Minuto Sertão

buscar

Helio Fialho

RSS

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Tradicional desfile de carroças dá início às comemorações de São Pedro no penúltimo dia de Forroçúcar

Três shows estão marcados para hoje à noite na orla fluvial

 

Dando sequência à programação do Forroçúcar 2015, está marcado para logo mais às 16 horas o tradicional desfile de carroças de burro na Avenida Bráulio Cavalcante. Cerca de 50 carroças estão sendo esperadas para o grande e animado desfile realizado pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Cultura.

O desfile é considerado um espetáculo de cores, criatividade, originalidade  e animação, principalmente porque do desfile participam crianças, jovens e idosos, cada um buscando manter as tradições culturais de Pão de Açúcar.

O ponto de partida é a Praça da Matriz, onde às primeiras horas da tarde os participantes já começam a se concentrar. Depois, autorizados pelos organizadores, o desfile começa e dezenas de carroças temáticas dão um verdadeiro show de beleza originalidade, encantando o público. Sanfoneiros, quadrilhas, grupos de coco de roda também participam deste desfile de carroças considerado o mais belo do estado de Alagoas. 

E à noite, a partir das 22 horas, no palco do Forroçúcar, em plena orla fluvial, as bandas Forró Swuing Pancadão, Aforrozada e Expresso Forronejo farão três animadíssimos shows, a presentando o que de melhor e mais atualizado existe em matéria de forró.

E no dia 29, por ocasião do encerramento do Forroçúcar e dos festejos juninos, é a vez da Banda Dose Dupla e de Sirano & Sirino fazerem suas apresentações. A expectativa dos organizadores é de que um grande público compareça ao Arraial do Forroçúcar durante os dois dias que comemoram São Pedro, já que Pão de Açúcar é uma das únicas cidades do sertão a realizar shows musicais em comemoração ao santo padroeiro dos pescadores.

 

Concursos e  grupos culturais

Este ano o Forroçúcar, no período de 23 a 27,  priorizou as apresentações de quadrilhas, coco de roda e sanfoneiros, com destaque para os grupos Arrastapé, Chapéu da Vovó, Alegria de Viver, Buscapé, Mandacaru e Choro de Bela.

E para animar ainda mais as noites no arraial, a Prefeitura de Pão de Açúcar contratou, ainda, os sanfoneiros Beto do Acordeon, Zé Lourenço, Zé do Acordeon e Galeguinho do Acordeon. Foram eles que nas noites de 23 a 27 abrilhantaram os concursos Rainha do Milho Escolar e Melhor Casal Forrozeiro.  Este ano a Prefeitura manteve o tradicional concurso Rua Mais Animada, onde as três primeiras colocadas serão premiadas.

Mais uma vez a coordenação do evento ficou sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como titular Jurandir Amadeu, um artista comprometido com a preservação de grupos que mantém viva as raízes culturais de Pão de Açúcar.

 

Apesar das dificuldades financeiras ora enfrentas pela Prefeitura de Pão de Açúcar, principalmente porque o município se encontra em situação de emergência, o prefeito Jorge Dantas não mediu esforços para realizar o Forroçúcar 2015 e manter viva a tradição dos festejos juninos.

Embora a determinação do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE) tenha sido para não contratar bandas, palcos e fazer gastos com festas, a gestão municipal contratou quatro sanfoneiros, cinco bandas e um palco para realizar uma festa animada e com os pés no chão.

 

Procissão de São Pedro

Neste domingo (28), às 08 horas, aconteceu a tradicional procissão de São Pedro, nas águas do rio São Francisco.

Sob a organização do Grupo Girassol, a festa religiosa que celebra o dia do padroeiro dos pescadores, foi realizada com muito sucesso, inclusive foi destaque no Gazeta Rural deste domingo, que mostrou os preparativos para esta tradicional festa.

A Chegança Feminina Girassol mais uma vez realizou uma brilhante apresentação sob a orientação do Mestre Laércio de Bamba. O grupo pão-de-açucarense é coordenado por Edson Pereira, popularmente conhecido como “Pai Edinho”.

Logo após a procissão foi realizada a missa solene, na Igreja de São Pedro, celebrada pelo monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira. O tema da festa deste ano foi “São Pedro Resgata os jovens para missão de Cristo”. Um grande número de fiéis, incluindo pescadores, compareceu ao evento religioso.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Câmara de Vereadores aprova em primeira discussão Projeto de Lei que cria a Rota dos Cangaceiros na zona rural de Pão de Açúcar

Vereador Diomedes Rodrigues, o autor do projeto, afirma que Rota dos Cangaceiros irá desenvolver o Turismo Rural em Pão de Açúcar

A Câmara de Vereadores de Pão de Açúcar aprovou, nesta sexta-feira (19), em sessão ordinária e primeira discussão, o Projeto de Lei nº 03/2015, de autoria do vereador Diomedes Rodrigues, que cria a Rota dos Cangaceiros no município de Pão de Açúcar.

Segundo o vereador Diomedes, o Projeto de Lei dispõe sobre a criação da “Rota dos Cangaceiros” no Município de Pão de Açúcar, tendo como ponto de partida o Povoado Meirus, com passagens pelas comunidades Rua Nova, Boqueirão, Emendadas e destino final o Sítio Novo Gosto, tendo, ainda, como pontos de visitas opcionais à Pedra do Navio, localizada no topo da Serra de Meirus,  e as comunidades Bom Nome e Beleza, localizadas, também, na Região de Cima, com o objetivo de desenvolver o Turismo Rural.

