Minuto Sertão

buscar

Helio Fialho

RSS

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Promotora de Justiça de Pão de Açúcar, Martha Bueno, vem atuando com sucesso em Maceió

Condenações de réus estão acontecendo em quase todos os júris

A Promotora de Pão de Açúcar, Martha Bueno, vem atuando este mês em vários júris na Capital, quase todos com condenações.

É um trabalho árduo porque combater os foras da lei no Brasil – e não são poucos – nunca foi uma tarefa fácil, principalmente porque em nosso País a impunidade existe em larga escala.

Na Capital alagoana, como a rotatividade de jurados é mensal e são muitos, o trabalho é imparcial e o MPE cumpre o seu papel sem quaisquer interferências.

A Promotora Martha Bueno, além de dinâmica é destemida e determinada, o que facilita muito a atuação dos jurados. Não é a toa que a representante do Ministério Público é apelidada de “Dama de Ferro”.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Caso inusitado: Ancião de 81 anos passa mal quando estava casando no Fórum de Justiça e é internado no hospital de Pão de Açúcar

Juiz da Comarca vai ao hospital e conclui celebração do casamento com paciente internado

Um fato inusitado ocorreu, nesta segunda-feira (27),  na cidade de Pão de Açúcar. O ancião João Pereira Neto, 81 anos, morador da cidade sertaneja de Palestina, passou  mal durante a celebração do casamento com a sua companheira  de 25 anos de convivência conjugal, na vizinha cidade de Palestina com quem tem seis filhos.

A oficialização do casamento civil era um sonho antigo do aposentado   e, por este motivo, ele e a mulher compareceram ao Fórum de  Justiça Dr. Átila Pinto Machado, na cidade de Pão de Açúcar, a fim de realizar o seu  antigo desejo.

E durante a celebração,  na manhã de hoje,  “Seu João Pereira”, como é conhecido, passou mal na presença do juiz e das testemunhas e foi imediatamente conduzido ao setor de emergência da Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, onde foi atendimento pelo médico  de plantão Dr. João Amorim, que o medicou e o deixou em observação por mais de três horas, vindo ele a ser liberado por volta das 14 horas.

Devido ao estado de saúde do ancião, o juiz celebrante, Dr. Leonilzo de Melo Freitas,  não chegou a terminar a celebração do casamento, o que só foi possível  quando o ancião já se encontrava internado no hospital.  

Ao chegar à Unidade Mista Doutor Djalma Gonçalves dos Anjos, o juiz Leonilzo Freitas foi recebido pela diretora daquela Unidade, Drª Graça Correia, que o conduziu ao setor onde o paciente se encontrava internado e em observação.

E foi em pleno quarto onde o paciente  se encontrava internado no hospital, na presença de servidores do setor de emergência e do Cartório do Registro Civil de Palestina e do Fórum de Justiça de Pão de Açúcar, que o juiz pôde concluir a celebração do casamento do ancião João Pereira Neto, realizando, assim, o grande sonho do aposentado, que horas depois recebeu alta e expressava contentamento, graças à benevolência do magistrado e do eficiente atendimento médico oferecido ao paciente nubente.

O juiz de Direito Leonilzo de Melo Freitas é titular da Comarca de Penedo, mas por motivo do gozo de férias do juiz titular Galdino José Amorim de Vasconcelos, da Comarca de Pão de Açúcar, ele está atuando como juiz substituto nos municípios de Pão de Açúcar e Palestina.

 

   

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Pão de Açúcar vai acontecer no próximo dia 30

O tema a ser discutido este ano será "Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026"

No próximo dia 30, às 8 horas da manhã, no  Auditório da FASVIPA, será  realizada a VII Conferência de Assistência Social do município de Pão de Açúcar. O evento conta com a organização do Conselho de Assistência e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTAS), tendo esta última como titular a secretária  Soraya Omena Dantas.

O evento tem como objetivo convocar as entidades representativas da sociedade civil organizada e governo para juntos deliberarem acerca das políticas de Assistência Social a nível municipal, estadual e federal.

 O tema a ser discutido este ano será “Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026”. Na oportunidade serão apresentadas propostas estruturantes para as políticas de Assistência Social, para os próximos 10 anos.

A conferência contará, na qualidade de palestrante, com a presença da especialista em Serviço Social, Fábia Santana, ex-diretora estadual de Proteção Social Básica e conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social.

Os organizadores da VII Conferência Municipal de Assistência Social de Pão de Açúcar esperam receber representações de todas as localidades das zonas urbana e rural de Pão de Açúcar, incluindo quilombolas, assentados, ribeirinhos, entre outros.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

7ª Conferência Municipal de Pão de Açúcar elege delegados titulares e suplentes para a 8ª Conferência Estadual de Saúde

8ª Conferência Estadual de saúde será de 4 a 7 de agosto em Maceió

 Foi realizada, quinta-feira (9), no auditório da Faculdade São Vicente (FASVIPA), com início às 09 horas, a VII Conferência Municipal de Saúde de Pão de Açúcar, que teve como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

Diversas autoridades municipais, lideranças, profissionais da área de saúde, conselheiros municipais e populares participaram das discussões referentes aos problemas existentes na saúde pública brasileira, principalmente com foco em Pão de Açúcar e no estado de Alagoas.

A mesa do evento foi composta por Anísia Oliveira ( presidente do Conselho Municipal de Saúde), Normanda Santiago (secretária municipal de Saúde), Marco Tavares (vice-prefeito e representante do prefeito Jorge Dantas), vereador Dyego Correia (presidente da Câmara Municipal de Pão de Açúcar), Genilda Leão ( coordenadora da saúde indígena de Alagoas e Sergipe, representante da FUNASA e do Ministério da Saúde) e Maurício Sarmento (representante do Conselho Estadual de Saúde).

