Minuto Sertão

buscar

Helio Fialho

RSS

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Audiência Pública em Defesa do rio São Francisco será realizada no dia 3 de setembro em Pão de Açúcar

Após discussões será elaborada a Carta de Pão de Açúcar que cobrará a atuação de deputados e senadores alagoanos em defesa do Velho Chico no Congresso Nacional

A Câmara Municipal de Pão de Açúcar realizará, no próximo dia 3 de setembro, no auditório da FASVIPA, uma Audiência Pública em Defesa do rio São Francisco.

O requerimento com o pedido desta audiência é de autoria do vereador Diomedes Rodrigues (PSDB) e foi apresentado na última sexta-feira (21), durante a primeira sessão ordinária do segundo semestre, e contou com a aprovação dos demais vereadores que integram o Legislativo municipal de Pão de Açúcar.

Segundo o vereador Diomedes, é muito preocupante o quadro em que se encontra o rio São Francisco, principalmente neste momento em que as barragens estão reduzindo drasticamente suas vazões defluentes, a exemplo do Reservatório de Xingó, que atualmente baixou para 900 metros cúbicos por segundo.

A expedição de convites para a participação de algumas autoridades e outras providências indispensáveis para a realização da audiência vêm sendo tomadas pelo presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar, vereador Dyego Correia.

O palestrante será o experiente ambientalista, defensor do rio São Francisco e presidente do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, Jackson Borges de Lima, ele que tem participado de estudos, encontros e discussões em todo o País sobre o grave problema vivido pelo Velho Chico.

Para este evento, também já confirmou presença o deputado estadual Inácio Loiola, sendo este considerado um defensor intransigente do rio São Francisco no Legislativo estadual.

Segundo o autor do pedido da Audiência Pública em Defesa do rio São Francisco, vereador Diomedes Rodrigues, o objetivo é discutir a gravíssima situação ora vivida pelo Velho Chico e cobrar dos parlamentares que compõem a bancada alagoana na Câmara e no Senado comprometimento em defesa do “rio da integração nacional”, pois atualmente não existe uma voz sequer que tenha se manifestado a favor da vida do Velho Chico.

“A situação do nosso rio é de morte iminente e, por este motivo, precisamos cobrar oficialmente aos deputados e senadores maior comprometimento em defesa do Velho Chico, pois ele está agonizando sob o silêncio sepulcral da bancada alagoana no Congresso Nacional”, disse o vereador Diomedes.

A audiência também tem o apoio do Executivo municipal de Pão de Açúcar. O prefeito Jorge Dantas e diversos assessores municipais também são contra o letal Projeto de Transposição do rio São Francisco.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas recebe homenagem da Maçonaria de Pão de Açúcar

O prefeito Jorge Dantas foi homenageado, sábado (24), pela Loja Maçônica Jaciobá nº 18, em reunião aberta ao público e que teve início às 20 horas.

Numa solenidade bastante concorrida, onde a Maçonaria de Pão de Açúcar  prestou a diversas personalidades que contribuem para o engrandecimento da sociedade pão-de-açucarense e, ainda, para com os trabalhos realizados pela própria Loja, o nome de Jorge Dantas estava entre os homenageados da noite, a exemplo do monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira, o servidor público federal  Luz Elias do Nascimento (fundador da Loja Maçônica Jaciobá Nº 18), o vereador  Diomedes Rodrigues (presidente da CLISADEQ), o advogado Flávio Almeida, o músico e cantor Juninho Barroso, a vereadora Branca Andrade (póstuma) e outros.

Em razão de estar participando da “7ª Cavalgada Amigos de Jorge Dantas”, o prefeito não pôde comparecer à solenidade homenageativa e foi representado pelo filho e advogado Francisco Dâmaso Dantas.

A reunião contou, ainda, com a presença de diversos convidados e, na oportunidade, foi proferida uma palestra sobre “A Importância da Família”.

 

Sétima Cavalgada Amigos de Jorge Dantas atrai multidão

Uma multidão compareceu à 7ª edição da Cavalgada Amigos de Jorge Dantas, domingo (22), em Pão de Açúcar. O percurso foi feito com muita animação e puxado por um trio elétrico, toadas e aboios.

Cerca de mil vaqueiros compareceram com seus respectivos cavalos e centenas de veículos acompanharam o tradicional evento que teve como ponto de concentração o Povoado Lagoa de Pedra.

A cavalgada teve três pontos de paradas obrigatórias, isto é, povoados Meirus e Rua Nova e  Assentamento Bom Conselho. O ponto de chegada foi a AABB, onde aconteceu um show com o famoso cantor Galã do Brega. O local do show ficou superlotado e o número de pessoas foi igual ao de shows realizados durante a Festa de Bom Jesus dos navegantes.

Mas antes de chegar à AABB, a cavalgada percorreu a Avenida Bráulio Cavalcante, onde o prefeito foi bastante saudado pela população, numa demonstração de grande popularidade.

O grande número de cavaleiros e amazonas deixou muita gente impressionada com o grande prestígio do prefeito Jorge Dantas, que antecipou a comemoração de seu aniversário com uma grande festa popular e, ainda, prestou uma homenagem a este importante folclore brasileiro, a cavalgada.