O vereador Diomedes justifica que Pão de Açúcar está entre os quatro municípios em que o bando liderado pelo  temido cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião, mais visitou nos últimos dois anos que antecederam o dia de sua morte em Angicos, no dia 28 de julho de 1938.

Particularmente, no município de Pão de Açúcar, os cangaceiros escondiam-se em fazendas da chamada Região de Cima, principalmente em coitos localizados em Novo Gosto, Emendadas, Bom Nome, Beleza e outras, cujos proprietários eram fiéis protetores  e, por esta razão, os coitos eram bastante frequentados pelos grupos de Lampião e Corisco.

Em razão da permanência desses cangaceiros no município de Pão de Açúcar muito fatos ocorreram, sendo alguns destes registrados em livros publicados e outros apenas narrados por pessoas idosas que presenciaram ou ouviram de pessoas da família, as quais já faleceram.

A nível de Pão de Açúcar, os livros “Histórias e Efemérides” e “Um lugar no Passado”, dos respectivos autores pão-de-açucarenses  Aldemar de Mendonça e Gervásio Francisco dos Santos, são obras que narram um pouco da história da passagem dos cangaceiros por Pão de Açúcar, sendo a invasão de Lampião ao Povoado Meirus a que mais se destaca, principalmente pelo teor de violência praticada pelos cangaceiros quando abateu 102 cabeças de gado, incendiou fazendas e também uma unidade de beneficiamento de algodão.

Segundo narra o livro Um Lugar no Passado,  o que provocou a ira de Lampião foi uma carta escrita pelos senhores Mário Soares Vieira, José Alves Feitosa (Juca) e Manoel Campos, em que em um de seus trechos tinha o teor seguinte: “se quisesse tirar raça de homem valente, mandasse a mãe dele aqui para Pão de Açúcar”.

Esta célebre carta foi escrita em resposta a duas cartas enviadas por Lampião aos senhores Luiz Gonzaga e Luiz Henrique, nas quais o Rei do Cangaço exigia a importância de quatro contos de réis.

Outro fato bastante relevante foi o nascimento de Silvio Bulhões, um dos filhos dos cangaceiros Corisco e Dadá, que nasceu em uma fazenda localizada no Sítio Novo Gosto e, em seguida, foi dado para criar ao Padre Bulhões, naquela época, pároco de Santana do Ipanema. Este filho do casal de cangaceiros é considerado hoje um dos maiores historiadores do cangaço no estado de Alagoas.

Fotografias tiradas naquela época, hoje mostram o incêndio praticado por Lampião à casa de beneficiar algodão, localizada no Povoado Meirus e pertencente ao senhor João Pereira de Mello, conhecido como “ Seu Pereirinha”, no dia 15 de janeiro de 1927.

Histórias narradas por alguns moradores dos povoados Meirus e Rua Nova, a exemplo da Mestra Dadá, hoje com 88 anos de idade, confirmam a passagem por estas localidades do grupo de cangaceiros comandados por Corisco,  inclusive com práticas de sequestro de um morador (fato ocorrido no Povoado Meirus), espancamento de uma mulher por ter cortado os cabelos (fato ocorrido na estrada que liga Rua Nova a Boqueirão) e a extorsão ao fazendeiro Lucilo de Carvalho Mello, cuja fazenda ficava localizada no Povoado Rua Nova. 

Outros registros históricos em livros, jornais, etc. confirmam a passagem dos cangaceiros Lampião e Corisco pelas fazendas Emendadas, Novo Gosto, Bom Nome e Beleza, pois nestas propriedades eles contavam com a proteção de seus proprietários, os quais eram considerados fiéis coiteiros.

A sanção do prefeito

O Projeto de Lei nº 03/2015 poderá ser aprovado em segunda discussão na sessão ordinária que será realizada na próxima sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Pão de Açúcar. Em caso de aprovação, será encaminhado para sanção do prefeito Jorge Dantas, que publicará a Lei Municipal de Criação da Rota dos Cangaceiros no município de Pão de Açúcar.

Segundo o vereador Diomedes Rodrigues, a Rota dos Cangaceiros poderá ser anunciada em solenidade que será realizada no Povoado Meirus, por ocasião do aniversário de morte de Lampião, em 28 de julho. Para isto, o vereador manterá contatos ainda esta semana com o prefeito Jorge Dantas e com outras autoridades locais.

“Depois de ter passado a semana inteira acamado por causa de uma virose muito forte, me levantei hoje para apresentar na Casa Legislativa de Pão de Açúcar este pioneiro projeto de Turismo Rural em Pão de Açúcar”, disse o vereador Diomedes à reportagem do Minuto Sertão.

