Minuto Sertão

buscar

Postado em em BlogsIgor Ribeiro

Falece Frei Fernando, fiél companheiro de peregrinações de Frei Damião

Frei falece aos 95 anos de idade

Por Igor Ribeiro

O Frei Fernando Rossi, conhecido por acompanhar Frei Damião em suas peregrinações pelo Nordeste, faleceu, na tarde deste domingo (28), no Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios, município que fica a 135 km da capital alagoana. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde a noite da quinta-feira (25), devido às complicações de saúde provocadas por problemas cardíacos.

Com 95 anos de idade e vivendo há 16 anos na Vila São Francisco, povoado do município de Quebrangulo, interior de Alagoas, o Frei Fernando Rossi foi a óbito, segundo o laudo médico, após apresentar complicações devido a uma doença pulmonar obstrutiva crônica e infecção genealizada.

O corpo do Frei Fernando, que nasceu na Itália em 20 de julho de 1918, foi liberado e seguirá para Vila São Francisco, onde será velado e sepultado, segundo nota oficial emitida pela Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil, ordem a qual o religioso era vinculado.

Companheiro de Frei Damião por mais de 50 anos, Frei Fernando Rossi, cujo nome de batismo é Guiseppe Rossi, é italiano e veio para o Brasil em 1946. Ao lado de Frei Damião, percorreu todo o Nordeste do Brasil em missões, procissões e na pregação do Evangelho de Cristo.

Ele estudou 13 anos em um seminário até ser ordenado padre no dia 29 de fevereiro de 1942. Quatro anos depois seus superiores italianos o enviaram ao Brasil, especificamente, para Recife, em 1947, quando recebeu ordens para acompanhar o missionário Frei Damião nas missões.

Ele permaneceu acompanhando Frei Damião até a morte do religioso, em 31 de maio de 1997. O frei residiu por 17 anos no Convento de São Félix de Cantalice, bairro do Pina, em Recife, até que o ministro-geral da Ordem, John Corriveau, passou a administração do convento para os religiosos brasileiros. Depois disso, ele mudou para a Vila de São Francisco, onde passou 16 anos.
 

Seu fiél companheirismo com Frei Damião

O Frei Fernando Rossi, fiel escudeiro de Frei Damião por mais de 50 anos.

Nascido na Itália no ano de 1918, Frei Fernando veio para o Brasil em 1946 e, na década de 50, começou a trabalhar com Frei Damião. Logo tornou-se seu secretário, organizando sua agenda e seus compromissos durante as peregrinações pelo Nordeste. Só foi morar em Alagoas após a morte de Frei Damião, em 1997.

“Ele sempre foi muito dedicado a Frei Damião, muito do sucesso das missões de Frei Damião se deve ao trabalho e ao companheirismo de Frei Fernando. Muitos frades não estavam dispostos a seguir o ritmo de acordar cedo e dormir tarde”, disse o vice-postulador da causa de Frei Damião, Frei Jociel Gomes.

Para o Frei Francisco Barreto, provincial dos capuchinhos do Nordeste, sua grande mensagem foi do companheirismo de dedicação. “Ele nunca teve tempo de ser vigário ou assumir outra missão devido ao trabalho com Frei Damião”, declarou.

Com informações do blog Claudio André o poeta

Estou no twitter: @IgorSantanaRibe

 

MAIS FOTOS

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

  • Iasmin Fontenelli

    Iasmin Fontenelli

    Acho que deveriam veícular mais sobre a sua morte, pois ele foi um grande ícone, Frei Fernando foi assim como Frei Damião um grande religioso. Mais emissoras tais como redeglobo, record, sbt aposto que se fosse políticos ou ladrões de grande repercussão aí sim elas divulgariam mais como trata-se de um religioso cadê que elas divulgaram nada, divulgaram? #Absurdo!

  • gil soares

    gil soares

    Ainda esta semana, comentava com um membro da igreja de Piranhas, que tive a honra de receber o frei Fernando em meu estabelecimento comercial(restaurante), foi com muita alegria que falei para minha mãe que avia conhecido o frei.

  • edmilson bezerra

    edmilson bezerra

    se foi o pais dos pobres da vila sao francisco e de todo nordeste

  • Tânia Kess

    Tânia Kess

    O Ceú ganha um grande homem religioso, exemplo a ser seguido. Juntará-se a seu fiél escudeiro Frei Damião.

  • Tobias Vasconcellos

    Tobias Vasconcellos

    Lembro que quando pequeno Frei Fernando esteve com Frei Damião em uma de suas peregrinações eles estiveram rapidamente na casa de meu velho saudoso avô. Naquela época as pereginações eram repletas de gente que queriam ver tanto o velhinho corcunda e seu acompanhante.

  • SANTANENSE

    SANTANENSE

    VAI DEIXAR UMA LACUNA GRANDE À QUELES QUE, COMO EU, ASSISTIU TANTAS VEZES AS PREGAÇÕES DELES DOIS. VAI COM DEUS FREI FERNANDO E OLHA PRA NÓS AQUI NA TERRA.

  • Yurí Enzo

    Yurí Enzo

    Uma grande fígura representava os bons tempos em que haviam grandes peregrinações de Frei Damião. As boas pessoas só deixam saudades!

  • Antônio Alves

    Antônio Alves

    Concerteza vai deixar saudades ele era o ultimo exemplo que tinhamos na terra, exemplo idêntico ao do frei Fernando mas nada é para sempre chegou sua hora então se foi, meus pêsames!

  • Faby Campos

    Faby Campos

    Estou enlutada, partí um grande exemplo, exemplo de homem guerreiro. Frei Fernando sempre se espelhando em Frei Damião seu companheiro. Freis agora que estão no ceú juntos novamente como estiveram há 50 anos.

  • Mariza Mendes

    Mariza Mendes

    FOI UM GRANDE FREI ASSIM COMO FREI DAMIÃO, ANTIGAMENTE OS DOIS ANDAVAM MUITO JUNTOS EM PEREGRINAÇÕES NAS QUAIS MULTIDÕES DE GENTE ACOMPANHAVAM. OS DOIS FREIS SE ENCONTRAM AGORA NO CEÚ JUNTOS, FREIS DAMIÃO E AGORA FERNANDO, MEUS PÊSAMES A FAMÍLIA DE FREI DAMIÃO.