação (FAM).

O evento teve início neste sábado (24) com uma seletiva e no domingo (25) acontece um show na praia de Maceió. O evento é uma preparação para o concurso alagoano que será realizado no mês deste maio deste ano. Na disputa as categorias Mens Fitness, Junior, Sub Junior, Class 1, Class2, Class 3 e Class 4.

Dulinho, como é conhecido, já foi campeão alagoano Classe 4, campeão alagoano Junior, vice-campeão brasileiro de Junior, 3º colocado no Class 4 Brasileiro e já venceu quatro campeonatos de supino, sendo um realizado em Arapiraca (Miss Fitness Arapiraca) e três em Pão de Açúcar. 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar terá grande participação na IX edição da Feira dos Municípios Alagoanos

Artesanato, fanfarra, chegança e uma bela candidata ao Concurso Musa dos Municípios estarão representando a plaga de Jaciobá

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar levou para a IX Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, evento que terá início nesta quinta-feira (22) e encerrará no próximo domingo (25), em Maceió, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá, uma grande representação de artes e talentos para serem mostradas durante o evento.

O estande do município estará expondo e comercializando trabalhos de diversos artesãos da Ilha do Ferro, entre esses: Aderaldo, Toinho, Dedé, Vieira, Valmir, as bordadeiras da Art-Ilha (o famoso bordado boa noite) e, ainda, do polivalente artista pão-de-açucarense Beto de Meirus.

Outros produtos também podem ser encontrados no estande do município de Pão de Açúcar, o qual está sendo coordenado pelo secretário municipal de Turismo, Cacau Machado.

Além da exposição de produtos artesanais e outros que fazem parte da economia do município, a Banda Fanfarra da Unidade Municipal de Ensino Senador Rui Palmeira está se apresentando às 15 horas e 30 minutos.

Ainda no dia 23, às 19 horas, é a vez da Chegança Feminina Girassol fazer a sua apresentação. No domingo (25), dia de encerramento do evento, garota Nicolly Thielly Cardoso Fonseca irá participar do Concurso Musa dos Municípios, sendo uma das fortes candidatas ao título, já que a jovem estudante é possuidora de muita beleza, charme, elegância e simpatia, critérios importantes na disputa.

A Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos, evento coordenado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com a parceria do Instituto Brasileiro de Consultoria a Municípios (IBCOM), já se tornou marco no calendário turístico do estado.

Para o presidente da AMA e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, esta é uma oportunidade ímpar dos alagoanos aprenderem um pouco mais sobre a cultura do seu próprio estado e dos turistas conhecerem essa diversidade cultural mostrada pelos municípios participantes.

 

Morre a viúva de um dos criadores do bloco Os Cangaceiros

Morreu, nesta quinta-feira(22), por volta de uma hora da madrugada, aos 79 anos de idade, em consequência de infarto fulminate, a senhora Amelinda Barroso da Cruz

Ela era viúva do senhor Adalberto Pedro da Cruz, conhecido como "Bebé Gaita", um dos criadores do bloco carnavalesco Os Cangaceiros.

"Dona Melinda", como era conhecida, havia passado a noite em um bingo, como era de costume, no Alto Fonseca, localidade onde residia. Encontrava-se em casa quando passou mal e logo veio a falecer.

Era bastante animada e participava, na qualidade de componente, do pastoril, coral e quadrilha junina do Grupo da Melhor Idade (organizados pelo CRAS) Velho Chico.

Também praticava atividade física no Grupo Viver Bem (da secretaria Municipal de Saúde) e pertencia ao grupo de atividades da Associação dos Hipertensos e Diabéticos de Pão de Açúcar.

O sepultamento será nesta quinta-feira (22), às 16 horas e 30 minutos, no Cemitério São Francisco de Assis, na cidade de Pão de Açúcar.

A morte de "Dona Melinda" provocou grande pesar no seio da sociedade pão-de-açucarense, já que usufruia de grande popularidade.

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Colisão entre moto e caminhonete deixa um morto e outro gravemente ferido

Acidente aconteceu na AL-130, em Pão de Açúcar. Vítimas pertencem à Igreja Assembleia de Deus, no município.

Neste domingo, por volta de 18 horas e 30 minutos, um grave acidente envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete D20, aconteceu na AL 130, próximo à subestação da Eletrobras.

Segundo informações de pessoas que presenciaram o acidente, tudo aconteceu quando a moto em que conduzia dois auxiliares da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pão de Açúcar, que viajavam ao Povoado Lagoa de Pedra para participar de um culto evangelístico,  ultrapassou um caminhão e colidiu contra uma caminhonete D20, placa CXU-1784, que vinha em direção a Pão de Açúcar.

Há informações que o carro envolvido no acidente realiza diariamente o transporte alternativo de passageiros do Povoado Impoeira para Pão de Açúcar e vice-versa. Segundo, ainda, informações, logo após o acidente o motorista da caminhonete D20 abandonou o veículo e evadiu-se do local.

No choque entre os dois veículos, o pintor Edimilson Rodrigues, 51, conhecido como “Meme”,  morreu no local onde ocorreu o acidente, enquanto o pedreiro Marco Marques Guimarães, 42, foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado para a Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos e, logo em seguida,  transferido para a Unidade de Emergência de Arapiraca, em estado grave. O impacto provocado pelo choque entre os dois veículos lançou as duas vítimas no asfalto.