Os nove vereadores que compareceram à sessão e votaram a favor do Projeto de Lei foram Dyego Correia, Ana Dayse, Eliezer Farias, Nilson Albuquerque, Tereza Brito, Aloísio Ribeiro, Cabo Véio, Belzinha e Diomedes Rodrigues. A diretoria da Casa Legislativa Municipal não soube  informar os motivos das ausências do vereador Edson Lira e Vevé, mas acredita-se que os mesmos se encontravam viajando.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Tudo pronto para a 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar

Evento em defesa do rio São Francisco terá início neste sábado ao meio-dia

Será neste sábado (13), em pleno Dia de Santo Antonio, a 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do Rio São Francisco.  Já está tudo pronto para a realização do evento que tem como ponto de concentração  a chácara de “Silvana Vaqueira”, será ao meio-dia na chácara de “Silvana Vaqueira”, localizada no Alto Manoel Maria,  e como ponto de chegada o Iate Clube Pão de Açúcar.

A saída está prevista para o meio-dia e no percurso amazonas e cavaleiros terão dois pontos de parada obrigatória: a casa do prefeito Jorge Dantas e a fazenda do secretário Cacau Machado.

O ponto de chegada será em frente ao Iate Clube Pão de Açúcar, localizado na Avenida Ferreira de Novais, na orla pão-de-açucarense, e durante o trajeto serão servidos bebidas e tira-gosto aos participantes.

Segundo as organizadoras do evento, as mulheres participantes sairão montadas a cavalo e trajando camiseta branca, em homenagem póstuma a vereadora Branca Andrade, que foi a grande idealizadora desta festa em Pão de Açúcar, no ano de 2011.

Segundo, ainda, as organizadoras, cada pessoa (homem ou mulher) que queira participar da 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do Rio São Francisco terá que doar dois quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados à Clínica Sertaneja de Apoio aos Dependentes Químicos (CLISADEQ).

Cada participante receberá em troca uma camiseta branca para participar da festa em defesa do rio São Francisco, onde dezenas de mulheres estarão chamando a atenção da população sobre a importância de se preservar o Velho Chico, já que este se encontra agonizando e prestes a secar.

A animação durante o trajeto da 5ª Cavalgada ficará a cargo de um locutor de vaquejada, dos aboiadores Júnior Farias e Zé Wilson e do conhecido sanfoneiro Beto do Acordeon. No local de chegada da cavalgada, isto é, no Iate Clube Pão de Açúcar, a animação ficará por conta da Banda Professor do Forró.

A comissão organizadora desta cavalgada é composta por Joézia Oliveira, Valéria Rezende, Dêda Torres, Mazé Castro, Quitéria Monte, Silvânia Vaqueira, Sandra Veneno e Rosa Cabelereira.

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

4ª edição do “Prefeitura Mais Perto de Você” será neste domingo no Povoado Impoeira de Baixo

Miais de 20 ações integradas vão beneficiar os moradores de Impoeira de Cima, Pontal, Pé da serra, Ponta da Serra e Impoeira de Baixo

 

Será realizada neste domingo (14), a 4ª edição do projeto Prefeitura Mais Perto de Você. Segundo o coordenador municipal de Articulação Política, Dr. Eraldinho, as diversas ações integradas desta vez beneficiarão os moradores das comunidades Impoeira de Cima, Impoeira de Baixo, Pé da Serra, Ponta da Serra e outras vizinhas.

Diversos órgãos que fazem parte do governo municipal estarão presentes com pessoal e serviços essenciais para atenderem aos moradores locais. O prefeito Jorge Dantas, a primeira dama do município, Soraya Omena Dantas, a coordenadora do Prefeitura Mais Perto de Você, Karine Almeida, além de assessores dos mais diversos escalões e, ainda, vereadores estarão presentes e ouvindo as reivindicações destas comunidades.

Segundo, ainda, o coordenador municipal de Articulação Política, o início das ações está previsto para as 07 horas e 30 minutos e o encerramento será às 13 horas e 30 minutos. A expectativa da coordenadora do projeto, Karine Almeida, é de que seja repetido o mesmo sucesso das edições anteriores quando um grande número de moradores foi atendido pelas equipes. 

Neste domingo o Prefeitura Mais Perto de Você será instalado no Povoado Impoeira de Cima, precisamente na Unidade Municipal de Ensino Capitão Manoel Rêgo. Confira abaixo a programação completa.

07h30m – Início das ações:

- Consultas médicas - Consultas odontológicas - Consultas com psicólogo - Realização de exames de ultrassonografia e eletrocardiograma – Vacinação  - Verificação de glicemia, pressão arterial e índice da massa corpórea - Ações de combate à dengue - Agendamento de mamografia e exames laboratoriais - Emissão de Carteira do Idoso - Cadastro do Bolsa Família - Cadastro para cursos profissionalizantes - Serviços de cabeleireiro - Torneios esportivos - Aragem de terras - Plantação de mudas de árvores - Serviços de iluminação pública - Oficina de artes com crianças – Palestras - Apresentação teatral.

13:00h  –  Pronunciamento das autoridades;

13:30  –  Atração musical – Beto do Acordeon.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeitura de Pão de Açúcar divulga a programação oficial do Forroçúcar 2015

Diferentemente de anos anteriores, os shows musicais serão em véspera e dia de São Pedro

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio de seu secretário Jurandir Amadeu, divulgou, na manhã desta terça-feira (9), a programação oficial do Forroçúcar 2015, evento que vai acontecer de 23 a 29 deste mês no arraial da orla fluvial.  