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Vereador Diomedes Rodrigues é homenageado pela Loja Maçônica Jaciobá de Pão de Açúcar

Em reunião festiva, a maçonaria comemorou o Dia do Maçom e homenageou personalidades

O vereador e presidente da CLISADEQ, Diomedes Rodrigues (PSDB), foi homenageado pela Loja Maçônica Jaciobá, sábado (22), pelos relevantes serviços prestados à sociedade pão-de-açucarense e alagoana na recuperação de dependentes químicos.

Em comemoração ao Dia do Maçom, festejado em 20 de agosto, a Loja Maçônica Jaciobá Nº 18, de Pão de Açúcar, realizou uma reunião solene, sábado (22), para homenagear pessoas que já prestaram serviços relevantes à sociedade e a colaboradores da maçonaria de Pão de Açúcar, Diomedes na lista de homenageados.

Diomedes Rodrigues é psicólogo e professor universitário, criou em Pão de Açúcar, em 2013, o Instituto Sertanejo de Apoio ao Ser e a Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico, com o objetivo de recuperar pessoas dependentes de drogas por meio de tratamentos medicamentosos e procedimentos terapêuticos.

Em solenidade bastante concorrida, realizada em sua loja, a Maçonaria de Pão de Açúcar reconheceu o importante e humano projeto que vem sendo desenvolvido pelo “Doutor Diomedes”.

Segundo ele, outros projetos importantes e de sua autoria estão prestes a ser desenvolvidos em prol da população pão-de-açucarense, sertaneja e alagoana.

Em Defesa do Velho Chico e dos Cães Abandonados

Na primeira sessão do segundo semestre deste ano, realizada sexta-feira (21), o vereador Diomedes Rodrigues apresentou requerimento solicitando ao presidente da Casa Legislativa de Pão de Açúcar que fosse realizada uma Audiência Pública em Defesa do Rio São Francisco.

A proposta de “Doutor Diomedes” contou com o apoio de todos os vereadores presentes ea Audiência Pública em Defesa do Rio São Francisco já está marcada para o próximo dia 3 de setembro, no auditório da FASVIPA, com início às 8 horas da manhã, momento em que se farão presentes autoridades estaduais e municipais, além do povo em geral.

Dentre as autoridades que estão sendo convidadas, já confirmaram presença o deputado estadual Inácio Loiola e o prefeito Jorge Dantas.

O palestrante será o ambientalista e presidente do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, Jackson Borges de Lima. Dentre as autoridades que estão sendo convidadas para participar do evento, já confirmaram presença o prefeito Jorge Dantas e o deputado estadual Inácio Loiola, sendo este último um barranqueiro nascido em Piranhas e grande defensor do Velho Chico.

Nesta mesma sessão ordinária do Legislativo municipal, o vereador saiu em defesa do crescente número de cães abandonados nas ruas de Pão de Açúcar. Os chamados “cães vadios” estão sendo acometidos de doenças e atacando pessoas idosas e matando ovinos e caprinos, além de estar colocando em risco a saúde das pessoas.

“Sou contra a matança de cães abandonados nas ruas de Pão de Açúcar. Sou a favor que o Poder Público busque parcerias com o órgão de zoonoses estadual e entidades protetoras de animais, para juntos encontrem uma saída justa e humana para este problema que vem se agravando a cada dia”, disse Diomedes.  

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Defesa Civil do Estado realiza 1º Encontro com os Prefeitos do Semiárido em Pão de Açúcar

Evento conta a participação de mais de 70 representantes municipais

A Defesa Civil de Alagoas realizou, nesta sexta-sexta-feira ( 21), o 1º Encontro Com Os Prefeitos do Semiárido Alagoano. O evento aconteceu no auditório da Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, em Pão de Açúcar, e contou com a presença de mais de 70 representantes dos 37 municípios que fazem parte do semiárido alagoano e que estão com decreto de emergência vigente, dentre esses, oito prefeitos, diversos secretários e coordenadores municipais.   

A abertura do evento se deu por volta das 10 horas e 30 minutos com as boas vindas do prefeito Jorge Dantas e, em seguida, foi a vez da explanação do coordenador estadual de Defesa Civil, Major Moisés, que discorreu sobre as ações emergenciais de combate a seca e de que forma serão utilizados os recursos da ordem de 10 milhões de reais liberados pelo Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional, para a Operação “Água é Vida”, mais conhecida como “Operação Carro Pipa”.

O coordenador estadual de Defesa Civil também orientou os prefeitos quanto à necessidade de criarem e estruturarem nos municípios do semiárido alagoano órgãos que cuidem especificamente de assuntos relacionados à defesa civil, principalmente no tocante ao abastecimento, fiscalização e prestação de contas dos recursos recebidos pelos municípios para combater, principalmente no tocante à fiscalização e prestação de contas de recursos da “Operacão Água é Vida”.

Os representantes municipais também receberam das mãos do coordenador da Defesa Civil o Ofício Circular nº 001/20015-CEDEC/AL que trata sobre o envio da relação das comunidades rurais afetadas pela escassez de água, planilha de solicitação de caminhão pipa e cadastro de apontadores.

Entre os participantes dos 38 municípios convidados, se fizeram presentes os prefeitos Jorge Dantas (Pão de Açúcar), Álvaro Bezerra (Lagoa da Canoa), Bruno Pedro (Craíbas), Ricardo Barreto (Jaramataia), Manoel Brasiliano de Santana (Piranhas), José Gualberto Pereira (Olho D´Água do Casado),Bruno Pedro (Craíbas) e José Cícero Vieira (Inhapi), sendo este último o presidente do Comitê da Seca e representante da AMA na reunião.