O pintor Meme sofreu múltiplas fraturas em diversas partes do corpo, inclusive na perna, e, ainda, foi atingido na cabeça. Já o pedreiro Marcos Marques Guimarães, sofreu uma perfuração no pescoço, fraturou o braço e ainda teve o rosto completamente machucado.

Segundo, ainda, informações, logo após o acidente o motorista da caminhonete D20 abandonou o veículo e evadiu-se do local. Logo após o ocorrido, uma equipe do GPM de Pão de Açúcar esteve no local para realizar os primeiros levantamentos sobre o acidente.

O grave acidente que fez vítimas os dois membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, com sede na Rua Vereador Odilon Pires de Carvalho, antiga Rua da Mangueira, deixou muito chocada a população de Pão de Açúcar, principalmente porque nos últimos dias a cidade tem sido sacudida por contínuas  notícias de óbitos naturais e por tragédias envolvendo pessoas muito conhecidas no município.

Meme era considerado um dos melhores pintores da construção civil em Pão de Açúcar e, nos anos de 1980, jogou de lateral direito pelo Internacional de Pão de Açúcar, destacando-se como um excelente jogador.

Ele deixa a viúva Girleide Rodrigues, conhecida como “Girleide de Passinha”, e dois filhos. O sepultamento será realizado às 07 horas da manhã desta terça-feira (20), no Cemitério São Francisco de Assis, na cidade de Pão de Açúcar. O corpo está sendo velado na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na Rua Vereador Odilon Pires de Cravalho.

 

Informações recentes

Em contato mantido com Tibério Marques Guimarães, um dos irmãos de Marcos Marques Guimarães, nesta segunda-feira (19), por volta de 06 horas e 30 minutos, o mesmo informou à reportagem do Minuto Sertão, que “Marquinhos de Seu Éloi ”, como é conhecido, foi submetido  a três  cirurgias, isto é,  no braço, na boca e na cabeça.

Segundo, ainda, Tibério, o estado de seu irmão é considerado gravíssimo e, se escapar, um dos médicos falou que ele ficará com a visão comprometida, já que um olho da vítima foi atingido no acidente.

Apesar de imagens das duas vítimas estarem circulando nas redes sociais, a reportagem do Minuto Sertão preferiu não publicá-las por serem imagens consideradas chocantes. 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Pão de Açúcar está entre os seis municípios alagoanos que vão receber o Garantia Safra

1.732 agricultores familiares receberão um montante de quase 1, 5 milhão de reais

O Diário Oficial da União publicou, nesta quarta-feira (14), a liberação do Garantia Safra para os municípios brasileiros que tiveram perdas de suas safras. Segundo a publicação, do estado de Alagoas apenas seis municípios foram contemplados e Pão de Açúcar é um deles.

Graças ao apoio dado pelo prefeito Jorge Dantas, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar entrou com uma contrapartida no valor de R$ 66.249,00. Não fosse o apoio financeiro da gestão municipal não seria possível os 1.732 agricultores familiares do município de Pão de Açúcar serem beneficiados.

O valor total do Garantia Safra a ser destinado aos agricultores que aderiram ao programa em Pão de Açúcar será de R$ 1.472.200,00, cujo montante é referente a safra 2014/2015.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, João Batista dos Santos, cada beneficiado receberá a quantia de R$ 850,00 reais, que será paga em cinco parcelas de R$ 170,00 reais, já a partir dos próximos dias, através da agência local da Caixa Econômica Federal, o que representa mais dinheiro circulando no comércio local.

 

O que é o Garantia Safra

Criado pela Lei 10.420 de 10 de abril de 2002, o Fundo Garantia Safra está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e institui o Benefício Garantia Safra com o objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra em razão do fenômeno de estiagem ou excesso hídrico, situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE.

Constituem recursos do Fundo Garantia-Safra: I - a contribuição individual do agricultor familiar; II - as contribuições anuais dos Estados e seus Municípios que aderirem ao Programa; III - as contribuições da União direcionados para a finalidade; IV - o resultado das aplicações financeiras de seus recursos.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Uma multidão comparece ao funeral do ex-goleiro Checa em Pão de Açúcar

Autoridades políticas rendem homenagens póstumas ao ex-jogador

Nesta terça-feira (13), uma grande multidão compareceu ao cortejo fúnebre do ex-goleiro Manoel Pereira, o Checa. Durante a noite de segunda-feira e todo o dia de terça-feira, o corpo foi velado na Unidade Municipal de Ensino Joaquim Fonseca, no Alto Fonseca, localidade onde Checa residia.

Lá, foram prestadas diversas homenagens ao sapateiro e ex-jogador. E às 16 horas, o caixão seguiu para o Cemitério São Francisco de Assis, onde foi sepultado por volta de 17 horas e 30 minutos, mas antes de chegar ao cemitério, o caixão conduzindo o corpo do falecido fez uma parada na sede social do Jaciobá Atlético Clube, numa homenagem ao ex-goleiro que era torcedor e ex-jogador do clube.

Diversas autoridades e lideranças políticas, antigos colegas de futebol, familiares, amigos e populares participaram do funeral coordenado pelo grupo “Terço dos Homens”, do qual Manoel Pereira fazia parte. Além da multidão, uma grande quantidade de carros e  motos acompanhou o caixão. O prefeito Jorge Dantas, ao velar o corpo do ex-goleiro, na Escola Joaquim Fonseca, discursou e rendeu homenagem póstuma ao amigo.