Apesar das dificuldades financeiras que ora vem enfrentando a Prefeitura de Pão de Açúcar, o prefeito Jorge Dantas, depois de se reunir com a comissão organizadora de eventos municipais, decidiu manter a tradição dos festejos juninos, desta vez, realizando uma programação menos arrojada, preferindo contratar atrações musicais na véspera e dia de São Pedro, com apresentações em um palco profissional também contratado pela prefeitura.

Já no período de 23 a 27, o público que comparecer ao arraial terá a oportunidade de assistir as apresentações de diversos grupos culturais e, ainda, aos concursos Rainha do Milho Escolar e Melhor Casal Forrozeiro, além de apresentações de quadrilhas e coco de roda. 

Para o período de 23 a 27, o horário previsto iniciar as apresentações é 20 horas e 30 minutos. Os shows musicais programados para os dias 28 e 29 terão início às 22 horas. Já o desfile de carroças de burro está previsto para as 16 horas do dia 28. Confira abaixo a programação completa do Forroçúcar 2015.

Dia 23 (terça-feira), 20h30m – Concurso Rainha do Milho Escolar;

Dia 24 (quarta-feira),, 20h30m – Quadrilha Chapéu da Vovó;

Dia 25 (quinta-feira), 20h30m – Quadrilha Buscapé;

Dia 26 (sexta-feira), 20h30m – Quadrilha Alegria de Viver e Concurso Melhor Casal Forrozeiro;

Dia 27 (sábado), 20h30m – Coco de roda Mandacaru e Coco de roda Choro de Bela;

Dia 28 (domingo), 16:00h – Desfile de Carroças; 22:00h –  Banda Aforrozada; 01:00h – Banda Expresso Forronejo

Dia 29 (segunda-feira), 22:00h –  Forró Swing Pancadão;  00:00h –  Banda Dose Dupla;  02:00h – Sirano & Sirino.

Postado em por Helioo Fialho em BlogsHelio Fialho

Mestra Dadá de Meirus, Patrimônio Vivo de Alagoas, comemora 88 anos de idade neste sábado

Gozando de plena lucidez, a "Rainha do Folclore Pão-de-Açucarense" continua em plena atividade cultural

Neste sábado (6), a mestra Dadá de Meirus estará comemorando, às 15 horas, em sua residência, 888 anos de idade, cuja data de nascimento é 1º de junho de 1927, isto é, ela tinha apenas 11 anos de idade quando ocorreu a morte do mais temido homem do Sertão nordestino – Virgulino Ferreira da Silva, O Lampião – e por isto, ninguém melhor que a Mestra Dadá para contar histórias ligadas ao cangaço, em especial, fatos que ocorreram nos povoados Meirus e Rua Nova.

Com muita honra faço parte do rol de amigos da Mestra Dadá, uma mulher que aprendi a admirar e a respeitar por causa de sua dedicação à cultura pão-de-açucarense.

De uma simplicidade admirável, moradora rural, dona de casa, possuidora de uma versatilidade e dons artísticos invejáveis, é tem uma grandeza incomparável e uma presença de espírito fantástica. Certamente estas sejam as principais causas de sua longevidade.

Tenho grande orgulho de fazer parte de sua história, pois em 2011, a inscrevi para concorrer ao título de “Patrimônio Vivo de Alagoas. E a Mestra venceu por mérito próprio e passou a receber um incentivo financeiro do Governo do Estado de Alagoas que, com certeza, tem ajudado na sua manutenção.

Mas não foi por este motivo que conquistei a amizade e a confiança desta abnegada Mestra, mulher forte, sertaneja de luta, grande fonte de conhecimento folclórico que a tornou Patrimônio Vivo de Alagoas.

Quando “tenho um dedo de prosa” com a minha amiga Mestra Dadá de Meirus, certamente faço uma profunda terapia. É algo sublime que vigora o meu corpo e  alimenta a minha alma e o meu espírito.

Poder ouvir as histórias e as experiências da Mestra Dadá é um privilégio de poucos – porque a sabedoria ímpar desta mestra do folclore e dos folguedos é um manjar dos deuses.

Parabéns, minha amiga Mestra Dadá!

Vida longa à Rainha do Folclore de Meirus, de Pão de Açúcar e do Sertão Alagoano!!!

 

Conhecendo um pouco a história da Mestra Dadá

 

Nascida no Povoado Meirus, zona rural de Pão de Açúcar, Alagoas, em 01 de junho de 1927, Dona Lindaura Alves da Silva é conhecida por todos como Mestra Dadá.

Desde Criança aprendeu as tradições populares participando das brincadeiras promovidas no local onde nasceu e cresceu.

Muito dedicada às suas origens, foi ela quem liderou o movimento para manter o nome do Povoado Meirus, quando este passou a ser chamado de Povoado Campo Alegre, por conta de uma lei municipal.

Mestra Dadá aprendeu as brincadeiras carnavalescas com Dona Maria dos Prazeres Bonfim e Pedro Alves Ferreira, ambos foram responsáveis durante muitos anos pelo grupo "Chaleirinha de Meirus", criado por um antigo morador do povoado.

Dadá começou como integrante dos grupos "A Chaleirinha", "O Pastoril de Meirus" e "A Vassourinha", depois passou a auxiliar os mestres nos ensaios, até que começou a coordenar as atividades destes grupos, que ela ensaia até hoje.