Além destas autoridades, também participaram do evento: os secretários municipais Marcos de Assis Mendonça (Educação) e Cícero Alves da Silva (Meio Ambiente), os vereadores Diomedes Rodrigues, Venerino Oliveira Filho e Izabel Lisboa. O advogado e conselheiro municipal de saúde, Johannes Magnus, atuou como moderador do evento.

Os trabalhos foram divididos em quatro grupos e as discussões sobre diversos temas foram bastante participativas. O prefeito Jorge Dantas, por motivo de uma viagem para cumprir compromissos de trabalho, não pôde comparecer ao evento.

O encerramento da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Pão de Açúcar aconteceu somente às 18 horas, sendo escolhidas diversas questões para serem levadas para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada de 4 a 7 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

As conferências municipais e estaduais de saúde acontecem em todo o Brasil como uma prévia para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 23 a 26 de novembro, em Brasília.

O tema da conferência será “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” e reunirá representantes de todo o Brasil.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Wilton da Silva, tem destacado que Alagoas enviará este ano 72 delegados para a Capital Federal, representando todos os municípios alagoanos.

O presidente tem ressaltado em suas participações em eventos de saúde, que a conferência é importante, pois, leva as demandas e desafios encontrados pela população para os gestores públicos.

Ao final da conferência nacional, será elaborada uma carta com as questões levantadas durante o evento. Este documento é essencial e serve como diretriz para a criação de políticas públicas mais eficazes, que levem em conta as reais condições em que se encontra a saúde pública no Brasil.

Na conferência de Pão de Açúcar foram eleitos quatro delegados titulares e seus respectivos suplentes, os quais participarão da 8ª Conferência Estadual de Saúde, no período de 4 a 7 de agosto deste ano. Os escolhidos foram: GESTÃO: Normanda Santiago (titular) e Joézia Oliveira (suplente); TRABALHADORES: Edson Rodrigues Pereira (titular) e Maria Rosicléia Correia (suplente); USUÁRIOS: Diva Santos (titular), Oscar Allan (titular), Johannes Magno (suplente), Pr. Gutemberg (suplente).

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Caso inusitado: Ladrões roubam transformador da rede de alta tensão e deixam escola sem aula na zona rural de Pão de Açúcar

Mais de 200 alunos estão sem poder assistir aula por causa da falta de energia elétrica

Um roubo inusitado ocorreu na zona rural de Pão de Açúcar, precisamente no Sítio Emendadas.  Ladrões roubaram durante a noite chuvosa de 27 de junho um transformador da rede elétrica da Eletrobras, interrompendo, assim, o fornecimento de energia naquela localidade.

Segundo informações do secretário adjunto de Educação, Marcos de Assis Mendonça, o ocorrido provocou um enorme prejuízo aos mais de 200 alunos que estudam na escola municipal daquela comunidade rural, pois a unidade escolar até hoje está sem funcionar e uma parte da merenda escolar que precisa congelamento teve que ser transportada para outra comunidade vizinha para não apodrecer.

O fato foi comunicado ao escritório local da ELETROBRAS que imediatamente comunicou o ocorrido ao escritório regional de Santana do Ipanema, mas até agora a empresa não instalou outro transformador no local, ficando os moradores prejudicados, inclusive mais de 200 alunos da rede municipal de ensino alunos estão sem poder assistir aula  porque a escola está sem energia em decorrência do roubo.

Roubar um transformador de uma rede elétrica não é uma coisa muito fácil, principalmente debaixo de chuva. Por isso, acredita-se que o roubo tenha sido praticado por uma equipe de eletricistas devidamente equipados.

Para quem conhece um pouco sobre investigação, este crime não é difícil de ser elucidado, uma vez que este tipo de roubo não é comum e só pode ser praticado por profissionais que trabalham com eletricidade, principalmente com rede de alta tensão.

Os moradores do Sítio Emendadas e os gestores da Secretaria Municipal de Educação esperam que este inusitado caso venha logo a ser esclarecido e que os ousados ladrões sejam colocados na prisão, para o bem de todos e felicidade geral da comunidade.

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

SEBRAE Nacional fará filmagens sobre casos de sucesso de implantação da REDESIM, nesta quarta-feira, em Pão de Açúcar

Projeção nacional do vídeo será no mês de agosto

Uma equipe do SEBRAE Nacional estará realizando, nesta quarta-feira (8), em Pão de Açúcar, a filmagem de um vídeo para projeção a nível nacional, isto porque o município de Pão de Açúcar é hoje uma referência nacional em funcionamento da REDESIM e de integração entre órgãos que atuam no registro e licenciamento de empresas.

As filmagens vão acontecer durante todo o dia e delas participarão diversos atores envolvidos no processo, entre eles, o prefeito Jorge Dantas, a secretária municipal do Trabalho e Assistência Social, Soraya Omena Dantas, funcionários do Departamento Municipal de Arrecadação, funcionários da Casa do Empreendedor, a equipe da Vigilância Sanitária Municipal, o Agente de Desenvolvimento Local, Ramon Carvalho, além de “lancheiros” locais pertencentes à Associação das Embarcações Fluviais de Pão de Açúcar, sendo que estes últimos são exemplos de casos de sucesso de MEI.

É importante destacar que O vídeo que está sendo filmado mostrará o bom trabalho realizado pelos órgãos estaduais e municipais integrados à REDESIM, principalmente como o processo se dá perante a visão do cidadão/empresário e como ele ocorre dentro dos órgãos envolvidos no registro e licenciamento de empresas.