O cortejo seguiu pela Avenida Bráulio Cavalcante em direção ao Cemitério São Francisco de Assis, onde o corpo de Checa foi sepultado ao som da canção “Segura na Mão de Deus”, por volta de 17 horas e 30 minutos. Minutos antes de o caixão descer ao sepulcro, o comunicador e jornalista Helio Silva Fialho rendeu um tributo ao amigo falecido e discorreu sobre a sua trajetória de trabalho em prol de Pão de Açúcar.

Checa faleceu, segunda-feira(12), por volta de 20 horas e 30 minutos,  vítima de infarto, aos 72 anos. Foi sapateiro e jogou como goleiro em clubes como o Jaciobá Atlético Clube, Centro Sportivo Internacional, Centro Esportivo Olhodaguense (CEO).

Participou de movimentos políticos, religiosos e culturais, foi suplente de vereador pelo PC do B,  presidente da Associação dos Sapateiros de Pão de Açúcar, membro da Liga de Futebol Amador de Pão de Açúcar, fiscal da feira livre de Pão de Açúcar, membro da Comissão Organizadora de Eventos de Pão de Açúcar, pastor de ovelha do Pastoril da melhor Idade, membro do Terço dos Homens e um grande incentivador do esporte.  A grande multidão que compareceu ao enterro confirmou o quanto Checa era querido por todos.

 

Homenagens póstumas nas redes sociais

Nas redes sociais foram prestadas várias homenagens ao sapateiro e ex-goleiro Checa, com destaque para as homenagens do prefeito Jorge Dantas, deputado estadual Inácio Loiola,  vereador Diomedes Rodrigues, jornalista e advogado Yvan Fialho e advogada e professora Márcia Telma Gomes.

Veja  abaixo, na íntegra.  

“NOTA DE PESAR - O prefeito Jorge Dantas, a primeira dama Soraya Omenda Dantas, o vice-prefeito Marco Tavares e todos os componentes da Gestão Compromisso e Responsabilidade com Participação de Todos, vêm, consternados, expressar aos familiares e amigos, os mais sinceros votos de pesar pela morte de Manoel Pereira, o Checa, ocorrida inesperadamente na noite desta segunda-feira (12).Checa foi um cidadão que muito contribuiu para o engrandecimento de Pão de Açúcar, participando de grupos políticos e culturais, movimentos sociais e religiosos e clubes esportivos. Certamente o seu profícuo trabalho em prol da plaga de Jaciobá o torna imortalizado na memória deste povo ribeirinho. Ao Criador Divino haverão de rogar para que Checa tenha descanso eterno, ao tempo em que, à família enlutada, manifestam a solidariedade dos que fazem o governo municipal de Pão de Açúcar”. (prefeito Jorge Dantas e equipe de governo).

“Ontem à noite, enquanto eu jantava, recebi a triste notícia que o amigo Checa havia dado entrada no hospital, por ter sofrido um infarto. Fiquei torcendo para que a notícia não passasse de um boato. Imediatamente fui até a residência para confirmar se era verdade e, ao mesmo tempo, me disponibilizar a ajudá-lo no que fosse preciso. Infelizmente, encontrei um quadro desolador em sua casa e aí percebi que o nosso amigo Checa havia falecido. Fiquei muito triste por se tratar de uma pessoa muito humana, de uma liderança expressiva do Alto Fonseca e que sempre procurava ajudar a população. Não somente a família perde um ente muito querido, mas o Alto Fonseca e adjacências e todo o município de Pão de Açúcar perde um grande amigo e uma pessoa que nasceu para ajudar ao próximo. E a CLISADEQ também sente a sua partida, pois ele era uma pessoa que sempre se prontificava a ajudar os dependentes químicos que se encontram internados. Portanto, quero aqui expressar as minhas mais sinceras condolências à família enlutada, aos amigos e à população pão-de-açucarense. A precoce partida de Manoel Pereira (Checa) faz parte dos desígnios de Deus e do processo da vida. Que Deus o coloque em um lugar reservado para aqueles que só fazem o bem! Descanse em paz, amigo Checa! Saudades eternas!!! (vereador Diomedes Rodrigues – Pão de Açúcar).

“Lamento a morte de Manoel Pereira conhecido por Checa, um dos grandes goleiros do sertão de Alagoas, filho de Pão de Açúcar. Jogou no Internacional de Pão de Açúcar e no CEO - Centro Esportivo Olho D'Águense. Lamentamos a perda de um grande jogador que fez parte de uma época de craques de Pão de Açúcar, com Peloco, Deusdete, Zé Carlos, Nivaldo, Romeu, Carlos de Luizinho, Cilinho, Fernandinho, César e Aílton Bogó. A equipe rubra do Internacional dos anos 1969 e 1970, que militaram junto ao nosso amigo Checa, o polêmico, o lendário e irrequieto Manoel Pereira”. (Deputado estadual Inácio Loiola).

“Que pena! Lamentável o passamento do meu amigo Checa, com quem convivi na década de 80 quando formamos o conjunto musical "Máquina do Tempo" e ele era do staff da banda, como o responsável pelo acondicionamento e transporte do equipamento musical. Figura de humor farto e fácil, além de polêmico. Era uma pessoa de bem. Que Deus o receba na sua morada lá no Céu e lhe dê a paz espiritual. À família os meus sentimentos”. (jornalista e advogado Yvan Fialho.

