O prefeito do município de Mata Grande, Jacob Brandão, decidiu que vai a reeleição nas eleições deste ano e deve enfrentar novamente nas urnas o ex-prefeito Fernando Lou (PRP) que foi derrotado por ele no último pleito. Mas, pode surgir um terceiro nome nessa disputa.

Jacob aposta em sua administração como o grande trunfo para ganhar as eleições. Tenta arrumar apoio no nome de seu pai, o ex-prefeito Hélio Brandão. Com o apoio do governo do Estado e deputados como Inácio Loiola, o prefeito acredita que a entrega de algumas obras vão marcar seu governo positivamente. O gestor tenta também se garantir na estratégia de unificar o Legislativo municipal ao seu favor.

Lou por sua vez diz que o povo sente sua falta e se considera “prefeito em férias”. O ex-prefeito tinha o apoio do ex-deputado Celso Luiz e do ex-prefeito Gilberto Tenório, mas, após uma confusão partidária, tudo mudou já na reta final e como aconteceu em Inhapi, a oposição se dividiu e daí, se as coisas permanecerem como estão, pode surgir um terceiro nome apoiado por Celso Luiz para disputar o executivo em Mata Grande. Este nome pode ser do ex-prefeito Gilberto Tenório ou outra pessoa ainda não definida. O que se sabe é que tem pouco tempo para isso.

As convenções de Jacob e Lou já estão marcadas, respectivamente, para os dias 27 e 29. Jacob já revelou que vai a reeleição mantendo o atual vice. Fernando garantiu que é candidato, mas faz mistério de seu vice e prometeu apenas divulgar o nome na convenção.

Jacob Brandão já foi aliado de Celso Luiz, mas romperam logo no início de seu governo. Sobretudo, acabar com esse rompimento já chegou a ser cogitado por ambas as partes. Por enquanto, tem muita conversa até as convenções que acontecem legalmente até o próximo sábado (30).

Vereadores

A câmara hoje é formada pela maioria governista. Apenas três vereadores estariam apoiando o ex-prefeito Fernando Lou e os outros seis edis estariam com Jacob Brandão.

Gerson Klayton (PMDB) – Este esteve secretário de finanças durante o governo de Fernando Lou. Foi eleito pela primeira vez vereador, o mais votado e tem fortes pretensões de tentar o segundo mandato. Klayton fazia oposição na Câmara, mas recentemente passou a comungar dos mesmos propósitos do prefeito.

Karine Gomes (DEM) – Esteve até agora ao lado de Fernando Lou. Mas, segundo uma fonte, na última sexta-feira (22), depois de uma reunião com Jacob, teria passado a integrar a base governista.

Ivan Malta (PMN) – Esse tem muita experiência política no município e deve apoiar o candidato indicato por Celso Luiz, de quem é parente, amigo e vizinho. Malta deve ir à reeleição.

Irmão Edílson (PSC) – Em seu primeiro mandato, pertenceu ao grupo de Fernando lou, mas recentemente passou a comungar das vontades da base governista. Com sua decisão, o edil conseguiu dividir parte de seu eleitorado que seriam “fiéis” de Lou.

Tiara Lou (PSC) – Está carrega consigo o sobrenome do ex-prefeito a quem apóia e deve continuar apoiando. Foi a segunda vereadora mais votada nas eleições de 2008.

Samyr Malta (PMN) – Já foi cotado para ser candidato a prefeito do município. Foi o terceiro vereador mais votado e tem potencial para encarar seus objetivos políticos, mas parece que o edil vai lutar mesmo é para permanecer na edilidade que dá apoio a Lou.

Júlio Brandão (PP) – É irmão do prefeito Jacob Brandão e tem forte influência política no Legislativo. É claro que é governista. Júlio está em seu primeiro mandato e se depender dele vai permanecer com o poder nas mãos.

Joseval Costa (PTC) – Este de bobo não tem nada. Apóia o atual prefeito custe o custar e dê o que der.

Tino Reis (PSC) – Continua apoiando Fernando, mesmo o ex-prefeito estando sem mandato. E parece que vai permanecer assim.