Minuto Sertão

buscar

Postado em em NotíciasPolítica

Ibrape/Cadaminuto: Em Delmiro Gouveia atual prefeito lidera

Números com Lula Cabeleira, Cátia Freitas, Padre Eraldo e Cazuza

Por Redação

A parceria entre o instituto de pesquisa Ibrape e o Portal CadaMinuto traz nesta quarta, 28 de dezembro, a publicação de sua décima-nona pesquisa, sendo a décima-sétima de uma série em se tratando das eleições de 2012.

O município onde foi realizado o décimo-sétimo levantamento oficial publicado sobre as eleições de 2012 foi Delmiro Gouveia, localizado no Sertão do Estado. Delmiro fica a 304 km da capital Maceió, com 48.090 habitantes, e um universo de eleitores que chega a 47 mil habitantes.

O Ibrape/CadaMinuto ouviu 1.000 pessoas na Zona Urbana e Rural em um levantamento que conta com margem de erro de 3% para mais ou menos.

Números

Com quatro pré-candidatos em definição, o Ibrape/Cadaminuto fez seis simulações de votos estimulados entre os quatro nomes.

Na primeira simulação, foram colocados os nomes dos quatro candidatos e o resultado foi o seguinte: Lula Cabeleira, atual prefeito, teria 55% dos votos, Cazuza, 15%, Cátia Freitas e Padre Eraldo estariam juntos com 7%. Indecisos, Brancos e Nulos ficariam com 16%.

Na segunda simulação sem o candidato Cazuza, o líder seria Lula Cabeleira com 59%, Padre Eraldo seria o segundo com 12% e Cátia chegaria em terceiro com 10%. Indecisos, Brancos e Nulos ficariam com 19%.

Já sem a presença de Padre Eraldo, Lula ficaria com 57%, Cazuza com 18% e Cátia com 8%, Indecisos, Brancos e Nulos ficariam com 17%. No embate direto entre Lula e Cátia o resultado seria 63% a 15%, Indecisos, Brancos e Nulos ficariam com 22%

Contra Padre Eraldo e Cazuza, o atual prefeito Lula Cabeleira teria respectivamente nos embates diretos, 61% a 18% com 21% brancos e indecisos, e 59% a 22% com 19% de brancos e indecisos.

Rejeição

Outro questionamento feito pelo Ibrape/CadaMinuto foi sobre o índice de rejeição do candidato.

Neste questionamento Padre Eraldo tem 38%, Cazuza 36%, Catia Freitas 35% e Lula Cabeleira 19%. Não sabe ou não opinaram 23%. Por ter mais de uma opção o número absoluto supera os 100%.

Vereadores

O Ibrape/CadaMinuto também fez o primeiro levantamento para a intenção de votos para vereador no município, no total 40 nomes citados em um levantamento que ainda conta com 62,0% de indecisos.

Os quinze mais lembrados pela ordem são:

Prof.Edvaldo com 4,0%, Gato e Geraldo Xavier com 3,2%, Cacau com 2,7%, Valdo Sandes com 2,2%, Quel e Quinho com 1,9%, Marcos Costa 1,6%, Edmo Oliveira 1,5%, Henriqueta Cardeal e Pedro Paulo com 1,4%, João Edson 1,2%, Edmilson Cavalcante e Ze Dequias com 1,0% e Didi do Inss com 0,9%.

Avaliação de prefeito, governador e presidente

Outro levantamento feito Ibrape/CadaMinuto em Delmiro Gouveia foi o de avaliação do governo nas três esferas, federal, estadual e municipal, eis os números:

Em relação ao governo Dilma Roussef, 16% da população de Delmiro acredita que ela tá fazendo um ótimo governo, 56% acha que ela faz um bom governo, 21% classifica a administração como regular, 2% ruim, 3% péssimo e 2% não sabe ou não quis opinar.

Já em relação ao governador Teotônio Vilela, 6% da população classifica o governo como ótimo, 35% como bom, 25 % como regular, 7 % como ruim, 12 % como péssimo e 15% não sabe ou não quis opinar.

Em relação a atual gestão do prefeito Lula Cabeleira , 15 % da população classifica sua gestão como ótima, 47 % como bom, 23 % como regular, 5 % como ruim, 9% como péssima e 1 % não sabe ou não quis opinar.

Problemas na cidade

Além dos números de intenções de votos o Ibrape/CadaMinuto foi aos bairros de Delmiro e perguntou quais são os principais problemas apontados pela população do município, e o resultado é o seguinte:

Saneamento com 13,7%; Falta de Médicos com 11,9%; Calçamento e Pavimentação com 11,4%, Iluminação com 6,4% e Segurança com 5,3%.

Pesquisas Anteriores

Abaixo, os municípios que já tiveram levantamentos feitos pelo Ibrape/Cadaminuto:


Viçosa
Palmeira dos Indios
Penedo
Boca da Mata
Marechal Deodoro
Atalaia
Paripueira
Piaçabuçu
Passo de Camaragibe
Pilar
Porto Real do Colégio
Poço das Trincheiras
TanqueD’arca
Maceió – Prefeito
Maceió – Vereador
Roteiro
Carneiros

Próximas pesquisas

O Ibrape/CadaMinuto deverá fazer levantamento em quase todos os municípios alagoanos, estamos utilizando a resposta dos internautas para saber quais municípios devem ser alvos das próximas pesquisas, o município de Delmiro Gouveia já foi escolhido dentro destes critérios, então divulgue abaixo nos comentários quais os próximos municípios que você gostaria que houvesse um levantamento

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

  • natecio fagner

    natecio fagner

    so inhapi que vcs nao divuga a pesquisa ja sei que aqui e o fim do mundo

  • Wilma

    Wilma

    nossa, ele ja ta confiante e essa pesquisa o deixa ainda mais arrogante, ele que falo é o coronel de delmiro

  • JOSÉ

    JOSÉ

    ÁGUA BRANCA AGUARDA PESQUISA PARA PREFEITO E VEREADOR PRINCIPALMENTE NOS POVOADOS.

  • Possidonio Ramos

    Possidonio Ramos

    MS se este e o critério, A próxima pesquisa venha para Piranhas, façam uma pesquisa séria pois a sociedade precisa saber quem esta pronto para governar este município ou se continua como esta.

  • Marciel

    Marciel

    Venha fazer essa pesquiza urgente em Inhapi, o curral de Celso Luiz, pra ver como está as porteiras dele. Pra ver se temos esperança de mudanças, ou se vai ficar a mesma merda q está.

  • PIRANHENSE CONSCIENTE

    PIRANHENSE CONSCIENTE

    FAÇAM UMA PESQUISA VERDADEIRA AQUI EM PIRANHAS.URGENTE!!!!!!!!!!!

  • vereador

    vereador

    tor doido que venham primeiro para inhapi quero saber como estou

  • Igor

    Igor

    Por favor venham para INHAPI, facam logo o curral eleitoreiro do estado, INHAPI PEDE PRO FAVOR QUE VCS VENHAM PARA CÁ...

  • Ideciso

    Ideciso

    por favor façam essa pesquisa em Mata Grande que aq o bicho ta pegandoa?

  • José

    José

    Gostaria que fizessem uma pesquisa deste tipo no município de Água Branca. Obrigado e esperamos pelos dados coletados!