Vendas de carros elétricos crescem 2,5 vezes em Alagoas
Agência Alagoas
21/01/2025 15:32
Minuto Digital
Internet
Por que montadoras querem que governo cobre imposto sobre carros elétricos
Incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado, entre eles a isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos e híbridos, contribuíram diretamente para o aumento nas vendas de veículos eletrificados em Alagoas, em 2024.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) revelam que no ano passado, foram comercializadas 2.473 unidades desse segmento, um avanço de 151,8% em relação ao ano anterior, quando foram vendidos 982 veículos. Naquele ano, ainda não havia benefícios concedidos pelo Estado para o setor.
Quando analisada a série histórica – iniciada pela ABVE em 2022 –, as vendas de carros elétricos e híbridos em Alagoas apresentaram um crescimento de 518,2%. Em números absolutos, no ano passado foram comercializados 2.073 veículos a mais do que os 400 vendidos em 2022.
De acordo com o Governo do Estado, além de incentivar o crescimento da economia, a isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos – que passou a vigorar no início de 2024 – busca estimular a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis no setor automotivo.
Regulamentada pela Lei nº 9.093, de 11 de dezembro de 2023, a isenção de pagamento de IPVA é válida no primeiro ano da aquisição de todos os veículos automotores que funcionam por meio de eletricidade, além dos veículos híbridos, usando cada um seu tipo de energia para funcionamento, sendo que a fonte energética de um dos motores seja energia elétrica.
A partir do segundo ano, o valor pago será de 1%. Já para os carros híbridos, a alíquota após o primeiro ano será de 0,75% do valor do IPVA e a partir do segundo ano, 1,50%. Para veículo automóvel de passageiro, de carga ou misto que utilize gás natural, a alíquota de isenção do IPVA será de 1,5%.
Antes da promulgação da lei, a alíquota de isenção do IPVA no estado era de 2% para veículos elétricos e de 1,5% para carros com uso de gás natural ou de formas híbridas (que funcionam com mais de um motor).
Secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy explica que ao zerar o IPVA desses automóveis, o Governo estimula o mercado de compra e venda dos veículos híbridos e elétricos, segmento que está em expansão no mundo. “Isso também gera um grande estímulo no setor econômico estadual, uma vez que atraem novos investidores voltados à fabricação de veículos nesse segmento”, destaca.
Ele ressalta que o incentivo fiscal do governo visa também buscar proporcionar uma redução na poluição e nas emissões de gases de efeito estufa, amenizando assim os impactos ambientais associados aos veículos movidos a combustíveis fósseis.
Governo não vai taxar Pix, entenda mitos e verdades sobre a transferência
Uol
08/01/2025 15:11
Minuto Digital
Foto: Reprodução / Internet
Emendas Pix
O Governo Federal não vai taxar transações financeiras via Pix. A informação falsa tomou conta das redes sociais depois que foi anunciado as notificações de transferências mensais acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas.
O que aconteceu
A Receita Federal ampliou o serviço de monitoramento das transações financeiras, sem criar novas taxas. Agora, a resolução inclui operadoras de cartões de crédito e plataformas de pagamento, como bancos digitais, que têm obrigação de reportar informações financeiras de transferências acima de R$ 5 mil para pessoas físicas.
Segundo o Governo, não será identificado para quem foi enviado determinado valor. No fim de cada mês, a instituição reúne o montante do cliente e, se passar do valor estabelecido, repassa a informação para a Receita, sem identificar quem recebeu cada transferência.
Vale ressaltar que não serão computados e informados apenas os valores que entram numa conta. Os créditos de cada um, acima do limite, também serão informados.
O objetivo dessa nova iniciativa é conter fraudes fiscais, aumentando a segurança e transparência do serviço, conforme explica o Governo.
Isso não é válido apenas especificamente para o Pix. O reporte não irá individualizar qual modalidade financeira foi utilizada para a transferência.
Os dados coletados no primeiro semestre serão divulgados pela Receita em agosto de 2025.
E se meu Pix for cobrado?
Sua transferência pode, sim, ser taxada conforme o Banco Central, mas isso não tem relação com o Governo, e sim com os serviços prestados pela instituição financeira.
Para pessoas físicas:
Ao fazer um Pix, quando usado canal de atendimento presencial ou pessoal da instituição, inclusive por telefone, quando estiverem disponíveis por meios eletrônicos;
Ao receber um Pix, no caso de finalidade de compra, em contrapartida, as atividades comerciais (Exemplo: vendedor pessoa física que recebe Pix pela venda de produto ou serviço)
Para pessoas jurídicas:
Pelo envio e recebimento de recursos via Pix, com as finalidades de transferência e de compra;
Pela contratação de serviços acessórios relacionados ao envio ou ao recebimento de recursos via Pix que permitam que atividades complementares possam ser oferecidas especificamente às empresas.
Novidades do Pix para 2025
Pix por aproximação
O Banco Central também anunciou que o Pix por aproximação será implementado a partir de fevereiro deste ano. Os pagamentos poderão ser feitos com carteiras digitais, como o Google Pay, ou os aplicativos do banco.
Pix Automático
Está previsto para junho de 2025 a implementação de um novo sistema de Pix que permitirá débitos periódicos de forma automática, sem a necessidade de autenticação a cada transação. Ou seja, contas como a de luz, poderão ser automatizadas sem burocracias e custo extra.
Banco Central anuncia mudanças no funcionamento do Pix no celular
Metrópoles
27/08/2024 17:13
Minuto Digital
Foto: Reprodução / Internet
Emendas Pix
O Banco Central anunciou mudanças significativas para aprimorar os mecanismos de segurança do Pix em celulares. As alterações buscam combater fraudes e golpes, e entrarão em vigor em 1º de novembro de 2024. A Resolução BCB nº 403 foi publicada no site da instituição.
A principal mudança se dá no acesso ao Pix em smartphones e computadores que não estão cadastrados no banco. Nesses casos, o BC limitou a R$ 200 o valor de transação. Também foi estabelecido que, quando houver a troca para um celular desconhecido, o limite diário de transações via Pix será de R$ 1 mil.
Segundo o BC, o objetivo é dificultar que bandidos consigam realizar pagamentos via Pix de dispositivos diferentes dos já utilizados pelo cliente.
Veja as mudanças
Adotar uma solução de gerenciamento de risco de fraude que use informações de segurança armazenadas no Banco Central, capaz de identificar transações Pix atípicas;
Disponibilizar um canal eletrônico aos clientes com informações sobre os cuidados necessários para evitar fraudes; e
Verificar, ao menos uma vez a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude na base de dados do Banco Central.
As mudanças, para os usuários do Pix, impactam apenas no aumento na segurança das operações, pois, com as novas regras, mesmo que um fradudador tenha acesso às informações bancárias e tentem realizar transações via Pix, ele encontrará uma nova barreira.
A resolução do Banco Central ainda responsabilizará as instituições financeiras por educar os clientes sobre boas práticas de segurança, disponibilizando informações claras e acessíveis sobre como se proteger contra fraudes.
Quem são os influencers presos na Operação Game Over por estimular seguidores a apostarem no 'Jogo do Tigrinho'
G1 AL
25/06/2024 17:52
Minuto Digital
Dois influenciadores foram presos na manhã desta terça-feira (25) por divulgar links "viciados" e estimular apostas no "Jogo do Tigrinho". Paulinha Ferreira e o marido dela, Ygor Ferreira, ostentavam uma vida de luxo e muito glamour nas redes sociais. Foi justamente esse estilo de vida que chamou a atenção da polícia, que colocou o casal na mira da investigação da Operação Game Over.
Paulinha Ferreira tinha mais de 1 milhão de seguidores quando a sua conta foi derrubada por ordem judicial. Ela ostentava viagens internacionais, carros de luxo e muitas festas. Na última festa promovida por ela, no seu aniversário, ela foi presenteada pelo marido com uma lancha.
Antes da fama, Paulinha tinha uma loja de roupa e divulgava as peças no Instagram. Ela também fazia provador de roupas de outras lojas, que é quando um influencer é contratado para provar os produtos e postar nas redes sociais.
Há pouco mais de 2 anos, Paulinha descobriu os jogos online. Ela divulgava os ganhos, que na época eram baixos, e ensinava os seguidores a jogarem também.
Nos últimos meses ela fez lançamentos milionários de suas próprias plataformas e convidou diversos influenciadores do estado para participar e divulgar links também. Houve lançamentos em Fernando de Noronha, Paris e até Dubai. Ela tinha carros de luxo como Porsche Veloster, uma Ferrari, uma Land Rover, apreendidos pela polícia, apartamento e terrenos em condomínio de luxo.