A partir dos anos 70, assumiu a coordenação do grupo como mestra. Além dos grupos de folguedos, a mestra também participa do grupo de seresta "As Meninas de Meirus", onde canta modinhas e rampeiras.

A Mestra Dadá também uma legítima contadora de histórias, sempre com temas muito nordestinos. Passa horas contando sobre as invasões dos cangaceiros Lampião e Corisco ao Povoado Meirus. Sua voz contando histórias e cantando canções populares, assim como suas danças estão gravadas, documentadas e publicadas em CDs, DVDs e programas de TV, como uma espécie de tesouro do patrimônio da cultura popular de Alagoas.

A Mestra Dadá, além de dona de casa, foi agricultora, professora da “Cruzada ABC” e do Mobral, merendeira, bordadeira, costureira, seresteira e brincante dos folguedos populares em seu povoado. Seus conhecimentos e experiências são repassados para sua filha e demais componentes do grupo.

Muito religiosa, é devota do Padre Cícero Romão Batista e já participou de muitas romarias a Juazeiro do Norte, viajando em caminhão pau de arara. É, ainda, zeladora e guardiã da chave da Igreja de Meirus.

O nome da Mestra Dadá foi Inscrito, no final de 2011, pelo então secretário municipal de Cultura, Turismo e Comunicação Helio Silva Fialho, na gestão do então prefeito Jasson Silva Gonçalves, para concorrer ao título de Patrimônio Vivo de Alagoas.

Em 1º de agosto de 2012 foi escolhida Patrimônio Vivo de Alagoas e a seleção criteriosa foi feita por uma Comissão Especial amparada pela Portaria nº 95/2012, que analisou a lista dos inscritos, discutiu os critérios de seleção de acordo com a lei nº 6513, de 22 de Setembro de 2004, sua alteração de nº 7.172, de 30 de junho de 2010.

A Mestra Dadá e mais seis personagens da cultura alagoana foram diplomados "Patrimônio Vivo de Alagoas" no dia 28 de agosto de 2012, em solenidade festiva realizada no antigo Palácio Floriano Peixoto (antigo Palácio do Governo), hoje sede da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.

Hoje aos 88 anos de idade, a Mestra Dadá continua lúcida, animada e participativa, mantendo vivas duas das mais antigas tradições culturais de Pão de Açúcar – A Chaleirinha e o Pastoril de Meirus, formada por gente desta nova geração.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do rio São Francisco será dia 13

Os participantes vestirão camiseta branca em homenagem póstuma à vereadora Branca Andrade

Sábado (13), será realizada a 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do Rio São Francisco. O ponto de concentração será ao meio-dia na chácara de “Silvana Vaqueira”, localizada no Alto Manoel Maria, momento em que serão servidos bebidas e petiscos às participantes.

O ponto de chegada será em frente ao Iate Clube Pão de Açúcar, localizado na Avenida Ferreira de Novais, na orla pão-de-açucarense.

Segundo Joezia Oliveira, uma das organizadoras desta cavalgada, as mulheres participantes sairão montadas a cavalo e vestidas em uma camiseta branca, para homenagear a falecida vereadora Branca Andrade, que foi  a grande idealizadora desta festa em Pão de Açúcar.

Segundo, ainda, Joezia, cada pessoa (homem ou mulher) que queira participar da 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do Rio São Francisco terá que doar dois quilos de almentos não perecíveis,  os quais serão doados à CLISADEQ – Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico.  Cada participante receberá em troca uma camiseta branca para participar da festa.

Durante o percurso, como de costume, fazendo jus ao tema da festa,  dezenas de mulheres  participantes  estarão chamando a atenção da população sobre a importância de preservar o Velho Chico.

A animação durante o percurso ficará a cargo de um locutor de vaquejada, dos aboiadores Júnior Farias e Zé Wilson e do conhecido sanfoneiro Beto do Acordeon. E no local determinado para a chegada, isto é, no Iate Clube Pão de Açúcar, a animação ficará por conta da Banda Professor do Forró.

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e a família Andrade Cruz Almeida mais uma vez estão apoiando este evento que tem como organizadoras Joézia Oliveira, Valéria Rezende, Dêda Torres, Mazé Castro, Quitéria Monte, Silvânia Vaqueira, Sandra Veneno e  Rosa Cabelereira.

Já confirmaram  presença neste evento o prefeito Jorge Dantas, a primeira dama do município, Soraya Omena Dantas, e alguns membros da família da vereadora homenageada ( in memoriam), com destaque para Dr. Eraldinho, Dr. Palega e Drª Karine.

De acordo com a programação desta tradicional festa cultural, a 5ª Cavalgada das Mulheres de Pão de Açúcar em Defesa do rio São Francisco está imperdível.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Hoje é o Dia em Defesa do Velho Chico

Está faltando "vergonha na cara" nos políticos que defendem o nefasto Projeto de Transposição do rio São Francisco

Hoje é o DIA EM DEFESA DO VELHO CHICO. Na qualidade de amante e defensor intransigente do rio São Francisco, reivindico, neste meu espaço, que as autoridades “olhem com um olhar diferenciado para o nosso rio” porque o nosso Velho Chico é vida que continua dando e sustentando vidas, apesar de estar agonizando na UTI da irresponsabilidade política de pseudos representantes do povo.

