Minuto Sertão

buscar

Postado em em BlogsHelio Fialho

Festa de Bom Jesus dos Navegantes é considerada a mais organizada de todos os tempos

Procissões, banho de rio e shows públicos atraem milhares de pessoas a Pão de Açúcar

Por Redação

A Festa de Bom Jesus dos Navegantes realizada neste final de semana em Pão de Açúcar está sendo muito elogiada pelas pessoas que visitaram a cidade durante o período festivo e até mesmo pela população local. Além da grande organização da festa que contou com uma programação arrojada, uma portaria do juiz Orlando Rocha Filho proibiu a permanência dos chamados “paredão” nas vias públicas durante o período de festa, o que trouxe muito sossego para os moradores.

Homens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atuaram na segurança dos participantes. Inovações importantes também foram inseridas na vasta programação deste ano promovida pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, destacando-se um recital de poesias que contou com diversos poetas pão-de-açucarenses (Beto de Meirus, Túlio dos Anjos, Aécia Campos, Xi-Kinho Místico, Enivaldo Vieira e Helio Fialho), um concerto que contou com a participação das bandas Sociedade Musical Guarani (Pão de Açúcar) e Mestre Elísio (Piranhas) e uma exposição e fotografias do Programa de Resgate da Cultura de Pescadores e Pescadoras do Baixo São Francisco(Chesf), na Praça da Matriz.

A programação cultural do evento prestou uma homenagem ao falecido radialista e poeta Jorge Kanecão. Já a tradicional Corrida de Canoa homenageou o falecido desportista Odilon Rodrigues dos Mártires, conhecido como “Seu Odilon de Terto”. As provas desta modalidade tiveram como ponto de largada o Povoado Jacarezinho e o lugar de chegada foi a cidade de Pão de Açúcar, sendo as embarcações vencedores: Bote de 1 Vela: 1º lugar – Ed Carlos(Mocambo -SE), 2º lugar – Emerson(Mocambo, Sergipe), 3º lugar – Bodão(Pão de Açúcar); Bote de Segunda Classe: 1º lugar – Free Willy (Gararu-SE), 2º lugar – Ryan (Traipu – AL), 3º lugar – Sai da Frente (Traipu-AL); Bote de Primeira Classe: 1º lugar - Everton(Traipu-AL), 2º lugar – Filho da Terra (Gararu-SE), 3º lugar – Mulungu (Ilha do Ouro-SE); Canoa: 1º lugar – Marcela (Traipu-AL), 2º lugar – Planeta (Escuriais-SE), 3º lugar – Galiléia (Traipu-AL).

O município de Traipu foi o que mais se destacou na tradicional disputa de embarcações fluviais pilotadas por pescadores do rio São Francisco, conquistando cinco prêmios, sendo a grande campeã a canoa Marcela. A solenidade de entrega da premiação aos vencedores foi realizada na “Toca do Índio” e contou com as presenças de diversas autoridades e lideranças municipais e estaduais. Os prêmios aos vencedores foram entregues pelo prefeito Jasson Gonçalves, vice-prefeito Marco Tavares, secretários estaduais Jorge Dantas (Agricultura) e Alexandre Toledo (Saúde), deputados estaduais Fernando Toledo (presidente da Assembléia Legislativa) e Inácio Loiola, juiz Durval Mendonça Junior, ex-presidente da Arsal Álvaro Otávio Vieira Machado e dois filhos do homenageado (Romeu e Dedo).

Os troféus, as medalhas, os prêmios em dinheiro e demais despesas com a organização da festa foram patrocinados pela Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.

Atrações da Festa

O evento contou com atrações religiosas e profanas, destacando-se a procissão dos carros, o show do Padre Joãozinho da Canção Nova (sábado) e a procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes (domingo).

A Maratona de Reis, as manobras radicais dos motoqueiros da “Força Máxima”, os shows públicos e o banho de rio atraíram milhares de pessoas, sendo as principais atrações do palco da orla as bandas: Forró da Pegação, Forró Maior, Expresso Forronejo, Cavaleiros do Forró e o cantor baiano Ricardo Chaves.

Mais uma vez o “Camarote do Gotinha” fez muito sucesso e atraiu centenas de pessoas. Segundo a polícia militar, mais de 50 mil pessoas compareceram à Festa de Bom Jesus dos Navegantes. “Divido com a comissão organizadora da festa os elogios que tenho recebido pela organização desta festa”, declarou o prefeito Doutor Jasson.

MAIS FOTOS

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

  • José

    José

    Tamanha tradição ser acabado por falta de organizadores competentes! Mas, esse ano o carnaval não vai ser no Rio mais uma vez não né? Se queres acabar com o carnaval também mande-o para o Rio mais uma vez. Ass: Pãodeaçucarensse muito triste.

  • José

    José

    Local para que os sons tocassem sem que incomodasse ninguem. Organizada foi realmente todas as bandas se atrazaram, a ex: bora-bora só tocou 30min, muita organização e se fosse organizada seria por que não tinha ninguem na cidade, nem as cidades mais proximas compareceram. É uma pena uma festa com t

  • José

    José

    Comico! Veja bem, senhor organizador a festa de reis vem a cada ano perdendo seus turistas logo, não tem atrações de qualidade. Quanto aos paredões a medida foi correta em parte a festa ao meu ver é jovem e os jovens gostam de barulho ou seja, deve-se proibir onde incomoda mas, deveria disponibilizr

  • massa de mais

    massa de mais

    Rapaz esse prefeito é BOM d Mas, ainda que lançar (vomitar), leva teu IRMÃO Zé pro EUA... pelo Amor de DEUS!! Só volte para PdA mas NUNCA!!!