Ela assumiu o namoro com Ygor em 2023. Com pouco tempo de relacionamento os dois se casaram em uma festa luxuosa e com vários convidados. O cantor Nattan foi uma das atrações do badalado casamento.
Ygor é advogado criminalista e trabalhava em um escritório de Maceió. Nas redes sociais, Paulinha divulgou vários vídeos ensinando o amado a jogar. A partir daí, ele deixou a advocacia e começou a divulgar ganhos altos e links para os seguidores se cadastrarem. Ele também fez ações de rifas online.
Os dois foram presos nesta terça-feira e levados para a delegacia, onde prestaram depoimento. Eles fizeram exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e, após audiência de custódia, os dois foram liberados.
"Há indícios que eles tinham informações privilegiadas sobre a operação. Eles compraram passagens para Dubai na noite anterior à deflagração da operação. Quando a polícia chegou na casa deles, estava abandonada. Por isso, fiz uma representação e a 17ª Vara aceitou e decretou a prisão preventiva deles", disse o delegado Lucimério Campos.
O que é o 'jogo do tigrinho'?
O "jogo do tigrinho" é um cassino online famoso que promete ganhos fabulosos. Na prática, o objetivo dele é que o jogador faça uma combinação de três figuras iguais nas três fileiras que aparecem na tela.
Como o jogo não é desenvolvido pelas casas de apostas, ele pode aparecer em mais de um site, geralmente dentro de categorias como "cassino online", o que é proibido no Brasil.
No Brasil, o "Fortune Tiger" ficou famoso principalmente devido à extensa campanha que incluiu muitos influenciadores digitais e jogadores que compartilham suas táticas para se dar bem.
Propagandas fraudulentas do "Jogo do Tigrinho" invadem celulares e redes sociais — Foto: Reprodução
"Meu neto perdeu tudo que a gente tinha com jogos de aposta online. Começou a jogar por incentivo de outras pessoas e começou a perder. Perdeu o carro, o dinheiro que eu tinha no banco, por fim deu golpe na empresa que trabalhava de R$ 200 mil. Minha casa valia mais de R$ 300 mil e vendi, entreguei pelo débito. Nós perdemos tudo que tínhamos", disse a mulher que preferiu não ter a identidade revelada.
WhatsApp vai permitir tradução automática de mensagens e áudios em diferentes idiomas
Folha BV
24/06/2024 16:00
Minuto Digital
Foto: Reprodução / Internet
WhatsApp
O aplicativo de mensagens WhatsApp, um dos mais utilizados no mundo, traz mais uma atualização para 2024. Ainda em fase de teste, mensagens de texto e áudio poderão ser traduzidas automaticamente caso estejam em um idioma diferente do nativo do usuário.
A novidade está disponível na versão beta 2.24.13.8 para dispositivos móveis Android.
Segundo a WABetaInfo, que compartilha informações sobre as atualizações do app, de início os idiomas a serem traduzidos serão inglês, espanhol, português, russo e hindi. A novidade está dentro da função de transcrição de voz, que permite os usuários a terem uma versão escrita do conteúdo de áudios.
Outras atualizações para este ano, são a busca de mensagens por data, criação de figurinhas e mensagens de voz nos canais do WhatsApp.
Qual é segredo da BYD para ter fábrica com fração do investimento de rivais
Uol carros
18/03/2024 09:36
Minuto Digital
Nos últimos dias, a montadora chinesa BYD oficializou a instalação da sua fábrica em Camaçari, na Bahia, pagando R$ 287 milhões pelo complexo de 4,6 milhões de metros quadrados de área total onde um dia esteve a fábrica da Ford - cerca de R$ 63 por cada metro quadrado.
Até o final do projeto, serão três fábricas para a produção de chassis de ônibus, caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato. O que chama atenção é que a chinesa confirmou o investimento de R$ 3 bilhões, apenas uma fração do que diversas montadoras com fábricas já montadas aportarão no país em seus novos ciclos de investimentos.
Nas últimas semanas, o maior investimento anunciado foi de R$ 30 bilhões, pela Stellantis. O valor se refere ao lançamento de 40 novos produtos de cinco marcas até o fim da década. Já a Volkswagen vai investir R$ 9 bilhões no país entre 2026 e 2028, além dos R$ 7 bilhões já anunciados para aporte entre 2022 e 2026. Em um primeiro momento, a quantia contempla o desenvolvimento e a produção de quatro novos carros, previstos para 2024. Até 2028, serão 16 novos veículos.
A GWM, que vive um contexto mais parecido com o da BYD, de montar uma fábrica do zero, anunciou investimento de R$ 10 bilhões de 2023 a 2032. Estão confirmados quatro modelos, inicialmente, na nova planta - portanto, um plano menos ambicioso do que o da rival chinesa - que irá produzir carros, ônibus, caminhões, além do processamento de minerais.
As marcas com orçamentos mais parecidos com o da BYD, entre R$ 2,8 bi e R$ 5 bi, têm, no entanto, planos "menores". A Renault, por exemplo, vai investir R$ 5,1 bilhões de 2021 a 2027. Com essa quantia, são esperados dois SUVs e a produção de um powertrain híbrido. Já o investimento de R$ 4,5 bi da Caoa, aplicado entre 2021 e 2028, tem o objetivo de aumentar a produção do Tiggo 5X Sport, garantindo maior volume para a marca.
A Nissan, com R$ 2,8 bilhões, vai produzir dois novos SUVs e montar um motor turbo na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. Um deles será a nova geração do compacto Kicks e o outro deve ser um utilitário esportivo maior, para concorrer no segmento acima, com Jeep Compass e Corolla Cross.
Qual é o segredo da BYD?
Desde quando a marca chinesa confirmou a instalação de uma fábrica de veículos no país, diversos especialistas "cravaram" que a planta atuaria no modelo CKD.
Nesse processo, os veículos são desmontados em componentes individuais, provavelmente na China, antes do envio para o local de montagem final. Ou seja, os carros são produzidos em outro país e apenas montados no Brasil. Esse modelo demanda menos investimentos, já que a linha de montagem é mais simples.
A BYD confirmou ao UOL Carros que, em um primeiro momento, a produção será na modalidade SKD - nesse caso, o veículo chega ainda mais "montado" no Brasil, simplificando a operação da fábrica. O objetivo principal do SKD é reduzir custos de transporte e evitar tarifas de importação. Em muitos casos, o motor, a transmissão, a suspensão e até as rodas já são enviados montados.
Essa etapa, no entanto, de acordo com a BYD, deve durar apenas alguns meses e começar no fim deste ano. "Na etapa seguinte, que está prevista para começar entre 2024 e 2025, a BYD vai começar a produzir totalmente o carro no Brasil, com boa parte das peças produzidas nacionalmente".
Outra promessa da empresa é a criação de 10 mil empregos, sem especificar se serão diretos ou indiretos. Chama atenção que, ao anunciar o investimento, em 2023, a proposta era de 5 mil postos de trabalho. Apesar de dobrar a estimativa de contratações, o valor final do investimento não foi alterado.
Volume gigante
Uma questão importante, quando se trata da produção de carros chineses, é que o país asiático é o maior mercado de veículos elétricos do mundo e muitas montadoras chinesas têm uma produção em escala significativa para atender à demanda interna.
Isso permite que elas produzam em grande quantidade e, potencialmente, reduzam os custos de produção. Para se ter uma ideia, a BYD vendeu, sozinha, 2,4 milhões de carros na China em 2023, um volume superior à venda de todas as marcas de veículos juntas no Brasil.
Câmbio automático: por que muitos usam as funções 'P' e 'N' do jeito errado
Uol
25/01/2024 20:35
Minuto Digital
Imagem: Murilo Góes/UOL
Câmbio automático traz conforto ao volante, mas requer cuidados para não exigir gastos elevados com manutenção; veja dicas
O câmbio automático está cada vez mais acessível e já equipa cerca de metade dos carros novos vendidos no Brasil
Muitas pessoas que passaram a maior parte da vida dirigindo carros manuais agora têm a chance de guiar um automóvel sem pedal de embreagem pela primeira vez.
Embora a transmissão automática seja projetada para simplificar a vida e trazer conforto ao volante, ela tem seus macetes: erros facilmente evitáveis são capazes de causar danos graves com o passar do tempo, cujo reparo pode custar uma fortuna.