Para isso, a agência contratada pelo SEBRAE Nacional  irá gravar todo o processo de abertura de empresas em Alagoas, assim como registrará os depoimentos dos atores envolvidos e parceiros estaduais, isto é, JUCEAL, SEFAZ, IMA, Visa Estadual, Corpo de Bombeiros e o Município de Pão de Açúcar.

Dos cinco municípios brasileiros que farão parte deste vídeo de projeção nacional, Pão de Açúcar é o único de Alagoas que será filmado, graças ao grande destaque nacional em eficiência da REDESIM.

Segundo o Agente de Desenvolvimento, Ramon Carvalho, este trabalho teve início no Departamento Municipal de Arrecadação de Pão de Açúcar e foi ampliado para a Casa do Empreendedor, fazendo hoje grande sucesso por facilitar a vida de empresários locais.

Para o prefeito Jorge Dantas, valeu a pena a gestão municipal ter investido na modernização deste setor que trabalha na formalização do microempreendedor individual (MEI), inclusive ter criado a Casa do Empreendedor. “Hoje em Pão de Açúcar o microempreendedor individual (MEI) se formaliza através da REDESIM do Portal Facilita e já sai com toda a documentação em menos de 24 horas. Isto significa um grande avanço e mais benefícios para o comércio local”, disse Jorge Dantas.

 

Projeção do vídeo será no mês de agosto

Tendo em vista as ações para expansão e promoção da REDESIM no Brasil, o SEBRAE Nacional e o Ministério da Micro e Pequena Empresa promoverão edições estaduais do Seminário Brasil Mais Simples, que ocorrerá dias 20 e 21 de agosto de 2015, tendo Alagoas como o caso de sucesso da região Nordeste.

Isso se deve aos avanços obtidos concernentes à REDESIM em Alagoas, onde os parceiros tem sido estratégicos para alcançarmos o resultado pretendido, qual seja, melhorar o ambiente empresarial estimulando a desburocratização, colocando Alagoas como um dos melhores estados para se montar um negócio.

Na programação do evento (que ainda está sendo finalizada), além dos painéis e palestras será veiculado um vídeo apresentando casos de sucesso de implantação da REDESIM e de integração entre os órgãos que atuam no registro e licenciamento de empresas.

 

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Conferência Municipal de Saúde de Pão de Açúcar será realizada nesta quinta-feira

Propostas eleitas serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde

Está marcada para esta quinta-feira (9), a Conferência Municipal de Saúde de Pão de Açúcar. O evento será realizado no auditório da Faculdade São Vicente (FASVIPA) e está previsto para iniciar às 08 horas da manhã.

A realização do evento está sob a responsabilidade do Conselho Municipal de Saúde, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O tema das conferências municipais e estaduais de saúde este ano é o mesmo da 15ª Conferência Nacional de Saúde – “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

As propostas eleitas nas conferências municipais serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde que, por sua vez, levará as propostas eleitas a nível estadual para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

A expectativa dos organizadores é de que a população também participe desta Conferência, já que a participação popular é de suma importância nos debates sobre as políticas de saúde pública do Brasil.

O prefeito Jorge Dantas e a secretária municipal de saúde, Normanda Santiago, participarão deste evento, já que são defensores intransigentes de uma saúde pública de qualidade.

É importante destacar que na semana passada o prefeito Jorge Dantas conseguiu junto ao senador Benedito de Lira recursos da ordem de R$ 300.000,00 para custeio da saúde em Pão de Açúcar. Estes recursos estão garantidos, mas ainda não foram liberados.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Forroçúcar 2015 teve encerramento nesta segunda-feira com dois shows na orla fluvial

Evento junino continua sendo o maior e o mais animado do sertão de Alagoas

Teve encerramento, nesta segunda-feira (29), o Forroçúcar 2015, o maior evento junino do sertão. Apresentações de sanfoneiros, quadrilhas, coco de roda e bandas fizeram parte da programação que teve início no dia 23.

Também foram realizados quatro concursos: Rainha do Milho Escolar, Rua Mais Animada, Melhor Casal Forrozeiro e Carroça Mais Original, sendo os vencedores escolhidos  por uma comissão julgadora e todas as atrações patrocinadas pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

Durante os sete dias de festa passaram pelo arraial do Forroçúcar as quadrilhas Arrastapé, Chapéu da Vovó, Alegria de Viver e Buscapé, além dos grupos de coco de roda Mandacaru e Choro de Bela.

O forró pé de serra  ficou por conta de Galeguinho do Acordeon, Beto do Acordeon, Zé do Acordeon e Zé Lourenço, além do forró urbanizado  puxado pelas bandas Forró Swuing Pancadão, Aforrozada, Zelito & Expresso Forronejo, Dose Dupla e Sirano & Sirino.

Este ano o evento sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como titular o artista Jurandir Amadeu (Bozo),  ganhou algumas inovações porque teve que se adequar à realidade ora vivida pelo município de Pão de Açúcar que, em consequência da escassez de chuva, foi considerado  pela Defesa Civil como “município em situação de emergência”.

Por conta deste grave problema, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, assim como 99% das prefeituras de Alagoas,  foi orientada a não fazer gastos com contratações de bandas e palcos que viessem onerar os cofres públicos.

Porém, procurando atender aos anseios de uma parte da população, principalmente os jovens e os amantes do forró, o prefeito Jorge Dantas, após se reunir com a Comissão Organizadora de Eventos Municipais, decidiu realizar o Forroçúcar 2015, de forma que não comprometesse as finanças do Município, porém viesse com uma programação bastante criativa e animada capaz de agradar aos participantes mais exigentes.