A derrubada de matas ciliares e a construção de diversas barragens ao longo do rio foram as agressões que mais causaram impactos ambientais e trouxeram consequências desastrosas ao Velho Chico e à população ribeirinha, a exemplo do desaparecimento das lagoas que contribuíam significativamente para o fortalecimento da economia dos municípios banhados pelo Velho Chico, pois nessas lagoas haviam extensas plantações de arroz e abundância de peixe que alimentavam a população.

Arroz e peixe eram alimentos que não faltavam na mesa dos pobres. Ainda recordo do saboroso arroz vermelho descascado em pilão e servido com piaba manteiga, capadinho, mandi, piau, traíra e tantas outras espécies hoje em extinção.

Além do desaparecimento das lagoas, das plantações de arroz e tantas espécies e culturas que orgulhavam os habitantes ribeirinhos, a CHESF promoveu o catastrófico assoreamento do rio, representado as águas, acabando as cheias naturais e fragilizando o antes caudaloso rio São Francisco, que agora não passa de resto de água represada, podendo secar a qualquer momento.

Para completar o grande desastre, a CHESF, como se não bastasse, provocou o aparecimento da mortífera “mancha negra” no cânion do nosso combalido rio, formada por alta concentração de bactérias tóxicas que são capazes de trazer mais morte e desolação para os ribeirinhos.

Lamentei profundamente que durante a acirrada disputa eleitoral a níveis estadual e federal nenhum candidato apresentou no “horário político gratuito no rádio e na televisão” sequer uma proposta em defesa do rio São Francisco. Pelo contrário, não foram poucas as vezes que ouvi verdadeiros relinchos em defesa do nefasto Projeto de Transposição.

Continuo defendendo o esperançoso Projeto de Revitalização do Velho Chico que, por sinal, está se transformando em mera tribuna para discursos demagógicos, enquanto isso, o nosso rio está morrendo e ninguém faz absolutamente nada, a não ser promover falácias.

Portanto, neste DIA EM DEFESA DO VELHO CHICO, “eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, que é uma dádiva de Deus e um orgulho para todos nós.

Aproveito esta oportunidade, independentemente de partido político, para pedir aos muitos defensores deste insano Projeto de Transposição do rio São Francisco, a exemplo de nomes conhecidos na política brasileira, como os dos ex-ministros Ciro Gomes e Fernando Bezerra (Integração Nacional), do ex-presidente Lula, do senador Aécio Neves,  do atual ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi e da Presidente Dilma Roussef, que TENHAM VERGONHA NA CARA e RESPEITEM O AGONIZANTE VELHO CHICO E O POVO RIBEIRINHO!!!

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas discursa na abertura oficial da 3ª Conferência Municipal de Educação de Pão de Açúcar

Evento tem como tema "Planejando a Próxima Década da educação de Pão de Açúcar"

Com o Auditório João Lisboa lotado, o prefeito Jorge Dantas participou, nesta terça-feira (02), à noite, da abertura oficial da 3ª Conferência Municipal de Educação, que tem como tema “Planejando a Próxima Década da Educação Municipal”.

Jorge Dantas discursou e falou sobre a importância da educação e os avanços que pretende alcançar durante a sua gestão. A ex-secretária municipal de educação e atual colaboradora, Ida Vanderlei Tenório, também fez uso da palavra para enaltecer a educação municipal de Pão de Açúcar. Já o presidente do Legislativo municipal, vereador Dyego Correia, falou em nome da edilidade pão-de-açucarense, enquanto o monsenhor Petrúcio Bezerra, pároco local e diretor da Faculdade São Vicente, fez uso da palavra para fazer uma explanação geral sobre o ensino em Pão de Açúcar.

Além de um grande número de professores e técnicos do sistema municipal de educação, diversas autoridades compareceram à abertura oficial da III Conferência Municipal de Educação de Pão de Açúcar, com destaque para os secretários Marcos de Assis Mendonça (Educação), Dr. Eraldinho (Articulação Política), Cacau Machado (Turismo e Esporte), Tadeu Pascoal Amorim (Viação e Obras), Jurandir Amadeu (Cultura), vereadores Dyego Correia, Diomedes Rodrigues, Nilson Albuquerque e Ana Dayse Maia, Tereza Brito, entre outras lideranças.

O evento contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Educação de Major Izidoro, André Pereira, e, também, com uma palestra proferida pela pedagoga Daniela Patrício Ferreira, também do município de Major Izidoro.  A Chegança Feminina Girassol, pertencente ao grupo da melhor idade sob a coordenação de Edson Pereira, fez uma brilhante apresentação no palco do Auditório João Lisboa, arrancando os aplausos do público.

A programação da III Conferência Municipal de Educação de Pão de Açúcar tem sequência nesta quarta-feira (3), onde já foi serviço um café regional aos participantes, por volta das 07 horas da manhã, e continuarão as atividades até às 17 horas. Confira abaixo a programação desta quarta-feira.

07:00h – Café Regional; 08:00h – Divisão por Eixo Temático, para estudos e definição das estratégias e metas do Plano Municipal de Educação; 12:00h – Almoço; 13:00h – Apresentação cultural; 14:00h – Plenária Final; 17:00h – Encerramento.