UOL Carros consultou especialistas e traz dicas para condutores iniciantes no mundo dos carros automáticos. Confira as orientações para você evitar barbeiragens que lá adiante vão encher o bolso do seu mecânico. Veja cinco exemplos de erros comuns e faça do jeito certo.
1 - Selecionar 'P' ou 'R' com carro em movimento
Ao manobrar, na pressa, é comum o condutor selecionar a opção "R" (ré) com o veículo ainda se movimentando para a frente. Ou acionar "P" (estacionamento), que trava as rodas motrizes, antes de o carro parar completamente.
Mesmo que a "barbeiragem" aconteça a baixa velocidade, com o tempo vai danificando componentes da transmissão automática, como engrenagens - destaca o engenheiro Cláudio Castro, conselheiro da SAE Brasil,
"O risco é maior em câmbios mais antigos, cujas posições são acionadas mecanicamente. Modelos mais recentes são equipados com um controle eletrônico que impede acionar a ré ou a posição de estacionamento com o veículo ainda se movimentando", pontua.
2 - Colocar câmbio em neutro ao parar no semáforo
Motoristas acostumados com veículos manuais têm o hábito de colocar o câmbio em ponto morto ao parar no semáforo ou em congestionamentos.
A prática está correta, pois assim o condutor deixa de manter o pedal da embreagem pressionado durante a parada, preservando o componente.
Contudo, em carros automáticos, a recomendação é outra: o correto é manter o câmbio na posição "D" e o pé no pedal do freio.
"Mantenha na posição "D" com o pé no freio, pois isso mantém o sistema hidráulico pressurizado e os componentes lubrificados. A lubrificação de muitas transmissões automáticas depende da respectiva conexão com as rodas", ensina Claudio Castro.
Camilo Adas, também conselheiro da SAE Brasil, acrescenta que função "N" (neutro) foi criada para situações de manutenção, quando é preciso rebocar o veículo ou movimentá-lo com o motor desligado, liberando as rodas de tração.
Vale destacar que alguns carros trazem tecnologia que desacopla automaticamente o câmbio, inclusive com o veículo em movimento, para poupar combustível.
3 - 'Segurar' veículo na lomba com acelerador
Um erro comum em carros manuais é manter o veículo parado no aclive dosando os pedais da embreagem e do acelerador. A prática detona a embreagem e, se for recorrente, fará com que o item tenha de ser trocado prematuramente.
Automóveis automáticos também são capazes de permanecer parados na lomba sem a necessidade de o condutor acionar os freios: dependendo da inclinação da via, a marcha lenta já é suficiente para "segurar" o carro. Em outros casos, basta colocar uma leve pressão no pedal do acelerador para isso acontecer.
Ainda que veículos automáticos convencionais utilizem conversor de torque, que não sofre desgaste mecânico como a embreagem, mantê-los parados da forma descrita acima é uma "barbeiragem".
"Usar a marcha lenta ou a aceleração para 'segurar' o carro esquenta o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível sem necessidade", alerta Castro.
O especialista recomenda manter o pé no freio sempre que o carro estiver parado, como em semáforos, independentemente da inclinação da via.
"Dessa forma, o conversor de torque é desacoplado e o motor fica livre, sem gastar combustível".
4 - Fazer motor pegar 'no tranco'
A bateria arriou? Em veículos equipados com câmbio manual, a saída é fazer o motor pegar "no tranco", ou seja: virar a chave de ignição, engatar a segunda marcha, "embalar" o carro e soltar suavemente o pedal de embreagem.
A tática não está livre de riscos, especialmente se a correia dentada se romper: nesse caso, a possibilidade de danificar uma ou mais válvulas é grande.
Existem carros automáticos que, em tese, também podem "pegar no tranco" - segundo Erwin Franieck, da SAE Brasil. No entanto, a prática deve ser evitada.
Ele orienta a posicionar o seletor em "N" e colocar em "D" ou "2" quando o veículo atingir uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Com isso, o motor deve ligar.
Ao mesmo tempo, o "tranco" força componentes e, se for realizado de forma recorrente, as chances de dor de cabeça aumentam - e muito.
"Se a bateria ficar descarregada, o recomendado é fazer a 'chupeta' ou recarregá-la usando aparelho específico para este fim. Se a bateria já não retiver a carga, aí será necessário trocá-la por uma nova", recomenda o engenheiro Edson Orikassa.
5 - Dirigir automático como se não houvesse amanhã
Transmissão automática tem engrenagens e outras peças que precisam estar bem lubrificadas, da mesma forma como acontece em veículos manuais.
As especificações e os prazos para a troca do fluido são indicados no manual do veículo e devem ser respeitados. O serviço, inclusive, pode ser antecipado, dependendo das condições de uso do automóvel.
Vale destacar que alguns modelos não trazem a recomendação de troca de óleo, que supostamente dura por toda a vida útil do veículo.
No entanto, isso não significa que a transmissão automática está livre de problemas de lubrificação.
"Pode acontecer algum vazamento, o que reduz o nível do lubrificante, elevando o atrito entre partes internas e elevando a temperatura, que é uma grande vilã quando se trata de carros automáticos", alerta Edson Orikassa.
O especialista destaca que, além da redução no nível, o óleo pode receber algum tipo de contaminação por agentes externos, o que reduz a sua eficiência.
"Vale verificar o óleo durante as revisões. Se apresentar uma aparência escurecida, isso pode sinalizar que já não apresenta as características necessárias de lubrificação.
Problemas com o óleo apresentam sintomas comuns, como trancos na troca de marchas. A transmissão também pode "patinar", ou seja, ao acelerar o carro demora alguns instantes para tracionar as rodas.
Bio-Hybrid: quando chegam e como são primeiros híbridos brasileiros da Fiat
Uol
04/01/2024 18:23
Minuto Digital
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Bio-Hybrid: quando chegam e como são primeiros híbridos brasileiros da Fiat
A Stellantis anunciou em 2023 sua entrada na era de modelos híbridos fabricados no Brasil.
Os sistemas serão produzidos em Betim (MG) e pelos lados da Fiat, os SUVs Pulse e Fastback irão estrear o Bio-Hybrid, um sistema híbrido leve ligado ao motor 1.0 Turbo Flex 200. A chegada de ambos será no segundo semestre de 2024.
O sistema Bio-Hybrid conta com dispositivo elétrico multifuncional que faz as vezes do motor de partida e do alternador.
Essa tecnologia consegue fornecer energia elétrica e mecânica, adicionar torque ao motor térmico e também gerar energia elétrica para carregar a bateria de íons de lítio e 12V que opera em paralelo ao sistema elétrico padrão do veículo.
O motor Turbo 200 rende atualmente 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm. Mas com a tecnologia Bio-Hybrid, poderá ocorrer ganho de torque e de potência. O câmbio seguirá o CVT que simula sete marchas.
Além de proporcionar economia de combustível, o sistema Bio Hybrid ajudará a marca a cumprir as novas normas de emissões previstas no Proconve L8 que entrará em vigor no dia 1° de janeiro de 2025.
Protótipos dos SUVs já rodam em testes, mas não dá para cravar que as imagens que ilustram esse artigo já são das unidades Bio-Hybrid.
Vale destacar que a Stellantis também terá de atualizar o motor 1.3 Firefly para atender o PL8 - esse propulsor, que equipa a versão Abarth de Pulse e Fastback, além de Fiat Toro e Jeep Renegade, Compass e Commander, vai receber o sobrenome ECO quando isso ocorrer.
Por que quase metade dos carros brasileiros deve perder acesso à internet
Uol
11/12/2023 14:48
Minuto Digital
Imagem: Chaves do Carro - Apple
Existem mais de 2 milhões de carros com conexão à internet no Brasil
Para muitos, ter um carro conectado à internet pode parecer coisa do futuro, mas a realidade é que a tecnologia chegou ao país em 2011 em um carro "popular", o Chevrolet Agile. A partir de então, diversos modelos - generalistas e premium- passaram a vir com seu próprio modem para acesso à rede. De acordo com dados da Anfavea, associação das montadoras, mais de 2,3 milhões de veículos são equipados com a tecnologia - a má notícia é que 48% deles devem perder o recurso em breve.
A principal razão é que o país está vivendo uma transição tecnológica para a rede móvel 4G e 5G, com isso os sinais de internet 2G e 3G - que equipam quase metade dos carros conectados - será desligado. A ruptura deve acontecer assim que as contrapartidas do leilão do 5G forem cumpridas pelas operadoras - as entregas estão previstas, no edital, para 2026, mas a Entidade Administradora de Faixa (EAF) - responsável pela operacionalização dessas obrigações - está, pelo meses, sete meses adiantada no processo.