Durante a sua fala, o coordenador estadual da Defesa Civil, Major Moisés Pereira de Melo, disse da que é de grande importância a parceria dos municípios neste trabalho de cadastramento que será realizado em cada município.  “Inicialmente faremos o cadastramento de todas as comunidades através de uma a perceria com os municípios, para que disponibilizem estas informações para nós e, juntos, traçarmos o melhor caminho para levar água de qualidade para os nossos irmãos sertanejos”, disse o coordenador.

Já o prefeito Jorge Dantas, em entrevista concedida à Imprensa AMA, fez um balanço da situação provocada pela escassez de chuvas no município de Pão de Açúcar. “Praticamente acabou o inverno e não teve chuva para juntar água nas comunidades rurais de Pão de Açúcar e já sabemos que teremos mais um verão difícil e de muito sacrifício para a prefeitura. Apesar de os recursos que foram liberados pelo Ministério da Integração não chegarem diretamente para as prefeituras, pois serão administrados pela Defesa Civil Estadual, mesmo assim vão minimizar as nossas despesas”, disse Jorge Dantas.

Fazendo uma avalição da reunião, o presidente do Comitê da Seca e representante da AMA no evento, prefeito José Cícero Vieira, disse que foi bastante proveitosa. “Foi uma reunião bastante proveitosa e interessante porque  nos orientou a corrigir as falhas e já apontando alternativas e saídas e os próprios prefeitos indicando coordenadores que estão bastante inteirados das coisas do município, inclusive os coordenadores falaram mais que os prefeitos e estão levantando na prática o que está acontecendo dentro dos municípios. Daqui o Comitê levará novas ideias para as próximas reuniões que serão realizadas”, disse o presidente.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar e Ministério Público se reúnem para coibir o abate clandestino de gado no município

Prefeito Jorge Dantas e Promotora Martha Bueno tomam medidas para evitar comercialização de carne contaminada

Em meio a uma denúncia sobre a qualidade da carne que estaria sendo comercializada em Pão de Açúcar por alguns marchantes que, segundo a postagem feita em uma rede social,  estariam fazendo  abates clandestinos de gado bovino e, com isso, vendendo carne de animais doentes e colocando em risco a saúde dos consumidores, o prefeito Jorge Dantas convocou assessores e órgãos municipais responsáveis pelo controle e fiscalização do produto, a exemplo da Secretaria Municipal de Agricultura, Vigilância Sanitária Municipal e, ainda, marchantes  dos municípios de Pão de Açúcar e Batalha.

Para esta reunião realizada no Auditório João Lisboa, quinta-feira (13), foi convidada a representante do Ministério Público Estadual na Comarca de Pã de Açúcar, a promotora de Justiça Martha Bueno.

Aproximadamente 25 marchantes se fizeram presentes à reunião, para ouvir as orientações e medidas  tomadas conjuntamente pela Prefeitura e Ministério Público, com o objetivo de evitar que aconteçam abates clandestinos e a venda de carne de animais doentes à população.

As medidas tomadas foram: todos os animais bovinos terão que ser abatidos no matadouro municipal de Arapiraca; a partir de agora os animais vão receber inspeção de um veterinário, antes e depois do abate; no açougue público de Pão de Açúcar só será comercializada a carne se constar na mesma o carimbo do matadouro de Arapiraca; Ao final da feira, caso sobre carne fresca, esta será armazenada em refrigerador, no próprio açougue, para ser comercializada nos dias seguintes; a carne de sol, devidamente inspecionada, terá que ser salgada dentro do açougue de Pão de Açúcar e armazenada em refrigerador, para comercialização nos dias seguintes.

Estas medidas foram tomadas em acordo com os próprios marchantes, para evitar, assim, que a população venha comprar e comer carne contaminada. Os marchantes que descumprirem as medidas tomadas conjuntamente pela Prefeitura de Pão de Açúcar e o Ministério Público serão punidos em conformidade com a lei.

 

Os riscos do abate clandestino

Coibir o abate de animais em lugares sem higiene é uma grande preocupação dos responsáveis pela inspeção de produtos cárneos, dentre outros serviços inerentes ao médico veterinário, por isso, a importância de saber a procedência dos produtos no momento de adquiri-los. Os perigos de se consumir esse tipo de produto, são muito grande.

Além dos riscos de contaminação durante o processo de abate e transporte, o armazenamento e o preparo deste alimento podem fazer a diferença para a saúde do consumidor. Também é de suma importância, observar a origem na hora da compra, dos subprodutos dos animais abatidos.

Os produtos obtidos a partir do abate clandestino, sem a devida inspeção veterinária oficial, podem ser vetores de doenças e infecções alimentares. Entre as enfermidades infecciosas e parasitárias mais frequentes, comprovadamente encontram-se as que são comuns ao homem e aos animais. São as chamadas zoonoses, constituindo-se na atualidade como os riscos mais frequentes. 

Por sua vez, a demanda cada vez maior de alimentos de origem animal constitui fator decisivo para aumentar os riscos de exposição às zoonoses.

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas anuncia as revitalizações da orla fluvial e Praça São Pedro, criação da Guarda Municipal e mudanças no secretariado

O anúncio foi feito nesta quinta-feira durante entrevista concedida ao Jornal Jaciobá

O prefeito Jorge Dantas concedeu entrevista, nesta quinta-feira (30), ao Jornal Jaciobá, programa comandado  pelo radialista Jairo Ribeiro, da Rádio Jaciobá FM, e anunciou a obra de revitalização da orla fluvial de Pão de Açúcar, orçada em mais de 3 milhões de reais.