 

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas viabiliza o abate de gado dos marchantes de Pão de Açúcar na cidade de Arapiraca

Carne bovina e vísceras tratadas estarão sendo vendidas durante a feira livre, nesta segunda-feira

Preocupado com o desabastecimento da população de Pão de Açúcar, devido ao fechamento ou interdição de todos os matadouros públicos localizados nos municípios do Sertão, por fiscais da Operação FPI, a exemplo de São José da Tapera, Batalha, Santana do Ipanema e outros, a Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, por determinação do prefeito Jorge Dantas, está viabilizando o abate de gado dos marchantes do município na cidade de Arapiraca.

A determinação do prefeito Jorge Dantas tem como finalidade evitar o desabastecimento da população e, ainda, que diversos marchantes e “fateiras” fiquem desempregados e sem condições para sustentar suas famílias.

Para isto, com despesas de abate e transporte de gado e carne, a Prefeitura de Pão de Açúcar passa a gastar semanalmente R$ 6.000,00. “O mais importante é que a nossa população não fique desabastecida  de carne durante a feira livre e os marchantes não fiquem sem trabalhar e sem sustentar suas famílias”, disse Jorge Dantas.

É importante destacar que desde quando o matadouro de Pão de Açúcar foi interditado, em 2012, e o gado passou a ser abatido no município de São José da Tapera, a Prefeitura de Pão de Açúcar vem fazendo esta despesa com transporte e abate de gado.

Quinta-feira (28), aconteceu uma reunião com os marchantes e “fateiras” do município, na sede da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, para tratar sobre o transporte e abate de gado na cidade de Arapiraca.  A reunião foi coordenada pelo engenheiro Antonio Dantas. A vereadora Tereza Brito e técnicos da Prefeitura participaram também desta reunião.

Nesta segunda-feira (1º), a comercialização de carne bovina será realizada durante a tradicional feira livre que acontece na cidade, sendo a carne vendida no açougue público municipal.

É importante frisar que para construir um matadouro público dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura e Vigilância Sanitária, o município terá que investir recursos da ordem de 8 milhões de reais. Como fica inviabilizado este investimento pelas prefeituras de municípios de pequeno porte, o próprio governo federal vem orientando que as prefeituras firmem parcerias entre si e formem uma espécie de consórcio para construção de um matadouro que atenda a vários municípios.

Dentro desta nova realidade, já estuda-se a possibilidade de um consórcio com a participação dos municípios de Pão de Açúcar, Palestina, São José da Tapera, Olho D´Água das Flores, Santana do Ipanema, Batalha e outros, para a construção de um matadouro moderno e que atenda as exigências dos órgãos fiscalizadores.

Mesmo em sistema de consórcio, a construção de um novo matadouro público só será possível se o governo federal liberar recursos financeiros para a execução da obra

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

SEMTAS vai realizar encontro de grupos da Melhor Idade nesta sexta-feira

Será realizada uma rodada de palestras com uma nutricionista e uma fisioterapeuta

Nesta sexta-feira (29), a SEMTAS vai realizar um encontro de grupos da chamada Melhor Idade do Serviço de Convivência do CRAS I e II.

Será realizada uma rodada de palestras com a nutricionista Gabriela Monte Suruagy do Amaral e a fisioterapeuta Christina de Almeida Souza, na sede social do Jaciobá Atlético Clube.

Os temas abordados nas palestras serão relacionados a “Alimentação Saudável” e “Prevenção de Quedas e Atividade Física”.

Grupos da cidade de Pão de Açúcar e do Povoado Lagoa de Pedra, além do Grupo de Hipertensos e Diabéticos participarão do evento. 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Coordenadora do “Prefeitura Mais Perto de Você” divulga os números das ações de Saúde realizadas no Povoado Jacarezinho em Pão de Açúcar

Nas próximas horas também serão divulgados os números de ações realizadas por outras pastas

A terceira edição do projeto Prefeitura Mais Perto de Você foi considerada, pela coordenadora Karine Andrade e todos os envolvidos nas ações, um grande sucesso. Segundo a coordenadora,  só na área de saúde foram realizadas 123 consultas médicas, 30 ultrassonografias, 30 eletrocardiogramas, 15 atendimentos odontológicos, 12 atendimentos psicológicos, 170 verificações de glicemia, 123 aferições de pressão arterial, 60 vacinações  DT (difteria e tétano) em adultos, 123 antropometrias (massa corpórea + estatura = IMC).

Karine Andrade também divulgará nas próximas horas os números das ações de outras pastas que atuaram no Prefeitura Mais Perto de Você, no Povoado Jacarezinho, onde foram atendidos moradores das comunidades Limoeiro, Santiago, Espinhos e Jacarezinho.

Nesta segunda-feira (18), dois dias após a realização das ações no Povoado Jacarezinho, durante a feira livre realizada na sede do município, foi possível sentir a repercussão positiva causada pelo projeto de iniciativa da gestão do prefeito Jorge Dantas, principalmente pelos comentários elogiosos vindos da parte de alguns moradores que foram beneficiados.

“Foi muito bom para a população o trabalho levado pelo prefeito Jorge Dantas”, disse o aposentado rural  Cícero  de Carvalho.