Nesse cenário, a Anfavea está pedindo ao governo federal e à Anatel que adie o desligamento das redes. O argumento é que mesmo após migração para um novo padrão tecnológico (4G/5G), os padrões antigos (2G/3G) continuam operando em veículos no campo por dependência tecnológica por muitos anos, assim como a responsabilidade das montadoras em prover peças de reposição e manutenção de serviços conectados.
A associação das montadoras teme, inclusive, ações judiciais por parte dos consumidores em caso de descontinuidade dos serviços. À coluna, a Anfavea disse que "recomenda que o desligamento das redes celulares 2G e 3G seja adiado no Brasil, já que uma parcela significativa de veículos conectados ainda depende dos sinais de 2G e 3G. Embora a maioria dos automóveis tenha migrado para o 4G ou 5G, cerca de 19,85% de todos os veículos conectados que possuem uma assinatura de serviço móvel ativo pelas montadoras estão limitados ao 2G ou 3G".
A proposta é que o desligamento completo dessas redes aconteça após a chegada do 4G e do 5G em todas as cidades e a ampliação da cobertura nas estradas, o que é esperado apenas para o fim de 2029.
Quem também pede o adiamento da transição é a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Eles defendem um prazo de, pelo menos, cinco anos para processo, já que muitas máquinas de cartão de crédito, principalmente as compactas, ainda dependem do 3G.
Modelos impactados
No Brasil, o primeiro modelo oferecido com internet foi o Chevrolet Agile, em 2011, que tinha uma versão limitada chamada "Wi-Fi". Na época, foi lançada em parceria com a Tim e tinha um modem interno - com tecnologia 3G - "escondido" no console central.
Com o passar dos anos, a ferramenta foi ficando mais refinada e cada vez mais comum nos carros de luxo e importados. Carros como Hyundai Sonata, Chrysler Pacifica, entre outros veículos da Jaguar, Land Rover, BMW e Volvo, passaram a vir com seu próprio chip.
A realidade é que entre os mais de 1 milhão de carros que serão impactados pela perda do sinal, apenas 250 mil têm algum plano ativo com as operadoras, ainda assim, um grande número de pessoas pode ser prejudicado com a perda da funcionalidade.
Novo vírus desvia Pix copia e cola em compra online no computador
Folhapress
30/10/2023 14:48
Minuto Digital
Foto: Sefaz-AL
Link informa que pagamento de imposto pode ser feito através do PIX
Um novo vírus frauda compras online realizadas pelo computador alterando o destinatário do Pix no momento da transferência.
O programa infecta a máquina do usuário e pode prejudicar qualquer site que aceite essa forma de pagamento, segundo a Kaspersky. A empresa de segurança digital divulgou informações sobre o vírus, batizado de GoPix, na quinta-feira (26).
O pesquisador Fábio Marenghi descobriu que um dos pontos de infecção era um site falso do WhatsApp Web, versão para navegadores do app de mensagens.
Esse site falso aparecia na primeira posição da pesquisa do Google quando usuários digitavam WhatsApp com a grafia errada "Watsap Web." O site foi retirado do buscador após contato da Kaspersky. Marenghi também encontrou um instalador do GoPix que usava o site dos Correios como isca.
Nos computadores infectados, o programa espiona a vítima por um tempo até detectar o momento de compra online via Pix -aquela feita escaneando um QR Code ou copiando um código. Segundo a Kaspersky, o vírus funciona apenas caso a pessoa escolha a transferência na modalidade copia e cola.
Quando alguém copia o texto, esse trecho é armazenado na memória do computador, na chamada "área de transferência". O GoPix, então, troca o código guardado por outro, cujo destino é a conta do criminoso.
Os usuários podem evitar o golpe ao checar o destinatário do Pix, que nesses casos será diferente da loja ou instituição para a qual a transferência seria feita.
Para se prevenir de instalar o vírus, os cuidados são os usuais: buscar baixar programas apenas de sites oficiais, verificar erros ortográficos no endereço do portal, checar se o site tem criptografia atual a partir do código "https" no início da URL e ter um antivírus instalado.
A vítima só é infectada se abrir o programa baixado ao acessar o site falso.
No caso do GoPix, os cibercriminosos ainda adotam estratégias para tentar burlar os antivírus. O site falso do WhatsApp, por exemplo, apresentava a opção de download do vírus apenas depois de verificar que a pessoa que o acessava tinha indícios de comportamento humano, para despistar bots de monitoramento.
Além disso, o portal falso rodava um teste para checar a presença de antivírus no computador da vítima. Caso houvesse, o link de download levava a uma pasta compactada, formato ".zip", com um atalho para o programa. Esse passo também dificultava a detecção do vírus, normalmente um arquivo executável, em formato ".exe."
Vírus que monitoram a área de transferência não são novidade, segundo a empresa de cibersegurança, mas esta foi a primeira vez que a empresa encontrou um programa desses dedicado a fraudar Pix.
O antivírus afirma que já bloqueou o GoPix no Brasil em 10 mil ocasiões até outubro deste ano --a primeira vez foi em novembro de 2022. Esse número se refere apenas a quem tem o antivírus da Kaspersky instalado.
Foi só neste mês que o pesquisador Fábio Marenghi conseguiu rastrear a cadeia de aplicação desse golpe desde o início.
Em smartphones Android, já foram identificados vírus que desviam Pix no aplicativo bancário ou acessam o celular de maneira remota para fazer transações fraudulentas, golpe que ficou conhecido como "mão fantasma."
Sem saber mexer no WhatsApp, Bolsonaro apaga todos os seus seguidores
Tribuna Hoje
30/10/2023 10:31
Minuto Digital
Imagem: OitoMeia
Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (29.out.2023) que apagou “por engano” seu canal oficial na plataforma de mensagens WhatsApp. Deu o aviso aos seguidores em seu perfil no X (antigo Twitter). Bolsonaro declarou não saber “mexer direito em novas ferramentas de internet” e que apagou seu canal. Falou também que foi informado que não é possível recuperá-lo, então o canal foi recriado
Às 16h06 deste domingo, o novo canal de Bolsonaro contava com 2.666 seguidores.
Descubra quanto dinheiro você ganha se sair da poupança ainda hoje
Uol
20/10/2023 11:11
Minuto Digital
Internet
Descubra quanto dinheiro você ganha se sair da poupança ainda hoje
Não sei se você sabe, mas, atualmente, não faz sentido deixar dinheiro parado na poupança. Afinal, existe uma aplicação mais segura e que rende mais, o Tesouro Selic. Mesmo sabendo disso, muita gente mantém o dinheiro na poupança, talvez por não saber quanto ganharia a mais se fizesse a migração do investimento o quanto antes.
Na coluna de hoje, eu mostra o quanto se pode ganhar a mais transferindo os investimentos da poupança para o Tesouro Selic.
A poupança sempre perde
As simulações consideram a rentabilidade atual da poupança e do Tesouro Selic. É verdade que as rentabilidades podem mudar, se a taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, diminuir ou aumentar no período. Nos próximos meses e no médio prazo, a tendência é que caia.
Mas, em qualquer cenário, o Tesouro Selic sempre vai ganhar, devido às regras de rentabilidade da poupança. Às vezes, a diferença pode ficar um pouco maior ou um pouco menor, mas sempre será a favor do Tesouro Selic. Hoje, com a Selic acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da TR, a taxa referencial. Se a Selic estiver igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, ela rende 70% da Selic mais a variação da TR. Ou seja, sempre será abaixo do Tesouro Selic.
Em 1 ano
Considerando a rentabilidade atual dos investimentos, deixando o dinheiro na poupança por um ano você tem um ganho aproximado de 8,2%. Já no Tesouro Selic, esse ganho seria de 10,5%, já descontado o Imposto de Renda.
Isso significa que, para um investimento de R$ 1.000, após 12 meses você teria R$ 1.082 na poupança e R$ 1.105 no Tesouro Selic. Até aí a diferença não é tão grande, e acredito que justamente por isso muita gente ainda "esquece" dinheiro na poupança. No entanto, com o tempo essa diferença aumenta exponencialmente, como você pode ver abaixo.
De 2 a 10 anos
No prazo de dois anos, o rendimento na poupança seria de 17%, enquanto no Tesouro Selic ficaria em R$ 23,1%. Para um investimento de R$ 1.000, teríamos R$ 1.170 na primeira e R$ 1.231 no segundo, uma diferença ainda pequena, de R$ 61.