“Meu Deus como é difícil receber a notícia que alguém que amamos e faz parte das nossas vidas fez sua viagem de volta ao lar paterno. Ontem recebi inesperadamente sobre o meu compadre Checa.Quando falo que não devemos perder nenhum momento em ficar com as pessoas que mantemos amizade... Passei a semana sentindo a sua falta. Meu compadre irreverente, cujo coração não suportou tanta bondade... Era a bondade personificada...” (Advogada e professora Márcia Telma).

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Morre em Pão de Açúcar, aos 72 anos, o ex-goleiro Checa

Notícia da morte deixa os pão-de-açucarenses chocados

Faleceu por volta de 20 horas e 30 minutos desta segunda-feira (12), o ex-goleiro Manoel Pereira, conhecido popularmente como Checa, aos 72 anos, vítima de infarto. Checa nas décadas de 60 e 70 jogou pelo Jaciobá Atlético Clube, Palmeiras Futebol Clube, Centro Sportivo Internacional e o Centro Esportivo Olhodaguense (CEO).

Foi um grande incentivador do esporte pão-de-açucarense, onde organizou vários campeonatos e torneios esportivos de futebol.

Nos movimentos sociais, ele chegou a fazer parte do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pão de Açúcar e foi presidente da Associação dos Sapateiros de Pão de Açúcar. Na política foi filiado ao PC do B e outros partidos políticos, onde disputou várias eleições como candidato a vereador, embora jamais obteve sucesso nas urnas.

Também fez parte da Comissão Organizadora de Eventos da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e, ainda, atuou como fiscal da feira livre de Pão de Açúcar. Atualmente fazia parte do grupo religioso denominado “Terço dos Homens”.

Sempre gostava de participar de brincadeiras folclóricas, vindo a fazer parte do Pastoril da Melhor Idade, no papel de pastor de ovelhas. Também gostava de organizar brincadeiras mirins (pau de sebo, corrida de saco e quebra pote) durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, sendo o seu último trabalho com a criançada de sua terra natal realizado sexta-feira próxima passada (9).

Ao sentir-se mal foi encaminhado às pressas para a Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos e, em seguida, para o hospital de Santana do Ipanema, onde veio a falecer a caminho.

O corpo de Checa, neste momento, se encontra no necrotério do hospital de Pão de Açúcar, onde está sendo preparado para o sepultamento que será realizado na tarde desta terça-feira (13), o Cemitério São Francisco de Assis.

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Festa de Bom Jesus dos Navegantes atrai público recorde no domingo de encerramento

Prefeito Jorge Dantas recepciona o governador Renan Filho no Príncipe Conrado

A cidade de Pão de Açúcar foi invadida, neste domingo (11),  por milhares de pessoas que participaram da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes. As avenidas Bráulio Cavalcante e Ferreira de Novais, além das praias Central e Cristo Redentor ficaram superlotadas e não era possível encontrar sequer um lugar para estacionar um veículo.

O grande fluxo de visitantes já era esperado pelos organizadores do evento, uma vez que na cidade de Penedo somente aconteceu a programação religiosa da festa que possui o mesmo nome e tradição das festividades de Pão de Açúcar.

Segundo informações do secretário municipal de Turismo e Esporte de Pão de Açúcar, Cacau Machado, só no domingo cerca de 50 mil pessoas compareceu à festa.

Nos bares e restaurantes o movimento de pessoas ultrapassou as expectativas dos proprietários, enquanto as cinco pousadas existentes na cidade ficaram lotadas.

Uma multidão assistiu aos shows realizados pela Prefeitura na orla fluvial e, segundo a polícia militar, a festa foi considerada tranquila e sem registro de homicídio e de ato de violência.

Não diferente da procissão e bênção dos veículos realizadas no sábado à noite, a tradicional procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes contou com a participação de um grande número de fiéis, os quais aprovaram a mudança de horário do cortejo religioso para às 08 horas da manhã de domingo.

Nos locais onde foram realizadas as competições, a exemplo dos torneios de futebol society e veteranos, corrida de jegues, corridas de canoas e botes, um grande público compareceu para prestigiar e conformar o sucesso das competições.

Na Praça do Bonfim, depois de muitos anos sem poderem participar,  este ano as crianças voltaram a competir nas brincadeiras de pau de sebo, corrida de saco e quebra pote sob a coordenação da Igreja Católica e com o apoio da SEMTAS.

Na AABB, um grande público compareceu aos shows realizados nas noites de quinta-feira e sexta-feira, onde se  apresentaram: DJ Rafa, Amores. Com, Aviões do Forró, NuKomando, Galã do Brega e Samyra Forró 100%.

Já no palco da orla fluvial, sábado e domingo, a Prefeitura promoveu os shows de Nukomando, Forró dos Plays, Belinha Lisboa, O Patrão e Ed Cyty. E à noite, também no palco da orla, com início às 21 horas, foi a vez do missionário Cassiano Meirelles (Canção Nova) fechar a festa com chave de ouro, onde fez uma excelente apresentação e reuniu um grande público formado por fiéis católicos.

