Já no último dia do prazo para o cadastramento biométrico do título de eleitor, nesta quarta-feira (9), centenas de pessoas se aglomeram na porta do fórum de Mata Grande para realizar o processo. Mas, o cartório eleitoral da 27ª zona que compreende também as cidades de Inhapi e Canapi apenas distribui 50 fichas diárias para atendimento ao público e muitos eleitores podem não conseguir a revisão biométrica.
Revoltados com a situação, alguns eleitores ameaçam invadir a sala do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e quebrar os equipamentos utilizados para a biometria. Para eles seria uma forma de demonstrar suas indignações.
Um casal de agricultores chegou a ficar quase dois dias na porta do fórum para conseguir uma ficha para atendimento. Jovina Rodrigues da Silva e José Ferreira da Silva são do sítio Pau Ferro Velho que fica há mais de 5 km da cidade. Eles explicam que não fizeram o cadastramento logo no início devido estarem viajando fora do Estado.
De acordo com o técnico judiciário Augusto Pedrosa, são entregues 50 fichas diárias, mas sempre são atendidas mais pessoas que o estabelecido, chegando a até 80 eleitores. Ainda segundo Pedrosa, o cartório eleitoral não dispõe de espaço suficiente para instalar mais equipamentos para a revisão, por isso existem apenas dois deles montados na estreita sala do cartório que conforme o técnico judiciário também não estendeu seus horários de funcionamento e funciona normalmente de segunda a sexta-feira das 7h30 às 14h30. “Eu é que fico, às vezes, atendendo algumas pessoas até às 17 h.” Disse.