E foi justamente o que aconteceu durante o evento. Uma programação recheada de atrações culturais, onde delas participaram crianças, jovens e pessoas idosas, principalmente estudantes,  foi realizada de 23 a 27 no arraial da orla fluvial.

Já os dias 28 e 29, em que se comemora a festa de  São Pedro, ficaram reservados para os cinco shows musicais com Forró Swing Pancadão, Aforrozada, Expresso Forronejo, Dose Dupla e Sirano & Sirino.

E na tarde do dia 28 também aconteceu o tradicional e belo desfile de carroças de burro, tendo como tapete a Avenida Braulio Cavalcante, a principal artéria da cidade. Deste concurso participaram cerca de 40 carroças devidamente ornamentadas.  

E pode-se dizer que os dois últimos dias de Forroçúcar foram considerados os de maior concentração de público, principalmente porque durante estes dois dias de evento  em nenhum município da região foi realizado show em praça pública.

 Além da premiação entregue às três primeiras colocadas, a Prefeitura de Pão de Açúcar  liberou a quantia de R$ 40,00 reais para cada carroça participante, uma maneira de incentivar os carroceiros participantes.

Resultado dos concursos juninos

- Rainha Junina Escolar  – categoria I

1° Lugar: Jhenife Wanda Alves Rocha, 143 pontos - UME Monsenhor Lira (Aclamação popular)

2° Lugar: Leticia Carolinados Santos Gomes, 143 pontos - UME Pé da Serra

3° Lugar: Raniele do Nascimento Tibúrcio, 139 pontos - UME Bráulio Cavalcante

Rainha Junina Escolar  – categoria II

1° Lugar:Gessiane Ferreira da Silva, 155 pontos - UME José Gonçalves de Andrade.

2° Lugar:Marcia Raila de Lima da Silva, 146 pontos -UME Sítio João Leite.

3° Lugar: Giovanna Ellem Vieira Rodrigues, 145 pontos - UME Ministro Augusto de Freitas Machado.

- Rainha Junina da Melhor Idade

1° Lugar: Maria L. Dantas, 68 anos - Quadrilha Chapéu da Vovó.

2° Lugar: Maria Leda Lins, 75 anos -  Quadrilha Buscapé

3° Lugar: Girleide Nascimento Costa, 62 anos - Quadrilha Alegria de Viver.

- Melhor Casal Forrozeiro

Laércio de Bamba e Kémily

- Rua Mais Animada

1º lugar – Alto Fonseca – Arraial Encantado;

2º lugar – Rua São Pedro – Arraial O Duelão.

- Carroça Mais Original

1º lugar – Asa Branca

2º Lugar – Arraial Buscapé

3º lugar – De Volta Para Minha Terra.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Tradicional desfile de carroças dá início às comemorações de São Pedro no penúltimo dia de Forroçúcar

Três shows estão marcados para hoje à noite na orla fluvial

 

Dando sequência à programação do Forroçúcar 2015, está marcado para logo mais às 16 horas o tradicional desfile de carroças de burro na Avenida Bráulio Cavalcante. Cerca de 50 carroças estão sendo esperadas para o grande e animado desfile realizado pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Cultura.

O desfile é considerado um espetáculo de cores, criatividade, originalidade  e animação, principalmente porque do desfile participam crianças, jovens e idosos, cada um buscando manter as tradições culturais de Pão de Açúcar.

O ponto de partida é a Praça da Matriz, onde às primeiras horas da tarde os participantes já começam a se concentrar. Depois, autorizados pelos organizadores, o desfile começa e dezenas de carroças temáticas dão um verdadeiro show de beleza originalidade, encantando o público. Sanfoneiros, quadrilhas, grupos de coco de roda também participam deste desfile de carroças considerado o mais belo do estado de Alagoas. 

E à noite, a partir das 22 horas, no palco do Forroçúcar, em plena orla fluvial, as bandas Forró Swuing Pancadão, Aforrozada e Expresso Forronejo farão três animadíssimos shows, a presentando o que de melhor e mais atualizado existe em matéria de forró.

E no dia 29, por ocasião do encerramento do Forroçúcar e dos festejos juninos, é a vez da Banda Dose Dupla e de Sirano & Sirino fazerem suas apresentações. A expectativa dos organizadores é de que um grande público compareça ao Arraial do Forroçúcar durante os dois dias que comemoram São Pedro, já que Pão de Açúcar é uma das únicas cidades do sertão a realizar shows musicais em comemoração ao santo padroeiro dos pescadores.

 

Concursos e  grupos culturais

Este ano o Forroçúcar, no período de 23 a 27,  priorizou as apresentações de quadrilhas, coco de roda e sanfoneiros, com destaque para os grupos Arrastapé, Chapéu da Vovó, Alegria de Viver, Buscapé, Mandacaru e Choro de Bela.

E para animar ainda mais as noites no arraial, a Prefeitura de Pão de Açúcar contratou, ainda, os sanfoneiros Beto do Acordeon, Zé Lourenço, Zé do Acordeon e Galeguinho do Acordeon. Foram eles que nas noites de 23 a 27 abrilhantaram os concursos Rainha do Milho Escolar e Melhor Casal Forrozeiro.  Este ano a Prefeitura manteve o tradicional concurso Rua Mais Animada, onde as três primeiras colocadas serão premiadas.

Mais uma vez a coordenação do evento ficou sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como titular Jurandir Amadeu, um artista comprometido com a preservação de grupos que mantém viva as raízes culturais de Pão de Açúcar.

 

Apesar das dificuldades financeiras ora enfrentas pela Prefeitura de Pão de Açúcar, principalmente porque o município se encontra em situação de emergência, o prefeito Jorge Dantas não mediu esforços para realizar o Forroçúcar 2015 e manter viva a tradição dos festejos juninos.