Quando pensamos em cinco anos, a poupança chega a 48%, enquanto o Tesouro atinge 69,9%. Aqui já começamos a ter uma diferença significativa.
Em dez anos, a poupança fica em 119%, e o Tesouro, em 197%. Um investimento de R$ 1.000 ficaria em R$ 2.189 na primeira e em R$ 2.972 no segundo.
Em 30 anos
Agora, prepare o coração: se considerarmos um prazo de 30 anos, o rendimento da poupança seria de 949%, enquanto o do Tesouro Selic alcançaria 3.026%. O investimento de R$ 1.000 chegaria a R$ 10.490 na poupança e a R$ 31.261 no Tesouro.
Agora, imagina que o investimento não foi de R$ 1.000, mas sim de R$ 2.000, R$ 10 mil ou mais. Basta multiplicar. Se o investimento inicial for de R$ 10 mil, em 30 anos você teria R$ 104.905 na poupança ou R$ 312.611 no Tesouro Selic.
Trata-se de uma diferença de mais de R$ 200 mil nesse último caso, apenas por não ter escolhido um investimento que é ainda mais seguro.
Poupança tem alguma vantagem?
A poupança só tem uma vantagem em relação ao Tesouro Selic: você consegue resgatar o dinheiro mais rápido. No Tesouro Selic, se você pede o resgate em um dia útil de manhã, o dinheiro cai na sua conta corrente no mesmo dia, à tarde. Se pede à tarde, o valor só cai no dia útil seguinte. Já no caso da poupança o valor cai na conta corrente no mesmo dia.
Isso faz com que a poupança seja mais interessante para aquele dinheiro do dia a dia, que você pode precisar resgatar de uma hora para outra. Mas é só. O dinheiro que pode esperar um dia útil para ser resgatado já pode ficar no Tesouro Selic.
Pix automático vai aposentar conta em débito automático e DDA? Entenda
Uol
05/10/2023 16:21
Minuto Digital
Foto: Ascom Sefaz
Imposto pode ser pago via boleto, pix ou guia digital
O Banco Central anunciou que prevê lançar o Pix Automático em outubro de 2024. Especialistas ouvidos pelo UOL dizem que é possível que o meio de pagamento ganhe mais destaque do que o débito automático e o DDA.
O que se sabe
Pix automático vai funcionar como o débito automático. A diferença é que o débito automático depende de convênios com outras instituições para funcionar. O pagador terá à sua disposição uma série de funcionalidades para gerir os pagamentos recorrentes como, por exemplo, estabelecer um limite máximo do valor da parcela a ser debitada, podendo cancelar a qualquer momento a autorização.
O Pix Automático poderá ser utilizado para pagamentos recorrentes que tenham periodicidade definida. Segundo o BC, o usuário pagador dará uma autorização prévia, de forma que os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de autenticações específicas a cada transação.
Expectativa é de que ele seja usado por empresas de água, luz e gás. Outros usos esperados pelo BC são empresas que demandem pagamentos recorrentes, como instituições de ensino, academias, clubes de assinatura, serviços de streaming, planos de saúde, seguros, administradores de condomínios, clubes, portais de notícias, operações de crédito, entre outros.
Cadastro poderá ser feito via QR Code. Bruno Samora, diretor de produtos da Matera, diz que as contas podem vir com um QR Code e, ao escanear o código, a pessoa conseguirá fazer o cadastro do Pix automático.
Exemplos de uso do Pix parcelado
Serviços públicos (como água, energia e telefone)
Pagamento de mensalidades (como escola, academia, condomínio e plano de saúde)
Fim do débito automático e do DDA?
DDA (Débito Direto Autorizado) é uma função que permite que a pessoa veja todos os boletos emitidos em seu CPF. No DDA, a pessoa consegue agendar o pagamento do boleto para seu dia do vencimento, garantindo o pagamento em dia.
Com o débito automático, o pagamento é feito diretamente na conta corrente. No entanto, ele não pode ser cadastrado para qualquer serviço, apenas para aqueles que possuem consórcio com os bancos — como contas de água e luz.
Expectativa é que Pix automático caia no gosto do brasileiro e empresas. Fernando Guimarães, CEO da Stone Age, diz que é difícil afirmar se ele vai acabar com o DDA e o débito automático, mas possivelmente vai se tornar o "protagonista absoluto". Para ele, sempre existem soluções em que um serviço se adequa melhor do que outro e, por isso, os outros meios de pagamento devem continuar existindo.
Benefícios ao consumidor devem determinar se Pix automático vai ganhar espaço ou não no mercado. Cristiano Maschio, especialista em tecnologia de pagamentos e CEO da fintech Qesh, afirma que rapidez, redução de erros e melhor experiência de uso podem fazer com que o Pix automático se destaque.
Mudar hábitos demanda tempo. Maschio diz que os consumidores já estão acostumados com o débito automático e o DDA. "Se o Pix Automático oferecer mais flexibilidade em termos de gerenciamento, frequência e ajustes de pagamentos recorrentes, isso pode ser um diferencial", afirma Maschio.
“Mesmo que o Pix Automático ganhe popularidade, não necessariamente significa que DDA e débito automático serão completamente extintos. Pode ser que haja uma convivência entre os sistemas, dependendo das necessidades específicas de consumidores e empresas”.
Cristiano Maschio, especialista em tecnologia de pagamentos e CEO da fintech Qesh
“No momento do lançamento com certeza não substitui [débito automático e DDA], não vai fazer o boleto cair em desuso. Olhando para frente, a tendência é que tenha pelo menos uma substituição gradual, porque é uma plataforma mais aberta, mais barata e o pagamento é imediato”.
Bruno Samora, diretor de produtos da Matera
Por que montadoras querem que governo cobre imposto sobre carros elétricos
Uol carros
20/09/2023 08:19
Minuto Digital
Internet
Por que montadoras querem que governo cobre imposto sobre carros elétricos
Nos bastidores do mercado automotivo, as montadoras que produzem carros no Brasil e as chinesas recém-chegadas travam uma verdadeira batalha. Quem acompanha o setor deve ter percebido que os novos modelos elétricos de entrada da BYD e GWM causaram uma redução de preços em praticamente todos os concorrentes da categoria. De olho nesse mercado ainda pequeno, mas em crescimento exponencial, os fabricantes "tradicionais" pleiteiam a aplicação do imposto que tornaria os elétricos importados 35% mais caros. Afinal, o que está acontecendo?
Desde fevereiro, a coluna vem noticiando que a volta do imposto de importação, zerado para carros elétricos e fixado em 4% para híbridos desde 2015, vem sendo pleiteada, junto ao governo, pela Anfavea - associação das montadoras de veículos que produzem no Brasil.
O desejo parece ter sido atendido: nesta semana, Uallace Moreira, secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), disse, em entrevista à Reuters, que a tributação será retomada de forma gradual nos próximos três anos, quando voltará ao patamar de 35%, aplicado nos modelos a combustão.
"O que podemos fazer para estimular a produção local? Tornar as importações um pouco mais difíceis e caras", disse Moreira.
A Anfavea está de acordo com a solução encontrada pelo governo. O principal argumento do presidente da associação, Márcio de Lima Leite, é proteger as fábricas nacionais dos produtos chineses, que têm menor custo de produção fora do país. De acordo com o executivo, no último ano o Brasil deixou de arrecadar R$ 2,2 bilhões com a redução do imposto, destes, R$ 1,1 bilhão são referentes a carros chineses.
"A China tem um custo de produção muito mais baixo que o nosso no Brasil. Então, esses veículos são, sim, uma ameaça. Temos conversado isso com o governo. O que temos hoje é 0% de imposto de importação sem data para acabar. É mais barato fazer lá fora do que nas nossas próprias fábricas, mesmo para montadoras que produzem no Brasil. Mas precisamos de uma regra de transição, ninguém quer chocar o mercado de uma hora para outra com mudanças abruptas", disse durante uma coletiva de imprensa.
O presidente da Anfavea disse ainda que o posicionamento não foi deliberado por unanimidade entre suas associadas, mas pela maioria. É bom lembrar que ainda não há carros puramente elétricos fabricados no Brasil, portanto, todos os modelos - até mesmo das fabricantes que compõem a Anfavea - são importados.
A associação também pleiteia um regime de cotas de importação sem imposto para não prejudicar as montadoras de menor volume, ou seja, as de carros de luxo. "Elas precisam disputar com os chineses com o mínimo de competitividade, para que não haja uma enxurrada no mercado brasileiro", pontuou o presidente da Anfavea.
