O presidente da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia Erivaldo Bezerra Sandes, o Valdo Sandes, solicitou ao Estado que solucione a situação de abandono da Unidade Mista e Emergência Doutor Antenor Serpa que estaria com dificuldades financeiras para a manutenção de seus serviços.

De acordo com o vereador, a situação caótica em que se encontra o hospital foi relatada por uma comissão formada por funcionários daquela unidade de saúde. Conforme o relato, a unidade recebia um repasse mensal do governo do Estado no valor de cerca de R$ 200 mil destinados para sua manutenção. Mas, a quantia teria sido reduzida para apenas R$ 8 mil que permanecem sendo usados para as mesmas finalidades que eram garantidas com o dinheiro recebido anteriormente. Ainda assim, já com a redução, os valores referentes aos meses de maio e junho deste ano estariam atrasados e a Unidade Hospital já havia declarado incapacidade para receber novos pacientes em seus leitos.

Ainda segundo a denúncia, a diminuição e o atraso do recurso têm deixado o órgão de proteção à saúde em situação de abandono e sem condição de manter a prestação dos serviços básicos e necessários para a população. Muitos pacientes internados estariam recorrendo a seus familiares para trazerem alimentação de suas casas. Até gás oxigênio estaria faltando na Unidade.

O vereador requereu ao Governo do Estado, em caráter emergencial, uma dotação financeira compatível com o nível de importantes serviços prestados pelo hospital.