Embora a determinação do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE) tenha sido para não contratar bandas, palcos e fazer gastos com festas, a gestão municipal contratou quatro sanfoneiros, cinco bandas e um palco para realizar uma festa animada e com os pés no chão.

 

Procissão de São Pedro

Neste domingo (28), às 08 horas, aconteceu a tradicional procissão de São Pedro, nas águas do rio São Francisco.

Sob a organização do Grupo Girassol, a festa religiosa que celebra o dia do padroeiro dos pescadores, foi realizada com muito sucesso, inclusive foi destaque no Gazeta Rural deste domingo, que mostrou os preparativos para esta tradicional festa.

A Chegança Feminina Girassol mais uma vez realizou uma brilhante apresentação sob a orientação do Mestre Laércio de Bamba. O grupo pão-de-açucarense é coordenado por Edson Pereira, popularmente conhecido como “Pai Edinho”.

Logo após a procissão foi realizada a missa solene, na Igreja de São Pedro, celebrada pelo monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira. O tema da festa deste ano foi “São Pedro Resgata os jovens para missão de Cristo”. Um grande número de fiéis, incluindo pescadores, compareceu ao evento religioso.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Câmara de Vereadores aprova em primeira discussão Projeto de Lei que cria a Rota dos Cangaceiros na zona rural de Pão de Açúcar

Vereador Diomedes Rodrigues, o autor do projeto, afirma que Rota dos Cangaceiros irá desenvolver o Turismo Rural em Pão de Açúcar

A Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar aprovou, nesta sexta-feira (19), em sessão ordinária e primeira discussão, o Projeto de Lei nº 03/2015, de autoria do vereador Diomedes Rodrigues, que cria a Rota dos Cangaceiros no município de Pão de Açúcar.

Segundo o vereador Diomedes, o Projeto de Lei dispõe sobre a criação da “Rota dos Cangaceiros” no Município de Pão de Açúcar, tendo como ponto de partida o Povoado Meirus, com passagens pelas comunidades Rua Nova, Boqueirão, Emendadas e destino final o Sítio Novo Gosto, tendo, ainda, como pontos de visitas opcionais à Pedra do Navio, localizada no topo da Serra de Meirus,  e as comunidades Bom Nome e Beleza, localizadas, também, na Região de Cima, com o objetivo de desenvolver o Turismo Rural.

O vereador Diomedes justifica que Pão de Açúcar está entre os quatro municípios em que o bando liderado pelo  temido cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião, mais visitou nos últimos dois anos que antecederam o dia de sua morte em Angicos, no dia 28 de julho de 1938.

Particularmente, no município de Pão de Açúcar, os cangaceiros escondiam-se em fazendas da chamada Região de Cima, principalmente em coitos localizados em Novo Gosto, Emendadas, Bom Nome, Beleza e outras, cujos proprietários eram fiéis protetores  e, por esta razão, os coitos eram bastante frequentados pelos grupos de Lampião e Corisco.

Em razão da permanência desses cangaceiros no município de Pão de Açúcar muito fatos ocorreram, sendo alguns destes registrados em livros publicados e outros apenas narrados por pessoas idosas que presenciaram ou ouviram de pessoas da família, as quais já faleceram.

A nível de Pão de Açúcar, os livros “Histórias e Efemérides” e “Um lugar no Passado”, dos respectivos autores pão-de-açucarenses  Aldemar de Mendonça e Gervásio Francisco dos Santos, são obras que narram um pouco da história da passagem dos cangaceiros por Pão de Açúcar, sendo a invasão de Lampião ao Povoado Meirus a que mais se destaca, principalmente pelo teor de violência praticada pelos cangaceiros quando abateu 102 cabeças de gado, incendiou fazendas e também uma unidade de beneficiamento de algodão.

Segundo narra o livro Um Lugar no Passado,  o que provocou a ira de Lampião foi uma carta escrita pelos senhores Mário Soares Vieira, José Alves Feitosa (Juca) e Manoel Campos, em que em um de seus trechos tinha o teor seguinte: “se quisesse tirar raça de homem valente, mandasse a mãe dele aqui para Pão de Açúcar”.

Esta célebre carta foi escrita em resposta a duas cartas enviadas por Lampião aos senhores Luiz Gonzaga e Luiz Henrique, nas quais o Rei do Cangaço exigia a importância de quatro contos de réis.

Outro fato bastante relevante foi o nascimento de Silvio Bulhões, um dos filhos dos cangaceiros Corisco e Dadá, que nasceu em uma fazenda localizada no Sítio Novo Gosto e, em seguida, foi dado para criar ao Padre Bulhões, naquela época, pároco de Santana do Ipanema. Este filho do casal de cangaceiros é considerado hoje um dos maiores historiadores do cangaço no estado de Alagoas.

Fotografias tiradas naquela época, hoje mostram o incêndio praticado por Lampião à casa de beneficiar algodão, localizada no Povoado Meirus e pertencente ao senhor João Pereira de Mello, conhecido como “ Seu Pereirinha”, no dia 15 de janeiro de 1927.

Histórias narradas por alguns moradores dos povoados Meirus e Rua Nova, a exemplo da Mestra Dadá, hoje com 88 anos de idade, confirmam a passagem por estas localidades do grupo de cangaceiros comandados por Corisco,  inclusive com práticas de sequestro de um morador (fato ocorrido no Povoado Meirus), espancamento de uma mulher por ter cortado os cabelos (fato ocorrido na estrada que liga Rua Nova a Boqueirão) e a extorsão ao fazendeiro Lucilo de Carvalho Mello, cuja fazenda ficava localizada no Povoado Rua Nova. 