Mercado ainda é incipiente
Na direção oposta da Anfavea está a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). De acordo com dados da entidade, em agosto, a venda de modelos eletrificados bateu um novo recorde mensal, com 9.351 emplacamentos - 25% acima do recorde anterior de julho (7.462) e 120% sobre agosto de 2022 (4.249).
Em oito meses de 2023, o Brasil emplacou 49.052 eletrificados leves, praticamente o mesmo número de todo o ano anterior, 49.245. O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil chegou a 175.491 veículos (janeiro 2012 a agosto 2023). Ou seja, apesar do crescimento rápido, o mercado ainda é muito pequeno comparado com os cerca de 2 milhões de modelos à combustão vendidos anualmente.
Segundo a ABVE, as vendas de veículos eletrificados no Brasil representam cerca de 2% do mercado. A proposta da associação é que a retomada da tributação ocorra a partir de 2025, quando esse percentual deve chegar a 6%.
De acordo com Ricardo Bastos, presidente da ABVE e executivo da GWM, a mudança da regra não será bem vista pelas marcas que ainda não estão produzindo no país.
"Colocar em debate uma mudança de regras que reduz o acesso ao carro elétrico dá um sinal muito ruim para as marcas que estão aqui, e para quem está estudando o mercado. Não é legal falar em mudança de regra enquanto não se tem a tecnologia dominada no país", opina.
Sobre o tema, o presidente da JAC Motors - que só vende veículos eletrificados no país -, Sérgio Habib, pontuou à coluna que, em países com renda per capita semelhante ao do Brasil, como a Tailândia, o mercado de elétricos, via de regra, representa menos de 1% do total de venda de veículos. Por lá, o governo deu um incentivo de 5 mil dólares para quem comprasse modelos a eletricidade, então, passou para 3%. Ainda assim, um percentual pouco expressivo.
"Os carros puramente elétricos representam menos de 0,5% do total de vendas de veículos do país, e vai continuar assim por muito tempo. A Anfavea é essencialmente protecionista, sempre foi. Mas quando o assunto é carro elétrico não tem de quem se proteger. O volume é muito baixo".
A BYD também já se posicionou sobre o assunto, dizendo que "o segmento de veículos elétricos é muito recente no Brasil e ainda não possui maturidade e volume suficientes para se consolidar de imediato no mercado. Representa um importante instrumento de modernização da própria indústria automotiva e não podemos dizimá-lo antes que consiga a sua própria sobrevivência".
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Toyota Corolla 2024: o que já sabemos sobre o sedã que chega ainda este ano
Uol
14/09/2023 10:11
Minuto Digital
Imagem: Reprodução / Professor Lucas Torres (canal Carro Chefe)
Toyota Corolla 2024: o que já sabemos sobre o sedã que chega ainda este ano
O novo Toyota Corolla 2024 ainda não está à venda, mas já chegou nas concessionárias. Com o lançamento prestes a acontecer, o sedã - que há tempos estava para ser renovado - foi flagrado pelo influenciador Lucas Torres, dono do canal Carro Chefe e dos perfis @proflucastorres nas redes sociais.
O design teve pequenas alterações, mas o destaque da novidade é o novo cluster digital multifuncional, que, nesse quesito, coloca o modelo em pé de igualdade com seus rivais. O tamanho da tela que vai disponibilizar as informações de viagem para o motorista é generoso, com 12,3 polegadas. A multimídia, por sua vez, agora tem 10,5 polegadas e novo software - em conformidade com o Corolla dos países estrangeiros.
Ainda pelas imagens disponibilizadas por Lucas Torres, é possível perceber que as interfaces seguem o padrão visual que a marca sempre adotou. As cores também foram preservadas, com tons mais esfumaçados do cinza e do azul. Enquanto o cluster tem os manômetros (agora digitais) nas extremidades, a multimídia disponibiliza os recursos de infotenimento de forma mais espalhada pela tela.
O que mais sabemos do novo Corolla
Imagem: Reprodução / Professor Lucas Torres (canal Carro Chefe)
A grade dianteira em forma de colmeia substitui os filetes horizontais do modelo 2023. Além disso, há novo desenho nas rodas de liga-leve, que são de 17 polegadas. Bem que poderia ter adotado mais mudanças visuais, como as que os mercados do exterior já ganhou.
Outro ponto que deverá agraciar o sedã mais tradicional da marca japonesa é a nova cesta de itens eletrônicos de auxílio à condução - com assistente de saída do veículo, assistente de direção de emergência e supressão de acelerador em baixa velocidade.
Rumores apontam que o modelo terá a nova geração do motor híbrido-flex, que produz 140 cv (ao invés dos 122 cv atuais) além do conjunto ser 18 kg mais leve. Entretanto, nada indica que isto irá ocorrer, pelo fato das mudanças terem se concentrado mais nos quesitos visuais e de infotenimento
Outro ponto que invalida a hipótese do Corolla 2024 já vir com a 5ª geração do motor híbrido-flex é que, nesta semana, a Toyota ainda anunciou que, em breve, terá um novo motor híbrido plug-in - categoria mais refinada ante o sistema híbrido leve (que é o da geração atual e o da 5ª, que mencionamos). Ou seja, a próxima grande mudança para o Corolla no quesito da motorização deverá ser este; aguardemos
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Drone registra imagens de pessoas presas em teleférico no Paquistão; veja
Terra com Reuters
25/08/2023 10:07
Minuto Digital
Foto: Reprodução/Mirror
Drone registra imagens de pessoas presas em teleférico no Paquistão
Um drone registrou imagens das pessoas que ficaram presas em um teleférico no Paquistão no início desta semana. As fotos, divulgadas pelo site Mirror e pela Sky News, mostram as crianças e adultos durante a operação de resgate.
Nas imagens, é possível ver o desespero das pessoas, que tentam se segurar para evitar uma queda a cerca de 275 metros de altura. Veja a seguir:
Drone registra imagens de pessoas presas em teleférico no Paquistão
Foto: Reprodução/Sky News
Drone registra imagens de pessoas presas em teleférico no Paquistão
Foto: Reprodução/Sky News
Drone registra imagens de pessoas presas em teleférico no Paquistão
Foto: Reprodução/Sky News
O grupo ficou preso na última terça-feira, 22, após um dos dois cabos do teleférico se romper enquanto eles estavam na cabine. As crianças estavam a caminho da escola. Nessa área montanhosa do norte do Paquistão, muitos estudantes utilizam teleféricos como forma de locomoção.
Equipes de resgate retiraram todas as sete crianças e um homem em segurança em uma operação que durou mais de 15 horas.
O esforço de resgate paralisou o país, com paquistaneses amontoados em torno de aparelhos de televisão, enquanto a mídia local mostrava imagens de um socorrista pendurado em um cabo de helicóptero perto da pequena cabine, com as pessoas a bordo apertadas umas nas outras.
'O que é seu está guardado': prefeita de Atalaia, AL, registra queixa por ameaças no WhatsApp
G1 AL
18/08/2023 15:36
Minuto Digital
Foto: Arquivo pessoal
Ceci, prefeita de Atalaia, divulga ameaças que recebeu pela internet
A prefeita de Atalaia, Ceci Herrmann (MDB), registrou na quinta-feira (17) um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil por causa das ameaças que recebeu por mensagens no WhastApp. A Polícia Civil informou que o caso é investigado pela Delegacia de Crimes Cibernéticos.
Entre ofensas e menções à sua vida íntima, o criminoso escreveu: "O que é seu está guardado, só lhe digo isso, não perco pra ninguém, vou até o fim, mas aí você não fica".
No Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil, a prefeita contou que recebeu várias chamadas de voz do mesmo número que enviou as mensagens, mas que recusou todas elas.
"Recebi essa ameaça por telefone com a intenção de me intimidar e me fazer parar, mas eu não vou parar. Entreguei às autoridades toda a conversa e de qual número partiram as ameaças. O meu trabalho não vai parar e eu não vou me calar, nem que isso custe a minha vida", disse a prefeita.
Prefeita Ceci, de Atalaia, postou foto do Boletim de Ocorrência por ameaças que registrou na Polícia Civil — Foto: Reprodução/Instagram
Ceci espera que, com a denúncia, o responsável pelas mensagens seja identificado e punido dentro da lei.
"A internet não é mais terra sem dono. Atalaia não é terra de covardes que agem na surdina atrás de perfis falsos. Aos criminosos digitais, os rigores da lei", afirmou a prefeita.