O grande sucesso da Sexta Cultural   

A Sexta Cultural,  um evento realizado em pleno centro da cidade, na noite de sexta-feira (9), este ano trouxe a Pão de Açúcar os conhecidos cantores alagoanos Carlos Lima e Eliezer Setton, os quais que arrancaram os aplausos do público seleto e amante da cultura pão-de-açucarense presente ao evento.

E apesar de não ter sido percebida a presença de jovens amantes do axé e outros ritmos musicais baianos, o sucesso da Sexta Cultural foi confirmado com a presença de intelectuais e de pessoas consideradas possuidoras de bom gosto musical. Um recital de poesia e uma homenagem prestada ao músico e maestro pão-de-açucarense Petrúcio Ramos também integrou a programação deste evento.

A organização da Sexta Cultural ficou sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como titular o artista pão-de-açucarense Jurandir Amadeu, conhecido como “Jurandir Bozo”.

Georgia vence a Corrida de Canoas

Numa disputadíssima Corrida de Canoas realizada neste domingo, por ocasião da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, a canoa Georgia, de propriedade de Romeu Rodrigues, foi a grande campeã da tradicional competição realizada no rio São Francisco.  A vice-campeã foi a canoa Janiaria, do município de Traipu (AL).

As vencedoras receberam prêmios em dinheiro e troféus, os quais foram entregues pelo vice-prefeito Marco Tavares que, na oportunidade, representou o prefeito Jorge Dantas, e pelo secretário municipal Turismo e Esporte, Cacau Machado.

Para quem não sabe, a canoa Georgia pertenceu ao saudoso “Odilon de Terto”, pai do atual proprietário, e sempre obteve excelentes resultados em corridas realizadas dentro e fora do município de Pão de Açúcar, embora o seu último título havia sido conquistado em 2010.

Já a segunda colocada, foi a vencedora da competição em 2014. Confira abaixo outros resultados de competições organizadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Esporte, que tem a frente o secretário Cacau Machado.

Torneio de Futebol Society

Realizado no Campo Beira Rio, com início às 13 horas, os dois finalistas foram: Associação da Cohab (o grande campeão), e o Santos, também, da Cohab (o vice-campeão). Como sempre, um grande público prestigiou o evento.  A premiação foi entregue pelo prefeito Jorge Dantas e pelo secretário Cacau Machado.

Torneio de Futebol de Campo dos Veteranos

Foi realizado no Estádio do Internacional. O time campeão foi o Espelho da Lua e o vice-campeão foi o Cruzeiro da Rua de Cima. Na decisão o placar foi de 1 x 0 para o time campeão. A premiação foi entregue pelo prefeito Jorge Dantas e pelo secretário Cacau Machado.  

Corrida de Jegues

 Foi realizada sábado (10),  no Campo Beira Rio, com o seguinte resultado: 1º lugar - Jegue Foguinho, do proprietário Ademilson; 2º lugar - Jegue Lenço Branco, do proprietário Romário; 3º lugar - Jegue Moderno, do proprietário Cilinho,  e 4º lugar - Jegue Teimoso, também do proprietário Cilinho. O prefeito Jorge Dantas e o secretário Cacau Machado fizeram a entrega da premiação aos quatro vencedores.

Governador Renan Filho é recebido pelo prefeito Jorge Dantas

Domingo, por volta de 10 horas e 30 minutos, o helicóptero trazendo o governador Renan Filho posou no Espaço de Eventos Príncipe Conrado, em plena orla fluvial.  Acompanhando o governador de Alagoas veio o pão-de-açucarense e prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Mateus.

O prefeito Jorge Dantas, o vice-prefeito Marco Tavares, os deputados estaduais Ronaldo Medeiros e Inácio Loiola, além de outras lideranças, incluindo o anfitrião Israel Souza de Morais, os vereadores Dyego Correia, Diomedes Rodrigues, Ana Dayse, Edson Lira, Venerino Oliveira, Belzinha Lisboa, Dr. Eraldinho, Dr. Palega, Dr. Flavinho, secretário João Batista, ex-prefeito e empresário Jailton Matias.

Depois de recepcionar o governador no Espaço de Eventos Príncipe Conrado, o prefeito Jorge Dantas e a primeira dama Soraya Omena Dantas recepcionaram, na residência oficial, o governador Renan Filho, deputado federal Alexandre Toledo,  os deputados estaduais Bruno Toledo, Inácio Loiola e Ronaldo Medeiros e outras lideranças políticas, incluindo o prefeito Cristiano Mateus e mais 11 prefeitos, mais de 30 vereadores, assessores municipais e líderes comunitários.

Ao lado do governador Renan Filho e de dezenas de lideranças políticas, Jorge Dantas, em seu camarote instalado na orla fluvial, assistiram, por alguns minutos, o show da cantora Belinha Lisboa. 

Postado em por Helio Fialho MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Festa de Bom Jesus dos Navegantes tem início hoje em Pão de Açúcar

Espocar de fogos e missa e apresentações culturais marcam o primeiro dia de festa

Tem início nesta quarta-feira (7), em Pão de Açúcar, a tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, uma das mais tradicionais festas do interior de Alagoas. Com espocar de fogos, banda de pífano, celebração de missa e apresentações culturais na Igreja e Praça Senhor do Bonfim, a população de Pão de Açúcar celebra o primeiro dia de festa. O encerramento será no próximo domingo. Uma vasta programação, incluindo celebrações religiosas, apresentações culturais, competições esportivas e shows musicais, faz parte deste evento realizado pela Prefeitura de Pão de Açúcar e Igreja Católica.