Segundo Jorge Dantas, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar já tem garantido recursos da ordem de R$ 700 mil reais e está orçada em 3 milhões de reais. Na próxima semana o prefeito viajará à Brasília com a finalidade de pleitear mais recursos junto aos parlamentares que tiveram o seu apoio político nas eleições de 5 de outubro de 2014.

A boa notícia deixou a população pão-de-açucarense contente porque a orla fluvial da cidade se encontra em situação muito crítica e a grande burocracia vinha impedindo a liberação de recursos.  “Segunda-feira, numa reunião na AMA,  fomos comunicado pelo gerente da Área de Governo da Caixa Econômica sobre a  aprovação do projeto de revitalização da orla do rio São Francisco. Agora já podemos licitar a obra e tocá-la, pois já temos garantida uma parte dos recursos. E já na próxima semana estarei viajando à Brasília em busca de mais recursos junto ao senador Benedito de Lira, já que  ele foi o autor da emenda que garantiu os  recursos para a primeira etapa e já prometeu arranjar  mais dinheiro para a sua conclusão”, disse o prefeito.

Jorge Dantas também anunciou a estruturação da Guarda Municipal de Pão de Açúcar, já que existe uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores e o município precisa deste reforço de segurança.  “A violência urbana está muito grande e a gente precisa colaborar com o aparato de segurança promovido pelas polícias militar e civil”, embora sabemos que o papel da guarda municipal é cuidar da segurança patrimonial”, disse, ainda, o prefeito.

A revitalização da Praça São Pedro também foi mais uma obra anunciada pelo chefe do Executivo municipal e será executada com recursos do próprio município.

 

Mudança de secretários

A mudança de alguns de seus secretários, como já estava prevista, também foi anunciada pelo prefeito que, ao falar sobre a saída do secretário Jurandir Amadeu, de Cultura, ele agradeceu e elogiou o trabalho que o mesmo realizou a frente da pasta, a exemplo da criação do evento Quinta Cultural.

O prefeito também garantiu que a Quinta Cultural, que faz parte da programação da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, vai continuar sendo realizado em Pão de Açúcar.

Sobre as mudanças, Jorge Dantas anunciou as seguintes: Cacau Machado deixa a pasta de Turismo e Esporte e vai para a Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos (SEVOSP), enquanto o secretário Tadeu Pascoal Amorim deixa a SEVOSP e vai  coordenar a Guarda Municipal. O coordenador da Casa do Empreendedor, Ramon Carvalho, assume as pastas de Turismo e Esporte e de Cultura, sendo esta última provisoriamente.

 Já o secretário Afrânio Jorge Vieira deixa a Secretaria Municipal de Administração e assume a pasta de Articulação Governamental (nova denominação da coordenação de Articulação Política) no lugar do médico Eraldo João (Dr. Eraldinho), que na semana passada pediu exoneração da pasta de Articulação Política.

E quem assume a Secretaria Municipal de Administração é a ex-coordenadora da 8ª CRE, Cerícia Lima Brandão Souza Santos. Segundo, ainda, o prefeito, outras mudanças também vão ocorrer nos próximos dias nesta reestruturação de sua equipe de governo.

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Promotora de Justiça de Pão de Açúcar, Martha Bueno, vem atuando com sucesso em Maceió

Condenações de réus estão acontecendo em quase todos os júris

A Promotora de Pão de Açúcar, Martha Bueno, vem atuando este mês em vários júris na Capital, quase todos com condenações.

É um trabalho árduo porque combater os foras da lei no Brasil – e não são poucos – nunca foi uma tarefa fácil, principalmente porque em nosso País a impunidade existe em larga escala.

Na Capital alagoana, como a rotatividade de jurados é mensal e são muitos, o trabalho é imparcial e o MPE cumpre o seu papel sem quaisquer interferências.

A Promotora Martha Bueno, além de dinâmica é destemida e determinada, o que facilita muito a atuação dos jurados. Não é a toa que a representante do Ministério Público é apelidada de “Dama de Ferro”.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Caso inusitado: Ancião de 81 anos passa mal quando estava casando no Fórum de Justiça e é internado no hospital de Pão de Açúcar

Juiz da Comarca vai ao hospital e conclui celebração do casamento com paciente internado

Um fato inusitado ocorreu, nesta segunda-feira (27),  na cidade de Pão de Açúcar. O ancião João Pereira Neto, 81 anos, morador da cidade sertaneja de Palestina, passou  mal durante a celebração do casamento com a sua companheira  de 25 anos de convivência conjugal, na vizinha cidade de Palestina com quem tem seis filhos.

A oficialização do casamento civil era um sonho antigo do aposentado   e, por este motivo, ele e a mulher compareceram ao Fórum de  Justiça Dr. Átila Pinto Machado, na cidade de Pão de Açúcar, a fim de realizar o seu  antigo desejo.

E durante a celebração,  na manhã de hoje,  “Seu João Pereira”, como é conhecido, passou mal na presença do juiz e das testemunhas e foi imediatamente conduzido ao setor de emergência da Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, onde foi atendimento pelo médico  de plantão Dr. João Amorim, que o medicou e o deixou em observação por mais de três horas, vindo ele a ser liberado por volta das 14 horas.