Outros registros históricos em livros, jornais, etc. confirmam a passagem dos cangaceiros Lampião e Corisco pelas fazendas Emendadas, Novo Gosto, Bom Nome e Beleza, pois nestas propriedades eles contavam com a proteção de seus proprietários, os quais eram considerados fiéis coiteiros.

A sanção do prefeito

O Projeto de Lei nº 03/2015 poderá ser aprovado em segunda discussão na sessão ordinária que será realizada na próxima sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Pão de Açúcar. Em caso de aprovação, será encaminhado para sanção do prefeito Jorge Dantas, que publicará a Lei Municipal de Criação da Rota dos Cangaceiros no município de Pão de Açúcar.

Segundo o vereador Diomedes Rodrigues, a Rota dos Cangaceiros poderá ser anunciada em solenidade que será realizada no Povoado Meirus, por ocasião do aniversário de morte de Lampião, em 28 de julho. Para isto, o vereador manterá contatos ainda esta semana com o prefeito Jorge Dantas e com outras autoridades locais.

“Depois de ter passado a semana inteira acamado por causa de uma virose muito forte, me levantei hoje para apresentar na Casa Legislativa de Pão de Açúcar este pioneiro projeto de Turismo Rural em Pão de Açúcar”, disse o vereador Diomedes à reportagem do Minuto Sertão.

Os nove vereadores que compareceram à sessão e votaram a favor do Projeto de Lei foram Dyego Correia, Ana Dayse, Eliezer Farias, Nilson Albuquerque, Tereza Brito, Aloísio Ribeiro, Cabo Véio, Belzinha e Diomedes Rodrigues. A diretoria da Casa Legislativa Municipal não soube  informar os motivos das ausências do vereador Edson Lira e Vevé, mas acredita-se que os mesmos se encontravam viajando.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Tudo pronto para a 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar

Evento em defesa do rio São Francisco terá início neste sábado ao meio-dia

Será neste sábado (13), em pleno Dia de Santo Antonio, a 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do Rio São Francisco.  Já está tudo pronto para a realização do evento que tem como ponto de concentração  a chácara de “Silvana Vaqueira”, será ao meio-dia na chácara de “Silvana Vaqueira”, localizada no Alto Manoel Maria,  e como ponto de chegada o Iate Clube Pão de Açúcar.

A saída está prevista para o meio-dia e no percurso amazonas e cavaleiros terão dois pontos de parada obrigatória: a casa do prefeito Jorge Dantas e a fazenda do secretário Cacau Machado.

O ponto de chegada será em frente ao Iate Clube Pão de Açúcar, localizado na Avenida Ferreira de Novais, na orla pão-de-açucarense, e durante o trajeto serão servidos bebidas e tira-gosto aos participantes.

Segundo as organizadoras do evento, as mulheres participantes sairão montadas a cavalo e trajando camiseta branca, em homenagem póstuma a vereadora Branca Andrade, que foi a grande idealizadora desta festa em Pão de Açúcar, no ano de 2011.

Segundo, ainda, as organizadoras, cada pessoa (homem ou mulher) que queira participar da 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do Rio São Francisco terá que doar dois quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados à Clínica Sertaneja de Apoio aos Dependentes Químicos (CLISADEQ).

Cada participante receberá em troca uma camiseta branca para participar da festa em defesa do rio São Francisco, onde dezenas de mulheres estarão chamando a atenção da população sobre a importância de se preservar o Velho Chico, já que este se encontra agonizando e prestes a secar.

A animação durante o trajeto da 5ª Cavalgada ficará a cargo de um locutor de vaquejada, dos aboiadores Júnior Farias e Zé Wilson e do conhecido sanfoneiro Beto do Acordeon. No local de chegada da cavalgada, isto é, no Iate Clube Pão de Açúcar, a animação ficará por conta da Banda Professor do Forró.

A comissão organizadora desta cavalgada é composta por Joézia Oliveira, Valéria Rezende, Dêda Torres, Mazé Castro, Quitéria Monte, Silvânia Vaqueira, Sandra Veneno e Rosa Cabelereira.

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

4ª edição do “Prefeitura Mais Perto de Você” será neste domingo no Povoado Impoeira de Baixo

Miais de 20 ações integradas vão beneficiar os moradores de Impoeira de Cima, Pontal, Pé da serra, Ponta da Serra e Impoeira de Baixo

 

Será realizada neste domingo (14), a 4ª edição do projeto Prefeitura Mais Perto de Você. Segundo o coordenador municipal de Articulação Política, Dr. Eraldinho, as diversas ações integradas desta vez beneficiarão os moradores das comunidades Impoeira de Cima, Impoeira de Baixo, Pé da Serra, Ponta da Serra e outras vizinhas.

Diversos órgãos que fazem parte do governo municipal estarão presentes com pessoal e serviços essenciais para atenderem aos moradores locais. O prefeito Jorge Dantas, a primeira dama do município, Soraya Omena Dantas, a coordenadora do Prefeitura Mais Perto de Você, Karine Almeida, além de assessores dos mais diversos escalões e, ainda, vereadores estarão presentes e ouvindo as reivindicações destas comunidades.

Segundo, ainda, o coordenador municipal de Articulação Política, o início das ações está previsto para as 07 horas e 30 minutos e o encerramento será às 13 horas e 30 minutos. A expectativa da coordenadora do projeto, Karine Almeida, é de que seja repetido o mesmo sucesso das edições anteriores quando um grande número de moradores foi atendido pelas equipes. 

