Promotor diz que MP é contra prática amadora do ‘cavalo de pau’ em Santana do Ipanema

  • Minuto Sertão
  • 07/06/2013 04:48
  • Interior
Alagoas na Net/Arquivo
Promotor Luiz Tenório
Promotor Luiz Tenório

A divulgação de que o prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva, solicitou um projeto para conseguir novamente incluir a competição do Cavalo de Pau, na 51ª Festa da Juventude, acabou chamando a atenção das autoridades e reavivando a discussão sobre o tema bastante polêmico.

Em contato com o Alagoas na Net, o Promotor de Justiça, Luiz Tenório, responsável pela 3ª Vara da Promotoria de Santana, destacou de forma expressa que o Ministério Público Estadual não é a favor da prática amadora do cavalo de pau na cidade e que, caso isso persista, o órgão ministerial poderá até intervir na Festa da Juventude.

Sem espaço para o amadorismo

De acordo com o membro do MP, para que se pudesse cogitar a possibilidade de um evento desse porte não bastaria apenas medidas paliativas, mas sim atos como a capacitação e profissionalização dos participantes da prática, além de toda a estrutura necessária, que um evento de automobilismo necessita.

“Não adianta preparar um evento com um ‘aparente nível profissional’, se os praticantes continuam sendo pessoas amadoras. O MP será rigorosamente contra, caso os organizadores persistam numa ideia desse tipo”, alertou Luiz Tenório.

O promotor ainda afirmou que a decisão de fiscalizar o evento vem diretamente da Promotoria Geral do Estado e adiantou que já na próxima semana, mais precisamente na sexta-feira (14), deverá haver uma reunião com a participação de outras autoridades, como representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, bem como da comissão da festa.

“Esta reunião tem por objetivo analisar as condições e o planejamento estratégico que está sendo feito, a fim de garantir a segurança e a viabilidade da Festa da Juventude”, disse Tenório.

Proibição

Após anos de existência, por determinação do MP, a modalidade Cavalo de Pau foi retirada da programação da Festa da Juventude em 2009, após a grande repercussão de um acidente, com uma vítima fatal, ocorrido durante uma prática de treino ilegal de manobras do tipo “cavalo de pau”, no Campo de Pouso.

História da Festa

Existente há 51 anos, a Festa da Juventude é considerada a maior festa jovem de Alagoas e nasceu após a iniciativa de jovens sertanejos, que em homenagem a padroeira do município, Senhora Santana, resolveram realizar competições e festejos para arrecadar fundos para a paróquia.

Atualmente, o evento é totalmente desligado da festa da padroeira e conta com diversas provas esportivas e apresentações artísticas durante uma semana.

De acordo com alguns antigos praticantes, as competições envolvendo o cavalo de pau, começaram após alguns motoristas que acabavam as provas automobilísticas realizarem uma manobra parecida ao final da prova, sempre ocorrida na então Praça da Bandeira. Contudo somente nos últimos anos, essa prática veio a se tornar uma competição e atrair adeptos de outros estados.