Devido ao estado de saúde do ancião, o juiz celebrante, Dr. Leonilzo de Melo Freitas,  não chegou a terminar a celebração do casamento, o que só foi possível  quando o ancião já se encontrava internado no hospital.  

Ao chegar à Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, o juiz Leonilzo Freitas foi recebido pela diretora daquela Unidade, Drª Graça Correia, que o conduziu ao setor onde o paciente se encontrava internado e em observação.

E foi em pleno quarto onde o paciente  se encontrava internado no hospital, na presença de servidores do setor de emergência e do Cartório do Registro Civil de Palestina e do Fórum de Justiça de Pão de Açúcar, que o juiz pôde concluir a celebração do casamento do ancião João Pereira Neto, realizando, assim, o grande sonho do aposentado, que horas depois recebeu alta e expressava contentamento, graças à benevolência do magistrado e do eficiente atendimento médico oferecido ao paciente nubente.

O juiz de Direito Leonilzo de Melo Freitas é titular da Comarca de Penedo, mas por motivo do gozo de férias do juiz titular Galdino José Amorim de Vasconcelos, da Comarca de Pão de Açúcar, ele está atuando como juiz substituto nos municípios de Pão de Açúcar e Palestina.

 

   

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Pão de Açúcar vai acontecer no próximo dia 30

O tema a ser discutido este ano será "Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026"

No próximo dia 30, às 8 horas da manhã, no  Auditório da FASVIPA, será  realizada a VII Conferência de Assistência Social do município de Pão de Açúcar. O evento conta com a organização do Conselho de Assistência e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTAS), tendo esta última como titular a secretária  Soraya Omena Dantas.

O evento tem como objetivo convocar as entidades representativas da sociedade civil organizada e governo para juntos deliberarem acerca das políticas de Assistência Social a nível municipal, estadual e federal.

 O tema a ser discutido este ano será “Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026”. Na oportunidade serão apresentadas propostas estruturantes para as políticas de Assistência Social, para os próximos 10 anos.

A conferência contará, na qualidade de palestrante, com a presença da especialista em Serviço Social, Fábia Santana, ex-diretora estadual de Proteção Social Básica e conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social.

Os organizadores da VII Conferência Municipal de Assistência Social de Pão de Açúcar esperam receber representações de todas as localidades das zonas urbana e rural de Pão de Açúcar, incluindo quilombolas, assentados, ribeirinhos, entre outros.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

7ª Conferência Municipal de Pão de Açúcar elege delegados titulares e suplentes para a 8ª Conferência Estadual de Saúde

8ª Conferência Estadual de saúde será de 4 a 7 de agosto em Maceió

 Foi realizada, quinta-feira (9), no auditório da Faculdade São Vicente (FASVIPA), com início às 09 horas, a VII Conferência Municipal de Saúde de Pão de Açúcar, que teve como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

Diversas autoridades municipais, lideranças, profissionais da área de saúde, conselheiros municipais e populares participaram das discussões referentes aos problemas existentes na saúde pública brasileira, principalmente com foco em Pão de Açúcar e no estado de Alagoas.

A mesa do evento foi composta por Anísia Oliveira ( presidente do Conselho Municipal de Saúde), Normanda Santiago (secretária municipal de Saúde), Marco Tavares (vice-prefeito e representante do prefeito Jorge Dantas), vereador Dyego Correia (presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar), Genilda Leão ( coordenadora da saúde indígena de Alagoas e Sergipe, representante da FUNASA e do Ministério da Saúde) e Maurício Sarmento (representante do Conselho Estadual de Saúde).

Além destas autoridades, também participaram do evento: os secretários municipais Marcos de Assis Mendonça (Educação) e Cícero Alves da Silva (Meio Ambiente), os vereadores Diomedes Rodrigues, Venerino Oliveira Filho e Izabel Lisboa. O advogado e conselheiro municipal de saúde, Johannes Magnus, atuou como moderador do evento.

Os trabalhos foram divididos em quatro grupos e as discussões sobre diversos temas foram bastante participativas. O prefeito Jorge Dantas, por motivo de uma viagem para cumprir compromissos de trabalho, não pôde comparecer ao evento.

O encerramento da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Pão de Açúcar aconteceu somente às 18 horas, sendo escolhidas diversas questões para serem levadas para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada de 4 a 7 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

As conferências municipais e estaduais de saúde acontecem em todo o Brasil como uma prévia para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 23 a 26 de novembro, em Brasília.

O tema da conferência será “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” e reunirá representantes de todo o Brasil.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Wilton da Silva, tem destacado que Alagoas enviará este ano 72 delegados para a Capital Federal, representando todos os municípios alagoanos.

O presidente tem ressaltado em suas participações em eventos de saúde, que a conferência é importante, pois, leva as demandas e desafios encontrados pela população para os gestores públicos.

Ao final da conferência nacional, será elaborada uma carta com as questões levantadas durante o evento. Este documento é essencial e serve como diretriz para a criação de políticas públicas mais eficazes, que levem em conta as reais condições em que se encontra a saúde pública no Brasil.

Na conferência de Pão de Açúcar foram eleitos quatro delegados titulares e seus respectivos suplentes, os quais participarão da 8ª Conferência Estadual de Saúde, no período de 4 a 7 de agosto deste ano. Os escolhidos foram: GESTÃO: Normanda Santiago (titular) e Joézia Oliveira (suplente); TRABALHADORES: Edson Rodrigues Pereira (titular) e Maria Rosicléia Correia (suplente); USUÁRIOS: Diva Santos (titular), Oscar Allan (titular), Johannes Magno (suplente), Pr. Gutemberg (suplente).