Dentre as pastas que atuaram com suas ações nesta edição do Prefeitura Mais Perto de Você estão: Saúde, Trabalho e Assistência Social, Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Esporte e Viação Obras e Serviços Públicos e Gabinete do Prefeito.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

3ª edição do Prefeitura Mais Perto de Você será neste sábado no Povoado Jacarezinho

Diversas ações serão levadas aos moradores de Jacarezinho, Santiago, Espinhos e Limoeiro

A 3ª edição do projeto Prefeitura Mais Perto de Você será neste sábado (16), com início às 08 horas, no Povoado Jacarezinho. Desta vez os moradores dos povoados Jacarezinho, Santiago, Espinhos e Vila Limoeiro serão beneficiados com diversas ações do governo municipal.

Na oportunidade, serão levadas aos  moradores consultas médicas e odontológicas, exames de ultrassonografias e eletrocardiograma, verificação de pressão e glicemia, vacinação, Bolsa Família, emissão de carteira do Idoso, emissão de carteira de identidade, corte de cabelo, torneio de futebol com a participação de times locais, iluminação pública, melhoria de estradas vicinais, realização de matrículas para a educação de jovens e adultos, atividades artísticas mirins, além de cursos de geração de renda, combate à violência, entre outras ações. .

Segundo a coordenadora do Prefeitura Mais Perto de Você, Karini Andrade, estas ações fazem parte de um trabalho conjunto das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura, Turismo e Esporte, SEVOSP, Assessoria Jurídica e outras.

O prefeito Jorge Dantas, a primeira dama Soraya Omena Dantas e o médico e secretário municipal de Articulação Política, Dr. Eraldinho,  e outros membros do governo Compromisso e Responsabilidade com Participação de Todos  vão estar presentes no Povoado Jacarezinho para ouvir os pleitos dos moradores destas quatro comunidades rurais.

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Representantes de Pão de Açúcar vão participar de ato de protesto em defesa do SUAS

Secretarias de Assistência Social de todo o País vão paralisar suas atividades nesta sexta-feira em protesto contra o atraso nos repasses de recursos do governo federal

Nesta sexta-feira (15), a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Pão de Açúcar e seus órgãos vinculados estarão participando da Paralisação Nacional em Defesa do SUAS – Sistema Único da Assistência Social.

Todas as secretarias de Assistência Social do País estarão fechando as portas em protesto à crise implantada no SUAS, principalmente por motivo do atraso de quatro meses nos repasses de recursos financeiros referentes a programas importantes e essenciais à população.

Também será realizado um ato público, na AMA, nesta sexta-feira (15), em Defesa do SUAS. Uma representação de Pão de Açúcar estará presente neste ato, segundo confirmou a secretária Soraya Omena Dantas.

Funcionários que atuam nestes programas do SUAS não recebem suas remunerações há quatro meses, em decorrência do atraso no repasses de recursos pelo Governo Federal. Segundo informações de alguns secretários municipais de Assistência Social e de pessoas que trabalham em vários programas do SUAS. “Nunca, em toda a história deste Sistema, ocorreu uma crise como a que atualmente está instalada em todo o País”, disse uma assistente social que trabalha em Pão de Açúcar.

 

Postado em por Helio Fialho em BlogsHelio Fialho

Prefeito Jorge Dantas participa de reunião com representantes da CASAL, nesta quarta-feira

Serviços operados pelo SAAE de Pão de Açúcar passarão a ser administrados pela CASAL

O prefeito Jorge Dantas participou, nesta quarta-feira (13), na sala de reunião da Prefeitura de Pão de Açúcar, de uma reunião com a equipe técnica da CASAL com o objetivo de dirimir o processo de responsabilidade dos serviços, até então, operados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.

Na reunião, a CASAL confirmou o cumprimento de executar o trabalho, de maneira a atender os compromissos assumidos contratualmente, inclusive a conclusão da obra de esgotamento sanitário de Pão de Açúcar. “Esta mudança obedece ao contrato de programa que foi assinado entre Prefeitura e CASAL”, disse o engenheiro Ricardo Vieira.

Além do prefeito Jorge Dantas e do diretor do SAAE, Sérgio Barbosa dos Anjos Correia, participaram da reunião diversos representantes da CASAL, entre esses,  Ricardo Vieira (engenheiro e coordenador do Sistema Rural), Francisco Beltrão ( vice-presidente de Gestão Operacional), Maria Aparecida de Lima (coordenadora comercial da Bacia Leiteira), José Arnaldo ( gerente da Unidade de Negócio da Bacia Leiteira), Audenir de Freitas (coordenador financeiro da Bacia Leiteira), Júlio Balbino (gerente do Sistema de Esgoto de Maceió), Carlos Batista ( gerente de Manutenção Eletromecânica de Maceió).

Para esta quinta-feira (14), está marcada uma entrevista no Jornal Jaciobá ( Rádio Jaciobá FM) com o vice-presidente de Gestão Operacional da CASAL, Francisco Beltrão, onde a população será informada sobre o trabalho da CASAL no município de Pão de Açúcar.

 Os 15  técnicos da CASAL vão permanecer em Pão de Açúcar até esta quinta-feira. E durante a permanência dos mesmos na cidade de Pão de Açúcar, eles vão poder conhecer in loco os serviços operados pelo SAAE.