Whatsapp liberou: veja como converter áudio em texto
Diário Online
07/08/2023 17:13
Minuto Digital
Foto: Reprodução / Internet
WhatsApp
No mundo acelerado da comunicação digital, o WhatsApp mais uma vez inova para melhorar a vida de seus usuários. Uma nova funcionalidade foi lançada, permitindo que mensagens de áudio sejam automaticamente convertidas em texto, proporcionando facilidade e agilidade na troca de informações.
Anteriormente, a conversão de áudio para texto, antes um processo manual que demandava tempo, agora pode ser ativada em questão de segundos.
Para ativar essa funcionalidade é só seguir o passo-a-passo:
Acesse as Configurações do WhatsApp.
Vá até a seção de Conversas.
Habilite a opção de "Transcrição de Mensagem por Voz".
Assim, ao receber uma mensagem de voz, o próprio WhatsApp realizará a transcrição automática, exibindo o texto correspondente abaixo da mensagem original. Isso não apenas economiza tempo, mas também torna a comunicação mais acessível.
Caso você não visualize imediatamente a opção de transcrição, certifique-se de que está utilizando a versão mais recente do WhatsApp. A novidade, ainda em fase de testes, pode levar um breve período para estar disponível para todos os usuários.
Além disso, uma alternativa interessante é o uso do assistente de transcrição do próprio WhatsApp, conhecido como "Vira Texto". Disponível tanto para Android quanto para iPhones, basta adicionar o contato (31) 97228-0540 e experimentar esse serviço adicional.
Excesso de descanso: saiba o mínimo que você precisa rodar com seu carro
Uol carros
01/08/2023 17:30
Minuto Digital
Foto: Vrum
Excesso de descanso: saiba o mínimo que você precisa rodar com seu carro
Já comentamos por aqui como carro parado estraga e que aqueles que fazem percursos muito curtos sofrem. Então fica a pergunta: qual é o mínimo que você deve rodar com seu automóvel para mantê-lo 'em forma'?
O ideal é que você ande todos os dias com seu carro e faça um percurso razoável, cerca de uns 15 Km. Claro que congestionamento é uma situação muito complicada para os veículos, então se você fica bastante parado no trânsito é recomendado que utilize o plano de manutenção severa de seu automóvel.
No outro extremo, você precisa de cerca de 15 a 30 minutos a cada duas semanas para 'esticar as canelas' do seu carro. E isso para para fazer o 'mínimo do mínimo' mesmo. E ainda assim você corre o risco de ter problemas como deformação nos pneus e combustível estragado no tanque.
Para quem anda assim pouco com o carro, recomendo andar com combustível aditivado, que tem um prazo de validade maior. Outra dica é não encher o tanque, já que rodando tão pouco demorará bastante tempo para consumir tudo.
Confira no vídeo acima qual é a manutenção correta para veículos que circulam tão pouco e como você deve proceder caso seu automóvel fique mais na garagem do que na rua.
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Brasil desenvolve IA para fazer retrato falado a partir de DNA do suspeito
Uol
19/07/2023 10:11
Minuto Digital
Imagem: Divulgação/Parabon Nanolabs
Especialistas em genética estão se aliando a forças policiais para gerar "retratos falados" sem ninguém para falar. Em vez de testemunhas, é o material genético do suspeito, encontrado em roupas, cabelos e secreções corporais, que dedura a fisionomia da pessoa. E tudo isso é feito com ajuda da inteligência artificial. Fundada com dinheiro da Casa Branca, a norte-americana Parabon Nanolabs já usa a técnica para solucionar crimes em todo o mundo.
Não sem polêmicas: um dos retratos indicava um jovem, enquanto o criminoso verdadeiro era um idoso; outro, indicando um homem negro, foi apontado como racista por ter sido divulgado pela polícia e exibido na TV. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Polícia Federal (PF) trabalham desde janeiro deste ano em um projeto que usa IA para criar imagens de suspeitos por meio de amostras de DNA.
O projeto nasceu em 2015, fruto de uma parceria entre PUC-RS e PF. O que rolou Líder do projeto, a geneticista Clarice Alho explicou a Tilt que a ideia surgiu porque os bancos de dados internacionais não são adequados às características do Brasil, marcado pela miscigenação. "Eu mesmo tenho DNA mitocondrial indígena", diz Clarice.
O plano é fazer a iniciativa chegar a uma base com dados de mil voluntários. Já há mais de 500, inicialmente todos do Rio Grande do Sul. Além da coleta e do estoque de DNAs em construção, o modelo de inteligência artificial já está pronto.O passo ainda não realizado é a execução. Acionada pela reportagem, a PF não respondeu o pedido de entrevista.
“A PF não está fazendo [retratos falados por DNA] ainda porque não tem uma legislação de suporte. Não está sendo feito por questões éticas, legais, morais. Estamos fazendo um treinamento de máquina para o futuro, quando for possível.”
A Justiça brasileira aceita amostras de DNA como provas. A Lei de Execução Penal inclusive permite que suspeitos sejam forçados a prover amostras, em crimes contra a vida, liberdade sexual e vulneráveis. Não há, porém, legislação sobre "retrato-falado" criado por DNA. Em outra linha, um projeto de lei, o PL 1.496, tenta obrigar a coleta do DNA de todos os condenados por crimes dolosos, com o objetivo de criar uma imensa base de dados.
Os genes falam, mas não tudo Tecnicamente chamada de fenotipização por DNA, a técnica consiste na reconstrução do aspecto físico -o fenótipo— de um desconhecido, por meio de evidências em seus genes. Capitaneada pela Parabon Nanolabs, a análise funciona assim:
Informações genéticas achadas em cenas de crime ou outras evidências, como objetos ligados ao suspeito, são levadas à análise. Essas amostras revelam informações relativamente básicas ligadas aos genes, como sexo, cor de olhos, da pele e dos cabelos. Também mostra a ancestralidade (se tem ascendentes europeus, indígenas, africanos etc) da pessoa e em qual proporção, baseada em variações regionais de diversos genes;.
Os dados genéticos alimentam uma inteligência artificial que vasculha um banco de dados contendo os rostos e dados genéticos de milhares de pessoas. A partir da similaridade genética, a IA prevê como seria o rosto do indivíduo. O resultado é uma imagem como a abaixo:
O resultado é uma imagem como a abaixo: Imagem: Divulgação/Parabon Nanolabs A imagem mostra: A percentual de regiões originárias na composição pessoa - majoritariamente europeia (49,35%), mas com cerca de 37% do material genético vindo de Leste e Sul da África.
A previsão da existência de sardas ("freckles"), de 46,5% (informação com 76% de confiança) A cor dos cabelos (com chance de 91,1% de estar certa). A empresa afirma ter ajudado a resolver mais de 230 casos, sem detalhar o número exato por haver vários em andamento.
Quando uma prisão ocorre, a Parabon exibe em seu site a imagem prevista por sua tecnologia e a foto real do suspeito. Há até uma página de pôsteres para isso.
Tecnologia controversa
Nem sempre os resultados batem. Genes não são capazes de determinar a idade, o índice de massa corporal (isto é, o peso) e várias características adquiridas ao longo da vida, como cicatrizes e tatuagens. O formato do rosto também é uma estimativa mais vaga que a cor dos olhos e do cabelo.
Após casos de abuso, Discord vai permitir que pais 'monitorem' filhos
UOL
11/07/2023 15:58
Minuto Digital
Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP
Talvez você só tenha ouvido falar do Discord por causa de reportagens jornalísticas sobre os casos de abuso e violência contra crianças online. Inicialmente uma plataforma para conversa entre gamers, a empresa quer resolver a situação com uma solução simples: levar os pais para a rede e permitir que eles saibam o que seus filhos fazem por lá.
Isso será feito pelo Family Center (Central da Família), que começa a ser liberado nesta terça-feira (11) para usuários do Discord, que já conta com 150 milhões de membros em todo mundo. Não chega a ser um "espião do bate-papo" das crianças, mas um recurso que dá alguma ideia aos responsáveis sobre com quem elas estão interagindo, além de dar aos responsáveis uma visão de como o app funciona.
“A razão por que queremos pais na plataforma é porque eles não entendem o Discord, e isso torna difícil ter conversas boas com seus filhos sobre segurança”.
Savannah Badalich, diretora sênior de políticas do Discord, em conversa com Tilt.
App de conversa por texto, áudio e vídeo, o Discord tem servidores particulares sobre temas diversos. Eles são abertos ou fechados. Nesse último caso, são acessíveis apenas por convite. .
Dentro dos servidores, há canais — sinalizados por hashtags (sinal de jogo da velha) — para discussão de assuntos relacionados ao tema. A rede também permite interação individual entre as pessoas. No país, grupos de estudo e de discussão sobre o Minecraft são particularmente populares, segundo a companhia.