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Caso inusitado: Ladrões roubam transformador da rede de alta tensão e deixam escola sem aula na zona rural de Pão de Açúcar

Mais de 200 alunos estão sem poder assistir aula por causa da falta de energia elétrica

Um roubo inusitado ocorreu na zona rural de Pão de Açúcar, precisamente no Sítio Emendadas.  Ladrões roubaram durante a noite chuvosa de 27 de junho um transformador da rede elétrica da Eletrobras, interrompendo, assim, o fornecimento de energia naquela localidade.

Segundo informações do secretário adjunto de Educação, Marcos de Assis Mendonça, o ocorrido provocou um enorme prejuízo aos mais de 200 alunos que estudam na escola municipal daquela comunidade rural, pois a unidade escolar até hoje está sem funcionar e uma parte da merenda escolar que precisa congelamento teve que ser transportada para outra comunidade vizinha para não apodrecer.

O fato foi comunicado ao escritório local da ELETROBRAS que imediatamente comunicou o ocorrido ao escritório regional de Santana do Ipanema, mas até agora a empresa não instalou outro transformador no local, ficando os moradores prejudicados, inclusive mais de 200 alunos da rede municipal de ensino alunos estão sem poder assistir aula  porque a escola está sem energia em decorrência do roubo.

Roubar um transformador de uma rede elétrica não é uma coisa muito fácil, principalmente debaixo de chuva. Por isso, acredita-se que o roubo tenha sido praticado por uma equipe de eletricistas devidamente equipados.

Para quem conhece um pouco sobre investigação, este crime não é difícil de ser elucidado, uma vez que este tipo de roubo não é comum e só pode ser praticado por profissionais que trabalham com eletricidade, principalmente com rede de alta tensão.

Os moradores do Sítio Emendadas e os gestores da Secretaria Municipal de Educação esperam que este inusitado caso venha logo a ser esclarecido e que os ousados ladrões sejam colocados na prisão, para o bem de todos e felicidade geral da comunidade.

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

SEBRAE Nacional fará filmagens sobre casos de sucesso de implantação da REDESIM, nesta quarta-feira, em Pão de Açúcar

Projeção nacional do vídeo será no mês de agosto

Uma equipe do SEBRAE Nacional estará realizando, nesta quarta-feira (8), em Pão de Açúcar, a filmagem de um vídeo para projeção a nível nacional, isto porque o município de Pão de Açúcar é hoje uma referência nacional em funcionamento da REDESIM e de integração entre órgãos que atuam no registro e licenciamento de empresas.

As filmagens vão acontecer durante todo o dia e delas participarão diversos atores envolvidos no processo, entre eles, o prefeito Jorge Dantas, a secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Soraya Omena Dantas, funcionários do Departamento Municipal de Arrecadação, funcionários da Casa do Empreendedor, a equipe da Vigilância Sanitária Municipal, o Agente de Desenvolvimento Local, Ramon Carvalho, além de “lancheiros” locais pertencentes à Associação das Embarcações Fluviais de Pão de Açúcar, sendo que estes últimos são exemplos de casos de sucesso de MEI.

É importante destacar que O vídeo que está sendo filmado mostrará o bom trabalho realizado pelos órgãos estaduais e municipais integrados à REDESIM, principalmente como o processo se dá perante a visão do cidadão/empresário e como ele ocorre dentro dos órgãos envolvidos no registro e licenciamento de empresas.

Para isso, a agência contratada pelo SEBRAE Nacional  irá gravar todo o processo de abertura de empresas em Alagoas, assim como registrará os depoimentos dos atores envolvidos e parceiros estaduais, isto é, JUCEAL, SEFAZ, IMA, Visa Estadual, Corpo de Bombeiros e o Município de Pão de Açúcar.

Dos cinco municípios brasileiros que farão parte deste vídeo de projeção nacional, Pão de Açúcar é o único de Alagoas que será filmado, graças ao grande destaque nacional em eficiência da REDESIM.

Segundo o Agente de Desenvolvimento, Ramon Carvalho, este trabalho teve início no Departamento Municipal de Arrecadação de Pão de Açúcar e foi ampliado para a Casa do Empreendedor, fazendo hoje grande sucesso por facilitar a vida de empresários locais.

Para o prefeito Jorge Dantas, valeu a pena a gestão municipal ter investido na modernização deste setor que trabalha na formalização do microempreendedor individual (MEI), inclusive ter criado a Casa do Empreendedor. “Hoje em Pão de Açúcar o microempreendedor individual (MEI) se formaliza através da REDESIM do Portal Facilita e já sai com toda a documentação em menos de 24 horas. Isto significa um grande avanço e mais benefícios para o comércio local”, disse Jorge Dantas.

 

Projeção do vídeo será no mês de agosto

Tendo em vista as ações para expansão e promoção da REDESIM no Brasil, o SEBRAE Nacional e o Ministério da Micro e Pequena Empresa promoverão edições estaduais do Seminário Brasil Mais Simples, que ocorrerá dias 20 e 21 de agosto de 2015, tendo Alagoas como o caso de sucesso da região Nordeste.