A expectativa dos organizadores é de que este ano o público seja superior ao dos anos anteriores, já que na cidade de Penedo a Prefeitura não realizará os tradicionais shows musicais, ficando somente a realização da programação religiosa. Com isto, o público jovem que todos os anos viaja para assistir às apresentações de bandas em Penedo, este ano migrará para a cidade de Pão de Açúcar.

Para esta quinta-feira (8), o segundo dia de festa, a programação é a seguinte: 06/12/18 horas – Repicar de sino e espocar de fogos, na Igreja Senhor do Bonfim; 19 horas – celebração de missa, na Igreja Senhor do Bonfim. Logo após a celebração da missa, haverá apresentações culturais, na Praça Senhor do Bonfim. Às 21 horas, na AABB, haverá shows musicais com DJ Rafa, Banda Amores. Com e Banda Aviões do Forró. A partir desta quinta-feira, o fluxo de pessoas e o número de veículos irão aumentar muito na cidade de Pão de Açúcar.

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Desembargador Washington Luiz tomará posse na presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas nesta segunda-feira

Pela segunda vez magistrado filho de Piranhas ascende ao cargo máximo da Justiça de Alagoas

Numa solenidade que será bastante concorrida, o desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, aos 56 anos, tomará posse na presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, nesta segunda-feira (5), às 17 horas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no Jaraguá, em Maceió.

É a segunda vez que o magistrado filho de Piranhas ascende ao cargo máximo da Justiça alagoana, cujo mandado será para o biênio 2015/2016. A escolha se deu por aclamação, em setembro de 2014.

 O primeiro mandado do desembargador Washington Luiz na presidência do TJ/AL foi entre setembro de 2004 a fevereiro de 2005, substituindo, na ocasião, o desembargador Geraldo Tenório, aposentando na compulsória quando ocupava a presidência.

Agora, o desembargador Washington Luiz chega ao posto pelo rodízio, uma lógica seguida pelo TJ, para comandar, por dois anos, o egrégio Tribunal de Justiça de Alagoas. Ele ocupará o lugar do atual presidente José Carlos Malta.

Nesta mesma solenidade também serão empossados os desembargadores João Luiz Azevedo Lessa, como vice-presidente, e Klever Rêgo Loureiro, como corregedor-geral da Justiça.

 

Uma trajetória de grandes conquistas e experiências

Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, o desembargador Washington Luiz, natural de Piranhas, no Sertão de Alagoas, foi promotor de Justiça em várias comarcas de Alagoas, vereador por Piranhas e deputado estadual por Alagoas.

Ingressou na Corte de Justiça alagoana na vaga destinada ao Ministério Público Estadual, em fevereiro de 1998. Assumiu a vice-presidência do TJ/AL no biênio 2003-2004, assumindo a presidência nos seis meses finais, em razão da aposentadoria do desembargador Geraldo Tenório Silveira.

A escolha para o cargo se deu por aclamação, no Pleno do TJ/AL, em setembro de 2014. Washington Luiz, que é o decano do Tribunal, assume a Presidência no lugar de José Carlos Malta Marques.

Natural de Piranhas, no Sertão de Alagoas, Washington Luiz ingressou na Corte de Justiça na vaga destinada ao Ministério Público (MP/AL), em fevereiro de 1998. Foi vice-presidente do TJ/AL no biênio 2003-2004, assumindo a Presidência nos seis meses finais, em virtude da aposentadoria de Geraldo Tenório Silveira.

Possuidor de grande capacidade administrativa e de uma oratória eloquente, o desembargador  Washington Luiz  assume o cargo de presidente do TJ/AL no momento em que as instituições públicas brasileiras exigem  reformas sérias, inovações e  adequações à nova realidade do País.

Para a sua posse, nesta segunda-feira, vão estar presentes autoridades e lideranças representativas dos mais diversos segmentos da sociedade alagoana.

 É importante destacar, que o novo presidente do Tribunal de justiça de Alagoas é irmão do deputado estadual por Alagoas, Inácio Loiola (PSB),  e pai da atual secretária de estado da  Cultura de Alagoas, Melina Freitas, cargos que expressam claramente o grande prestígio da família Damasceno Freitas no estado de Alagoas. Confira abaixo a experiência profissional do desembargador Washinton Luiz.

    - Professor em várias unidades de ensino na cidade de Aracaju-Sergipe (1977-1979) e Diretor de unidades escolares em Piranhas e Delmiro Gouveia-AL;

    - Exercício de Advocacia Cível e Criminal;

    - Adjunto de Promotor de Justiça da Comarca de Delmiro Gouveia-AL (1979-1982);

    - Assessor Jurídico da Fundação Instituto de Desenvolvimento Urbano e Assistência Municipal - FIDAM (1980-1982);

    - Promotor de Justiça, tendo obtido a 1ª colocação no concurso para ingresso na carreira do Ministério Público (1982);

    - Promotor de Justiça das comarcas de Limoeiro de Anadia, Delmiro Gouveia (1ª entrancia), Santana do Ipanema (2ª entrância) e Arapiraca (3ª entrância) – 1982;

    - Presidente do Diretório Municipal do PMDB - Piranhas/AL (1988-1990);

    - Vereador e Presidente da Câmara municipal de Piranhas-AL (1989-1990);

    - Deputado Estadual de Alagoas por dois mandatos consecutivos (1991-94 e 1995-98);

    - Secretário de saneamento e energia do Estado de Alagoas (1993-1994);

    - Líder do Governo do Estado de Alagoas na Assembleia Legislativa Estadual em três governos consecutivos (1994-1998);

    - Desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, nomeado em 03.02.1998.