Neste domingo o Prefeitura Mais Perto de Você será instalado no Povoado Impoeira de Cima, precisamente na Unidade Municipal de Ensino Capitão Manoel Rêgo. Confira abaixo a programação completa.

07h30m – Início das ações:

- Consultas médicas - Consultas odontológicas - Consultas com psicólogo - Realização de exames de ultrassonografia e eletrocardiograma – Vacinação  - Verificação de glicemia, pressão arterial e índice da massa corpórea - Ações de combate à dengue - Agendamento de mamografia e exames laboratoriais - Emissão de Carteira do Idoso - Cadastro do Bolsa Família - Cadastro para cursos profissionalizantes - Serviços de cabeleireiro - Torneios esportivos - Aragem de terras - Plantação de mudas de árvores - Serviços de iluminação pública - Oficina de artes com crianças – Palestras - Apresentação teatral.

13:00h  –  Pronunciamento das autoridades;

13:30  –  Atração musical – Beto do Acordeon.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar divulga a programação oficial do Forroçúcar 2015

Diferentemente de anos anteriores, os shows musicais serão em véspera e dia de São Pedro

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio de seu secretário Jurandir Amadeu, divulgou, na manhã desta terça-feira (9), a programação oficial do Forroçúcar 2015, evento que vai acontecer de 23 a 29 deste mês no arraial da orla fluvial.  

Apesar das dificuldades financeiras que ora vem enfrentando a Prefeitura de Pão de Açúcar, o prefeito Jorge Dantas, depois de se reunir com a comissão organizadora de eventos municipais, decidiu manter a tradição dos festejos juninos, desta vez, realizando uma programação menos arrojada, preferindo contratar atrações musicais na véspera e dia de São Pedro, com apresentações em um palco profissional também contratado pela prefeitura.

Já no período de 23 a 27, o público que comparecer ao arraial terá a oportunidade de assistir as apresentações de diversos grupos culturais e, ainda, aos concursos Rainha do Milho Escolar e Melhor Casal Forrozeiro, além de apresentações de quadrilhas e coco de roda. 

Para o período de 23 a 27, o horário previsto iniciar as apresentações é 20 horas e 30 minutos. Os shows musicais programados para os dias 28 e 29 terão início às 22 horas. Já o desfile de carroças de burro está previsto para as 16 horas do dia 28. Confira abaixo a programação completa do Forroçúcar 2015.

Dia 23 (terça-feira), 20h30m – Concurso Rainha do Milho Escolar;

Dia 24 (quarta-feira),, 20h30m – Quadrilha Chapéu da Vovó;

Dia 25 (quinta-feira), 20h30m – Quadrilha Buscapé;

Dia 26 (sexta-feira), 20h30m – Quadrilha Alegria de Viver e Concurso Melhor Casal Forrozeiro;

Dia 27 (sábado), 20h30m – Coco de roda Mandacaru e Coco de roda Choro de Bela;

Dia 28 (domingo), 16:00h – Desfile de Carroças; 22:00h –  Banda Aforrozada; 01:00h – Banda Expresso Forronejo

Dia 29 (segunda-feira), 22:00h –  Forró Swing Pancadão;  00:00h –  Banda Dose Dupla;  02:00h – Sirano & Sirino.

Postado em por Helioo Fialho em BlogsHelio Fialho

Mestra Dadá de Meirus, Patrimônio Vivo de Alagoas, comemora 88 anos de idade neste sábado

Gozando de plena lucidez, a "Rainha do Folclore Pão-de-Açucarense" continua em plena atividade cultural

Neste sábado (6), a mestra Dadá de Meirus estará comemorando, às 15 horas, em sua residência, 888 anos de idade, cuja data de nascimento é 1º de junho de 1927, isto é, ela tinha apenas 11 anos de idade quando ocorreu a morte do mais temido homem do Sertão nordestino – Virgulino Ferreira da Silva, O Lampião – e por isto, ninguém melhor que a Mestra Dadá para contar histórias ligadas ao cangaço, em especial, fatos que ocorreram nos povoados Meirus e Rua Nova.

Com muita honra faço parte do rol de amigos da Mestra Dadá, uma mulher que aprendi a admirar e a respeitar por causa de sua dedicação à cultura pão-de-açucarense.

De uma simplicidade admirável, moradora rural, dona de casa, possuidora de uma versatilidade e dons artísticos invejáveis, é tem uma grandeza incomparável e uma presença de espírito fantástica. Certamente estas sejam as principais causas de sua longevidade.

Tenho grande orgulho de fazer parte de sua história, pois em 2011, a inscrevi para concorrer ao título de “Patrimônio Vivo de Alagoas. E a Mestra venceu por mérito próprio e passou a receber um incentivo financeiro do Governo do Estado de Alagoas que, com certeza, tem ajudado na sua manutenção.

Mas não foi por este motivo que conquistei a amizade e a confiança desta abnegada Mestra, mulher forte, sertaneja de luta, grande fonte de conhecimento folclórico que a tornou Patrimônio Vivo de Alagoas.

Quando “tenho um dedo de prosa” com a minha amiga Mestra Dadá de Meirus, certamente faço uma profunda terapia. É algo sublime que vigora o meu corpo e  alimenta a minha alma e o meu espírito.

Poder ouvir as histórias e as experiências da Mestra Dadá é um privilégio de poucos – porque a sabedoria ímpar desta mestra do folclore e dos folguedos é um manjar dos deuses.

Parabéns, minha amiga Mestra Dadá!

Vida longa à Rainha do Folclore de Meirus, de Pão de Açúcar e do Sertão Alagoano!!!