Isso se deve aos avanços obtidos concernentes à REDESIM em Alagoas, onde os parceiros tem sido estratégicos para alcançarmos o resultado pretendido, qual seja, melhorar o ambiente empresarial estimulando a desburocratização, colocando Alagoas como um dos melhores estados para se montar um negócio.

Na programação do evento (que ainda está sendo finalizada), além dos painéis e palestras será veiculado um vídeo apresentando casos de sucesso de implantação da REDESIM e de integração entre os órgãos que atuam no registro e licenciamento de empresas.

 

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Conferência Municipal de Saúde de Pão de Açúcar será realizada nesta quinta-feira

Propostas eleitas serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde

Está marcada para esta quinta-feira (9), a Conferência Municipal de Saúde de Pão de Açúcar. O evento será realizado no auditório da Faculdade São Vicente (FASVIPA) e está previsto para iniciar às 08 horas da manhã.

A realização do evento está sob a responsabilidade do Conselho Municipal de Saúde, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O tema das conferências municipais e estaduais de saúde este ano é o mesmo da 15ª Conferência Nacional de Saúde – “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

As propostas eleitas nas conferências municipais serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde que, por sua vez, levará as propostas eleitas a nível estadual para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

A expectativa dos organizadores é de que a população também participe desta Conferência, já que a participação popular é de suma importância nos debates sobre as políticas de saúde pública do Brasil.

O prefeito Jorge Dantas e a secretária municipal de saúde, Normanda Santiago, participarão deste evento, já que são defensores intransigentes de uma saúde pública de qualidade.

É importante destacar que na semana passada o prefeito Jorge Dantas conseguiu junto ao senador Benedito de Lira recursos da ordem de R$ 300.000,00 para custeio da saúde em Pão de Açúcar. Estes recursos estão garantidos, mas ainda não foram liberados.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Forroçúcar 2015 teve encerramento nesta segunda-feira com dois shows na orla fluvial

Evento junino continua sendo o maior e o mais animado do sertão de Alagoas

Teve encerramento, nesta segunda-feira (29), o Forroçúcar 2015, o maior evento junino do sertão. Apresentações de sanfoneiros, quadrilhas, coco de roda e bandas fizeram parte da programação que teve início no dia 23.

Também foram realizados quatro concursos: Rainha do Milho Escolar, Rua Mais Animada, Melhor Casal Forrozeiro e Carroça Mais Original, sendo os vencedores escolhidos  por uma comissão julgadora e todas as atrações patrocinadas pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

Durante os sete dias de festa passaram pelo arraial do Forroçúcar as quadrilhas Arrastapé, Chapéu da Vovó, Alegria de Viver e Buscapé, além dos grupos de coco de roda Mandacaru e Choro de Bela.

O forró pé de serra  ficou por conta de Galeguinho do Acordeon, Beto do Acordeon, Zé do Acordeon e Zé Lourenço, além do forró urbanizado  puxado pelas bandas Forró Swuing Pancadão, Aforrozada, Zelito & Expresso Forronejo, Dose Dupla e Sirano & Sirino.

Este ano o evento sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como titular o artista Jurandir Amadeu (Bozo),  ganhou algumas inovações porque teve que se adequar à realidade ora vivida pelo município de Pão de Açúcar que, em consequência da escassez de chuva, foi considerado  pela Defesa Civil como “município em situação de emergência”.

Por conta deste grave problema, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, assim como 99% das prefeituras de Alagoas,  foi orientada a não fazer gastos com contratações de bandas e palcos que viessem onerar os cofres públicos.

Porém, procurando atender aos anseios de uma parte da população, principalmente os jovens e os amantes do forró, o prefeito Jorge Dantas, após se reunir com a Comissão Organizadora de Eventos Municipais, decidiu realizar o Forroçúcar 2015, de forma que não comprometesse as finanças do Município, porém viesse com uma programação bastante criativa e animada capaz de agradar aos participantes mais exigentes.

E foi justamente o que aconteceu durante o evento. Uma programação recheada de atrações culturais, onde delas participaram crianças, jovens e pessoas idosas, principalmente estudantes,  foi realizada de 23 a 27 no arraial da orla fluvial.

Já os dias 28 e 29, em que se comemora a festa de  São Pedro, ficaram reservados para os cinco shows musicais com Forró Swing Pancadão, Aforrozada, Expresso Forronejo, Dose Dupla e Sirano & Sirino.

E na tarde do dia 28 também aconteceu o tradicional e belo desfile de carroças de burro, tendo como tapete a Avenida Braulio Cavalcante, a principal artéria da cidade. Deste concurso participaram cerca de 40 carroças devidamente ornamentadas.  

E pode-se dizer que os dois últimos dias de Forroçúcar foram considerados os de maior concentração de público, principalmente porque durante estes dois dias de evento  em nenhum município da região foi realizado show em praça pública.

 Além da premiação entregue às três primeiras colocadas, a Prefeitura de Pão de Açúcar  liberou a quantia de R$ 40,00 reais para cada carroça participante, uma maneira de incentivar os carroceiros participantes.

Resultado dos concursos juninos

- Rainha Junina Escolar  – categoria I

1° Lugar: Jhenife Wanda Alves Rocha, 143 pontos - UME Monsenhor Lira (Aclamação popular)

2° Lugar: Leticia Carolinados Santos Gomes, 143 pontos - UME Pé da Serra

3° Lugar: Raniele do Nascimento Tibúrcio, 139 pontos - UME Bráulio Cavalcante

Rainha Junina Escolar  – categoria II

1° Lugar:Gessiane Ferreira da Silva, 155 pontos - UME José Gonçalves de Andrade.