Atualmente, o Brasil é top 5 em número de usuários no Discord, mas a empresa não informa o número de menores de idade na plataforma. Um dos motivos da criação da Central da Família, porém, é justamente a grande presença desse público no site.
Saiba mais acessando:https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2023/07/11/discord-central-da-familia.htm
Câmbio problemático de Fiat e Jeep faz donos recorrerem à 'gambiarra'
Uol carros
30/06/2023 08:39
Minuto Digital
Foto: Jeep | Divulgação
Jeep Renegade é um dos modelos equipados com o câmbio automático de seis marchas
Você pagaria entre R$ 3,5 mil e R$ 5 mil para prevenir um possível problema que pode custar até R$ 50 mil? É exatamente isso que proprietários de veículos da Fiat e da Jeep equipados com o câmbio automático Aisin de seis marchas têm feito. Trata-se da instalação de um "kit tropicalização", com radiador extra, para evitar um defeito no trocador de calor do veículo.
Desde de 2021, UOL Carros vem noticiando que proprietários de Jeep Renegade e Compass e Fiat Toro, Cronos e Argo relatam um problema em comum no câmbio automático de seus veículos: após algum tempo de uso, a transmissão começar a travar e precisa ser substituída ou reparada, por meio de serviço que chega a custar até R$ 60 mil.
O engenheiro químico Vinicius Suarez passou por essa situação, em que o custo do reparo na concessionária seria de R$ 59 mil, mas ele preferiu fazer o serviço em uma oficina especializada em câmbio automático e gastou cerca de R$ 14 mil em seu Renegade 2018.
"Infelizmente continuo com o carro, sempre que tento vender vejo que não vale a pena o preço que querem pagar para o quanto eu já gastei nele. No ano passado ouvi falar do kit tropicalização. Para não passar pelo mesmo problema, resolvi instalar e até agora estou satisfeito", afirma.
Proprietário da oficina Cambiotec, que fica em Itaguaí, no interior do Rio de Janeiro, Juan Willian viralizou nas redes sociais com um vídeo sobre o kit que "salva" o câmbio dos Jeep e Fiat. O vídeo que teve quatro milhões de visualizações explicava que um processo de eletrólise no sistema de arrefecimento causava danos ao trocador de calor, permitindo que o câmbio fosse invadido por líquido de arrefecimento.
"O kit tropicalização consiste em um adaptador que substitui o trocador de calor, com duas mangueiras para um radiador externo na frente do veículo. É o mesmo sistema que vem de fábrica nos veículos da linha diesel. A gente faz um upgrade. Na prática, o câmbio passa a ser refrigerado a ar, e não pelo trocador de calor, evitando o problema. Hoje, custa em torno de R$ 4,2 mil com a mão de obra."
UOL Carros entrou em contato com a Stellantis para entender se a instalação na peça é viável, mas o grupo respondeu apenas com a seguinte nota: "desconhecemos tal procedimento e não indicamos nenhuma mudança no projeto original do veículo".
André De Maria, engenheiro mecânico especializado em defeitos de fábrica nos veículos e proprietário do Autocentro Confiar, em Belo Horizonte, foi um dos primeiros a desenvolver o "kit tropicalização" no país. Segundo ele, atualmente, são vendidos cerca de quatro por dia apenas em sua oficina.
"A primeira ideia foi comprar o radiador da versão a diesel para instalar no Compass flex da minha esposa. Deu certo, mas a peça custava R$ 7 mil, não valia à pena comercializar. Usamos alguns radiadores que vinham da China e que resolviam o problema, até que a peça original barateou. Hoje, é um serviço de menos de R$ 5 mil que evita um problema que custa entre R$ 40 mil e R$ 50 mil", pondera.
Câmbio problemático foi parar na Justiça
Os relatos de problemas no câmbio automático de veículos da Jeep e da Fiat se tornaram tão comuns que órgãos de defesa do consumidor passaram a acionar as marcas. O caso mais recente foi do Procon-MG, que instaurou um procedimento para apurar suposta "prática infrativa consistente" em contaminação da transmissão do Renegade [com motor flex] por fluido do radiador.
A questão já foi registrada por centenas de consumidores em redes sociais e canais de comunicação com a empresa, e chegou a ser apurada pelo Procon-SP, além de fazer parte de uma ação do Ministério Público contra 22 defeitos no Compass.
Além disso, clientes relatam que, a partir de 2018, a Jeep mudou o plano de manutenção no que se refere ao fluido de arrefecimento, recomendando produto com outra especificação e concentração, além da respectiva troca a cada dois anos - independentemente da quilometragem. Em modelos anteriores o manual não traz nenhuma orientação relacionada à troca do fluido. .
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Airbnb lança tecnologia no Brasil para ajudar a coibir festas não autorizadas
Tech Break
20/06/2023 17:33
Minuto Digital
Pexels
Airbnb lança tecnologia no Brasil para ajudar a coibir festas não autorizadas.
O Airbnb anuncia o lançamento de uma tecnologia inovadora de análise de reservas no Brasil projetada para reduzir o risco de festas não autorizadas. A iniciativa acontece após um teste piloto global da tecnologia demonstrar uma redução nos relatos de festas em acomodações anunciadas na plataforma.
O sistema pretende ajudar a reduzir o risco de festas disruptivas em acomodações anunciadas no Airbnb através de medidas para identificar possíveis reservas de alto risco e impedir que elas sejam realizadas. A tecnologia analisa fatores relacionados à conta do hóspede e a sua reserva que podem indicar um risco alto, incluindo a duração da viagem, a distância até a acomodação, se a reserva é em um final de semana ou dia da semana, entre outras considerações.
A ativação da tecnologia no Brasil segue a política de proibição de festas, anunciada no ano passado. De forma a apoiar a aplicação dessa proibição, a equipe de Confiança do Airbnb desenvolveu uma tecnologia de análise de reservas para ajudar a reduzir o risco de festas não autorizadas, com o objetivo de evitar que pessoas mal-intencionadas utilizem-se da plataforma.
Durante um recente teste piloto global da nova tecnologia, o Airbnb observou uma redução nos relatos de festas nas regiões em que ele estava em vigor. Além disso, desde a implementação da política global de proibição de festas, em agosto de 2020, houve uma queda global de 55% nos relatos na plataforma sobre festas . Por meio de medidas como a Análise de Reservas, o Airbnb espera continuar ampliando seus resultados positivos.
“O Airbnb quer ajudar anfitriões e comunidades no Brasil a aproveitar os benefícios do turismo local, enquanto tomamos medidas para coibir pessoas mal-intencionadas e comportamentos indesejados na Plataforma Airbnb ou nas comunidades em que a plataforma está inserida”, diz Fiamma Zarife, Diretora Geral do Airbnb na América do Sul.
Este sistema deverá ter um impacto positivo para a comunidade do Airbnb no Brasil e apoiar a meta de redução do risco de incidentes de segurança e danos às propriedades anunciadas na plataforma. Entre as medidas já tomadas pela plataforma estão:
Proprietários de veículos em AL já podem realizar venda online; saiba como
G1 AL
05/06/2023 16:11
Minuto Digital
Foto: Leandro Santos
Venda digital veículos é liberada em Alagoas a partir desta segunda-feira
A partir desta segunda-feira (5), os motoristas de Alagoas vão poder vender os seus automóveis sem a necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel. E tudo de forma online, através de um aplicativo.
O procedimento poderá ser realizado por proprietários de veículos através do app Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android. A transferência de veículos de forma digital acontece no Brasil desde março do ano passado.
O serviço estará disponível apenas para veículos com o CRV digital. Toda a disponibilização de documentos e assinaturas obrigatórios na venda de automóveis serão feitas de forma digital, através de reconhecimento facial por meio do sistema do Gov.br.
Após a assinatura e autorização de transferência de propriedade, será necessária a ida presencial ao Detran para que seja feita vistoria e transferência do veículo.
Como fazer venda digital do veículo?
Para vender um veículo, o usuário precisa acessar a CDT e, então, na opção ‘veículo’, registrar a intenção de venda e informar o CPF do proprietário do veículo.
O Detran então irá gerar a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador, que serão notificados.
A confirmação precisa de autorização com biometria fácil, para que golpes e fraudes sejam prevenidos. Depois, o veículo deve passar por uma vistoria no Detran para que o processo seja concluído.
A criação da conta gov.br é gratuita. Quem ainda não possui, pode fazer o cadastro pelos seguintes caminhos: