Por volta de 15 horas desta sexta-feira (28), um telefonema acionou o Corpo de Bombeiros Militar, em Santana do Ipanema, para apagar um incêndio que ameaçava invadir a subestação de energia elétrica da Eletrobras, localizada nas proximidades da cidade de Pão de Açúcar. E aproximadamente às 15 horas e 40 minutos duas viaturas do Corpo de Bombeiros conduzindo quinze homens chegaram ao local do incêndio e juntaram-se a equipe de técnicos da Eletrobras objetivando solucionar o grave problema. Mangueiras com jatos de água foram instaladas para apagar as chamas que rapidamente destruíam a vegetação seca e avançavam em direção à subestação.
Enquanto técnicos da Eletrobras trabalhavam para consertar a fiação destruída, os homens do Corpo de Bombeiros estrategicamente combatiam o incêndio. A fumaça tomou conta do ambiente e chamava a atenção dos motoristas e passageiros que viajam pela AL-130, no trecho onde ocorreu o incêndio.
Segundo informações do comandante da operação, o bombeiro militar e sargento P. Henrique, a causa do incêndio foi um curto circuito em um dos fios de alta tensão que passa próximo a subestação.
O clima era de muita preocupação por parte dos profissionais que trabalhavam na operação e, também, por parte de populares que observavam o incêndio. Os bombeiros só conseguiram controlar o incêndio depois de quase uma hora trabalho, evitando um grande prejuízo para a Eletrobras.
A cidade de Pão de Açúcar e alguns povoados tiveram o fornecimento de energia interrompido por quase 20 minutos. O problema já foi solucionado.
É a primeira vez que acontece um incêndio desta proporção nas proximidades da subestação de energia elétrica de Pão de Açúcar. O autor deste blog passava pelo local no momento da operação e registrou a operação.