 

Conhecendo um pouco a história da Mestra Dadá

 

Nascida no Povoado Meirus, zona rural de Pão de Açúcar, Alagoas, em 01 de junho de 1927, Dona Lindaura Alves da Silva é conhecida por todos como Mestra Dadá.

Desde Criança aprendeu as tradições populares participando das brincadeiras promovidas no local onde nasceu e cresceu.

Muito dedicada às suas origens, foi ela quem liderou o movimento para manter o nome do Povoado Meirus, quando este passou a ser chamado de Povoado Campo Alegre, por conta de uma lei municipal.

Mestra Dadá aprendeu as brincadeiras carnavalescas com Dona Maria dos Prazeres Bonfim e Pedro Alves Ferreira, ambos foram responsáveis durante muitos anos pelo grupo "Chaleirinha de Meirus", criado por um antigo morador do povoado.

Dadá começou como integrante dos grupos "A Chaleirinha", "O Pastoril de Meirus" e "A Vassourinha", depois passou a auxiliar os mestres nos ensaios, até que começou a coordenar as atividades destes grupos, que ela ensaia até hoje.

A partir dos anos 70, assumiu a coordenação do grupo como mestra. Além dos grupos de folguedos, a mestra também participa do grupo de seresta "As Meninas de Meirus", onde canta modinhas e rampeiras.

A Mestra Dadá também uma legítima contadora de histórias, sempre com temas muito nordestinos. Passa horas contando sobre as invasões dos cangaceiros Lampião e Corisco ao Povoado Meirus. Sua voz contando histórias e cantando canções populares, assim como suas danças estão gravadas, documentadas e publicadas em CDs, DVDs e programas de TV, como uma espécie de tesouro do patrimônio da cultura popular de Alagoas.

A Mestra Dadá, além de dona de casa, foi agricultora, professora da “Cruzada ABC” e do Mobral, merendeira, bordadeira, costureira, seresteira e brincante dos folguedos populares em seu povoado. Seus conhecimentos e experiências são repassados para sua filha e demais componentes do grupo.

Muito religiosa, é devota do Padre Cícero Romão Batista e já participou de muitas romarias a Juazeiro do Norte, viajando em caminhão pau de arara. É, ainda, zeladora e guardiã da chave da Igreja de Meirus.

O nome da Mestra Dadá foi Inscrito, no final de 2011, pelo então secretário municipal de Cultura, Turismo e Comunicação Helio Silva Fialho, na gestão do então prefeito Jasson Silva Gonçalves, para concorrer ao título de Patrimônio Vivo de Alagoas.

Em 1º de agosto de 2012 foi escolhida Patrimônio Vivo de Alagoas e a seleção criteriosa foi feita por uma Comissão Especial amparada pela Portaria nº 95/2012, que analisou a lista dos inscritos, discutiu os critérios de seleção de acordo com a lei nº 6513, de 22 de Setembro de 2004, sua alteração de nº 7.172, de 30 de junho de 2010.

A Mestra Dadá e mais seis personagens da cultura alagoana foram diplomados "Patrimônio Vivo de Alagoas" no dia 28 de agosto de 2012, em solenidade festiva realizada no antigo Palácio Floriano Peixoto (antigo Palácio do Governo), hoje sede da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.

Hoje aos 88 anos de idade, a Mestra Dadá continua lúcida, animada e participativa, mantendo vivas duas das mais antigas tradições culturais de Pão de Açúcar – A Chaleirinha e o Pastoril de Meirus, formada por gente desta nova geração.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do rio São Francisco será dia 13

Os participantes vestirão camiseta branca em homenagem póstuma à vereadora Branca Andrade

Sábado (13), será realizada a 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do Rio São Francisco. O ponto de concentração será ao meio-dia na chácara de “Silvana Vaqueira”, localizada no Alto Manoel Maria, momento em que serão servidos bebidas e petiscos às participantes.

O ponto de chegada será em frente ao Iate Clube Pão de Açúcar, localizado na Avenida Ferreira de Novais, na orla pão-de-açucarense.

Segundo Joezia Oliveira, uma das organizadoras desta cavalgada, as mulheres participantes sairão montadas a cavalo e vestidas em uma camiseta branca, para homenagear a falecida vereadora Branca Andrade, que foi  a grande idealizadora desta festa em Pão de Açúcar.

Segundo, ainda, Joezia, cada pessoa (homem ou mulher) que queira participar da 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do Rio São Francisco terá que doar dois quilos de almentos não perecíveis,  os quais serão doados à CLISADEQ – Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico.  Cada participante receberá em troca uma camiseta branca para participar da festa.

Durante o percurso, como de costume, fazendo jus ao tema da festa,  dezenas de mulheres  participantes  estarão chamando a atenção da população sobre a importância de preservar o Velho Chico.

A animação durante o percurso ficará a cargo de um locutor de vaquejada, dos aboiadores Júnior Farias e Zé Wilson e do conhecido sanfoneiro Beto do Acordeon. E no local determinado para a chegada, isto é, no Iate Clube Pão de Açúcar, a animação ficará por conta da Banda Professor do Forró.

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e a família Andrade Cruz Almeida mais uma vez estão apoiando este evento que tem como organizadoras Joézia Oliveira, Valéria Rezende, Dêda Torres, Mazé Castro, Quitéria Monte, Silvânia Vaqueira, Sandra Veneno e  Rosa Cabelereira.

Já confirmaram  presença neste evento o prefeito Jorge Dantas, a primeira dama do município, Soraya Omena Dantas, e alguns membros da família da vereadora homenageada ( in memoriam), com destaque para Dr. Eraldinho, Dr. Palega e Drª Karine.

De acordo com a programação desta tradicional festa cultural, a 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do rio São Francisco está imperdível.