Fonte: TJ/AL

 

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Praias de Pão de Açúcar são invadidas por banhistas no primeiro dia do ano

O banho de rio já se tornou uma tradição nesta data

Faltando apenas uma semana para o início da tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, as praias de Pão de Açúcar foram invadidas por banhistas no primeiro dia do ano de 2015. Este grande fluxo de banhistas no feriado de Ano Novo já se tornou uma tradição para os milhares de pessoas que vêm todos os anos, nesta data, tomar banho nas águas relaxantes do rio São Francisco.

Mais uma vez os dois lugares mais frequentados foram a Praia Central e a Praia do Cristo, onde todas as barracas que comercializam bebidas e petiscos ao longo das areias ficaram superlotadas.

Veículos vindos de quase todos os lugares do sertão chegavam, a todo o instante, lotados de pessoas, oriundas dos mais diversos municípios do sertão. 

O acesso de veículos à praia, principalmente carros de passeio e motos, foi muito reclamado pelos banhistas, pois além de provocarem barulho e poeira, também ameaçam a vida de crianças, jovens e idosos. A ausência de policiais militares na praia aos domingos e em outros dias de grande movimento também vem sendo sentida pelos banhistas

Mas a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar está tomando algumas providências para oferecer mais segurança aos banhistas durante a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, evento que irá acontecer no período de 07 a 11 de deste mês.

No sábado e domingo do evento o acesso de veículos à beira do rio vai estar proibido e homens que integram o 7º Batalhão da briosa Polícia Militar do Estado de Alagoas vão estar realizando operações em plena praia, objetivando oferecer mais seguranças aos frequentadores do Velho Chico.

 

Mutirão para limpar o rio São Francisco

Nesta terça-feira (6) será realizado um mutirão para retirada de uma grande quantidade de algas que ficam submersas no rio São Francisco, prejudicando os banhistas. As algas proliferam em grande quantidade em razão das águas terem perdido a força, isto é, a correnteza, e, assim, não arrastam o lodo verde que é criado no fundo do rio.

Segundo o engenheiro Antonio Dantas, desta operação de limpeza do rio vão participar, em uma ação conjunta, as secretarias municipais de Meio Ambiente, Turismo e Esporte e  Viação, Obras e Serviços Públicos e a Associação dos Lancheiros de Pão de Açúcar. A população também está convidada a participar.

O objetivo do mutirão é limpar o rio, para que os banhistas possam tomar banho com mais conforto durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, já que a vegetação verde que nasce no fundo do rio gera desconforto aos banhistas e prejudica também o acesso de embarcações, uma vez que fica enrolada na hélice que impulsiona as lanchas.

 

Vereador Dyego Correia toma posse na presidência do Legislativo

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (2), a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Pão de Açúcar tomou posse. Os vereadores que compõem a diretoria da edilidade pão-de-açucarense são: Dyego Correia (PP) – presidente, Tereza Brito (PSDB) - vice-presidente, Ana Dayse Maia (PMN) - primeira secretária e Eliezer Farias (PC do B) - segundo secretário.

Já o novo líder do prefeito na Casa Legislativa, em substituição ao presidente empossado,  é o vereador Nilson Albuquerque (PP). Logo após a solenidade de posse foi oferecido um coquetel aos convidados. O engenheiro Antonio Dantas representou o prefeito Jorge Dantas na solenidade.

 

 

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Espetáculo pirotécnico no céu de Pão de Açúcar atrai multidão para a orla fluvial

Queima de fogos para saudar o Ano Novo dura mais de 15 minutos

Foi sensacional o espetáculo multicolorido promovido pela tradicional queima de fogos na orla fluvial de Pão de Açúcar, iniciada à zero, para dar boas vindas ao Ano Novo.

Uma multidão assistiu entusiasmada  e vibrava com cada explosão que culminava no espaço, arrancado aplausos e gritos do público que ficou encantado com o show promovido pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

Diversas autoridades municipais, entre essas, secretários e  assessores do governo municipal, vereadores chegaram ao local do espetáculo alguns minutos antes do início e juntaram-se ao grande número de populares. Um carro de som, para conotar ainda mais o clima festivo,  veiculava a mensagem de fim de ano do prefeito Jorge Dantas e, ainda, o convite e a programação da Festa de Bom Jesus dos Navegantes.

O engenheiro Antonio Dantas, que é o responsável pelas obras do governo municipal, representou o irmão e prefeito Jorge Dantas durante o espetáculo.

Durante e logo após a queima de fogos, famílias e amigos cumprimentavam-se e brindavam com champanhe e outros espumantes a chegada do ano 2015.

Na opinião do público, o espetáculo foi maravilhoso  e encantador  e durou mais que o do ano passado nas areias do Velho Chico, em plena Praia Central da Terra de Jaciobá.

  

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

A minha mensagem de Ano Novo para você, meu caríssimo leitor!

Que em 2015 as bênçãos do Pai Celestial pairem sobre a sua vida e a de sua família!