2° Lugar:Marcia Raila de Lima da Silva, 146 pontos -UME Sítio João Leite.

3° Lugar: Giovanna Ellem Vieira Rodrigues, 145 pontos - UME Ministro Augusto de Freitas Machado.

- Rainha Junina da Melhor Idade

1° Lugar: Maria L. Dantas, 68 anos - Quadrilha Chapéu da Vovó.

2° Lugar: Maria Leda Lins, 75 anos -  Quadrilha Buscapé

3° Lugar: Girleide Nascimento Costa, 62 anos - Quadrilha Alegria de Viver.

- Melhor Casal Forrozeiro

Laércio de Bamba e Kémily

- Rua Mais Animada

1º lugar – Alto Fonseca – Arraial Encantado;

2º lugar – Rua São Pedro – Arraial O Duelão.

- Carroça Mais Original

1º lugar – Asa Branca

2º Lugar – Arraial Buscapé

3º lugar – De Volta Para Minha Terra.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Tradicional desfile de carroças dá início às comemorações de São Pedro no penúltimo dia de Forroçúcar

Três shows estão marcados para hoje à noite na orla fluvial

 

Dando sequência à programação do Forroçúcar 2015, está marcado para logo mais às 16 horas o tradicional desfile de carroças de burro na Avenida Bráulio Cavalcante. Cerca de 50 carroças estão sendo esperadas para o grande e animado desfile realizado pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Cultura.

O desfile é considerado um espetáculo de cores, criatividade, originalidade  e animação, principalmente porque do desfile participam crianças, jovens e idosos, cada um buscando manter as tradições culturais de Pão de Açúcar.

O ponto de partida é a Praça da Matriz, onde às primeiras horas da tarde os participantes já começam a se concentrar. Depois, autorizados pelos organizadores, o desfile começa e dezenas de carroças temáticas dão um verdadeiro show de beleza originalidade, encantando o público. Sanfoneiros, quadrilhas, grupos de coco de roda também participam deste desfile de carroças considerado o mais belo do estado de Alagoas. 

E à noite, a partir das 22 horas, no palco do Forroçúcar, em plena orla fluvial, as bandas Forró Swuing Pancadão, Aforrozada e Expresso Forronejo farão três animadíssimos shows, a presentando o que de melhor e mais atualizado existe em matéria de forró.

E no dia 29, por ocasião do encerramento do Forroçúcar e dos festejos juninos, é a vez da Banda Dose Dupla e de Sirano & Sirino fazerem suas apresentações. A expectativa dos organizadores é de que um grande público compareça ao Arraial do Forroçúcar durante os dois dias que comemoram São Pedro, já que Pão de Açúcar é uma das únicas cidades do sertão a realizar shows musicais em comemoração ao santo padroeiro dos pescadores.

 

Concursos e  grupos culturais

Este ano o Forroçúcar, no período de 23 a 27,  priorizou as apresentações de quadrilhas, coco de roda e sanfoneiros, com destaque para os grupos Arrastapé, Chapéu da Vovó, Alegria de Viver, Buscapé, Mandacaru e Choro de Bela.

E para animar ainda mais as noites no arraial, a Prefeitura de Pão de Açúcar contratou, ainda, os sanfoneiros Beto do Acordeon, Zé Lourenço, Zé do Acordeon e Galeguinho do Acordeon. Foram eles que nas noites de 23 a 27 abrilhantaram os concursos Rainha do Milho Escolar e Melhor Casal Forrozeiro.  Este ano a Prefeitura manteve o tradicional concurso Rua Mais Animada, onde as três primeiras colocadas serão premiadas.

Mais uma vez a coordenação do evento ficou sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como titular Jurandir Amadeu, um artista comprometido com a preservação de grupos que mantém viva as raízes culturais de Pão de Açúcar.

 

Apesar das dificuldades financeiras ora enfrentas pela Prefeitura de Pão de Açúcar, principalmente porque o município se encontra em situação de emergência, o prefeito Jorge Dantas não mediu esforços para realizar o Forroçúcar 2015 e manter viva a tradição dos festejos juninos.

Embora a determinação do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE) tenha sido para não contratar bandas, palcos e fazer gastos com festas, a gestão municipal contratou quatro sanfoneiros, cinco bandas e um palco para realizar uma festa animada e com os pés no chão.

 

Procissão de São Pedro

Neste domingo (28), às 08 horas, aconteceu a tradicional procissão de São Pedro, nas águas do rio São Francisco.

Sob a organização do Grupo Girassol, a festa religiosa que celebra o dia do padroeiro dos pescadores, foi realizada com muito sucesso, inclusive foi destaque no Gazeta Rural deste domingo, que mostrou os preparativos para esta tradicional festa.

A Chegança Feminina Girassol mais uma vez realizou uma brilhante apresentação sob a orientação do Mestre Laércio de Bamba. O grupo pão-de-açucarense é coordenado por Edson Pereira, popularmente conhecido como “Pai Edinho”.

Logo após a procissão foi realizada a missa solene, na Igreja de São Pedro, celebrada pelo monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira. O tema da festa deste ano foi “São Pedro Resgata os jovens para missão de Cristo”. Um grande número de fiéis, incluindo pescadores, compareceu ao evento religioso.