Passado o Natal, a nossa expectativa agora está voltada para o Ano Novo – que não deixa de ser, também, um “natal”, pois significa “nascimento”.
Sendo assim, que o primeiro sol do Ano Novo nasça repleto de energias positivas e que perdurem os 360 dias de 2015!

E fazendo um balanço de 2014, não posso afirmar que este foi um ano ruim para mim, pois tive grandes e importantíssimas conquistas. Também não posso negar que perdi alguns amigos, oportunidades, algumas noites de sono, alguns fios de cabelo e um pouco de minha saúde. Contudo não perdi a dignidade, o caráter, a fé, a esperança, o equilíbrio, o respeito, o amor à vida e outros tantos princípios e virtudes preponderantes na vida de um cidadão.

Certamente, em 2014, ano que está bem próximo de expirar, deixei de concretizar sonhos, executar projetos e colocar em prática novas ideias que serão úteis a mim, a minha família e à sociedade.

Por este motivo, no ano vindouro, oxalá eu continue morando neste planeta do viventes, para que eu possa transformar em realidade planos que durante o ano de 2014 não foram possíveis de ser executados. E para que isso venha materializar-se, ou seja, tornar-se tangível, é importante que eu continue contando com a força de sua amizade.

Destarte, aproveito este clima de confraternização e de profunda reflexão, para lhe pedir, na minha condição de ser imperfeito, desculpas pelas tantas faltas por mim cometidas, ao tempo em que expresso a minha mais profunda gratidão a Deus, a minha família e a você – forças impulsionadoras – que me encorajaram a enfrentar todos os percalços ao longo destes doze meses ininterruptos e a vencê-los, um a um, destemidamente.

Que em 2015 as bênçãos do Pai Celestial pairem sobre a sua vida e a de sua família! Que grandes e importantes realizações sejam consentidas por Deus a você! E que o sucesso, a paz e a harmonia batam à sua porta incessantemente! E que todos nós possamos ter um FELIZ ANO NOVO!!!

Postado em por Helio Fialho - MTE/AL 1644 em BlogsHelio Fialho

Queima de fogos no Reveillon terá duração de 11 minutos em Pão de Açúcar

Show multicolorido promovido pela Prefeitura na virada do ano será na orla fluvial

A queima de fogos para celebrar a chegada do Ano Novo será de aproximadamente 11 minutos, segundo informações de uma fonte ligada à Prefeitura Municipal de Pão d Açúcar. O show pirotécnico será realizado na Praia do Velho Chico e terá inicio à zero hora após uma contagem regressiva.

Famílias inteiras, casais de namorados, autoridades e lideranças municipais se reúnem para brindar a virada do ano com champanhe, vinho, aplausos e cumprimentos  de felicitações nesta festa popular que vem atraindo a cada ano um número maior de participantes.

O espetáculo de luzes multicoloridas nos céus de Pão de Açúcar, para comemorar a virada do ano, chama a atenção das pessoas e a cada explosão se ouve aplausos,  gritos, vibrações e expressões de contentamento.

Mais uma vez a concentração de pessoas para comemorar o Reveillon  será  em frente  à  “Ladeira do Pinto” e na “Praça do Iate Clube”, no próximo dia 31. O prefeito Jorge Dantas e a primeira dama do município, Soraya Omena Dantas, vão participar das comemorações.

Antes e após a tradicional queima de fogos alguns bares e restaurantes da cidade estarão abertos ao público, principalmente os que ficam localizados na orla fluvial.  Geralmente música ao vivo faz parte da programação de virada do ano nesses bares e restaurantes.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

A MINHA MENSAGEM DE NATAL PARA VOCÊ

A humanidade não sabe o verdadeiro significado do Natal

Enquanto a humanidade não interpretar o verdadeiro significado do Natal, o desamor, a violência, a injustiça, a corrupção e o desrespeito para com as pessoas e para com a natureza vão continuar existindo no planeta dos terráqueos.

É preciso a humanidade entender que não foi aleatoriamente que Jesus nasceu em uma manjedoura, pois o significado de manjedoura é  “cocho”(onde os animais se alimentam).

Jesus veio ao mundo em substituição aos animais que Deus os rejeitava em sacrifícios feitos pelos pecadores de Israel em razão da grande quantidade de pecados praticados.

 Deste modo,  Jesus é o “Cordeiro de Deus”, a “Ovelha Divina” que substituiu a novilha e o carneiro sem máculas que eram dados em oblação a Deus para expiação (reparação) de pecados.

E os presentes oferecidos ao Menino Jesus pelos três Reis Magos –  Melquior, Gaspar e Baltasar – possuem importantes significados.

O OURO presentado por Melquior significa “Jesus, Sacerdote Real”; o INCENSO ofertado por  Gaspar significa “Jesus, o aroma agradável diante de Deus” (Jesus, o único intercessor do homem perante o Pai Divino); A MIRRA oferecida por Baltasar, significa “Jesus, o curador de pecados” e  “Salvador de almas”.

Portanto, o verdadeiro sentido do Natal (que quer dizer “nascimento”) não é oferecer presente sem significado algum; não é reunir a família e os amigos para comer, beber e se drogar. O verdadeiro significado do Natal é celebrar a VIDA, o AMOR, a JUSTIÇA e o PERDÃO, pois Jesus é Luz!

FELIZ E ABENÇOADO NATAL!!!